Logo Passei Direto
Buscar

Rev Geral - Eng de Seg do Trab - UCAM

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na ocorrência de um acidente com vítima envolvendo a rede elétrica externa, o primeiro procedimento a ser seguido é afastar a pessoa da instalação com material isolante (que não permita que a eletricidade passe através dele) e seco, como um cabo de vassoura, um jornal dobrado, cano plástico ou corda. Desta forma isola-se o risco para quem está prestando o socorro.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

Com relação ao choque elétrico, podemos citar os seguintes efeitos que este pode provocar no ser humano:
a. Tetanização, parada respiratória, queimadura e a fibrilação ventricular.
b. Fibrilação ventricular, epilepsia, parada respiratória e queimadura.
c. Epilepsia, hipertensão, queimadura e a fibrilação ventricular.
d. Tetanização, parada respiratória, epilepsia e hipertensão.
e. Tetanização, parada respiratória, epilepsia e a fibrilação ventricular.

Marque a opção correta em relação ao uso de desfibriladores e os seus respectivos riscos de instalação e ambiente de uso:
a. Nunca utilizar o equipamento em atmosferas inflamáveis ou com alta concentração de oxigênio.
b. O desfibrilador não deve ser instalado na sala de exames da Ressonância Magnética, devido à existência de campo magnético intenso.
c. O equipamento deve ser instalado numa rede elétrica adequada, observando-se normas brasileiras, principalmente no que tange o aterramento.
d. Soluções salinas podem criar circuitos alternativos para condução de corrente elétrica.
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Dentre as atividades descritas, associe a sequência correta na utilização do aparelho desfibrilador.
Verificar se ninguém toca o paciente e anunciar choque.
Selecionar (360j x 200j – monofásico x bifásico), aplicar GEL e posicionar nas pás.
Aplicar o choque e retornar compressões sem checar ritmo.
Descobrir o tórax do paciente e ligar o aparelho.
Carregar valor selecionado de carga.

É considerado trabalhador qualificado, de acordo com a NR-10:
a. Aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.
b. O trabalhador que é treinado para certificar as proteções coletivas do sistema elétrico.
c. O trabalhador previamente treinado e com registro no competente conselho de classe.
d. O trabalhador que trabalhe subordinado a um profissional habilitado.
e. Aquele que recebe capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.

Conforme a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em eletricidade, as áreas representadas radialmente em torno do ponto de instalação energizada (PE), são identificadas da seguinte forma:
Livre.
Risco.
Controlada.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo quais itens a seguir?
I. Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva.
II. Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.
III. Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
IV. Válvulas de segurança para abertura superior a MPTA.
V. Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.

Marque o item que relaciona a sequência no processo de desernegizar uma instalação.
Proteção dos elementos energizados e sinalização.
Utilizar o sistema “Lock-Out/Tag-Out”.
Seccionamento.
Aterramento temporário.
Constatar a ausência de tensão.

Não é exemplo de sistema de bloqueio:
a. De válvulas.
b. De disjuntor.
c. Para pneumáticos.
d. Para plug.
e. Relé.

Em relação ao prontuário das instalações elétricas, marque o item que não necessita estar presente na série de documentos exigidos em norma para instalações e serviços em eletricidade:
a. Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental.
b. Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
c. Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e descrição das medidas de controle existentes.
d. Conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da vida útil das instalações elétricas.
e. Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.

Segundo a NR-10, quando um sistema está ligado à um disjuntor ou dispositivo similar e este estiver desligado, é o suficiente para o sistema ser considerado desernergizado.

(Baseado em caso real) Mário foi designado pela firma Limpa Rocha Ltda a participar de um curso de aperfeiçoamento profissional pago pela firma numa cidade a 250 km de sua casa, obrigando-o a dormir na cidade. O curso teria a duração de 05 dias, começando na segunda feira e terminando na sexta feira. Na terça feira a noite saiu com colegas de curso para um happy hour. Ao sair do happy hour Mário foi atropelado, tendo sido internado com lesões que o impedem de trabalhar por pelo menos 45 dias.
Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO FOI ACIDENTE. Mário estava em um bar bebendo, assim a empresa não pode ser responsabilizada pelo que o Mario, faz fora do horário de serviço.
B. FOI ACIDENTE. Pois ao mandar Mário para fazer um curso de aperfeiçoamento a empresa tirou Mário do convívio familiar, sendo responsável pela sua segurança 24 horas por dia independentemente de onde ele estiver.
C. NÃO FOI ACIDENTE. Pois Mário estava fora do ambiente de trabalho, não pode a empresa ser penalizada pelo que o Mário faz em sua vida privada.
D. NÃO FOI ACIDENTE. Pois não dá para caracterizar acidente de trajeto pois a mesmo saia de um happy hour, fora do horário que a jurisprudência protege o trabalhador.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. FOI ACIDENTE de trabalho, pois Antônio estava no período de proteção dada pela jurisprudência de 2 horas antes e duas horas depois do percurso casa trabalho e trabalho casa.
B. FOI ACIDENTE de trabalho (acidente de trajeto). Antônio estava cansado pois teve um dia extenuante em função de ter poucos funcionários para dar conta do serviço e o cansaço justifica a perda do ponto e garante a manutenção do direito ao registro do acidente de trabalho.
C. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois para se caracterizar acidente de trajeto o mesmo deve considerar a habitualidade e a permanência com relação ao trajeto, e João fez trajeto diferenciado no dia do acidente. Fará jus tão somente a um auxilio doença.
D. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, o que Antônio sofreu foi um acidente de trajeto, que tem consequências previdenciárias e direitos diferentes para o Antônio que um acidente de trabalho.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois discussões entre funcionários fazem parte de qualquer empresa, não podendo a mesma ser penalizada em função do ocorrido. A Ângela fica resguardada o auxilio doença.
B. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois a empresa não pode se responsabilizar por discussões entre funcionários ainda mais pelas consequências de uma doença preexistente.
C. FOI ACIDENTE de trabalho, pois como a Ângela possuía uma doença preexistente o fato que desencadeou a doença foi no trabalho e a legislação equipara a acidente do trabalho (doença do trabalho) o agravo adquirido ou tenha sido concausa pelas condições de trabalho.
D. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho pois um ataque cardíaco não pode ser previsto e na função da Ângela, pela sua função não há risco cardíaco o que desobriga o empregador com relação a proteção aos riscos de ataque cardíaco que a Ângela tinha.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois acidentes de transito são comuns, o que a Mônica teve foi uma fatalidade.
B. NÃO É ACIDENTE de trabalho, pois o agravo ocorreu fora das dependências da empresa e fora do horário que a empresa teria de dar cobertura para o acidente de trajeto.
C. NÃO FOI ACIDENTE, pois o acidente ocorreu quando a Mônica estava saindo de um curso de pós-graduação, não tendo nenhuma cobertura de proteção de acidente de trabalho.
D. FOI ACIDENTE de trabalho, pois como Mônica estava fazendo o curso de pós-graduação pela empresa e inclusive saia mais cedo para ir para o curso, aplica-se a lógica do acidente de trajeto, pois a faculdade passa a ser considerada para fins de proteção a acidente de trabalho como a própria empresa. Mônica faz jus a acidente de trajeto.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois como empregada doméstica Adelaide não faz jus ao benefício de acidente de trabalho, sendo regido por norma específica.
B. É ACIDENTE DE TRABALHO. A nova legislação garante aos empregados domésticos, o benefício ao acidente de trabalho, então Adelaide faz jus ao benefício de acidente de trabalho.
C. É ACIDENTE de trabalho, pois a Adelaide sofreu um acidente caracterizado como típico no exercício de suas funções e deve ser tratada da mesma forma que um trabalhador comum, regido pela CLT.
D. Não é acidente de trabalho, pois por premissa a residência é um local seguro, se ocorrer algum acidente não pode ser caracterizado como um acidente de trabalho.

Para o caso do Márcio a gripe é acidente de trabalho?
A. O médico está errado pois gripe não é enquadrado como doença do trabalho.
B. O médico pode registrar como acidente de trabalho mesmo não tendo amparo legal, pois quem deve alterar a consignação de acidente para doença se não concordar é a perícia do INSS, o seu dever como profissional é resguardar a saúde do Márcio e dos demais funcionários e de terceiros.
C. O médico pode caracterizar gripe como doença do trabalho, mesmo que não tenha relação com o funcionário em si, mas pelas características de seu trabalho deve o médico proteger o funcionário e terceiros.

Nas dependências das unidades de saúde o manejo incorreto dos Resíduos pode contribuir para o aumento das infecções hospitalares nos pacientes e gerar poluição para o meio ambiente.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

Ao estabelecimento de saúde que aplicar a NR 32, fica dispensado de elaborar o PCMSO, no entanto o PPRA deverá ser elaborado.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

O Grupo B, substância química, possui em sua classificação, 02 (dois) subgrupos.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na ocorrência de um acidente com vítima envolvendo a rede elétrica externa, o primeiro procedimento a ser seguido é afastar a pessoa da instalação com material isolante (que não permita que a eletricidade passe através dele) e seco, como um cabo de vassoura, um jornal dobrado, cano plástico ou corda. Desta forma isola-se o risco para quem está prestando o socorro.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

Com relação ao choque elétrico, podemos citar os seguintes efeitos que este pode provocar no ser humano:
a. Tetanização, parada respiratória, queimadura e a fibrilação ventricular.
b. Fibrilação ventricular, epilepsia, parada respiratória e queimadura.
c. Epilepsia, hipertensão, queimadura e a fibrilação ventricular.
d. Tetanização, parada respiratória, epilepsia e hipertensão.
e. Tetanização, parada respiratória, epilepsia e a fibrilação ventricular.

Marque a opção correta em relação ao uso de desfibriladores e os seus respectivos riscos de instalação e ambiente de uso:
a. Nunca utilizar o equipamento em atmosferas inflamáveis ou com alta concentração de oxigênio.
b. O desfibrilador não deve ser instalado na sala de exames da Ressonância Magnética, devido à existência de campo magnético intenso.
c. O equipamento deve ser instalado numa rede elétrica adequada, observando-se normas brasileiras, principalmente no que tange o aterramento.
d. Soluções salinas podem criar circuitos alternativos para condução de corrente elétrica.
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Dentre as atividades descritas, associe a sequência correta na utilização do aparelho desfibrilador.
Verificar se ninguém toca o paciente e anunciar choque.
Selecionar (360j x 200j – monofásico x bifásico), aplicar GEL e posicionar nas pás.
Aplicar o choque e retornar compressões sem checar ritmo.
Descobrir o tórax do paciente e ligar o aparelho.
Carregar valor selecionado de carga.

É considerado trabalhador qualificado, de acordo com a NR-10:
a. Aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.
b. O trabalhador que é treinado para certificar as proteções coletivas do sistema elétrico.
c. O trabalhador previamente treinado e com registro no competente conselho de classe.
d. O trabalhador que trabalhe subordinado a um profissional habilitado.
e. Aquele que recebe capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.

Conforme a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em eletricidade, as áreas representadas radialmente em torno do ponto de instalação energizada (PE), são identificadas da seguinte forma:
Livre.
Risco.
Controlada.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo quais itens a seguir?
I. Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva.
II. Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.
III. Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
IV. Válvulas de segurança para abertura superior a MPTA.
V. Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.

Marque o item que relaciona a sequência no processo de desernegizar uma instalação.
Proteção dos elementos energizados e sinalização.
Utilizar o sistema “Lock-Out/Tag-Out”.
Seccionamento.
Aterramento temporário.
Constatar a ausência de tensão.

Não é exemplo de sistema de bloqueio:
a. De válvulas.
b. De disjuntor.
c. Para pneumáticos.
d. Para plug.
e. Relé.

Em relação ao prontuário das instalações elétricas, marque o item que não necessita estar presente na série de documentos exigidos em norma para instalações e serviços em eletricidade:
a. Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental.
b. Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
c. Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e descrição das medidas de controle existentes.
d. Conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da vida útil das instalações elétricas.
e. Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.

Segundo a NR-10, quando um sistema está ligado à um disjuntor ou dispositivo similar e este estiver desligado, é o suficiente para o sistema ser considerado desernergizado.

(Baseado em caso real) Mário foi designado pela firma Limpa Rocha Ltda a participar de um curso de aperfeiçoamento profissional pago pela firma numa cidade a 250 km de sua casa, obrigando-o a dormir na cidade. O curso teria a duração de 05 dias, começando na segunda feira e terminando na sexta feira. Na terça feira a noite saiu com colegas de curso para um happy hour. Ao sair do happy hour Mário foi atropelado, tendo sido internado com lesões que o impedem de trabalhar por pelo menos 45 dias.
Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO FOI ACIDENTE. Mário estava em um bar bebendo, assim a empresa não pode ser responsabilizada pelo que o Mario, faz fora do horário de serviço.
B. FOI ACIDENTE. Pois ao mandar Mário para fazer um curso de aperfeiçoamento a empresa tirou Mário do convívio familiar, sendo responsável pela sua segurança 24 horas por dia independentemente de onde ele estiver.
C. NÃO FOI ACIDENTE. Pois Mário estava fora do ambiente de trabalho, não pode a empresa ser penalizada pelo que o Mário faz em sua vida privada.
D. NÃO FOI ACIDENTE. Pois não dá para caracterizar acidente de trajeto pois a mesmo saia de um happy hour, fora do horário que a jurisprudência protege o trabalhador.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. FOI ACIDENTE de trabalho, pois Antônio estava no período de proteção dada pela jurisprudência de 2 horas antes e duas horas depois do percurso casa trabalho e trabalho casa.
B. FOI ACIDENTE de trabalho (acidente de trajeto). Antônio estava cansado pois teve um dia extenuante em função de ter poucos funcionários para dar conta do serviço e o cansaço justifica a perda do ponto e garante a manutenção do direito ao registro do acidente de trabalho.
C. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois para se caracterizar acidente de trajeto o mesmo deve considerar a habitualidade e a permanência com relação ao trajeto, e João fez trajeto diferenciado no dia do acidente. Fará jus tão somente a um auxilio doença.
D. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, o que Antônio sofreu foi um acidente de trajeto, que tem consequências previdenciárias e direitos diferentes para o Antônio que um acidente de trabalho.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois discussões entre funcionários fazem parte de qualquer empresa, não podendo a mesma ser penalizada em função do ocorrido. A Ângela fica resguardada o auxilio doença.
B. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois a empresa não pode se responsabilizar por discussões entre funcionários ainda mais pelas consequências de uma doença preexistente.
C. FOI ACIDENTE de trabalho, pois como a Ângela possuía uma doença preexistente o fato que desencadeou a doença foi no trabalho e a legislação equipara a acidente do trabalho (doença do trabalho) o agravo adquirido ou tenha sido concausa pelas condições de trabalho.
D. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho pois um ataque cardíaco não pode ser previsto e na função da Ângela, pela sua função não há risco cardíaco o que desobriga o empregador com relação a proteção aos riscos de ataque cardíaco que a Ângela tinha.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois acidentes de transito são comuns, o que a Mônica teve foi uma fatalidade.
B. NÃO É ACIDENTE de trabalho, pois o agravo ocorreu fora das dependências da empresa e fora do horário que a empresa teria de dar cobertura para o acidente de trajeto.
C. NÃO FOI ACIDENTE, pois o acidente ocorreu quando a Mônica estava saindo de um curso de pós-graduação, não tendo nenhuma cobertura de proteção de acidente de trabalho.
D. FOI ACIDENTE de trabalho, pois como Mônica estava fazendo o curso de pós-graduação pela empresa e inclusive saia mais cedo para ir para o curso, aplica-se a lógica do acidente de trajeto, pois a faculdade passa a ser considerada para fins de proteção a acidente de trabalho como a própria empresa. Mônica faz jus a acidente de trajeto.

Foi acidente de trabalho? Justifique.
A. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois como empregada doméstica Adelaide não faz jus ao benefício de acidente de trabalho, sendo regido por norma específica.
B. É ACIDENTE DE TRABALHO. A nova legislação garante aos empregados domésticos, o benefício ao acidente de trabalho, então Adelaide faz jus ao benefício de acidente de trabalho.
C. É ACIDENTE de trabalho, pois a Adelaide sofreu um acidente caracterizado como típico no exercício de suas funções e deve ser tratada da mesma forma que um trabalhador comum, regido pela CLT.
D. Não é acidente de trabalho, pois por premissa a residência é um local seguro, se ocorrer algum acidente não pode ser caracterizado como um acidente de trabalho.

Para o caso do Márcio a gripe é acidente de trabalho?
A. O médico está errado pois gripe não é enquadrado como doença do trabalho.
B. O médico pode registrar como acidente de trabalho mesmo não tendo amparo legal, pois quem deve alterar a consignação de acidente para doença se não concordar é a perícia do INSS, o seu dever como profissional é resguardar a saúde do Márcio e dos demais funcionários e de terceiros.
C. O médico pode caracterizar gripe como doença do trabalho, mesmo que não tenha relação com o funcionário em si, mas pelas características de seu trabalho deve o médico proteger o funcionário e terceiros.

Nas dependências das unidades de saúde o manejo incorreto dos Resíduos pode contribuir para o aumento das infecções hospitalares nos pacientes e gerar poluição para o meio ambiente.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

Ao estabelecimento de saúde que aplicar a NR 32, fica dispensado de elaborar o PCMSO, no entanto o PPRA deverá ser elaborado.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

O Grupo B, substância química, possui em sua classificação, 02 (dois) subgrupos.
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso

Prévia do material em texto

Na ocorrência de um acidente com vítima envolvendo a rede elétrica externa, o primeiro procedimento a ser seguido é afastar a pessoa da instalação com material isolante (que não permita que a eletricidade passe através dele) e seco, como um cabo de vassoura, um jornal dobrado, cano plástico ou corda. Desta forma isola-se o risco para quem está prestando o socorro.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No uso de desfibrilador em paciente cujo coração parou completamente, a configuração do equipamento para aplicação de choque com carga máxima restitui o paciente para o ritmo normal na grande maioria dos casos. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O engenheiro de segurança deve se atualizar e capacitar a equipe de profissionais de sua empresa, pois mudanças de procedimentos podem ocorrer, a exemplo do que foi publicado em 2010 pela American Heart Association, onde o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar mudou de A-B-C (Airway – desobstrução de vias aéreas, Breathing - ventilação, Chest compressions – compressão toráxica) para C-A-B.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação ao choque elétrico, podemos citar os seguintes efeitos que este pode provocar no ser humano:
Escolha uma:
a. Tetanização, parada respiratória, queimadura e a fibrilação ventricular. 
b. Fibrilação ventricular, epilepsia, parada respiratória e queimadura.
c. Epilepsia, hipertensão, queimadura e a fibrilação ventricular.
d. Tetanização, parada respiratória, epilepsia e hipertensão.
e. Tetanização, parada respiratória, epilepsia e a fibrilação ventricular.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a opção correta em relação ao uso de desfibriladores e os seus respectivos riscos de instalação e ambiente de uso:
Escolha uma:
a. Nunca utilizar o equipamento em atmosferas inflamáveis ou com alta concentração de oxigênio.
b. O desfibrilador não deve ser instalado na sala de exames da Ressonância Magnética, devido à existência de campo magnético intenso.
c. O equipamento deve ser instalado numa rede elétrica adequada, observando-se normas brasileiras, principalmente no que tange o aterramento.
d. Soluções salinas podem criar circuitos alternativos para condução de corrente elétrica.
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A fibrilação ventricular ocorre quando impulsos cardíacos circulam por todas as direções pela massa muscular ventricular, estimulando primeiramente uma região, depois outra e, por fim, voltando sobre si mesmos para reexcitar o mesmo músculo ventricular por várias vezes, sem cessar (movimento circular).
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00Marcar questão
Texto da questão
Dentre as atividades descritas, associe a sequência correta na utilização do aparelho desfibrilador.
	Verificar se ninguém toca o paciente e anunciar choque.
	Resposta 1 
	Selecionar (360j x 200j – monofásico x bifásico), aplicar GEL e posicionar nas pás.
	Resposta 2 
	Aplicar o choque e retornar compressões sem checar ritmo.
	Resposta 3 
	Descobrir o tórax do paciente e ligar o aparelho.
	Resposta 4 
	Carregar valor selecionado de carga.
	Resposta 5 
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É considerado trabalhador qualificado, de acordo com a NR-10:
Escolha uma:
a. Aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. 
b. O trabalhador que é treinado para certificar as proteções coletivas do sistema elétrico.
c. O trabalhador previamente treinado e com registro no competente conselho de classe.
d. O trabalhador que trabalhe subordinado a um profissional habilitado.
e. Aquele que recebe capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao sistema elétrico de potência julgue: João, técnico eletricista, chegou para fazer uma manutenção no sistema elétrico de potência, vestiu a roupa protegida, pegou as ferramentas elétricas isoladas, pegou e assinou ordem de serviço com o chefe imediato e se deslocou para área restrita para poder fazer a manutenção que estava prevista.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere a figura abaixo:
Conforme a Norma Regulamentadora 10 - Segurança em Instalações e Serviços em eletricidade, as áreas representadas radialmente em torno do ponto de instalação energizada (PE), são identificadas da seguinte forma:
	Livre.
	Resposta 1 
	Risco.
	Resposta 2 
	Controlada.
	Resposta 3 
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo quais itens a seguir?
I. Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva.
II. Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.
III. Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
IV. Válvulas de segurança para abertura superior a MPTA.
V. Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. Somente I.
c. IV e V.
d. II, IV e V.
e. I, II, III, V. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A norma estabelece algumas medidas de controle do risco que devem ser adotadas pelas empresas: diagrama unifilar, prontuário das instalações elétricas, medidas de proteção coletiva e medidas de proteção individuais. O diagrama unifilar e o prontuário das instalações elétricas são apenas medidas de controle do risco elétrico e não medidas de proteção.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
O nível de tensão é considerado seguro é abaixo de 75 volts para corrente alternada e 120 volts para corrente contínua. Nestes níveis é possível tocar no contato energizado sem ocorrer risco algum.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque o item que relaciona a sequência no processo de desernegizar uma instalação.
	Proteção dos elementos energizados e sinalização.
	Resposta 1 
	Utilizar o sistema “Lock-Out/Tag-Out”.
	Resposta 2 
	Seccionamento. 
	Resposta 3 
	Aterramento temporário.
	Resposta 4 
	Constatar a ausência de tensão.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O sistema de etiquetagem e bloqueio é um sistema que garante o bloqueio da passagem inesperada de algum tipo de energia ou produto no mesmo instante em que alguém estiver fazendo um reparo ou manutenção de equipamento. Para completar o bloqueio, adicionam-se etiquetas de identificação, as quais alertam sobre o perigo de operar o equipamento e indicam o responsável pela interdição. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Não é exemplo de sistema de bloqueio: 
Escolha uma:
a. De válvulas.
b. De disjuntor.
c. Para pneumáticos.
d. Para plug.
e. Relé. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao se trabalhar em qualquer tipo de quadro de energia elétrica seria correto afirmar que a proteção indicada é a luva de borracha encoberta por uma luva de couro, não havendo necessidade de utilização de máscara protetora facial, pois não existem partes móveisou rotacionais que venham a desprender particulares no rosto do trabalhador.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao prontuário das instalações elétricas, marque o item que não necessita estar presente na série de documentos exigidos em norma para instalações e serviços em eletricidade:
Escolha uma:
a. Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental.
b. Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
c. Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e descrição das medidas de controle existentes.
d. Conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da vida útil das instalações elétricas. 
e. Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ausência de diagrama unifilar é um risco menor do que comparado com a presença de um diagrama unifilar que esteja desatualizado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a NR-10, quando um sistema está ligado à um disjuntor ou dispositivo similar e este estiver desligado, é o suficiente para o sistema ser considerado desernergizado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(Baseado em caso real) Mário foi designado pela firma Limpa Rocha Ltda a participar de um curso de aperfeiçoamento profissional pago pela firma numa cidade a 250 km de sua casa, obrigando-o a dormir na cidade. O curso teria a duração de 05 dias, começando na segunda feira e terminando na sexta feira. Na terça feira a noite saiu com colegas de curso para um happy hour. Ao sair do happy hour Mário foi atropelado, tendo sido internado com lesões que o impedem de trabalhar por pelo menos 45 dias. Foi acidente de trabalho? Justifique.
Escolha uma:
A. NÃO FOI ACIDENTE. Mário estava em um bar bebendo, assim a empresa não pode ser responsabilizada pelo que o Mario, faz fora do horário de serviço.
B. FOI ACIDENTE. Pois ao mandar Mário para fazer um curso de aperfeiçoamento a empresa tirou Mário do convívio familiar, sendo responsável pela sua segurança 24 horas por dia independentemente de onde ele estiver. 
C. NÃO FOI ACIDENTE. Pois Mário estava fora do ambiente de trabalho, não pode a empresa ser penalizada pelo que o Mário faz em sua vida privada.
D. NÃO FOI ACIDENTE.  Pois não dá para caracterizar acidente de trajeto pois a mesmo saia de um happy hour, fora do horário que a jurisprudência protege o trabalhador.
Feedback
Sua resposta está correta.
Sim foi acidente de trabalho. Mesmo Mário sofrendo um acidente num happy hour, ele sofreu um acidente de trabalho, pois o mesmo foi designado a realizar um curso de aperfeiçoamento profissional a mando da firma, pois é ela que receberia os frutos da capacitação de seu trabalho, além do mais a mesma o obrigou a sair do convívio de sua família. Assim a jurisprudência, e as normas em vigor amparam o Mário em TODO o período em que estiver fora a treinamento. Este é um dos motivos em que várias firmas não permitem ou autorizem seus funcionários a realizar qualquer atividade fora de seu posto de trabalho, ainda mais se demandar repouso fora da residência, pois o funcionário estará todo tempo 100% protegido em caso de acidente de trabalho, salvo se ocorrido em evento que afronte a legislação penal: roubo, furto, assalto...
Sim. Foi acidente de trabalho. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(Baseado em caso real) Juliana é assessora parlamentar do Deputado Ademir de Quinhentos, com o objetivo de melhorar a decoração do ambiente, já que o deputado recentemente ganhou na justiça seu mandato de volta, resolveu colocar móveis novos. João e Pedro funcionários dos Móveis Dureza ficaram encarregados de colocar no gabinete os móveis adquiridos. João e Pedro estavam tendo dificuldades de colocar uma mesa de reunião grande no gabinete. Juliana por inciativa própria, e com o desejo de arrumar logo o gabinete, foi ajudar João e Pedro; ao fazer um movimento a mesa perde o equilíbrio e cai, quebrando o pé de João e travando a coluna de Juliana. Foi acidente de trabalho? Justifique.
Escolha uma:
A. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois como João deixou a Juliana se intrometer no seu trabalho e está intromissão é que causou o ocorrido (acidente), a empresa e nem o deputado podem ser imputados pela negligencia dos dois funcionários.
B. Para João e Juliana FOI ACIDENTE de trabalho. O João trabalha para a empresa e ao fazer o serviço contratado sofreu um acidente considerado típico e Juliana mesmo não sendo funcionária da empresa também sofreu um acidente de trabalho, mas pelo gabinete, pois estava ajudando o patrão -  sofreu um acidente típico.
C. Para João e Juliana FOI ACIDENTE de trabalho. O João trabalha para a empresa e ao fazer o serviço contratado sofreu um acidente considerado típico e Juliana por ajuda-lo também sofreu um acidente típico.
D. Para João FOI ACIDENTE de trabalho, pois teve relação direta com o fato e era sua a responsabilidade de montar os móveis. Já para Juliana FOI ACIDENTE NO TRABALHO, isto é apesar de ter sofrido um acidente o mesmo não tinha relação com o seu trabalho para o qual foi contratada, fazendo jus a um auxilio doença. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Aqui se apresenta dois casos distintos: João e Juliana. No caso de João não há discussão, o acidente de trabalho é flagrante. No caso de Juliana, o assunto merece uma análise mais aprofundada. Não resta nenhuma dúvida que ocorreu um acidente, e a mesma terá de ser amparada pelo INSS, após 15 dias de afastamento. Mas será um acidente de trabalho (espécie 91) ou ela fará jus a um auxílio doença (espécie 31)? Num primeiro momento poderíamos enquadrar como acidente de trabalho, pois a mesma estaria ajudando o empregador, mesmo que não tenha sido solicitado para realizar a atividade. Mas a empresa foi contratada para realizar 100% da atividade; para carregar peso existe treinamento e experiência que a Juliana não possui; não está no escopo de sua atividade a movimentação de móveis; e não haveria ganho para o empregador a sua ajuda, pois mesmo que não houvesse ocorrido o acidente, o ganho seria da Juliana, pois ela teria o gabinete arrumado mais rápido, pois para o Deputado, a firma estava contratada para fazer tudo. Não sendo caracterizada portanto como um acidente de trabalho. Complementando: Juliana ficou quatro meses internada em hospital ortopédico em tratamento médico, e após a sua alta foi demitida pelo deputado que ela queria ajudar, e a demissão foi legal pois o seu afastamento foi caracterizado como auxilio doença que não dá estabilidade no contrato de trabalho de um ano após a alta como se fosse um acidente de trabalho.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Fernanda trabalhava em uma empresa de processamento de extratos vegetais. Foi indicada para montar uma unidade laboratorial da empresa numa área endêmica de malária, e lá passou a constituir residência. Após dois meses na nova unidade, Fernanda foi acometida de malária. Foi acidente de trabalho? Justifique.
Escolha uma:
A. FOI ACIDENTE de trabalho. A empresa deveria promover toda a segurança ocupacional da Fernanda uma vez que a empresa sabia que a área tinha malária.
B. NÃO ACIDENTE de trabalho, pois o que a Fernanda sofreu foi uma doença do trabalho ou ocupacional.
C. FOI ACIDENTE de trabalho (doença do trabalho). Fernanda foi montar a unidade da empresa e neste local adquiriu uma doença. Doença esta que não adquiriria se estive na sua lotação de origem.
D. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois se trata de uma doença endêmica e a Fernanda passou a ser moradora da região. 
Feedback
Sua resposta estácorreta.
Não é acidente de trabalho. Fernanda passou a ser moradora da região endêmica, e como cidadã da região, passou a ter os mesmos riscos de ser acometida de malária como o restante da população. A sua doença é normal para a região, assim não cabe a caracterização de acidente de trabalho (doença do trabalho) e sim afastamento como auxilio doença.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(Baseado em caso real) Antônio é garçom do Bar e Restaurante Bom Sabor, e trabalha no período noturno, e paga o ônibus todos os dias as duas horas da manhã. No último final de semana Antônio depois de um serviço muito pesado, pegou o ônibus, mas estava muito cansado e perdeu sua parada, descendo na parada seguinte a sua. Ao se dirigir para casa, reclamando que além de cansado teria de andar mais, ele é surpreendido por uma bala perdida que atinge sua perna, que provocou perda parcial de sua capacidade de locomoção (movimento das Pernas). Foi acidente de trabalho? Justifique. 
Escolha uma:
A. FOI ACIDENTE de trabalho, pois Antônio estava no período de proteção dada pela jurisprudência de 2 horas antes e duas horas depois do percurso casa trabalho e trabalho casa.
B. FOI ACIDENTE de trabalho (acidente de trajeto). Antônio estava cansado pois teve um dia extenuante em função de ter poucos funcionários para dar conta do serviço e o cansaço justifica a perda do ponto e garante a manutenção do direito ao registro do acidente de trabalho.
C. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois para se caracterizar acidente de trajeto o mesmo deve considerar a habitualidade e a permanência com relação ao trajeto, e João fez trajeto diferenciado no dia do acidente.  Fará jus tão somente a um auxilio doença. 
D. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, o que Antônio sofreu foi um acidente de trajeto, que tem consequências previdenciárias e direitos diferentes para o Antônio que um acidente de trabalho.
Feedback
Sua resposta está correta.
Não foi acidente de trabalho. Pois independente do estado fisiológico do Antônio (cansaço), o mesmo se desviou da rota normal (desceu numa parada depois), perdendo a partir dai a proteção extramuros que a legislação e a jurisprudência resguardam aos trabalhadores no seu percurso de casa trabalho, trabalho casa. Será afastado recebendo auxílio doença, poderá ser despedido após a alta e não fará jus a indenização por perda de parte da capacidade laborativa. Esta é uma questão tão firmada na jurisprudência, que os empreiteiros, permitem que sejam instalados barracas na porta de seus canteiros, para oferecer bebidas a seus trabalhadores, pois a partir do momento que o trabalhador para na barraca para beber, ele abre mão da proteção até em casa. A permanência das barracas de bebidas no canteiro de obras tem um objetivo muito especifico, que é reduzir a proteção ao trabalhador. É a mesma lógica utilizada para o caso do Antônio.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(Baseado em caso real) Maria discutiu com Ângela no trabalho, com relação a um processo. Ângela ficou tão abalada que sofreu um ataque cardíaco no meio da discussão, vindo a ser internada. Foi acidente de trabalho? Justifique.
Escolha uma:
A. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois discussões entre funcionários fazem parte de qualquer empresa, não podendo a mesma ser penalizada em função do ocorrido. A Ângela fica resguardada o auxilio doença.
B. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois a empresa não pode se responsabilizar por discussões entre funcionários ainda mais pelas consequências de uma doença preexistente.
C. FOI ACIDENTE de trabalho, pois como a Ângela possuía uma doença preexistente o fato que desencadeou a doença foi no trabalho e a legislação equipara a acidente do trabalho (doença do trabalho) o agravo adquirido ou tenha sido concausa pelas condições de trabalho. 
D. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho pois um ataque cardíaco não pode ser previsto e na função da Ângela, pela sua função não há risco cardíaco o que desobriga o empregador com relação a proteção aos riscos de ataque cardíaco que a Ângela tinha.
Feedback
Sua resposta está correta.
Sim, foi um acidente de trabalho, pois o infarto aconteceu durante e por causa do trabalho, se a mesma já estava pré disposta o evento que levou ao infarto passa a ser caracterizado como uma concausa, que possui o mesmo efeito pratico legal, mas se for o fato originador o acidente está bem caracterizado. Uma política de acompanhamento da saúde dos trabalhadores (PCMSO) poderia identificar os riscos potenciais, e evitar serviços e atividades que colocassem em risco sua integridade física. Tal fato, independente de ser um acidente de trabalho, indica um sistema de saúde e de segurança do trabalho no mínimo frágil.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Mônica por ser uma excelente funcionária, foi presentada com um curso de pós-graduação numa faculdade privada, totalmente custeada pela empresa. Mônica inclusive saia 1 hora mais cedo três vezes por semana para ir para o curso. Num dia a noite saindo da faculdade indo para casa, o carro dela é abalroado por um outro veículo, vindo a capotar. Mônica sofre sequelas do acidente de transito. Foi acidente de trabalho? Justifique. 
Escolha uma:
A. NÃO FOI ACIDENTE de trabalho, pois acidentes de transito são comuns, o que a Mônica teve foi uma fatalidade.
B. NÃO É ACIDENTE de trabalho, pois o agravo ocorreu fora das dependências da empresa e fora do horário que a empresa teria de dar cobertura para o acidente de trajeto.
C. NÃO FOI ACIDENTE, pois o acidente ocorreu quando a Mônica estava saindo de um curso de pós-graduação, não tendo nenhuma cobertura de proteção de acidente de trabalho.
D. FOI ACIDENTE de trabalho, pois como Mônica estava fazendo o curso de pós-graduação pela empresa e inclusive saia mais cedo para ir para o curso, aplica-se a lógica do acidente de trajeto, pois a faculdade passa a ser considerada para fins de proteção a acidente de trabalho como a própria empresa. Mônica faz jus a acidente de trajeto. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Sim foi acidente de trabalho, abordagem semelhante ao do Mário. A faculdade passa a ser extensão do ambiente de trabalho da Mônica, assim o acidente de trajeto é computado no percurso trabalho-casa, colocando trabalho no mesmo patamar da faculdade. Tal fato é corroborado, pois a Mônica saia uma hora mais cedo do serviço, indicando que a firma preferia “perder” uma hora de produtividade, mas que iria ganhar com os conhecimentos adquiridos pela Mônica.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Adailde é uma “secretaria do lar” e trabalha para a família Torres a mais de 15 anos. Ontem ao limpar a janela da sala da casa, Adailde caiu e quebrou o braço. Foi acidente de trabalho? Justifique. 
Escolha uma:
A. NÃO É ACIDENTE DE TRABALHO, pois como empregada doméstica Adelaide não faz jus ao benefício de acidente de trabalho, sendo regido por norma específica.
B. É ACIDENTE DE TRABALHO. A nova legislação garante aos empregados domésticos, o benefício ao acidente de trabalho, então Adelaide faz jus ao benefício de acidente de trabalho. 
C. É ACIDENTE de trabalho, pois a Adelaide sofreu um acidente caracterizado como típico no exercício de suas funções e deve ser tratada da mesma forma que um trabalhador comum, regido pela CLT.
D. Não é acidente de trabalho, pois por premissa a residência é um local seguro, se ocorrer algum acidente não pode ser caracterizado como um acidente de trabalho.
Feedback
Sua resposta está correta.
Sim, foi um acidente de trabalho Os acidentes de trabalho sofridos pelo empregado doméstico não contavam com o amparo do seguro acidente de trabalho até a regulamentação da PEC das Domésticas. O benefício entrou para a lista de direitos da categoria que passa a valer a partir de outubro e representa um custo para o empregador de 0,8% sobre o salário do empregado ao mês. Mas muitos empregadores não sabem como agir se a empregada realmente se acidentar.
Caso o empregado sofra um acidente de trabalho o empregadorterá que comunicar o ocorrido no prazo máximo de 48 horas ao CAT (Cadastramento de Comunicação de Acidente de Trabalho). A diferença do empregador doméstico para as empresas no caso de acidentes de trabalho é a seguinte: em uma empresa se a lesão provocada for pequena, que exija até 15 dias de recuperação, a empresa deverá arcar com o salário e todos os custos trabalhistas normalmente neste período. Já no emprego doméstico isto é diferente, desde o primeiro dia de afastamento o empregado já começará a contar o tempo pelo INSS. A remuneração que será recebida pelo empregado será calculada de forma proporcional à contribuição previdenciária recolhida.
Durante o período de afastamento do trabalhador pelo INSS, o empregador deverá continuar arcando com todos os custos, tais como INSS, FGTS, adiantamento da multa por demissão sem justa causa e seguro acidente de trabalho. Quando o empregado retornar ao trabalho contará com um período de estabilidade no emprego de um ano.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
PARA EXTRAPOLAR O CONTEÚDO: Márcio é motoboy, está gripado, com uma forte coriza. O médico da firma o afastou do serviço, alegando doença do trabalho. O médico está correto? Para o caso do Márcio a gripe é acidente de trabalho?
Escolha uma:
A. O médico está errado pois gripe não é enquadrado como doença do trabalho.
B. O médico pode registrar como acidente de trabalho mesmo não tendo amparo legal, pois quem deve alterar a consignação de acidente para doença se não concordar é a perícia do INSS, o seu dever como profissional é resguardar a saúde do Márcio e dos demais funcionários e de terceiros. 
C. O médico pode caracterizar gripe como doença do trabalho, mesmo que não tenha relação com o funcionário em si, mas pelas características de seu trabalho deve o médico proteger o funcionário e terceiros.
Feedback
Sua resposta está correta.
Não, é acidente de trabalho, pois não há vinculo entre a atividade de Márcio e a gripe, nem nos riscos advindos, nem se valendo do NETP. Tal decisão será alterada pelo médico perito do INSS, transformando de espécie 91 para 31, caracterizando como doença que impede a sua atividade laboral (nos veremos na disciplina doenças do trabalho), com afastamento superior ao normalmente concedido. O médico tomou está decisão pois, o motoboy por lei é obrigado a trabalhar com capacete, já pensou no risco a outros condutores, se o Márcio, espirrar dentro do capacete e sujar internamente toda a viseira, ficando sem condições de visbilidade???????
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	1.    Os microorganismos são um grupo grande e diversificado de organismos que existem como células, isoladas ou agrupadas. Neste aspecto, as células microbianas se diferenciam das células dos animais e das plantas, uma vez que eles são incapazes de viver sozinhos na natureza e apenas podem existir como parte de organismos pluricelulares.
	Resposta 1 
	2.    As quatro classes principais de microrganismos que podem interagir com os seres humanos são bactérias, fungos, vírus e protozoários. Representam um perigo para os trabalhadores por sua ampla distribuição no ambiente de trabalho.
	Resposta 2 
	3.    Existem três fontes principais de tais micróbios: aqueles que aparecem como resultado da decomposição biológica de substratos associados a determinadas profissões (por exemplo, terra de feno pode causar pneumonite de hipersensibilidade); aqueles que estão associados com certos tipos de habitats (por exemplo, bactérias nas redes de abastecimento de água); aqueles que procedem de indivíduos que hospedam um patógeno (por exemplo, tuberculose).
	Resposta 3 
	4.    As infecções são basicamente divididas em: infecções superficiais, que afetam as membranas mucosas e as áreas de pele previamente danificadas, e infecções sistêmicas, que muitas vezes são infecções graves que podem ocorrer quando o sistema imunitário está fragilizado.
	Resposta 4 
	5.    Os trabalhadores dos serviços de saúde,  médicos e laboratoriais e outros, bem como profissões relacionadas com tais atividades estão expostos à infecção por microorganismos se não adotarem as medidas preventivas adequadas. Entre os muitos riscos biológicos para os trabalhadores expostos em hospitais são o vírus da imunodeficiência humana (HIV), a hepatite B, a herpes, a rubéola e a tuberculose.
	Resposta 5 
	6.    O trabalho no setor agrícola está associado a uma ampla variedade de riscos ocupacionais. A exposição à poeira orgânica de microorganismos no ar e suas toxinas, pode causar doenças respiratórias, incluindo bronquite crônica, asma, pneumonite por hipersensibilidade, síndrome tóxica de poeira orgânica e doença pulmonar obstrutiva crônica. Amostras de material dos silos indicaram potenciais agentes que causam os sintomas da síndrome tóxica e orgânica.
	Resposta 6 
	7.    O conhecimento dos princípios da epidemiologia e transmissão de doenças infecciosas é essencial para os métodos utilizados no controle do organismo causador da doença. Os trabalhadores devem ser submetidos a exames médicos periódicos para detectar doenças ocupacionais de origem biológica.
	Resposta 7 
	8.    Existe uma série de princípios gerais para realizar exames médicos e detectar efeitos adversos para a saúde devido a exposição no local de trabalho, incluindo o caso de riscos biológicos.
	Resposta 8 
	9.    Nas regiões quentes e temperadas, picadas de cobras representam um perigo mortal para certas categorias de trabalhadores, fazendeiros, madeireiros florestais, trabalhadores da construção civil e obras públicas, pesca, colheita de cogumelos, encantadores de serpentes, os funcionários do jardim zoológico e pessoal de laboratório responsáveis pela preparação de soros antiveneno.
	Resposta 9 
	10.    Dependendo da espécie, certa proporção de pacientes picados por serpentes venenosas (entre 10% e 60%) não desenvolveram sintomas tóxicos (veneno), ou estes são mínimos, quanto as marcas que indicam a penetração na pele de presas da serpente. O medo e os efeitos do tratamento, bem como o veneno de cobra, contribuem para a produção dos sintomas.
	Resposta 10 
	11.    Os primeiros sintomas que podem ser atribuídos diretamente à picada de cobra é dor local e hemorragia no local da penetração dos dentes, seguido por dor, sensibilidade, inchaço e inchaço do membro, linfangite e dilatação dolorosa dos gânglios linfáticos regionais. Pacientes com picadas de cobras Européias, Daboia russelii, espécies de Bothrops, elapidos Australianos e Atractaspis engaddensis pode ocorrer síncope precoce, vômitos, cólicas, diarréia, angioedema e chiado no peito. Náuseas e vômitos são sintomas comuns de intoxicação grave.
	Resposta 11 
	12.    O envenenamento por picada de aranha pode ser pela pele, que ocorre quando a picada produz depois de algumas horas um edema ao redor da marca cianótica e, posteriormente, forma uma bolha; também pode aparecer uma extensa necrose local. A cura de picadas de aranha como o género Lycosa (por exemplo, A tarântula ) pode ser um processo lento e difícil.
	Resposta 12 
	13.    O envenenamento por picada de aranha pode ser neurológico causada por veneno neurotóxico exclusivamente de tarântulas (Ctenus Latrodectus), que causa lesão grave e de início rápido, tétano, tremores, paralisia dos membros e por vezes choque mortal, este tipo de intoxicação é relativamente comum entre trabalhadores da silvicultura e agricultura e particularmente grave em crianças. Na Amazônia, o veneno de aranha "viúva negra" (Latrodectus) é usado para flechas envenenadas.
	Resposta 13 
	14.    As aranhas são aracnídeos que têm um acentuado ferrão venenoso no final do abdómen que acarreta numa picada dolorosa, cuja gravidade varia de acordo com as espécies, a quantidade de veneno injetado e da estação.
	Resposta 14 
	15.    Os insetos podem injetar veneno através de suas extremidades bucais (Simuliidos, borrachudos, mosquitos, moscas Phlebotomo de areia) ou através da picada (abelhas, vespas, marimbondos,formigas carnívoras ). Eles podem causar urticária com seus cabelos (lagartas, borboletas) ou produzir feridas com sua hemolinfa (castaridae ,mosca vesicante, besouro bum).
	Resposta 15 
	16.    As picadas de moscas pretas podem produzir lesões necróticas, algumas vezes com distúrbios gerais; picadas de mosquito produzem lesões pruriginosas difusas. Picadas de Hymenoptera (abelhas, etc.) produzem dor intensa local, eritema, edema e às vezes necrose. Acidentes gerais podem ocorrer como resultado da sensibilização ou múltiplas picadas (calafrios, náusea, dispneia, extremidades frias).
	Resposta 16 
	17.    Devem ser feitos todos os esforços para evitar o contato com os espinhos de animais aquaticos quando eles são manuseados, a não ser usando luvas grossas. Além disso, muito cuidado deve ter a percorrer ou caminhar na areia do fundo do mar. Diversos equipamentos oferecem proteção contra medusas e outros celenterados e contra picadas de cobra.
	Resposta 17 
	18.    Nunca se deve tocar nesses animais perigosos e agressivos que devem ser evitados e onde há áreas de água-viva também, já que elas são difíceis de ver. Se uma serpente do mar está presa no lugar, ele deve ser cortado deixando a cobra ir. 
	Resposta 18 
	19.    Os tubarões vivem em águas rasas, onde eles buscam suas presas e podem atacar as pessoas. Muitas variedades de Seláceos têm um ou dois espinhos largos venenosos na frente da nadadeira dorsal, que contêm um veneno fraco ainda não identificado. Os espinhos produzem uma ferida que causa dor imediata e intensa irritação, inflamação e edema.
	Resposta 19 
	20.    Um perigo dos animais seláceos é a mordida, pois a disposição dos seus dentes afiados em várias linhas pode causar graves lacerações que produzem choque imediato, hemorragia aguda e afogamento da vítima. O perigo representado por tubarões tem sido objeto de intenso debate e todas as variedades parecem ser particularmente agressivas.
	Resposta 20 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Nas dependências das unidades de saúde o manejo incorreto dos Resíduos pode contribuir para o aumento das infecções hospitalares nos pacientes e gerar poluição para o meio ambiente.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 2
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Ao estabelecimento de saúde que aplicar a NR 32, fica dispensado de elaborar o PCMSO, no entanto o PPRA deverá ser elaborado. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 3
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O Grupo B, substância química, possui em sua classificação, 02 (dois) subgrupos. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 4
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
No PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, os resíduos são identificados por meio de grupos. Podemos afirmar que o Grupo D ali inserido, pode ser equiparado aos resíduos domiciliares. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 5
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A perigosidade de determinada substância biológica para o ser humano, depende exclusivamente de fatores que lhe são intrínsecos. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Quanto as características de uma exposição a agentes biológicos, podemos dizer que uma exposição crônica local – é aquela que ocorre numa zona localizada do organismo durante um período de tempo longo. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 7
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Pela NR 32 o empregador deverá disponibilizar vacinas gratuitas e eficazes contra os agentes biológicos aos quais os profissionais estejam expostos ou possam vir a se expor.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 8
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O acondicionamento dos resíduos do Grupo A de acordo com as orientações contidas no PGRSS, deve ser feito em lixeiras com pedal, saco plástico azul/cinza, identificado com o símbolo do Grupo A. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 9
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O Plano de Manutenção Operação e Controle de Sistemas de Ar Condicionado – PMOC, é obrigatório para sistemas de climatização com capacidade acima de 5 tr (60.000 btu), mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 10
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Recapar as agulhas após o uso e recolhê-las em solução de hipoclorito de sódio a 0,5% para só então descarta-las no lixo, são orientações inseridas nas Normas de Biossegurança.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 11
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
No setor de Emergência de uma unidade hospitalar, as normas de Precauções Universais ou Biossegurança somente devem ser postas em prática se o paciente apresentar algum risco para a transmissibilidade de doenças infectocontagiosas. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 12
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
No PGRSS a Coleta Interna II consiste no recolhimento dos resíduos do local do armazenamento temporário interno, até a destinação final. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 13
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A transmissão de agentes biológicos só acontece por ingestão, inalação e penetração através de mucosas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 14
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
No tocante a exposição a agentes biológicos, será concedida insalubridade em grau médio ao trabalhador que tenha contato permanente com:  carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas; que trabalhe com tratamento de esgotos e na coleta e industrialização de lixo urbano. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 15
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, tem aplicabilidade restrita aos estabelecimentos de tratamento da saúde humana. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 16
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Quando um trabalhador sofre acidente com material biológico, a quimioprofilaxia preventiva deverá ser iniciada até 02 horas após o acidente. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 17
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Quando de uma exposição acidental com sangue contaminado, a probabilidade em termos percentuais de se contaminar com o vírus HIV é mais elevada do que com o vírus da hepatite C. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 18
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Na classificação dos resíduos de saúde, o Grupo A refere-se aos materiais infectantes, dentre os quais podemos citar os materiais perfurocortantes contaminados. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Faça a correlação das doenças com a ocupação, onde pela atividade desenvolvida é possível contraí-las:
	a )  Hepatites, HIV, TBC (tuberculose)
	Resposta 1 
	b )  Raiva, Salmonelose, Brucelose
	Resposta 2 
	c )  Leptospirose, Ascaradíase
	Resposta 3 
	d )  Histoplasmose, Malária
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1
Correto
Atingiu 5,50 de 5,50
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos conceitos relacionados ao Meio Ambiente, determine as assertivas como verdadeira (V) ou falsa (F)
 
1. Gestão ambiental é o processo de articulação das ações dos diferentes agentes sociais que interagem em um dado espaço, visando garantir, com base em princípios e diretrizes previamente acordados/ definidos, a adequação dos meios de exploração dos recursos ambientais (naturais, econômicos e socioculturais)às especificidades do meio ambiente. 
(   ) 
2. Política Ambiental é o instrumento legal que oferece um conjunto consistente de decretos que conformam as aspirações sociais e/ou governamentais no que concerne à regulamentação ou modificação no uso, controle, proteção e conservação do ambiente. (   ) 
3. Poluição  é a contaminação e consequentemente a degradação do meio ambiente por um ou mais fatores prejudiciais ao equilíbrio natural do meio. (   ) 
4. Impacto Ambiental  são as consequências sofridas, pelo meio ambiente, em função dos aspectos ambientais. (   ) 
5. Avaliação de Impactos Ambientais é o instrumento orientador do processo de avaliação dos efeitos psicológicos, ecológicos, econômicos e antropológicos que podem advir da implantação de atividades antrópicas (projetos, planos e programas), bem como do monitoramento e controle desses efeitos pelo poder publico e pela sociedade. (   ) 
6. Chuva ácida é a mistura de dióxido de enxofre com vapor d’água que precipitando tem a forma de chuva ácida. (   ) 
7. Camada de Ozônio é a proteção natural da atmosfera terrestre formado por partículas de CFC que filtram os raios ultravioletas do sol. (   ) 
8. As dioxinas e furanos somente são gerados nos processos de incineração. (   ) 
9. Poluição do Solo é a contaminação do solo por resíduos industriais, agrícolas ou domésticos transportado pelo ar, pela chuva e pelo homem. ao receber todo o tipo de resíduos contendo produtos químicos, agrotóxicos, fertilizantes, pelo uso de técnicas atrasadas na agricultura, pela destinação final inadequada de resíduos sólidos e líquidos industriais e domésticos, pelo desmatamento, pelas queimadas, pelas chuvas acidas e radioativas e pela mineração, o solo vai perdendo sua função filtradora, colocando em risco os lençóis freáticos e atraindo doenças para toda a população. (   ) 
10. Resíduos Sólidos são resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d'água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis, em face à melhor tecnologia disponível. (   ) 
11. A sustentabilidade deve se basear em três pilares: desenvolvimento, economia e uso. (   ) 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 3,21 de 4,50
Marcar questão
Texto da questão
 Correlacione o problema ambiental, com suas características e exemplos e forma de controle.
 
	PROBLEMA
	CARACTERÍSTICAS
	EXEMPLOS DE FORMAS DE CONTROLE
	 (A)
Degradação do solo
	(A)
Contaminação continua do ar, águas e do solo.
	(A)
Coordenação do uso da água através do sistema de outorga, dos direitos de uso; aumento da oferta através da regularização de rios, controle de perdas e adoção de tecnologias de baixo consumo.
	(B)
Impactos ambientais em empreendimentos de grande porte
	(B)
Localização de empreendimentos que afetam os hábitos da fauna, muitas vezes desconhecidos, além da predação por caça e os problemas causados por desmatamentos.
	(B)
Controle da população e criação de áreas pra desmatamento.
	(C)
Ameaças a fauna
 
	(C)
Ex: construção de reservatórios que inundam grandes áreas e/ou alteram as vazões líquidas e sólidas (sedimentos) dos cursos de água; desmatamentos, aterros e dragagens para implantação de rodovias, ferrovias e hidrovias; construção de polders para controle de cheias.
	(C)
Tratamento reciclagem dos resíduos, mudanças para tecnologias não poluentes e restrição à implantação de atividades agressivas em locais sensíveis ambientalmente.
 
	(D)
Poluição urbana, industrial e de mineração.
	(D)
Degradação acelerada dos processos físicos químicos e biológico dos solos em decorrência da ação antrópica.
	(D)
Uso controlado de agrotóxicos, controle biológico de pragas mudança para agricultura orgânica ou ecológica.
	(E)
Diminuição das vazões fluviais pela irrigação
	(E)
Motivado, principalmente, para a formação de pastagens ou áreas agrícolas.
	(E)
Uso de técnicas de controle: manejo agro-silviopastoril, terraceamento.
	(F)
Poluição originada na atividade agropecuária
	(F)
Carreamento sazonal de agrotóxicos, contaminando o solo, águas superficiais e subterrâneas.
 
	(F)
Controle e discriminação de áreas de preservação, criação de corredores, proteção de áreas de procriação, recomposição da flora.
	(G)
Desmatamentos
	(G)
Aumento do consumo de água em projetos de irrigação, causando conflitos com outros usos antrópicos e com o ambiente.
	(G)
Alterações ecológicas localizadas nos projetos, recomposição da vegetação, repovoamento de espécies, implantação de corredores de fauna, etc.
 
Marque as sentenças corretas:
Escolha uma ou mais:
1. B / C / G 
2. D / A / F
3. A / D / E 
4. G/ C / B
5. C / F / B
6. E / D / A
7. A / B / C
8. E / G / A 
9. C / B / F 
10. G / G / B
11. F / F / D 
12. G / E / B
13. G / E / F
14. G / E / C
15. D / A / C
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 5.
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à natureza das variáveis, julgue e assinale.
	(A) idade
	(E) tempo gasto diariamente em lavagem de peças
	(B) tempo de emprego
	(F) distância de casa ao trabalho
	(C) sexo
	(G) local de trabalho
	(D) Grau de Insalubridade
	(H) número de peças
 
1. As variáveis quantitativas são: idade (A), Grau de Insalubridade (D), tempo gasto diariamente no em lavagens (E), distância de casa ao trabalho (F) e números de peças (H).
2. As variáveis qualitativas são: tempo de emprego (B), sexo (C), e local de trabalho (G).
3. As variáveis quantitativas contínuas são: idade (A), tempo gasto diariamente no em lavagens (E), distância de casa ao trabalho (F).
4. As variáveis quantitativas discretas são: Grau de Insalubridade (D) e números de peças (H).
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 1 e 2 estão corretos. 
b. 1, 2 e 3 estão corretos.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Todas as alternativas estão incorretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Supondo que a variável escolhida de uma pesquisa seja nominal e a população finita de 600 indivíduos (onde 60% dos indivíduos são mulheres). Deseja-se trabalhar com um alpha de 5% e um erro amostral de 7% .
O tamanho da amostra é.
Escolha uma:
a. 244 
b. 400
c. 44
d. 144
e. 200
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Verdadeiro ou Falso
As alturas de 10.000 alunos têm distribuição aproximadamente normal, com média 170 cm e desvio padrão 5 cm. A probabilidade de termos alunos com alturas entre 165 cm e 170 cm é 34,13%; entre 165 cm e 180 cm, 81,85%; entre 168 cm e 185 cm, 65,41%; menores que 160 cm, 2,28% e maiores que 180 cm, 2,28%. Além disso, o número esperado de alunos com altura superior a 165 cm é 8413. 
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Organize os dados abaixo em uma tabela de distribuição de frequência, contendo o intervalo de classe, a frequência absoluta, a frequência acumulada, a frequência relativa e a frequência relativa acumulada.
 
	20,4
	22,3
	23,1
	23,5
	23,8
	24,1
	24,3
	24,3
	24,6
	26,0
	25,0
	25,1
	25,3
	25,3
	25,4
	25,6
	25,7
	25,8
	26,0
	26,1
	26,2
	26,2
	26,3
	26,5
	26,6
	26,7
	26,8
	27,1
	27,1
	27,3
	25,7
	27,7
	27,9
	28,0
	28,3
	28,7
 
1. Valor mínimo: 20,4; Valor máximo: 28,7
2. Limite inferior da primeira classe (Li) = 20,4
3. Limite superior da última classe (Ls) = 29,0
4. Definir o número de classes (K), que será calculado usando obrigatoriamente deve estar compreendido entre 5 a 20. Neste caso, K é igual a 6.
5. Conhecido o número de classes define-se a amplitudede cada classe
6. Conclusão a partir do intervalo de Classe, Freq. Absoluta, Freq. Acumulada; Freq. Relativa; e Freq. Relat. Acum
Faça a associação: 
( ) Definir o limite superior da última classe (Ls) que deve ser igual ou ligeiramente superior ao maior valor das observações: LS:29
( ) Intervalo de Classe: 24,69 a 26,12; Freq. Absoluta:11;   Freq. Acumulada:20; Freq. Relativa: 30,55% e Freq. Relat. Acum  55,5%
( ) Amplitude = 1,43
( ) Regras para elaboração de uma distribuição de frequências 1. Determina-se o menor e o maior valor para o conjunto
( ) Número de classes (K) = 6.
( ) Definir o limite inferior da primeira classe (Li) que deve ser igual ou ligeiramente inferior ao menor valor das observações
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 6,1,5,2,4,3
b. 1,2,4,5,6,3
c. 3,6,5,1,4,2 
d. 1,5,2,3,6,4
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A disponibilidade é tida como a probabilidade de que o componente ou sistema desempenhe com sucesso suas funções, por um período de tempo e condições especificadas (possui natureza probabilística; apresenta dependência temporal; depende do critério de sucesso considerado e varia em função das condições de operação). 
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Múltipla escolha com apenas um item correto
 
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 16h
b. 17h
c. 15,5h 
d. 17,5h
e. 16,5h
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as afirmativas a seguir.
1. Síndrome do Sistema Vulnerável é composta por três elementos que interagem e que se autoperpetuam: a atribuição de culpa aos indivíduos da linha de frente, a negação da existência de erros sistêmicos provocando seu enfraquecimento e a perseguição cega (blinkered pursuit) de indicadores financeiros e de produção.
2. A condição insegura que determina a insalubridade, penosidade e periculosidade decorre do meio ambiente do trabalho que foi pensado, estruturado, ou por qualquer outra contingência, foi dessa forma organizado. O trabalhador comparece nesse ambiente porque é obrigado, por força do estatuto jurídico (privado ou público), a se sujeitar a tais condições. O trabalhador, fora o autônomo, não faz o que quer, mas aquilo que mandam fazer.
3. Por definição, o ato praticado pelo empregado, em suas sãs faculdades mentais, é um ato subordinado ao empregador mediante sistema administrativo de poder, corroborado pela força coercitiva decorrente do contrato de trabalho - ou estatuto. Qualquer que seja a atitude do empregado, esta se insere nos domínios do empregador que o dirige, por isso constitui uma aberração ideológica pensar em ato inseguro.
4. No bojo do argumento do absurdo, é inadmissível cogitar a existência do ato inseguro exatamente pela aberração da inversão dos polos segundo o qual o empregado é quem manda, define, estabelece, orienta o empregador. Este último é mero expectador, apesar de ser o proprietário e responsável último por tudo que acontece em seus domínios! Sem dúvida esse raciocínio, infelizmente dominante, só se sustenta pela perspectiva ideológica.
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. 1 e 2 estão corretos.
c. 1, 2 e 3 estão corretos.
d. 2 e 4 estão corretos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O risco poderá ter pelo menos três significados: Hazard: Uma ou mais condições de uma variável com potencial necessário para causar danos como: lesões pessoais, danos a equipamentos e instalações, danos ao meio-ambiente, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção. A existência do risco implica na possibilidade de existência de efeitos adversos; Risk: Expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo ou número de ciclos operacionais, podendo ser indicado pela probabilidade de um acidente multiplicado pelo dano em valores monetários, vidas ou unidades operacionais; e, Incerteza: Quanto à ocorrência de um determinado acidente. Para a Segurança do Trabalho o risco expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo ou número de ciclos operacionais, ou seja, representa o potencial de ocorrência de consequências indesejáveis. O Risco pode ser calculado através da identificação dos efeitos adversos potenciais de um fenômeno a ser analisado, com a compreensão da estimativa de sua probabilidade e da magnitude de seus efeitos. Risco = Probabilidade x Impacto 
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao gerenciamento de risco, associe.
1. Em geral um acontece em decorrência da conjunção de várias falhas, que possuem causa ou modo de falhas.
2. Possui probabilidade ou chance de acontecer, quando acontece gera incidente, também chamado de quase-acidente (sem danos tangíveis), ou acidente que causa dano.
3. Quando segurados, diz-se que houve sinistro, quando não, houve perda para a empresa.
4. Decorre da associação dos danos (efeitos adversos) com a probabilidade de acontecerem.
5. É atribuída e decorrente do risco quando o acidente acontece.
6. É denominado pela exposição relativa ao risco. Quando se refere a procedimentos e regulamentos não atendidos, chama-se de desvio.
( ) perigo
( ) acidente
( ) risco
( ) danos
( ) causa
( ) falha
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 4,3,2,1,5,6
b. 6,1,4,3,5,2 
c. 5,3,4,6,2,1
d. 5,4,6,3,2,1
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Apresentam-se abaixo 05 situações cotidianas enfrentadas pelo empregador em relação à exposição de empregado ao risco.
1. Permitir que o trabalhador fique junto ou sob cargas suspensas.
2. Consentir que o trabalhador use máquinas sem habilitação ou permissão.
3. Deixar que o trabalhador lubrifique, ajuste e limpe máquina em movimento.
4. Não advertir trabalhador por inutilizar dispositivos de segurança.
5. Não punir por usar roupa inadequada.
Agora, assinale a opção que aponte apenas para situação de condição insegura:
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas são corretas. 
b. São corretas as afirmativas: A, B e C.
c. Todas as afirmativas são incorretas.
d. São corretas as afirmativas: A, D e E.
e. São incorretas as afirmativas: B, C e D.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque o item correto. 
Escolha uma:
a. Cada comporta lógica tem implícita uma operação matemática que permitem aferir as probabilidades de falhas mediante aplicação dos postulados da álgebra chamada Canônica.
b. I. É correto afirmar que os desvios associados às palavras-guia abaixo fazem parte da técnica de análise de risco denominada Análise Preliminar de Riscos – APR.
c. Técnica de Incidentes Críticos (TIC) e What-if (WI) são técnicas gerenciamento de risco para Identificação de Perigo.
d. O símbolo A1 (porta lógica) da figura abaixo representa “SE” segundo a qual a saída ocorre se nenhuma das entradas ocorrerem.
 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O acidente assim entendido o encontro entre pessoa exposta a um determinado perigo que estava sob controle no sistema e fluxo da nocividade potencial presente nesse perigo liberado ou descontrolado por ocasião do acidente. Essa compreensão é adotada em alguns modelos de acidentes e passa a servir de guia para a condução de análises.  Caberia à equipe encarregada das mesmas descrever o encontro e os demais componentes representados no modelo de acidente, como o perigo e suas origens; o fator que dispara o descontrole presente no AT. Há três fases distintas nos ciclos de perigos e riscos: a histórica, ou de criação ouorigem de sistemas sócio-técnicos ambientais (SSTA) abertos que introduzem novos perigos e riscos na sociedade; a operacional, ou das exposições dos trabalhadores que operam os SSTA aos perigos e riscos neles presentes; a das consequências, que lida com os danos e lesões ocorridos durante a fase operacional. 
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A fim de possibilitar discussão dos aspectos teóricos e práticos sobre gerenciamento de riscos, utilizando ferramentas na análise de riscos e tomada de decisão voltadas à engenharia de segurança do trabalho, é necessário reforçar algumas características de algumas técnicas. Faça associação correta entre a assertiva e a técnica:
1. Parte-se de um evento-topo, e segue-se para trás e verticalmente (top-down), verificando as causas que podem ter gerado tal evento.
2. A intervenção segue para “frente” (horizontalmente) a partir do evento iniciador, identificando eventos que possam decorrer a partir dele.
3. É uma análise detalhada de um “componente”, podendo ser feita de forma qualitativa ou quantitativa, permitindo analisar as maneiras pelas quais um “componente” pode falhar, e seus efeitos sobre tudo que está interligado a ele.
4. Não é uma determinação de falhas por excelência, mas uma avaliação não quantificada dos perigos e dos problemas operacionais presentes em um processo industrial. É uma técnica estruturada e desenvolvida para identificar perigos em uma instalação industrial, mas que procura, principalmente, identificar problemas referentes aos procedimentos operacionais que possam levar a danos materiais ou humanos.
5. É uma análise do tipo qualitativa, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, possuindo especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos: ou seja, quando a experiência em perigos na sua operação é carente ou deficiente. Podendo ainda ser aplicada em unidades já em operação, permitindo, nesse caso, a realização de uma revisão dos aspectos de segurança existentes.
6. É um método lógico-indutivo de identificação de perigos e análise de riscos das várias e possíveis consequências resultantes de um evento inicial, chamado iniciador. Consiste em relacionar todos os riscos capazes de contribuir ou ocasionar danos. Delineiam-se as combinações de eventos até chegar aos possíveis resultados (cenários).
(  ) Event Tree Analysis - ETA
(  ) Fault Tree Analysis – FTA)
(  )  Hazard and Operability Study – HAZOP
(  ) Failure Modes and Effect Analysis – FMEA
(  ) Preliminary Hazard Analysis – PHA
(  ) Event Tree Analysis - ETA)
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 1,2,4,5,6,3
b. 6,1,2,5,4,3
c. 2,5,4,1,3,6
d. 6,1,4,3,5,2 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação à investigação de acidentes devem ser levantadas todas as possíveis causas e circunstâncias em que o acidente ocorreu, visando prevenir novas ocorrências, todavia essa investigação pouco representa para o sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho face à extrema dificuldade de coletar dados fidedignos. Por outro lado, do ponto de vista prevencionista, investigação de acidentes é importante, pois constitui uma das atividades mais importantes dos profissionais integrantes do SESMT por permitir a correta identificação e, por consequência, adequada responsabilização dos envolvidos nos acidentes.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 1
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Ruído é uma mistura de sons com diferentes frequências; quando indesejado, recebe a alcunha de barulho.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
No século XIX, o trabalho dos fisiologistas Ernest e Gustav Fechner levou à quantificação da relação entre as sensações percebidas pelos sentidos humanos e a intensidades dos estímulos físicos que as produziram. Eles afirmaram que não existe uma relação linear entre elas, mas logarítmica; o aumento da sensação S, produzido por um aumento de um estímulo I, é proporcional ao logaritmo do estímulo, isto é, S – So = K log10(I/Io), onde So é a intensidade auditiva adotada como referência, Io é a intensidade física adotada como referência associada a So e K é uma constante de proporcionalidade. Quando aplicada à intensidade auditiva, ou sonoridade, a unidade de intensidade auditiva S, recebeu o nome de bel (1 decibel = 0,1 bel), em homenagem a Alexander Grahan-Bell, inventor do telefone, situação em que foi assumido que K=1. Com base nesta relação, é correto afirmar que se um som é 1.000 vezes mais intenso que a intensidade I³ do menor estímulo perceptível, a diferença de intensidade auditiva destes sons corresponde a 1000 decibéis
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
30 dB
Resposta:
 
S-S0=Klog10(I/I0)
Sendo K=1, temos:
S-S0=log10(I/I0)
 
I0 = 10-12W/m2 – menor intensidade física sonora audível
 
S-S0=log10(1000.I0/I0)
S-S0 =log10(103)
S-S0=3 B
 
3B = 30 dB
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Considerando as características físicas e mecânicas da propagação de onda sonora, bem como a curva de audibilidade isofônica abaixo, é correto afirmar: 
 
A.  Os bebês buscam emitir sons que exijam a menor potência e maior audibilidade da mãe, isso leva a uma convergência às frequências de 3.000Hz a 4.000Hz. Eis a explicação dos choros parecidos.
B.  A buzina de navio é mais rouca que a de moto porque os sons agudos, ou altos, possuem uma frequência alta e um comprimento de onda baixo. Já os sons graves, possuem uma frequência baixa e um comprimento de onda alto. Uma vez que os sons agudos apresentam um comprimento de onda baixo, o alcance do som é maior que os sons agudos. A chave da questão é o tempo de resposta. O navio devido à inercia (quantidade de movimento) necessita de grande tempo de frenagem, enquanto a moto, ínfimo. Dessa forma, grandes distancias, grandes comprimentos de ondas, para velocidade do som constante, cai a frequência. Por isso a buzina com som grave. Já a moto precisa avisar e ser vista em décimos de segundos, por isso frequências altas, períodos curtos, respostas rápidas, evitam acidentes. Dai a moto possuir buzinas estridentes agudas.
 
 
 
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A explicação dos fenômenos são exatamente essas.
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Dose: parâmetro utilizado para caracterização da exposição ocupacional ao ruído, expresso em porcentagem de energia sonora, tendo por referência o valor máximo da energia sonora diária admitida, definida com base em parâmetros preestabelecidos. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o nível sonoro total de “n” fontes a formulação NS = 10 log (Σ 10 Li /10), segundo a qual há simplificação para NS = 10.log(n) + L , sendo L o nível sonoro da fonte, quando as fontes forem iguais (muito comum em ambiente industrial). Para a combinação de 11 fontes sonoras, em dB(A), com os respectivos valores  de 105 & 75 & 95 & 75 & 85 & 75  & 95 & 85 & 75 & 85 & 75  o NS será de 105,92dB(A). 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
 
A avaliação ambiental apresentou o seguinte perfil de exposição: nível de ruído na zona auditiva tempo de exposição diária 86 dB(A), 4 horas; 94 dB(A), 1 hora ; 78 dB(A), 1 hora  e 88 dB(A), 2 horas. Julgar as proposições a seguir: (1,2 de 5,00)
 
· I.      Dose pela NHO 01 é menor que pela NR 15
· II.     NE = 88,86 dB(A) e NEN = 88,28 dB (A)
· III.    Lavg (NR 15) = 88,44 dB(A)
· IV.Não se deve pagar o Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE à RFB porque 6h das 8h da jornada estão abaixo de 80dB(A) que é o limite inferior da integração
 
A quantidade de itens certos é igual a:
Escolha uma:
1
2 
0
4
3
Feedback
Sua resposta está correta.
20 . A avaliação ambiental apresentou o seguinte perfil de exposição: nível de ruído na zona auditiva tempo de exposição diária 86 dB(A), 4 horas; 94 dB(A), 1 hora ; 78 dB(A), 1 hora  e 88 dB(A), 2 horas.
 
1. I.        Dose pela NHO 01 é menor que pela NR 15
2. II.      NE = 88,86 dB(A) e NEN = 88,28 dB (A)
3. III.    Lavg (NR 15) = 88,44 dB(A)
4. IV.    Não se deve pagar o Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE à RFB porque 6h das 8h da jornada estão abaixo de 80dB(A) que é o limite inferior da integração.
 
A quantidade de itens certos é igual a
 
	(A)
	0.
	(B)
	1.
	(C)
	2.
	(D)
	3.
	(E)
	4.
 
Apenas 02 estão corretas: II e III
DNHO = 213%
NE = 88,86 dB (A); NEN = 88,28 dB(A)
DNR15 = 1,41 = 141%
Lavg (NR15) = 88,44 dB(A)
Memória de Cálculo:
· 86 dB – 4 horas – 240 minutos
· 94 dB – 1 hora – 60 minutos
· 78 dB –1 hora – 60 minutos
· 88 dB – 2 horas – 120 minutos 
A.)   Dose pela NHO 01:
 O nível de ruído de 78dB não será considerado no cálculo da dose. 
DNHO = 240/380,97 + 60/60 +  120/240
DNHO  = 0,63 + 1 + 0,5
DNHO = 2,13 x 100
DNHO = 213%
 B.)    NE e NEN pela NHO 01
NE = 10 log (480/Te x D/100) + 85
 NE = 10x log (480/420 x 213/100) +85
NE = 10 x log (2,43)+85
NE = 3,86 + 85
NE = 88,86 dB(A)
NEN = 88,86 + 10.log (420/480)
NEN = 88,86 + 10.log 0,875
NEN = 88,28 dB (A)
C.)     Dose pela NR15:
O nível de ruído de 78dB não será considerado no cálculo da dose.
DNR15 = 4/7+1/2,25 +2/5
DNR15 = 0,57+0,44+0,4
DNR15 = 1,41 = 141%
D.)   Lavg NR15
Lavg = 80+16,61 log (0,16 CD/TM)
Sendo: TM = tempo de amostragem (horas decimais); CD = contagem da dose (porcentagem).
Lavg = 80+ 16,61. Log(0,16. 141/7)
Lavg = 80+16,61.log (3,22)
Lavg = 80 + 8,44
Lavg = 88,44 dB(A)
E.)    De acordo com o DECRETO Nº 4.882 - DE 18 DE NOVEMBRO DE 2003 - DOU DE 19/11/2003.
Tem-se que:  Art. 2o  Os itens 2.0.1, 3.0.1 e 4.0.0 do Anexo IV do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 1999, passam a vigorar com as seguintes alterações:
"2.0.1  .........................................................................................................
a) exposição a Níveis de Exposição Normalizados (NEN) superiores a 85 dB(A)." (NR).Neste caso, temos que o NEN calculado é de 88,28dB(A), portanto deve-se pagar o Financiamento de aposentadoria especial.
 
A resposta correta é: 2.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Quando uma pessoa fala, o que de fato ouvimos é o som resultante da superposição de vários sons de frequências diferentes. Porém, a frequência do som percebido é igual à do som de menor frequência emitido. Em 1984, uma pesquisa realizada com uma população de 90 pessoas, na cidade de São Paulo, apresentou os seguintes valores médios para as frequências mais baixas da voz falada: 100 Hz para homens, 200 Hz para mulheres e 240 Hz para crianças. Segundo a teoria ondulatória, a intensidade I de uma onda mecânica se propagando num meio elástico é diretamente proporcional ao quadrado de sua frequência para uma mesma amplitude. Portanto, a razão IM/ IF entre a intensidade da voz masculina e a voz feminina é de 0,25.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
I = K x f2
 
Im = Intensidade voz masculina = K x (100)2
If = intensidade voz feminina = K x (200)2
 
Im / If = K(100)2/k(200)2
Im/ If =10.000/40.000
Im/If = ¼ = 0,25 
I = K x f2
 
Im = Intensidade voz masculina = K x (100)2
If = intensidade voz feminina = K x (200)2
 
Im / If = K(100)2/k(200)2
Im/ If =10.000/40.000
Im/If = ¼ = 0,25 
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Ondas estacionárias são ondas formadas pela superposição de duas ondas idênticas (de mesma amplitude, frequência, comprimento de onda e direção), porém em sentidos opostos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Em Condições Normais de Temperatura e Pressão, a velocidade do som decresce do gasoso para o sólido, nessa ordem.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A altura diferencia sons graves (baixo) de sons agudos (alto) e é definida pela frequência. O volume diferencia sons fortes e fracos e dado pela amplitude da onda. O timbre diferencia sons de mesma altura em função dos harmônicos derivados.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 11
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão, o eco ocorre quando o som direto e refletido se superpõe chegando juntos aos ouvidos, o que ocorre, para velocidade constante do som no ar de 340 m/s, quando a superfície refletora estiver a uma distância menor que 17m da fonte emissora, fenômeno pelo qual os sons diminuem ou aumentam de intensidade e ficam indistintos. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 12
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
 Frequências altas são chamadas de agudas e as baixas de graves. Período (T) é o tempo de duração de 1 ciclo completo. Comprimento de Onda (l) é o deslocamento, ou distância percorrida pela onda propagada, referente a 1 ciclo. Som é uma onda de pressão que sensibiliza o sistema auditivo humano para determinadas frequências.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 13
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Root Mean Square – RMS é nível de ruído a partir do qual os valores devem ser computados na integração para fins de determinação de nível médio ou da dose de exposição.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 14
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Um trabalhador está a cem metros de uma fonte sonora que emite 118 dB(A).  Se esse trabalhador se deslocar para duzentos metros dessa fonte, sem qualquer interferência, o ruído, em dB(A), será de 112.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 15
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que trafegam a altas velocidades. O uso de asfalto emborrachado pode reduzir significativamente esse ruído. O gráfico a seguir mostra duas curvas de intensidade do ruído sonoro em função da frequência, uma para asfalto comum e outra para asfalto emborrachado (linha cheia). As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade do ruído sonoro é dada por I = P/4πr2, onde P é a potência de emissão do ruído. O cálculo de  P na frequência de 1000 Hz corresponde a P = 37,7 x 10-4 para o asfalto emborrachado.
 
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Sendo:
I = P/4πr2
f = 1000 hz
r = 10 m
I para f = 1000 hz  = 3,0 x 10-6
 
Portanto:
 
3,0 x 10-6= P/4π x 100
P = 3,0 x 10-6 x 4 x 3,1415 x 100
P = 37,7 x 10-6x102
P = 37,7 x 10-4
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 16
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O nível sonoro S é medido em decibéis (dB) de acordo com a expressão S = (10 dB) log (I/Io), onde I é a intensidade da onda sonora e Io = 10-12 W/m2 é a intensidade de referência padrão correspondente ao limiar da audição do ouvido humano. Numa certa construção, medidas de gestão são indicadas para trabalhadores expostos durante um dia de trabalho a um nível igual ou superior a 80 dB. O gráfico a seguir mostra o nível sonoro em função da distância a uma britadeira em funcionamento na obra. A frequência predominante do som emitidopela britadeira é de 100 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, encontra-se o comprimento de onda para essa frequência de 34m.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A que distância mínima da britadeira os trabalhadores podem permanecer sem o competente controle? A distância mínima que os trabalhadores podem permanecer sem proteção auditiva é de 17,5 metros. 
A frequência predominante do som emitido pela britadeira é de 100 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, qual é o comprimento de onda para essa frequência? Sabendo que:
 λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética;
c = velocidade do som, que neste caso é 340m/s
f = frequência da onda = 100 Hz. λ  = 340 / 100, λ  = 3,4 m.
Qual é a intensidade da onda sonora emitida pela britadeira a uma distância de 50 m?
 NS = 10 log (I/Io). Pelo gráfico, temos que o nível sonoro NS a uma distância de 50 metros é de 70 dB. 70 = 10. Log (I/10-12) --> 7 = Log I – (-12) Log10 --> 7 = Log I +12 --> -5 = Log I
I = 10-5W/m2
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 17
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Sonoridade ou intensidade auditiva é a qualidade do som que permite ao ouvinte distinguir um som fraco (pequena intensidade) de um som forte (grande intensidade). Em um jogo de futebol, um torcedor grita "gol" com uma sonoridade de 40 dB. Assinale a alternativa que fornece a sonoridade (em dB), se 100.000 torcedores gritam "gol" ao mesmo tempo e com a mesma intensidade.
 
 
Escolha uma:
a. 90 
b. 80
c. 8.000 
d. 400.000
e. 20.000
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:
Para várias fontes iguais, o nível sonoro total de “n” fontes idênticas é dado por NS(t) = 10xlog(n) + L, onde L é o nível sonoro de apenas uma fonte. 
n = 100.000
L = 40dB 
NS(t) = 10x log(100.000)+40
NS(t) = 10 x 5 + 40
NS(t) = 50+40
NS(t) = 90dB
 
A resposta correta é: 90.
Questão 18
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
É usual medimos o nível de uma fonte sonora em decibéis d(B). O nível em dB é relacionado à intensidade I da fonte pela fórmula Nível sonoro (dB) = 10log(I/ Io). Em que Io = 10-12W/m2 é um valor padrão de intensidade muito próximo do limite de audibilidade humana. Os níveis sonoros necessários para uma pessoa ouvir variam de indivíduo para indivíduo. No gráfico a seguir esses níveis estão representados em função da frequência do som para dois indivíduos, A e B. O nível sonoro acima do qual um ser humano começa a sentir dor é aproximadamente 120dB, independentemente da frequência.
 
Escolha uma:
a. A e B possuem mesma acuidade auditiva
b. A intensidade I mínima  de um som (em W/m2)  que causa dor em um ser humano é 1000 W/m2
c. Um beija flor bate suas asas 100 vezes por segundo, emitindo um ruído que atinge o ouvinte com um nível sonoro de 10dB. A intensidade I desse ruído precisa ser amplificada 1000 vezes para ser audível pelo indivíduo B. 
NS = 10log(I/I0)
10 = 10 log(I/10-12)
1 = log I – log 10-12
1 = log I –(-12)
1 = log I + 12
-11 = log I
Ib= 10-11W/m2 .De acordo com o gráfico, o indivíduo B, para 100Hz o nível sonoro para ser audível, necessita de ser de 40dB. Portanto temos:
NS = 10log(I/I0)
40 = 10 log(I/10-12)
4 = log I – log 10-12
4 = log I –(-12)
4 = log I + 12
-8 = log I
IB = 1081W/m2
IB (indivíduo B)/ Ib (beija flor) = 10-8/10-11 = 103
Assim:
IB/Ib = 1000
IB = Ib x 1000
A intensidade do som do beija flor deve ser amplificada em 1000 vezes para que  possa ser audível para o indivíduo B.
d. A banda de frequências na qual o indivíduo A consegue ouvir melhor que o indivíduo B está entre 1.000Hz e 10.000Hz.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Um beija flor bate suas asas 100 vezes por segundo, emitindo um ruído que atinge o ouvinte com um nível sonoro de 10dB. A intensidade I desse ruído precisa ser amplificada 1000 vezes para ser audível pelo indivíduo B..
Questão 19
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Limite de Exposição Valor Teto (LE-VT): corresponde ao valor máximo, acima do qual não é permitida exposição em nenhum momento da jornada de trabalho.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 20
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
 Limite de Exposição Valor Teto (LE-VT): corresponde ao valor máximo, acima do qual não é permitida exposição em nenhum momento da jornada de trabalho.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 1
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Foram colocadas dois termômetros em determinada substância, a fim de medir sua temperatura. Um deles, calibrado na escala Celsius, apresenta um erro de calibração e acusa apenas 20% do valor real. O outro, graduado na escala Kelvin, marca 243 K. A leitura feita no termômetro Celsius é de:
Escolha uma:
a. 30°
b. 6°
c. 0°
d. -30
e. -6° 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Com base nos conhecimentos de termologia, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Em dias frios, os pássaros costumam eriçar suas penas para acumular ar entre elas. Nesse caso, o ar acumulado constitui-se em um bom isolante térmico diminuindo as trocas de calor, por condução, com o ambiente. 
b. Ao nível do mar, a água ferve a 100ºC. No alto de uma montanha, onde a altitude é maior, a água ferve a uma temperatura maior que 100 ºC, enquanto no subterrâneo profundo de mina, a água ferve a uma temperatura menor que 100 ºC .
c. Sublimação ocorre quando se coloca um líquido em contato com uma superfície de temperatura maior que a de ebulição do líquido. Nesse processo o líquido gira rapidamente, adquire forma esférica, divide-se em esferas menores que se movem rápida e desordenadamente, emitindo um som característico. O líquido não entra em contato com a superfície aquecida.
d. Considera-se artificialmente frio, para pagamento de adicional de insalubridade, a temperatura  inferior a 15º (quinze graus) nas regiões centro-oeste, norte e nordeste; a 12º (doze graus) na região sudeste e a 10º (dez graus) na região sul.
e. Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330ml de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo.  Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa. A lata está realmente mais fria, pois a capacidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Em um operador de forno de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 6 minutos carregando o forno, aguarda 10 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada e, em seguida, gasta outros 6 minutos para descarregar o forno. Este ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda jornada de trabalho. Detalhe: durante os 10 minutos, o operador faz anotações, sentado a uma mesa que está afastada do forno. Dados: Local de trabalho. Tg = 52°C, Tbn = 24°C e M = 400 Kcal/h; Local de descanso. Tg = 28°C, Tbn = 24°C e M = 240 Kcal/h.
I. IBUTG ponderado = 30,05 ºC.
II. Metabolismo ponderado = 362,40 Kcal/h.
III. Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE à RFB não é devido.
IV. Não é ensejador de pagamento de ad insalubridade.
A quantidade de itens certos é igual a:
Escolha uma:
a. 4.
b. 1.
c. 2.
d. 3.
e. 0. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Ambiente de trabalho com as seguintes condições: sem carga solar; sem descanso térmico; carga do forno = 25min; aguardo de estabilização do forno = 20min; descarga do forno = 15 min ciclo se repete na jornada. Tg = 35°C ; Tbn = 25°C; Tipo de atividade - Moderada (Quadro 3) (apresente cálculos)
I. Constitui crime de expor a risco
II. Constitui crime ambiental de poluição
III. Deve pagar o Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE à RFB
IV. A exposição determina pagamento de ad insalubridade
A quantidade de itens certosé igual a:
Escolha uma:
a. 0.
b. 3.
c. 2.
d. 4. 
Resposta:
Carregando o forno – 25 minutos; Aguardo (descanso) no local – 20 minutos; Descarga do forno – 15 minutos; Total – 60 minutos (1 ciclo); IBUTG = 0,7x Tbn + 0,3xTG; IBUTG = 0,7 x 25 + 0,3 x 35; IBUTG = 17,5 + 10,5; IBUTG = 28°C
De acordo com o Quadro 1, para uma atividade moderada com IBUTG, cada hora corrida de trabalho, o trabalhador deve trabalhar 45 minutos e descansar 15 minutos no local de trabalho. Neste caso o trabalhador trabalha 60 minutos exposto ao calor, o descanso de 20 minutos é somente metabólico e não térmico, excedendo os limites de tolerância.
I.          Constitui crime de expor a risco. Constitui crime de expor a risco?  Sim, pois está excedendo o limite de tolerância. De acordo com o código penal, temos que:
Perigo para a Vida ou Saúde de Outrem
Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, se o fato não constitui crime mais grave. Parágrafo único. A pena é aumentada de um sexto a um terço se a exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais.
II.         Constitui crime ambiental de poluição. Constitui crime ambiental de poluição? Sim, pois está excedendo o limite de tolerância. De acordo com a lei ambiental 9.605 de 1998, sobre crimes ambientais, tem-se: Art. 54 – Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora – Pena de reclusão de um a quatro anos, e multa.
§ 3°. Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.
III.        Deve pagar o Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE à RFB (Anexo IV do decreto 3048 com IN 971 RFB)
	2.0.0
	AGENTES FÍSICOS
Exposição acima dos limites de tolerância especificados ou às atividades descritas
	25 ANOS
	2.0.4
	TEMPERATURAS ANORMAIS
a) trabalhos com exposição ao calor acima dos limites de  tolerância  estabelecidos  na  NR-15,  da Portaria no 3.214/78
	25 ANOS
 
IV.        A exposição determina pagamento de ad insalubridade. A exposição enseja pagamento de ad insalubridade? Sim, pois está excedendo o limite de tolerância de acordo com a NR-15.
e. 1.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Observando-se um operador de forno, verifica-se que o mesmo gasta 10 minutos carregando o forno, aguarda 20 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada (sem sair do local) e em seguida gasta outros 8 minutos para descarregar o forno. Dados:     Tg = 30°C ;      Tbn = 25°C;     Tipo de atividade – Pesado. Neste caso o ciclo se repete 2,58 vezes por hora e trabalhador deve trabalhar 38 minutos que ainda será salubre.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Lord Kelvin (título de nobreza dado ao célebre físico William Thompson, 1824-1907) estabeleceu uma associação entre a energia de agitação das moléculas de um sistema e a sua temperatura. Deduziu que a uma temperatura de -273,15 ºC, também chamada de zero absoluto, a agitação térmica das moléculas deveria cessar. Considere um recipiente com gás, fechado e de variação de volume desprezível nas condições do problema e, por comodidade, que o zero absoluto corresponde a –273 ºC. É correto afirmar:
Escolha uma:
a. A 273 K as moléculas estão mais agitadas que a 100 ºC.
b. À temperatura de 0 ºC o estado de agitação das moléculas é o mesmo que a 273 K 
c. As moléculas estão mais agitadas a –173oC do que a –127 ºC.
d. A -32 ºC  as moléculas estão menos agitadas que a 241 K.
e. O estado de agitação é o mesmo para as temperaturas de 100 ºC  e 100 K.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A legislação brasileira estabelece que a exposição ao calor deve ser avaliada pelo índice de bulbo úmido ou  termômetro de globo – IBUTG que consiste em um índice de sobrecarga térmica, definido por uma equação que correlaciona alguns parâmetros medidos no ambiente de trabalho. A equação, para o cálculo do índice, varia em função da presença, ou não, de carga solar no momento da medição, sendo para ambientes internos ou externos, sem carga solar, é dada pela expressão: IBUTG = 0,7 Tbn + 0,3 Tg. Considere: Tbn = temperatura de bulbo úmido natural;  Tg = temperatura de globo e Tbs = temperatura de bulbo seco. Com base nos conhecimentos sobre termologia, assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. A temperatura Tbn é representante de fenômenos que pesam 30% do IBUTG, pois traz consigo mecanismos de impedância térmica que afetam diretamente o metabolismo humano.
b. O aumento da velocidade do ar e redução da umidade relativa contribuem para diminuir Tg.
c. O aumento da velocidade do ar e redução da umidade relativa contribuem para diminuir Tbn. 
d. O IBUTG, expresso em ºC, é medido diretamente pelo calorímetro ambiental e serve para mensurar a entalpia do sistema térmico.
e. A temperatura Tg é fortemente impactada pelo calor radiante devido à considerável quantidade de radiação infraverde que o organismo humano ganha.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Podemos caracterizar uma escala absoluta de temperatura quando:
Escolha uma:
a. dividimos a escala em 100 partes iguais.
b. associamos o zero da escala ao estado de energia cinética mínima das partículas de um sistema. 
c. associamos o zero da escala ao estado de energia cinética máxima das partículas de um sistema.
d. associamos o zero da escala ao ponto de fusão do gelo.
e. associamos o valor 100 da escala ao ponto de ebulição da água.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A temperatura em que a indicação da escala Fahrenheit é o dobro da indicação da escala Celsius é:
Escolha uma:
a. 160°F.
b. 40°F.
c. 160°C. 
d. 40°C.
e. 80°C.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Em uma operação com forno metalúrgico, verifica-se que o operador gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada e, em seguida, gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Durante o tempo em que aguarda a elevação da temperatura da carga (4 minutos), o operador do forno fica fazendo anotações, sentado à mesa que está bastante afastada do forno. Nesse cenário, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O Índice Metabólico Geral – IMG combinado com IBUTG (índice de bulbo úmido termômetro de globo) permite avaliar a possibilidade de câimbras e vasodilatação periférica por intermédio de ábacos fisio-anatômicos do ser humano.
b. O ciclo se repete 10 vezes em uma hora (60 / 6) com alterações térmicas e metabólicas.
c. Para avaliação ambiental, deve-se encontrar o IBUTG (índice de bulbo úmido termômetro de globo) e metabolismo ponderados no tempo, para na sequência verificar o atendimento dos limites de tolerância. 
d. O Índice Metabólico Geral – IMG, em uma hora, é igual 15 que equivale a 60 minutos divididos por 4 minutos, este último como tempo de descanso térmico por operação.
e. Os IBUTG (índice de bulbo úmido termômetro de globo) são iguais para as operações de carga, espera e descarga.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O resultado final de uma avaliação ambiental para um operador de empilhadeira apresentou aren de 0,8790 m/s2 e VDVR de 17,00 m/s1,75. Isso é possível por conta de importantes contribuições de vibrações pontuais extremas, cuja distancia de pico à média das amplitudes sejam muito altas. 
Marqueverdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Trata-se de VCI. Consultando a Norma 971 da RFB, nos termos DO Anexo IV do RPS - Critérios para aposentadoria especial combinado com item o Anexo 8 da NR 15, verifica-se:
2.2 Caracteriza-se a condição insalubre caso sejam superados quaisquer dos limites de exposição ocupacional diária a VCI :a) valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 1,1 m/s2; 
Por isso é falso, pois um deles ultrapassou.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A severidade da vibração transmitida às mãos nas condições de trabalho é influenciada pelos seguintes fatores: espectro de frequência das vibrações; magnitude do sinal de vibração; duração da exposição diária e tempo total de exposição; configuração da exposição (contínua, intermitente) e método de trabalho; magnitude e direção das forças aplicadas pelo operador ao segurar a ferramenta ou peça; posicionamento das mãos, braços e corpos durante a operação; tipo e condição do equipamento, ferramenta ou peça, área e localização das partes da mão que estão expostas à vibração.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A faixa de frequência, para VMB, considerada é de 5 Hz a 1.500 Hz em sistema de coordenadas triortogonal com duas opções para posicionamento dos eixos: basicêntrica, que toma como referência a interface da transmissão de vibração em uma pega cilíndrica, e a outra, biodinâmica, que toma como referência a cabeça do terceiro metatarso.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Vibrações transmitidas ao corpo inteiro são de baixa frequência (grande amplitude), situam-se na faixa de 1 a 80 Hz, mais especificamente 1 a 20 Hz. São relacionadas na norma ISO 2631. Vibrações que atingem um segmento do corpo (localizadas) situam-se na faixa de 6,3 a 1250 Hz. Ocorrem principalmente nos trabalhos de escavação, na construção de galerias, quebra de pedras e madeireiras. São relacionadas na norma ISO 5349.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
As atividades e operações que exponham os trabalhadores, sem a proteção adequada, às vibrações localizadas ou de corpo inteiro, são caracterizadas como penosas, com base em perícia realizada no local de trabalho, nos termos do anexo 8 da NR 15. 
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A aceleração equivalente normalizada A(8) ou aren de 15,19 m/s2 (zona proibida) para VMB sugere aparecimento da síndrome do dedo branco para 10% da população exposta por volta de 4,8 anos. 
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A perícia, visando à comprovação ou não da exposição, deve tomar por base os limites de tolerância definidos pela Organização Mundial de Saúde – OMS, sendo que na ausência de limites de tolerância poderão ser usados aqueles definidos pela ACGIH.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O corpo humano, assim como visto para circuito de ponderação “A” em ruído, não percebe igualmente a vibração em todas as frequências e eixos ortogonais. No sentido longitudinal da coluna vertebral, eixo-z, o tato humano à vibração é 40% mais sensível que nos eixos x-y. Isso se deve ao maior momento de inércia no sentido de eixo-z e da respectiva frequência de ressonâncias. Por isso a fórmula da aceleração média resultante é escrita com fz (fator de  multiplicação  em  função  do  eixo ‘z’) como f = 1,4, e para os eixos “x” e “y” a esse f é atribuído 1,0.
Marque verdadeiro ou falso.
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Falso, pois conforme Capítulo V do caderno de Estudos. Deve-se  considerar f = 1,4 para os eixos “x” e “y” e  f = 1,0 para o eixo “z”, para corrigir a maior sensibilidade na direção da coluna vertebral, como visto.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um motocarteiro da ECT faz sua jornada em ambiente urbano de uma grande metrópole. Neste caso, devido à posição predominante sentado, deve-se avaliar apenas VCI.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Falso, pois conforme Capítulo V do caderno de Estudos, de fato, o caso da motocicleta é de exposição a vibrações localizadas e de corpo inteiro simultaneamente. Localizada pela vibração transmitida às mãos e de corpo inteiro por estar sentado em um veículo que lhe transmite vibração devido ao motor e ao rolamento sobre o solo. As duas exposições devem ser avaliadas. 
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ruído e vibração, no tocante ao corpo humano, estão contidos no mesmo arcabouço científico (acústica – ondulatória) diferenciando-se basicamente pela sensibilidade auditiva e tátil, respectivamente, definida pela frequência do movimento.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As normas ISO 2631 e ISO 5349 devem ser usadas subsidiariamente àquelas definidas pela OMS.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 12
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Para vibrações VMB, será insalubre quando a aceleração resultante de exposição normalizada (aren) for superior a 1,1 m/s2 ou o valor da dose de vibração resultante (VDVR) for superior a 21 m/s1,75, o limite de exposição estará excedido e exigirá a adoção imediata de medidas corretivas visando ao controle da exposição.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Falso, pois essas tolerâncias são para VCI. Para VMB não há dose e o aren é de 5 m/s2
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A análise de vibração junto ao operador de perfuratriz manual apresentou os seguintes valores (m/s2): Awhx= 0,42; Awhy= 1,41 e Awhz= 1,50 ao longo 6 horas de operação (ciclo 1), bem como Awhx= 0,62;  Awhy= 0,81 e Awhz= 0,92 nas outras 2 horas (ciclo 2). Conforme ISO 5349/2001, conclui-se que deve-se  pagar o Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE à RFB, pois o aren encontrado foi de 0,38 m/s2.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
 
Ciclo 1:
	Awhx
	Awhy
	Awhz
	Horas de operação
	0,42
	1,41
	1,50
	6
 
Ciclo 2:
	Awhx
	Awhy
	Awhz
	Horas de operação
	0,62
	0,81
	0,92
	2
 
1. A aceleração total considerando os três eixos (ciclo 1).
Para o ciclo 1, temos:
Ahv1 = √(Awhx2+Awhy2+Awhz2)
Ahv1 = √(0,422+1,412+1,52)
Ahv1 = √(0,1764+1,9881+2,25)
Ahv1 = √4,4145
Ahv1 = 2,10m/s2
1. A aceleração total considerando os três eixos (ciclo 2).
Para o ciclo 2, temos:
Ahv2 = √(Awhx2+Awhy2+Awhz2)
Ahv2 = √(0,622+0,812+0,922)
Ahv2 = √(0,3844+0,6561+0,8464)
Ahv2 = √1,8869
Ahv2 = 1,37m/s2
1. A aceleração Equivalente, considerando os três eixos, para a jornada.
AEQ = √(2,102x6 + 1,372x2)/8
AEQ = √(26,46+3,7538)/8
AEQ = 1,94m/s2
O ciclo 1 e o ciclo 2 já somam 8 horas, o valor de uma jornada, portanto não será necessário calcular a normalização equivalente para uma jornada, pois está calculada no valor acima.
A(8) = AEQ
1. A aceleração Equivalente, considerando o eixo dominante, para a jornada.
Neste caso, o eixo predominante é o eixo Awhz:
AEQ = √(1,502x6 + 0,922x2)/8
AEQ = √(13,5+1,6928)/8
AEQ = 1,38m/s2
O ciclo 1 e o ciclo 2 já somam 8 horas, o valor de uma jornada, portanto não será necessário calcular a normalização equivalente para uma jornada, pois está calculada no valor acima.
A(8) = AEQ
1. Conclua: é ou não ensejador de aposentadoria especial?
Não.
1. Justifique a resposta “e”
Pelo quadro do Anexo 8 da NR-15, (ISO 5349) todos os valores ficaramcom aren abaixo de 5 m/s2
1. Em quanto tempo se espera que 10% dos expostos venham apresentar síndrome do “dedo branco”?
D = 31,8[A(8)]-1,06
D = 31,8[1,94]-1,06
D = 15,75 anos
1. Deve pagar o Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE à RFB?
Não, pois está dentro dos limites de tolerância Anexo 8 da NR-15, (ISO 5349)
1. A exposição enseja pagamento de ad insalubridade?
Não, pois está dentro dos limites de tolerância Anexo 8 da NR-15, (ISO 5349).
Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um motorista dirige um caminhão durante 4 horas por dia. A aceleração resultante de exposição – are vibração apurada a partir do assento, representativa da exposição, no eixo longitudinal do corpo foi de 1,50 m/s2. É correto afirmar que a exposição está acima do nível de ação e que, portanto deve-se pagar à RFB 6% do valor da remuneração (aposentadoria especial) e 20% do salario mínimo ao trabalhador (ad insalubridade), conforme limite estabelecido pela NR 15, em consonância com a IN 971/RFB, IN 77/INSS, NHO 09 e ISO 2631/1997.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
COMENTÁRIO:
Trata-se de VCI. Norma NHO 09 (ISSO 2631/97). Aceleração resultante de exposição normalizada (aren): corresponde à aceleração resultante de exposição  (are)  convertida  para  uma jornada diária padrão de 8 horas, determinada pela seguinte expressão:
 
 
Sendo, are = aceleração resultante de exposição; T = tempo de duração da jornada diária de trabalho expresso em horas ou minutos; T0 = 8 horas ou 480 minutos.
 
Assim tem-se aren = 1,5  = 1,0606 M/S2.
 
Consultando o Anexo 8 da NR 15 combinado com Anexo1 da NR 09, verifica-se que ultrapassa nível de ação porém não determina pagamento. Por isso a questão é falsa.
 
Anexo 8 da NR 15
2. Caracterização e classificação da insalubridade
(...)
2.2 Caracteriza-se a condição insalubre caso sejam superados quaisquer dos limites de exposição ocupacional diária a VCI : a) valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 1,1 m/s2;
Anexo 1 da NR 09
4.3.2 O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5m/s2, ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1m/s1,75. 
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os acelerômetros piezoelétricos são autos geradores de sinal, não necessitando de fonte de potência. Não possuem partes móveis e geram um sinal proporcional à aceleração.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 16
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Escalas logarítmicas são usadas para plotar as amplitudes de vibração. Também é usada a escala decibel (dB) para comparar níveis. O decibel (dB) é a relação logarítmica na base dez de um nível qualquer em relação ao nível de referência. Os níveis em dB são dados por
                                                                                    
Onde a é o nível de vibração a ser medido, aref é o nível de referência e N é o valor em decibels. Nível de aceleração – aref = 10-6 m/s2
 
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 17
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O resultado final de uma avaliação ambiental para um operador de empilhadeira apresentou aren de 1,0606 m/s2 e VDVR de 22,00 m/s1,75. Ou seja, pelo critério de aceleração equivalente a situação recai na região de incerteza do quadro da NHO 09, todavia pela dose, torna-se insalubre. Nesse caso não se recolhe à RFB porque ambos os indicadores devem dar insalubres para se ter certeza do fato gerador.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Correto, conforme Capítulo V do caderno de Estudos. Quando há picos, isto é quando fator de crista (FC) for superior a nove (FC > 9) a função em forma de bacia não consegue abarcar os pontos protuberantes, motivo pelo qual se aplica a mesma técnica para eliminar os pontos negativos, todavia elevando à quarta potencia. Para isso se eleva à quarta , faz-se o somatório ( decorrente da integral) e finalmente se extrai a raiz quarta. Por isso a função associada é do tipo quadrática de segunda ordem [f(x)=x4], em forma de taça.
Questão 18
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Importante ferramental para avaliação de vibração é o estudo dos componentes individuais da frequência que é chamado de análise de frequência, que entre outras possibilidades permite a produção de diagnósticos dos comportamentos vibracionais.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Aceleração à quarta potência terá a dimensão de [m4/s8]. A integração no tempo resulta em [m4/s7]. Extraindo a raiz quarta do resultado, tem-se: [m/s1,75].
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 20
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Medidores, acelerômetros e calibradores deverão ser periodicamente calibrados por Instituto de Tecnologia Estadual ou laboratórios de engenharia mecânica das universidades federais ou particulares classificadas em grau A1 ou ainda por laboratórios acreditados pelo Inmetro para esta finalidade ou por laboratórios internacionais, desde que reconhecidos pelo Inmetro.
Marque verdadeiro ou falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São fatores que influenciam o processo de trabalho.
1. Sexo. 
2. Formação/escolaridade.
3. Ruído.
4. Insumos disponibilizados.
5. Experiência de vida.
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 1, 2 e 4 estão corretos.
b. 2,3 e 5 estão corretos.
c. 1,2,3 e 5 estão corretos.
d. Todas as alternativas estão corretas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A organização cientifica do trabalho proposta por Taylor, é composto por grandes variáveis, dentre elas destacamos.
1. A adaptação das máquinas ao trabalhador.
2. Divisão do trabalho.
3. Controle da saúde dos trabalhadores.
4. Tarefa e Premio.
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 2 e 4 estão corretos. 
b. 1, 2 e 4 estão corretos.
c. 1,3 e 4 estão corretos.
d. Todas as alternativas estão corretos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na avaliação (análise) ergonômica de uma empresa devemos levar em consideração:
1.  A disponibilidade e as características dos insumos que existem no mercado.
2. A infraestrutura disponível para os trabalhadores.
3. As condições ambientais onde é realizado os trabalhos.
4. Não se deve utilizar das características da população de trabalhadores (biometria, características fisiológicas, e culturais, por exemplo), para realizar uma análise ergonômica, pois poderia ser tratado como discriminação.
5. Estrutura organizacional da empresa.
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 2,3 e 5 estão corretos. 
b. 1,2 e 4 estão corretos.
c. 1,3 e 5 estão corretos.
d. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São medidas de proteção à saúde e prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho.
1. Substituição do agente ou substância tóxica por uma mais moderna ou recente. 
2. Instalação de dispositivos e controles de engenharia.
3. Oferecer educação e informação ao trabalhador.
4. Manutenção da proposta da tarefa e da organização do trabalho com práticas de gestão alternativas definidos pelas hierarquias superiores.
Marque o item correto.
Escolha uma:
a. 2 e 3 estão corretos. 
b. 1,2 e 4 estão corretos.
c. 2,3 e 4 estão corretos.
d. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No processo de trabalho a execução de tarefas dependemde variáveis interindividuais (que dependem de outro ou de um conjunto de indivíduos) e de variáveis intraindividuais (que depende do próprio trabalhador), dentre as variáveis intraindividuais (que depende do próprio trabalhador) podemos destacar:
Marque o item incorreto.
Escolha uma:
a. Predisposição.
b. Idade (envelhecimento).
c. Alterações hormonais.
d. Modos operatórios. 
e. Efeito do meio (meio ambiente inclusive).
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O risco ergonômico é um risco que envolve diversas variáveis, pois tudo que pode causar “desconforto” ao homem no processo produtivo, e que possa levar o mesmo a distúrbios ou disfunções em sua saúde pode ser caracterizado como um risco ergonômico, entrando ai desde o layout do ambiente em que trabalha, o tipo de organização funcional (empresa); as condições do meio ambiente (iluminação, ruído, ventilação); insumos utilizados: ferramentas e produtos químicos; horário de trabalho, dentre outros, o que permeia inclusive os demais riscos: físico, mecânico, químico e biológico. Mas apesar deste amplo alcance dos riscos ergonômicos a sua constatação não gera o pagamento do adicional de insalubridade, por que? (deem uma olhada na NR17)
Marque o item correto. 
Escolha uma:
a. A afirmativa do exercício é falsa, pois os riscos ergonômicos são caracterizados para fins de pagamento do adicional de insalubridade – veja só a questão dos ruídos e da temperatura, que são riscos ergonômicos e pagam o adicional de insalubridade.
b. Não se paga o adicional de insalubridade para o risco ergonômico, pois o mesmo é passível de solução, assim não justifica o pagamento do adicional.
c. A afirmativa do exercício é falsa, pois o risco ergonômico é pago, haja vista diversas decisões judiciais relacionadas ao pagamento deste adicional pela justiça do trabalho.
d. O risco ergonômico não gera o pagamento do adicional de insalubridade pois o mesmo não está amparado na Norma Regulamentadora nº 15 e na NR17 não determina o seu pagamento.
e. O risco ergonômico gera o pagamento do adicional de insalubridade, sendo a premissa da atividade falsa, pois como o risco ergonômico permeia todos os demais riscos, o mesmo está amparado na NR15. 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 1
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
São dois os objetivos da administração: a eficiência e a eficácia. A eficiência diz respeito aos meios, ou seja, aos métodos, processos e normas que se empregam na empresa a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados. A eficácia diz respeito aos fins, ou seja, aos objetivos e resultados a ser alcançado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 2
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O PDCA também pode ser utilizado na Segurança e Saúde do trabalho (SST). Através de políticas definidas de SST, é possível planejar as ações de segurança ao trabalhador, implementá-las, verificar quais divergências surgem, corrigir essas divergências e após o fechamento do ciclo de ações, apresentar os resultados para a autoridade competente, que irá avaliar a adequação e eficácia das ações planejadas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 3
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao processo de gestão fundamentado no PDCA, julgue as afirmativas a seguir.
	I. Durante a implantação de sistemas de gestão, a organização deve atentar para quatro atividades básicas: o planejamento, a implementação e operação, a verificação e as ações corretivas. Nesse ciclo, o passo P (planejamento) corresponde, entre outros aspectos, a identificação de oportunidades de melhoria.
	Resposta 1 
	II. Na etapa do planejamento são estabelecidos a missão, a visão, as metas, os procedimentos e os processos necessários para o atingimento dos resultados.
	Resposta 2 
	III. Check ou verificação é a etapa de monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado . Nesta etapa é obrigatória a elaboração de planos de ação.
	Resposta 3 
	IV. A fase de execução do planejado também implica a formação e o treinamento dos funcionários para a correta realização das metas estipuladas.
	Resposta 4 
Feedback
COMENTÁRIO:
A frase I está incorreta. A identificação das oportunidades de melhoria é correspondente ao passo Act (Ação).
A frase II está correta. É nessa etapa que é estabelecido o plano, com base nas diretrizes ou políticas da empresa e onde devem ser consideradas três fases importantes: a primeira fase é o estabelecimento dos objetivos, a segunda, é o estabelecimento do caminho para que o objetivo seja atingido e, a terceira é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los. A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo.
A frase III está incorreta. A elaboração de planos de ação é realizada no passo Act (Ação), pois é nessa fase que são realizadas as ações corretivas, ou seja, a correção das falhas encontradas no passo anterior.
A frase IV está correta. O passo Do (Fazer) consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado, a execução propriamente dita e a coleta de dados para posterior análise. É importante que o plano seja rigorosamente seguido.
COMENTÁRIO:
A frase I está incorreta. A identificação das oportunidades de melhoria é correspondente ao passo Act (Ação).
A frase II está correta. É nessa etapa que é estabelecido o plano, com base nas diretrizes ou políticas da empresa e onde devem ser consideradas três fases importantes: a primeira fase é o estabelecimento dos objetivos, a segunda, é o estabelecimento do caminho para que o objetivo seja atingido e, a terceira é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los. A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo.
A frase III está incorreta. A elaboração de planos de ação é realizada no passo Act (Ação), pois é nessa fase que são realizadas as ações corretivas, ou seja, a correção das falhas encontradas no passo anterior.
A frase IV está correta. O passo Do (Fazer) consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado, a execução propriamente dita e a coleta de dados para posterior análise. É importante que o plano seja rigorosamente seguido.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A CNAE foi estruturada tendo como referência a International Standard Industrial Classification of All Economic Activities - ISIC das Nações Unidas. Sua gestão e manutenção é de responsabilidade do IBGE, a partir das deliberações da Comissão Nacional de Classificação - Concla. Inicialmente, foram contabilizadas 564 classes, que em 2002, na primeira revisão, foi expandida para 581.
 
A definição correta para a CNAE Fiscal é:
Escolha uma:
a. Detalhamento das classes da CNAE para uso na administração pública tributária. Uma pessoa jurídica de qualquer natureza jurídica pode ter uma ou várias atividades econômicas, derivadas ou não da atividade principal.
b. Desenvolvida para ser utilizada no censo demográfico e em outras pesquisas domiciliares.
c. Classificação utilizada com o objetivo de padronizar os códigos de identificação das unidades produtivas do país nos cadastros e registros da Administração Pública. 
d. Nenhuma das alternativas anteriores.
e. Área do mercado na qual a empresa atua.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 2 da Unidade 1.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O nome de Fantasia, ou Marca Empresarial, é o nome popular da empresa. O seu registro não é obrigatório, porém se for registrado junto ao INPI, ele será considerado como marca registrada. A marca passa a levar o símbolo © e a empresa passa a ser dona absoluta dela.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Pode-se considerar como os princípiosbásicos da administração: a divisão do trabalho a ser realizado entre diferentes pessoas, a autoridade e responsabilidade, a hierarquia, a amplitude administrativa e a definição de metas a serem atingidas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 7
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Um fluxograma é um gráfico que consiste na representação esquemática de um processo, demonstrando a sequência de uma rotina, a partir do qual são visualizadas as atividades e suas respectivas operações. A simbologia do fluxograma representa cada passo da rotina.
Em relação à simbologia de um fluxograma, faça as associações corretas de acordo com o significado de cada símbolo:
	· Operação de decisão ou de chaveamento que determina o caminho a seguir dentre os vários possíveis.
	Resposta 1 
	· Representa as diversas etapas de uma rotina. Identifica as ações realizadas em um processo.
	Resposta 2 
	· Representa o início ou fim de um processo.
	Resposta 3 
	· Indica movimento de saída de um local para outro.
	Resposta 4 
	· Utilizado para indicar o sentido e a sequência das fases do processo.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 1 da Unidade 1.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A administração é um processo contínuo e sistêmico, que envolve uma série de atividades como planejar, organizar, dirigir e controlar recursos e competências para alcançar metas e objetivos
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 9
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Definido pela Norma Regulamentadora nº 04 – NR -04, o grau de risco é utilizado para mensurar o risco de cada atividade. É definido com base na atividade econômica descrita na CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica).
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 10
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) é o registro de um cidadão na Receita Federal Brasileira no qual devem estar todos os contribuintes, tanto nacionais quanto estrangeiros, com negócios no Brasil. O CNPJ armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 1
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Dar atendimento aos colaboradores que necessitarem de médico ou que tenham sofrido acidente é uma das atribuições da CIPA, prevista na NR-05.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 2
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a NR – 04, é possível organizar um SESMT centralizado, em empresas que possuam vários estabelecimentos, definindo limites de distância entre cada estabelecimento e o local em que será prestada a assistência ao trabalhador.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 3
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Uma das atribuições da Comissão Interna de Acidentes – CIPA, é a de identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Nos estabelecimentos que atuam em atividades de grau de risco 3 e que possuam de 3.501 a 5.000 empregados, o número de técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, respectivamente, que devem compor o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT é igual a:
Escolha uma:
a. 6 e 1
b. 10 e 4
c. 9 e 3
d. 8 e 1
e. 8 e 2 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Cabe à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e com assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 6
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A composição e o dimensionamento da CIPA são definidos em função do risco da atividade principal e do número total de empregados do estabelecimento, conforme definido nos Quadros I e II da NR-04.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 7
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
É responsabilidade do engenheiro de segurança assegurar o correto planejamento das ações de segurança, propor à organização os meios para garantir a correta implantação, monitorar a implementação e a manutenção dos programas, além de realizar o controle para averiguação das conformidades da implementação do que foi planejado e organizado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 8
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Ao estruturar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, a empresa também deve saber que, segundo a NR 4, este serviço é integrado por equipe multidisciplinar, minimamente constituída por enfermeiro, médico, auxiliar ou técnico de enfermagem, técnico de segurança do trabalho e membros representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 9
Parcialmente correto
Atingiu 0,08 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Na sua função de administrar as atividades de prevenção e de segurança na empresa, o SESMT deve manter ótimo relacionamento com todas as áreas técnicas e administrativas, além de servir como mediador, quando necessário, entre as áreas que têm responsabilidade de participar ativamente da segurança do trabalho.
Em relação às atribuições do SESMT, faça as associações corretas de acordo com o seu relacionamento com cada nível de organização da empresa
	1.    Soluções para problemas de condições de trabalho e de atualização do pessoal nos programas estabelecidos.
	Resposta 1 
	2.    Estudo de problemas de segurança da área e encaminhamento de soluções.
	Resposta 2 
	3.    Planejamento e controle orçamentários das verbas destinadas à segurança.
	Resposta 3 
	4.    Treinamento prévio dos eleitos.
	Resposta 4 
	5.    Discussão e aprovação de normas de segurança da empresa.
	Resposta 5 
	6.    Evitar que projetos de edificações, instalações, equipamentos etc., tenham falhas no que diz respeito à legislação ou às normas de segurança reconhecida.
	Resposta 6 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 1.
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 2 da Unidade 2.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Em uma empresa fictícia, os membros da CIPA ao iniciarem a elaboração do Mapa de Riscos, verificam que devem cumprir as etapas descritas abaixo para reunir todas as informações necessárias a fim de estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalho na empresa:
E-1: Identificar os indicadores de saúde.
E-2: Conhecer as medidas preventivas existentes e a eficácia.
E-3: Conhecer os levantamentos ambientais já realizados.
E-4: Identificar os riscos existentes em cada local de trabalho.
E-5: Elaborar o mapa de riscos do arranjo físico da empresa.
E-6: Conhecer o processo de trabalho em cada local.
A sistematização das etapas para a completa elaboração do Mapa de Riscos da empresa deverá obedecer a sequência de passos E-6; E-4; E-2; E-1; E-3; E-5.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a NR 07, o exame médico periódico para trabalhadores que exercem atividades expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que são portadores de doenças crônicas, deverá ser repetido a cada ano ou a intervalos inferiores, podendo ser a critério do médico coordenador do PCMSO.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 2
CorretoAtingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA somente poderá ser realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –CIPA.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 3
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) deverá ser emitido com base nas demonstrações ambientais, exigindo, como base de dados, as informações contidas em documentos como o PPRA, o PCMAT e a CAT, por exemplo.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As empresas com grau de risco 1 e 2 que possuam de 26 a 50 funcionários são isentas de médico coordenador para o PCMSO, desde que essa deliberação seja concedida por negociação coletiva.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 5
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
Com fulcro na NR-09, deverão ser adotadas medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais, sempre que forem verificadas situações como essa: constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente à saúde.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 6
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA deverá incluir a antecipação e reconhecimento dos riscos, a discussão sobre o pagamento da insalubridade, a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores, o monitoramento da exposição aos riscos e o registro e divulgação dos dados.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 7
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
O PCMSO tem o objetivo da promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Em relação ao PCMSO, os exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de localidade são de realização obrigatória.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 8
Correto
Atingiu 0,50 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
A antecipação dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identificação, a determinação e a localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 1
Correto
Atingiu 2 de 2
Marcar questão
Texto da questão
Associe a frase à definição/origem/tipo/exemplo de risco.
	Ácidos concentrados e fósforo, álcalis.
	Resposta 1 
	Alérgenos ou substâncias químicas sensibilizadores podem causar reações alérgicas respiratórias ou na pele.
	Resposta 2 
	Pele: ácidos, álcalis, solventes, óleos. Respiratórios: aldeídos, amônia, alcalino em pó, dióxido de azoto, oxicloreto de carbono, cloro, bromo, ozônio.
	Resposta 3 
	Substâncias químicas corrosivas produzem destruição de tecidos no local de contato. A pele, olhos e sistema digestivo são as partes do corpo mais frequentemente afetadas.
	Resposta 4 
	Irritação pode causar inflamação dos tecidos no local onde são depositadas as substâncias. Os irritantes da pele podem causar reações, como eczema ou dermatite. As substâncias que causam irritação respiratória grave podem causar dispneia, respostas inflamatórias e edema. 
	Resposta 5 
	São gases inertes que diluem o oxigênio da atmosfera abaixo da concentração necessária para a vida existir. Uma atmosfera deficiente em oxigênio pode ser encontrada em tanques, porões dos navios, silos ou minas. A concentração atmosférica de oxigênio (O2)    nunca deve ser inferior a 19,5% em volume.
	Resposta 6 
Feedback
Sua resposta está correta.
Veja Capitulo 3 da apostila (pdf da plataforma)
 
A resposta correta é: Ácidos concentrados e fósforo, álcalis. – Corrosão, Alérgenos ou substâncias químicas sensibilizadores podem causar reações alérgicas respiratórias ou na pele. – Reações alérgicas, Pele: ácidos, álcalis, solventes, óleos. Respiratórios: aldeídos, amônia, alcalino em pó, dióxido de azoto, oxicloreto de carbono, cloro, bromo, ozônio. – Irritantes, Substâncias químicas corrosivas produzem destruição de tecidos no local de contato. A pele, olhos e sistema digestivo são as partes do corpo mais frequentemente afetadas. – Corrosão, Irritação pode causar inflamação dos tecidos no local onde são depositadas as substâncias. Os irritantes da pele podem causar reações, como eczema ou dermatite. As substâncias que causam irritação respiratória grave podem causar dispneia, respostas inflamatórias e edema. – Irritantes, São gases inertes que diluem o oxigênio da atmosfera abaixo da concentração necessária para a vida existir. Uma atmosfera deficiente em oxigênio pode ser encontrada em tanques, porões dos navios, silos ou minas. A concentração atmosférica de oxigênio (O2)    nunca deve ser inferior a 19,5% em volume. – Asfixiantes.
Questão 2
Correto
Atingiu 2 de 2
Marcar questão
Texto da questão
Associe a frase à definição/origem/tipo/exemplo de risco.
	Manganês, etheylene e éter etílico de etilenoglicol, mercúrio, dissulfeto de carbono. Compostos orgânicos de mercúrio, monóxido de carbono, chumbo, talidomida, solventes.
	Resposta 1 
	Metano, etano, hidrogênio, hélio. Asfixiantes químicos: monóxido de carbono, nitrobenzeno, cianeto de hidrogênio, sulfeto de hidrogênio.
	Resposta 2 
	Cérebro: solventes, chumbo, mercúrio, manganês do sistema nervoso periférico: hexano, chumbo, arsênico, dissulfeto de sistema de carbono hematopoético: benzeno, éteres de etilenoglicol RIM: cádmio, chumbo, mercúrio, pulmão de hidrocarbonetos clorados: pó de carvão (pneumoconiose) amianto, sílica. 
	Resposta 3 
	substâncias químicas que foram claramente demonstradas por causar câncer nos seres humanos. Substâncias cancerígenas prováveis são substâncias químicas que têm mostrado claramente causar câncer em animais ou nenhuma prova conclusiva de como elas afetam os seres humanos estão disponíveis. Fuligem e alcatrão de carvão foram as primeiras substâncias químicas prováveis causadoras de câncer.
	Resposta 4 
	Benzeno (leucemia); cloreto de vinilo (fígado Angiossarcoma); 2-naftilamina, bencidina (câncer de bexiga); amianto (câncer de pulmão, mesotelioma); pó de madeira (adenocarcinoma nasal ou sinusal) provável: formaldeído, dicromatos, berílio e tetracloreto de carbono. 
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Veja Capitulo 3 da apostila (pdf da plataforma)
A resposta correta é: Manganês, etheylene e éter etílico de etilenoglicol, mercúrio, dissulfeto de carbono. Compostos orgânicos de mercúrio, monóxido de carbono, chumbo, talidomida, solventes. – Efeitos sobre o sistema reprodutivo, Metano, etano, hidrogênio, hélio. Asfixiantes químicos: monóxido de carbono, nitrobenzeno, cianeto de hidrogênio, sulfeto de hidrogênio. – Asfixiantes, Cérebro: solventes, chumbo, mercúrio, manganês do sistema nervoso periférico: hexano, chumbo, arsênico, dissulfeto de sistema de carbono hematopoético: benzeno, éteres de etilenoglicol RIM: cádmio, chumbo, mercúrio, pulmão de hidrocarbonetos clorados: pó de carvão (pneumoconiose) amianto, sílica. – Agentes tóxicos sistêmicos, substâncias químicas que foram claramente demonstradas por causar câncer nos seres humanos. Substâncias cancerígenas prováveis são substâncias químicas que têm mostrado claramente causar câncer em animais ou nenhuma prova conclusiva de como elas afetam os seres humanos estão disponíveis. Fuligem e alcatrão de carvão foram as primeiras substâncias químicas prováveis causadoras de câncer. – Câncer, Benzeno (leucemia); cloreto de vinilo (fígado Angiossarcoma); 2-naftilamina, bencidina (câncer de bexiga); amianto (câncer de pulmão, mesotelioma); pó de madeira (adenocarcinoma nasal ou sinusal) provável: formaldeído, dicromatos, berílio e tetracloreto de carbono. – Câncer.
Questão 3
Correto
Atingiu 1 de 1
Marcar questão
Texto da questão
Partículas sólidas de diâmetro inferior a 10μ, chegando a 1μ. Resultam da condensação de partículas gasosasvolatilizadas de metais fundidos, quase sempre acompanhadas de oxidação. Tendem a flocular no ar.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
. 
Veja apostila Capitulo 3. Casarett, 1980; Internacional Congresso sobre Saúde Ocupacional, 1985; Jacobs, 1992; Leidel, Busch e Lynch, de 1977; Olishifski, 1988; Rylander, 1994. 
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
Questão 4
Correto
Atingiu 1 de 1
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a correspondente definição à frase 
	Gotículas líquidas com diâmetro entre 0,1 a 100μ, resultantes da condensação de vapores ou da dispersão mecânica de líquidos. As neblinas estão entre 1 a 50μ e classificam-se em MIST ou FOG (cerração, orvalho, dispersão da água em gelo), com partículas menores que a MIST. 
	Resposta 1 
	Gases são substâncias que podem passar ao estado líquido ou sólido por efeito combinado de aumento da pressão e/ou diminuição da temperatura. O termo vapor é, em geral, usado para o gás de uma substância que é líquida em condições normais de ambientes. De forma mais técnica, vapor pode ser considerado o gás em temperatura inferior à crítica. A manipulação de gás sempre envolve um risco de exposição, salvo em processos herméticos. Os gases introduzidos em recipientes ou condutos podem vazar e causar acidentes. Os processos realizados em temperaturas elevadas (eg., soldagem e de escape de motores a gás) também formam gases. Processos industriais resultam (NH3, SO2, NO2, CO, CH4, Cl e CO2).
	Resposta 2 
	São partículas muito finas de produtos da queima de combustíveis minerais em caldeiras e fornalhas.
	Resposta 3 
	Produtos resultantes da combustão incompleta de materiais orgânicos. Apresentam diâmetros inferiores a 1μ. 
	Resposta 4 
	Pólen de flores (5 a 10μ), esporos de fungos (1 a 10μ) e bactérias (0,2 a 5μ, podendo chegar a 20μ). Em alguns locais, podem ocorrer vírus (0,002 a 0,05μ). 
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Capitulo 3 da apostila: Quadro 2: Agentes químicos (classificação e definições).
	Agentes Químicos
	Os perigos podem ser biológicos, químicos ou físicos. Essa seção fornece uma breve descrição de diferentes tipos de riscos químicos, juntamente com exemplos de ambientes e atividades[1].
	O ar contém, normalmente, pequenas quantidades de partículas microscópicas de poeira (mineral, vegetal ou animal), bactérias e odores (gases produzidos como esgoto ou lixo). Esses agentes são denominamos aerossóis. Aerossóis são formados por dispersão resultante de atomização de sólidos ou líquidos ou da suspensão de poeiras, polens e bactérias em consequência das correntes de ar. Os principais aerossóis são:
A resposta correta é: Gotículas líquidas com diâmetro entre 0,1 a 100μ, resultantes da condensação de vapores ou da dispersão mecânica de líquidos. As neblinas estão entre 1 a 50μ e classificam-se em MIST ou FOG (cerração, orvalho, dispersão da água em gelo), com partículas menores que a MIST. – Névoas, Gases são substâncias que podem passar ao estado líquido ou sólido por efeito combinado de aumento da pressão e/ou diminuição da temperatura. O termo vapor é, em geral, usado para o gás de uma substância que é líquida em condições normais de ambientes. De forma mais técnica, vapor pode ser considerado o gás em temperatura inferior à crítica. A manipulação de gás sempre envolve um risco de exposição, salvo em processos herméticos. Os gases introduzidos em recipientes ou condutos podem vazar e causar acidentes. Os processos realizados em temperaturas elevadas (eg., soldagem e de escape de motores a gás) também formam gases. Processos industriais resultam (NH3, SO2, NO2, CO, CH4, Cl e CO2). – Gases e vapores, São partículas muito finas de produtos da queima de combustíveis minerais em caldeiras e fornalhas. – Fuligem – (Fly-ash), Produtos resultantes da combustão incompleta de materiais orgânicos. Apresentam diâmetros inferiores a 1μ. – Fumaças, Pólen de flores (5 a 10μ), esporos de fungos (1 a 10μ) e bactérias (0,2 a 5μ, podendo chegar a 20μ). Em alguns locais, podem ocorrer vírus (0,002 a 0,05μ). – Organismos vivos.
Questão 5
Correto
Atingiu 1 de 1
Marcar questão
Texto da questão
Os ambientes do trabalho expõem os trabalhadores a vários contaminantes. Agentes químicos são avaliados, individual e coletivamente, considerando ataques múltiplos e simultâneos aos trabalhadores. Os agentes químicos podem agir de forma independente dentro do organismo ou interagir em maneira a potencializar seu efeito tóxico. Sobre esse tema marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Se o efeito tóxico da mistura é maior do que o soma dos efeitos de cada agente separadamente, o efeito combinado é descrito como aditivo.
b. Detectores de aerossóis por espalhamento de luz ou fotômetros para aerossol detectam a luz que dispersam as partículas, quando elas passam através de seu interior, cujos tubos  colorimétricos possuem material sólido granular impregnado com um agente químico que reage com um contaminante e produz uma mudança de cor.
c. Para avaliar a exposição ocupacional, deve-se tomar amostras de todos os trabalhadores, durante muitos dias ao longo um período de semanas ou meses.
d. Se o efeito tóxico da mistura é igual à soma dos efeitos de cada um dos componentes separadamente, diz-se haver um efeito sinérgico.
e. Se as amostras são tomadas perto do trabalhador, mas fora da zona de respiração, têm-se as chamadas de amostras ambientais, que tendem a subestimar as exposições pessoais, por isso não fornecem uma boa estimativa da exposição à inalação. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Se as amostras são tomadas perto do trabalhador, mas fora da zona de respiração, têm-se as chamadas de amostras ambientais, que tendem a subestimar as exposições pessoais, por isso não fornecem uma boa estimativa da exposição à inalação..
Questão 6
Correto
Atingiu 1 de 1
Marcar questão
Texto da questão
A abordagem prevencionista mais eficiente é o controle de engenharia voltado ao ambiente de trabalho que, consequentemente, reduz a necessidade de exposição compulsória pelas pessoas. As medidas técnicas, muitas vezes, consistem na modificação da alguns processos ou estruturas mecânicas. Sua finalidade é eliminar ou reduzir o uso, geração, emissão de fatores de risco. Quando da impossibilidade, deve-se prevenir ou reduzir a propagação do fator de risco pelo meio ambiente de trabalho:
O controle de fonte pode ser feito com medidas, tais como a substituição de materiais, substituição ou modificação de equipamentos ou processos e manutenção melhorada do equipamento.
Escolha uma ou mais:
a. Eliminá-lo a partir da fonte. 
b. Confinar ou hermetizar o ambiente. 
c. Reduzir a concentração ou intensidade do fator de riscoOs melhores níveis de controle consistem na modificação da fonte de agente perigoso, bem como na redução de concentração ou intensidade. 
d. Interferir na propagação. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Confinar ou hermetizar o ambiente., Eliminá-lo a partir da fonte., Interferir na propagação., Reduzir a concentração ou intensidade do fator de riscoOs melhores níveis de controle consistem na modificação da fonte de agente perigoso, bem como na redução de concentração ou intensidade..
Questão 7
Correto
Atingiu 1 de 1
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o conhecimento sobre os limites de tolerância dos fatores de riscos químicos, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O Threshold Limit Value TLV® – STEL (Short Time Exposure Limit) – É a concentração na qual os trabalhadores devem se expor, por um período razoável, sem apresentar efeitos adversos.
b. O Threshold Limit Value TLV® – C (TLV - Ceiling) – É a concentração máxima permitida que não pode ser ultrapassada em momento algum durante a jornada de trabalho. 
O TLV® – C é a concentração máxima permitida que não pode ser ultrapassada em momento algum durante a jornada de trabalho.
c. O tempo máximo de exposição aos valores do Threshold Limit Value - Time Weighted Average (TLV-TWA) é de 15 minutos, podendo ocorrer, no máximo, 4 vezes durante a jornada,sendo o intervalo de tempo entre cada ocorrência de pelo menos 60 minutos, para cujo descumprimento configura-se risco grave e iminente.
d. A média para uma curva assintótica é a média aritmética, enquanto para uma curva log¬normal a média é geométrica, todavia as diferenças entre as duas são desprezíveis devido ao teorema central do limite.
e. Os Threshold Limit Value - TLV oferecem uma grande precisão quanto à aceitabilidade biológica da exposição, pois as possíveis interações de fatores combinados quando trabalhadores estão expostos ás várias substâncias químicas, sinergéticas ou não, são consideradas no limite seguro de exposição.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O Threshold Limit Value TLV® – C (TLV - Ceiling) – É a concentração máxima permitida que não pode ser ultrapassada em momento algum durante a jornada de trabalho..
Questão 8
Correto
Atingiu 1 de 1
Marcar questão
Texto da questão
Fator de Redução – FR do limite de jornada (h) para ajuste dos limites de tolerância. Fórmula --> FR = 40/h x 168-h/128. Considerando h=40 semanais.
Escolha uma:
a. Tem-se LT (44) ajustado para 68 mg/m3, para jornada de 44 horas semanais, quando LT(40) de 100 mg/m3 para 40 horas.
b. Considerando o LT (44) de 1.000 mg/m3 para 44 horas (jornada constitucional), caso brasileiro, no qual o trabalhador fez 20 horas-extras, na semana, exposto a 480 mg/m3, é correto afirmar deve-se pagar a FAE a RFB e adicional de insalubridade.
c. Tem-se LT(48) ajustado para 50,00 mg/m3, para jornada de 48 horas semanais, quando LT (40)de 100 mg/m3 para 40 horas.
d. Tem-se LT (36) ajustado para 104,58 mg/m3, para jornada de 36 horas semanais, quando LT (40) de 100 mg/m3 para 40 horas.
e. Na fórmula, 168 h decorre do produto de 7 dias vezes 24h; e o 128 h , decorre da subtração dessas 168 h da jornada de 40h. 
Sim, pois o FR = 1 nessa situação. FR = 40/h x 168-h/128. Considerando h=40 semanais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Na fórmula, 168 h decorre do produto de 7 dias vezes 24h; e o 128 h , decorre da subtração dessas 168 h da jornada de 40h..
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Num estudo uma das variáveis estudadas foi à idade, e que apresentou a seguinte distribuição: 23, 14, 15, 24, 24, 22, 21, 20, 19, 19, 21, 22, 21, 23, 34, 22, 17, 13, 25, 24,  25, 27, 26, 26, 15, 15, 17, 19, 20, 21. Em vista dos dados obtidos, me informe qual é a média, qual é a moda, e qual é a mediana, qual é o quartil superior e o quartil inferior?
 
Escolha uma:
a. Média = 21,13; moda = 21; mediana = 21 Quartil inferior = 17, quartil superior = 24.
b. Média = 22; moda = 22; mediana = 20 Quartil inferior = 24, quartil superior = 17.
c. Média = 21,13; moda = 22; mediana = 22 Quartil inferior = 19, quartil superior = 25.
d. Média = 21; moda = 21; mediana = 20 Quartil inferior = 17, quartil superior = 24
e. Média = 21,13; moda = 21; mediana = 21 Quartil inferior = 17, quartil superior = 24 
correto
Errado. Resposta correta é
R: Primeira etapa é colocar os números em ordem crescente: 13, 14, 15, 15, 15, 17, 17, 19, 19, 19, 20 ,20, 21, 21, 21, 21, 22, 22, 22, 23, 23, 24, 24, 24, 25, 25, 26, 26, 27, 34.
Média: ∑ dos números da série ÷ número de ocorrências = 634 ÷ 30 = 21,13
Moda: é o número que aparece mais vezes: 21 com 4 repetições.
Mediana: é o valor central da série estabelecida: 21
Quartil: “é qualquer um dos três valores que divide a série de dados em quatro partes iguais, representando assim ¼ da amostra da série. Quartil Inferior: 17; Quartil Superior: 24
Feedback
Sua resposta está correta. 
Primeira etapa é colocar os números em ordem crescente: 13, 14, 15, 15, 15, 17, 17, 19, 19, 19, 20 ,20, 21, 21, 21, 21, 22, 22, 22, 23, 23, 24, 24, 24, 25, 25, 26, 26, 27, 34.
 
Média: ∑ dos números da série ÷ número de ocorrências = 634 ÷ 30 = 21,13
Moda: é o número que aparece mais vezes: 21 com 4 repetições.
Mediana: é o valor central da série estabelecida: 21
Quartil: “é qualquer um dos três valores que divide a série de dados em quatro partes iguais, representando assim ¼ da amostra da série. Quartil Inferior: 17; Quartil Superior: 24
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma investigação foi realizada para verificar a eficácia de uma nova vacina contra o sarampo. Foram selecionados um mil crianças com alto risco de contrair a doença, e que os pais concordaram que os filhos participassem da pesquisa. Eles foram aleatorizados para constituir o grupo experimental e o de controle, cada um com 500 indivíduos. Ao final da investigação foram confirmados 06 casos de sarampo no grupo experimental e de 5 no de controle (para responder arme uma tabela 2X2). Pergunta-se: Qual o tipo de estudo e por quê?
Escolha uma:
a. Coorte: Pois parte-se da causa e busca-se o efeito
b. Caso Controle: pois parte-se dos efeitos e busca-se a vinculação com a causa
c. Clínico experimental: pois parte-se da causa e busca o efeito com a diferença de que foi possível estabelecer os grupos de estudo – o de controle e o de experimentação 
Qual o tipo de estudo e por quê? Experimental, porque os grupos foram formados de forma aleatória (randomizado), a avaliação dos resultados é feita considerando apenas um dos grupos servindo o de controle para a comparação dos resultados.
d. Transversal: pois tem de buscar a correlação entre causa e efeito ao mesmo tempo, pois os dois foram oferecidos de uma só vez
e. Ecológico: pois se trata de um estudo epidemiológico numa região geográfica especifica
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em uma investigação para aprovação de um novo EPI, para prevenir o PAIR, utilizou-se duas fábricas de uma mesma empresa, que produzem a mesma coisa com a mesma tecnologia, sendo que numa utilizou-se o EPI tradicional e na outra o novo EPI. Após um ano de acompanhamento médico por perda auditiva, teve o seguinte resultado: dos 140 funcionários que utilizaram o EPI “velho” 8 apresentaram perda auditiva no período e dos 80 funcionários que utilizaram o “novo” EPI, 5 funcionários tiveram perda auditiva (para responder arme uma tabela 2X2). Pergunta-se: Qual o tipo de estudo? Porque? Qual a eficiência do novo EPI?
Escolha uma:
a. Coorte. Eficiência de 1,09 maior que o velho
b. Caso Controle. Eficiência de 9% maior que o velho
c. Coorte. Eficiência de 1,09 vezes maior que o velho
d. Coorte. Epi novo ineficiente frente ao velho em 9,46% 
	EPI
	PAIR
	Total
	Taxa de Incidência
	
	Sim
	Não
	
	
	Novo EPI
	5
	75
	80
	62,50%0
	Velho EPI
	8
	132
	140
	57,10%0
Risco relativo: 62,50 ÷ 57,10 = 1,0946
Qual o tipo de estudo? Estudo de Coorte
Qual a eficiência do novo EPI? O EPI novo é menos eficiente em 1,0946 vezes ou 9,46% que o velho, não sendo possível o seu registro ou não sendo aconselhável a substituição do velho por este novo.
e. Transversal. Eficiência de 1,09%.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma investigação foi realizada pela comparação de estatística de alguns países, relacionados abaixo, sendo encontrada correlação positivamente, estatisticamente significativa, entre o montante de cigarros, per capita, vendido a população e o coeficiente de mortalidade por doenças cardiovasculares. Pergunta-se: qual o tipo de estudo?
	País
	Consumo per capita de cigarro
	Coeficiente de mortalidade / mil pessoas por doenças cardiovasculares
	Chile
	11.250
	32
	Brasil
	3.800
	28
	Australia
	4.200
	21
Escolha uma:
a. Coorte: Pois parte-se da causa e busca-se o efeito
b. Caso Controle: pois parte-se dos efeitos e busca-se a vinculação com a causa
c. Clínico experimental: pois parte-se da causa e busca o efeito com a diferença de que foi possível estabelecer os grupos de estudo – o de controle e o de experimentação
d. Transversal: pois tem de buscar a correlação entre causa e efeito ao mesmo tempo, pois os dois foram oferecidos de uma só vez.
e. Ecológico: pois se trata de um estudo epidemiológico que compra estatísticasde regiões geográficas distintas 
Qual o tipo de estudo? Estudo Ecológico. Pois trata-se de apresentação e comparação de resultados epidemiológicos de regiões geográficas distintas. Compara-se resultados já obtidos
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma investigação foi realizada para verificar a eficácia de uma nova vacina contra o sarampo. Foram selecionados um mil crianças com alto risco de contrair a doença, e que os pais concordaram que os filhos participassem da pesquisa. Eles foram aleatorizados para constituir o grupo experimental e o de controle, cada um com 500 indivíduos. Ao final da investigação foram confirmados 06 casos de sarampo no grupo experimental e de 5 no de controle (para responder arme uma tabela 2X2). Pergunta-se: Qual a relação de risco estabelecida entre a vacina nova e a velha?
Escolha uma:
a. A nova vacina é mais eficiente em 20% em relação a velha
b. A nova vacina é melhor que a vacina velha em 1,20 vezes
c. Não a diferença entre a vacina nova e a vacina velha
d. A vacina velha é mais eficiente que a vacina nova 
Qual o risco de uma pessoa contrair sarampo se vacinada com a nova vacina? O risco é de 12 por mil.
E com a velha? O risco é de 10 por mil.
A chance de uma criança ao ser vacinada contra sarampo com a nova vacina ser acometida de sarampo é 20% maior (ou 1,20 vezes maior) que com a vacina antiga, concluindo-se então que a vacina nova não possui eficácia quando comprada a antiga não devendo ir para o mercado.
e. A taxa de prevalência da vacina nova é de 12 por mil
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em um Estado industrial da Índia, apresenta a seguinte distribuição de acidentes de transito, por faixa etária. Calcule: a) as taxas de mortalidade; b) as taxas de letalidade.
 
	Faixa Etária
	População Masculina
	População Feminina
	Vitimas de acidentes de trânsito
	Óbitos nos acidentes de trânsito
	01 a 09
	565808
	607985
	1235
	656
	10 a 19
	626835
	662036
	5698
	779
	20 a 29
	581590
	583586
	45689
	3589
	30 a 39
	568189
	541456
	9658
	1289
	40 a 49
	425776
	403501
	35362
	1200
Escolha uma:
a. Taxa de mortalidade feminina na Faixa Etária de 10 a 19 anos é de 0,604 e de letalidade é de 13,67%.
b. Taxa de mortalidade na Faixa Etária de 01 a 09 anos é de 0,558 e de letalidade é de 53,11%. 
Correto: Como não há distinção de vitimas de acidente de transito e nem de óbito por acidente de transito por gênero, é impossível calcular as taxas por gênero, somente as taxas gerais de mortalidade e de letalidade.
	Faixa Etária
	Taxa de Mortalidade
	Taxa de Letalidade
	01 a 09
	0,558
	53,11%
	10 a 19
	0,604
	13,67%
	20 a 29
	3,080
	7,855%
	30 a 39
	1,162
	13,346%
	40 a 49
	1,447
	3,393%
c. Taxa de mortalidade feminina na Faixa Etária de 20 a 29 anos é de 3,080 e de letalidade é de 7,855%.
d. Taxa de mortalidade masculina na Faixa Etária de 40 a 49 anos é de 1,447 e de letalidade é de 3,393%.
e. Todas as respostas estão corretas.
f. Todas as respostas estão erradas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em 01/07/1980, existiam 2.000 casos de tuberculose em tratamento, em um dado município. Sabendo-se que sua população na época era de 1.176.935 habitantes, calcule o número de casos de tuberculose em relação à população. Trata-se de prevalência ou incidência? Por que?
Escolha uma:
a. Trata-se de incidência, pois inclui o somatório de casos novos e casos existentes. A taxa de incidência é de 1,69 casos por 1.000hab.
b. Trata-se de prevalência, pois inclui o somatório de casos novos e casos existentes. A taxa de prevalência é de 169,93 casos por 100.000hab 
Correto:
2.000 casos em tratamento, isto é casos novos + existentes = prevalência.
Taxa de prevalência: (2.000÷ 1.176.935) x 100.000 = 169,93 casos por 100.000 hab.
c. Trata-se de prevalência, pois é o número de casos existentes. A taxa de prevalência é de 16,99 casos por 10.000hab.
d. Trata-se de incidência, pois se considera somente os casos novos existentes. A taxa de incidência é de 588 casos novos
e. a)      Trata-se de incidência, pois se considera somente os casos existentes. A taxa de incidência é de 588 casos novos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em uma visita de uma equipe da saúde da família, com avaliação de um mês na cidade satélite de Riacho Fundo II, todas as crianças, menores de 5 anos, foram examinadas. Entre os resultados obtidos estão os seguintes: de 105 crianças com exames positivos para verminose, 36 eram desnutridas, enquanto em outras 100 crianças com exame negativo para verminose, 21 foram consideradas desnutridas (para responder arme uma tabela 2X2). Pergunta-se qual o tipo de estudo? Por quê?
Escolha uma:
a. Coorte: Pois parte-se da causa e busca-se o efeito
b. Caso Controle: pois parte-se dos efeitos e busca-se a vinculação com a causa
c. Clínico experimental: pois parte-se da causa e busca o efeito com a diferença de que foi possível estabelecer os grupos de estudo – o de controle e o de experimentação
d. Transversal: pois tem de buscar a correlação entre causa e efeito ao mesmo tempo, pois os dois foram oferecidos de uma só vez 
Pergunta-se qual o tipo de estudo? Transversal.
Por quê? Por que neste estudo tem-se a causa e o efeito concomitantemente possibilitando a identificando/estabelecendo o grupo controle após a análise
e. Ecológico: pois trata-se de um estudo epidemiológico numa região geográfica especifica
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em uma visita de uma equipe da saúde da família, com avaliação de um mês na cidade satelite de Riacho Fundo II, todas as crianças, menores de 5 anos, foram examinadas. Entre os resultados obtidos estão os seguintes: de 105 crianças com exames positivos para verminose, 36 eram desnutridas, enquanto em outras 100 crianças com exame negativo para verminose, 21 foram consideradas desnutridas (para responder arme uma tabela 2X2). Qual a relação que se pode estabelecer entre verme e desnutrição?
Escolha uma:
a. A chance de uma criança desnutrida ter vermes no Riacho Fundo II é de 1,63% maior que uma criança que uma criança não desnutrida
b. A chance de uma criança desnutrida ter vermes no Riacho Fundo II é de 1,6329 vezes maior que uma criança que uma criança não desnutrida 
	Casos de Vermes
	Desnutrição
	TOTAL
	Taxa de Prevalência
	
	Sim
	Não
	
	
	Sim
	36
	69
	105
	342,9%0
	Não
	21
	79
	100
	210,0%0
	Total
	57
	148
	205
	
Razão de prevalência: 342,9 ÷ 210,0 = 1,6329
Qual a relação que se pode estabelecer entre verme e desnutrição? A chance de uma criança desnutrida ter vermes no Riacho Fundo II é de 1,6329 vezes maior ou 63,29% maior que uma criança sadia (nutrida).
c. A chance de uma criança nutrida ter vermes no Riacho Fundo II é de 1,63vezes maior que uma criança que uma criança desnutrida
d. A chance de uma criança desnutrida ter vermes no Riacho Fundo II é de 163%  maior que uma criança que uma criança desnutrida
e. A chance de uma criança nutrida ter vermes no Riacho Fundo II é de 342,9 por mil maior que uma criança que uma criança desnutrida
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um total de 30 crianças recém nascidas, portadoras de deficiências físicas, foram examinadas e suas mães interrogadas com respeito ao uso do medicamento talidomida: 19 relataram que usaram este medicamento até 1 anos antes do nascimento das crianças. Entre as crianças sadias, nascidas sem evidência de mal formação, foram selecionadas 1.232 para o grupo controle; 16 mães afirmaram que utilizaram talidomida até 1 anos antes do nascimento das crianças (para responder arme uma tabela 2X2). Pergunta-se: Qual o tipo de estudo? Qual o risco?
Escolha uma:
a. Coorte. Risco de 633%
b. Caso Controle. Risco de 12,98%
c. Coorte. Risco de 48,76vezes maior
d. Transversal. Risco de 48,76 vezes maior 
Qual o tipo de estudo? Estudo Transversal.
Qual o risco? A chance de uma criança ter deficiência física com o uso da talidomida é de 48,76 vezes das mães que não usaram talidomida. Conclui-se que a talidomida é formadora de má formação congênita.
e. Transversal. Risco de 633%
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma investigação realizada em banco de sangue de um hospital chegou aos seguintes resultados: entre 8.000 pessoas que receberam transfusão sanguínea, acompanhadas durante um ano, 15 pessoas contraíram HIV. No grupo controle, de 10.000 pessoas que não receberam transfusão, acompanhadas igualmente durante igual período, 18 pessoas contraíram HIV (para responder é preciso armar uma tabela 2X2 com os resultados). Pergunta-se trata de um estudo de coorte ou de caso controle? Por quê? Qual o risco de uma pessoa contrair HIV, tendo recebido transfusão de sangue frente a uma pessoa que não recebeu transfusão de sangue?
Escolha uma:
a. Estudo de Coorte, pois parte-se da causa para buscar os efeitos e toda a amostra está sadia no inicio do estudo. O risco é de 1,04%.
b. Estudo de Caso Controle, pois parte-se do efeito para se buscar a causa. O risco relativo é de 104%.
c. Estudo de caso controle, pois parte-se do efeito para se buscar a causa. O risco é de 1,04 vezes maior
d. Estudo de Coorte pois parte-se da causa para se buscar a vinculação com o efeito. O risco é 0,96 vezes maior
e. Estudo de Coorte, pois parte-se da causa para se buscar a vinculação com o efeito. O risco é 1,04 vezes maior 
Errado. A resposta correta é:
	Grupo de Pessoas
	Casos de doenças
	Total
	Taxa de Incidência
	
	HIV positivo
	HIV negativo
	
	
	Doadores
	15
	7.985
	8.000
	1,87 %0
	Não doedores
	18
	9.982
	10.000
	1,80%0
	Total
	33
	17.967
	18.000
	1,83%0
Risco Relativo: 1,87 / 1,80 = 1,04
1 - Trata de um estudo de coorte ou de caso controle? Estudo de Coorte Por quê? Não ocorre a alocação aleatoria prévia dos grupos de controle e de estudo e parte-se das causas para se tentar avaliar os efeitos.
2 - Quantas vezes o risco é maior que o outro? O risco é maior que o outro 1,04 vezes
Assim verifica-se que o risco de uma pessoa doadora de sangue vir a ser infectado com HIV é 4% maior que um não doador.
f. Estudo de caso controle, pois parte-se do efeito para se buscar a causa. O risco é de 1,04% maior.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade?
Escolha uma:
a. 152mg – muito tóxica. 
b. 152Kg – baixa tóxicidade.
c. 38Kg – tóxica.
d. 2mg – extremamente tóxica.
e. 7,6Kg - tóxica
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morte numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100?
Escolha uma:
a. A dose é menor, pois a DL20 representa que apenas 20% da população pode vir a falecer com esta dosagem – há morte, só que em percentual menor. 
b. A dose é maior, pois a DL20 é menor que a DL50 e DL100, assim eu tenho de ter muito mais doses para provocar a morte do que a DL20.
c. A dose é a mesma, pois o que varia é o tipo de substância.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a Toxicologia,  julgue as afirmativas a seguir.
 
I. Biotransformação (também conhecida por bioconversão) é a transformação que o fármaco recebe pelas reações químicas do organismo, geralmente mediadas por enzimas que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.
II. O ETANOL começa a ser excretado pelo organismo entre 10 a 12 horas para ser eliminada, dependendo das características fenotípicas do indivíduo e sua resistência genética, além da quantidade ingerida.
III. A DL50 do etanol é de 1008mg/Kg.
IV. Síndrome de abstinência é o conjunto de modificações orgânicas que se dão em razão da suspensão brusca do consumo de droga geradora de dependência física e psíquica, apresentando sintomas como disforia, insônia, ansiedade, irritabilidade, náusea, agitação, taquicardia e hipertensão. Caracterizando—se em geral por alucinações e crises convulsivas.
V. O cigarro é uma das drogas estudadas que não causa descomportamento social.
Escolha uma:
a. V, V, F, V, V. 
b. F, F, V, F, F.
c. V, F, V, F, V.
d. V, V, F, V, F.
e. V, V, V, V, V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
A diferença entre o termo intoxicado e infectado, é que Intoxicado: é o conjunto de efeitos nocivos produzidos por um agente tóxico em um organismo vivo, onde há o aparecimento de alterações bioquímicas ou funcionais com sinais e/ou sintomas compatíveis com um quadro de intoxicação, e Infectado: quando (um indivíduo) se ingere e/ou entra em contato com determinados microrganismos (patógenos) e o mesmo se multiplica causando doenças (infecções).
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As instâncias psíquicas e sua dinâmica são elementos que constituem a personalidade do indivíduo. Em relação às instâncias psíquicas, faça as associações corretas de acordo com o conceito de cada uma delas:
	· Administra as pulsões a modificá-las, canalizá-las ou suprimi-las a partir do princípio da realidade.
	Resposta 1 
	· Instância independente. Forma a consciência moral com atividades de auto-observação, autocrítica e produz sentimentos de remorso e culpa.
	Resposta 2 
	· Parte obscura, impenetrável da vida psíquica. É a instância que tende a satisfazer as necessidades pulsionais e é regido pelo princípio do prazer.
	Resposta 3 
Feedback
Sua resposta está correta.
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 1 da Unidade 1.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São mecanismos de defesa do ego: a negação, projeção, sublimação e isolamento, para  não proteger das pulsões do ID.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 1 da Unidade 1.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para a psicodinâmica do trabalho, se o sofrimento é da ordem coletiva, sua solução é da ordem singular. É fundamental que se crie o que o autor chama de espaço público, com a possibilidade do sofrimento emergir e sua solução ser pensada por todos.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Para a Psicodinâmica do Trabalho, se o sofrimento é da ordem do singular, sua solução é coletiva – conforme pág. 22 da Apostila.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
SÃO CARACTERÍSTICAS QUE COMPÕEM A PERSONALIDADE: AS FÍSICAS, PSÍQUICAS E SÓCIO CULTURAIS COMO INFLUÊNCIA DO PATRIMÔNIO BIOLÓGICO E MEIO AMBIENTE.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Podemos observar e identificar os diferentes tipos de traços nas pessoas que compõe a personalidade:
1. Características físicas (biológicas), tais como raça, altura, pele, tipo de cabelo e cor, tipo e cor dos olhos, sinais particulares.
2. Características psíquicas (psicológico) como: temperamento, caráter, capacidade intelectual.
3. Sociocultural, tais como: educação, crenças e valores. Dois valores têm uma influência decisiva na formação de nossa personalidade: Patrimônio e Meio Ambiente.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as atividades específicas do campo da Psicologia do Trabalho, é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. Denunciam as ideologias da excelência com as consequentes imposições de metas de desempenho individual no trabalho.
b. Preocupam-se com os impactos dos processos econtextos de trabalho na saúde do trabalhador e na patogenia das relações de trabalho.
c. Propõem-se a aplacar conflitos organizacionais, melhorar as relações interpessoais e contribuir para o aumento da produtividade da empresa. 
d. Consideram os processos organizativos em sua dimensão política e almejam proporcionar a possibilidade de busca de satisfação no trabalho.
e. Procuram compreender as relações estabelecidas pelo indivíduo com os processos e contextos de trabalho.
Feedback
Sua resposta está correta.
Não é atribuído à psicologia do trabalho a atividade de resolver conflitos interpessoais e organizacionais no meio ambiente de trabalho, e sim estudar as relações entre o indivíduo, o trabalho e o meio ambiente de trabalho.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O homem encontra-se em todas as suas expressões e tudo o que está sintetizado no termo “subjetividade”.  Ela é a síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas. Enfim, a subjetividade é a maneira de sentir, amar, pensar, fantasiar, sonhar e fazer de cada um.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 1 da Unidade 1.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao conhecimento das relações entre o trabalho e a saúde mental, se o trabalho leva ao sofrimento e ao adoecimento, esse mesmo trabalho pode constituir-se em uma fonte de prazer e de desenvolvimento humano.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O treinamento de pessoas deve promover um espaço de reflexão  e de registro do real do trabalho: os eventos inesperados do trabalho os quais irão exigir do individuo sua inteligência criativa a serviço do trabalho que, muitas vezes, se distancia daquilo que foi prescrito. 
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 3 da Unidade 1.
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Pode ser considerado assédio moral dar instruções confusas e imprecisas e ignorar a presença do funcionário na frente dos outros.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 6 da Unidade 2.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assédio moral é um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado. Caracteriza-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra o subordinado o ganho de algum objeto/objetivo.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Essa é a definição de assédio sexual. O conceito de assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Não são ações preventivas para o assédio moral a adoção de um código de conduta de ética, a composição de uma equipe multidisciplinar, Comitê Interno de Prevenção de Acidente (CIPA), avaliar os fatores psicossociais, identificar os problemas e solucioná-los. A subjetividade inata é a maneira de sentir, amar, pensar, sonhar e fazer de cada um.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Conforme pag. 44 da apostila, as ações descritas na afirmativa se constituem como preventivas para o assédio moral.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sinistro é o prejuízo sofrido por uma organização, sem garantia de ressarcimento por meio de seguros ou por outros meios.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Sinistro é o prejuízo sofrido por uma organização, com garantia de ressarcimento por meio de seguros ou por outros meios.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. Em relação à esfera organizacional, podem-se citar os seguintes efeitos nocivos do assédio moral:
Escolha uma:
a. Sentimento de inutilidade; desprezo social; afastamento familiar e perda de clientes.
b. Afastamento dos familiares; alcoolismo; descrença e apatia.
c. Perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; alcoolismo e agressividade.
d. Perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; descrença e apatia.
e. Afastamento de pessoal por doenças e acidentes de trabalho; aumento dos casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos de imagem para os clientes. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa A é a única que trata dos efeitos nocivos do assédio moral à nível organizacional. As demais tratam os efeitos nocivos do assédio moral à nível individual.
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acidente de trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte. Qual das situações abaixo não é equiparada a acidente de trabalho?
Escolha uma:
a. Doença do trabalho
b. Doença profissional
c. Acidente no local e horário de trabalho produzido por ato de imprudência de companheiro de trabalho
d. Doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade
e. Nenhuma das alternativas anteriores 
Feedback
Sua resposta está correta.
Aprofunde mais sobre essa questão lendo o Capítulo 6 da Unidade 2.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O assédio vertical é o que ocorre entre colegas de trabalho de mesma hierarquia, geralmente quando dois empregados disputam a obtenção de um mesmo cargo ou uma promoção.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
No assédio horizontal, o agressor pratica o ato ilícito, em muitas situações por inveja de seu colega de trabalho que se destaca por alguma habilidade e pelo trabalho, podendo vir a obter uma promoção, ou ainda por discriminação sexual, religiosa, ética, política etc. O assediador expõe a vítima a situações de humilhação mediante comentários ofensivos, boatos sobre a vida pessoal, acusações que denigrem sua imagem com o empregador, minando seus planos de trabalho.
O assédio vertical caracteriza-se quando é praticado pelo superior hierárquico para com o seu subordinado (assédio vertical descendente), havendo também o assédio vertical ascendente, onde um grupo de subordinados se dirige diretamente ao superior direto.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Correspondem a características do assédio moral, EXCETO:
Escolha uma:
a. Abuso do poder diretivo do empregador.
b. Isolamento do trabalhador assediado.
c. Desestabilização psicofisiológica do trabalhador de modo a desencadear no obreiro a motivação para pedir demissão do emprego ou remoção para outro local de trabalho.
d. Única exposição do trabalhador à situação constrangedora e humilhante no ambiente laboral. 
e. Deterioração das condições de trabalho, por meio do repasse ao trabalhador de atividades incompatíveis e inferiores à sua capacidade técnica.
Feedback
Sua resposta está correta.
O assédio moral caracteriza-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Perigo expressa uma exposição relativa a um risco que favorece a sua materialização em danos. Se existe um risco, diante das precauções tomadas, o nível de perigo pode ser baixo ou alto, e, para riscos iguais, pode-se ter diferentes tipos deperigo.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A segurança no trabalho pretende a preservação da integridade física, que não é um direito de todo trabalhador, uma vez que os acidentes de trabalho podem gerar uma incapacidade permanente para o trabalho e problemas psíquicos e sociais.  
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A segurança no trabalho pretende a preservação da integridade física, direito de todo trabalhador, uma vez que os acidentes de trabalho podem gerar uma incapacidade permanente para o trabalho e problemas psíquicos e sociais.
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Com relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, identifique as assertivas corretas (V) e falsas (F).
1. O PPRA tem prazo de validade, devendo ser refeito a cada ano ou a cada período de 365 dias.
2. O PPRA não possui prazo de validade, devendo ser refeito sempre que houver alteração do modus de produção ou de objeto social da empresa ou instituição.
3. Todo ano deverá ser efetivado um relatório contendo a avaliação da implantação do PPRA naquele período e fazendo os ajustes e determinar as ações para o ano seguinte.
4. O PPRA deverá em sua estrutura básica (documento base) apresentar o estabelecimento de metas, prioridades e cronograma, a estratégia e a metodologia de ação, ficando a CIPA responsável pela forma de registro, manutenção e divulgação dos dados.
5. O PPRA deverá incluir necessariamente as seguintes etapas: antecipação e reconhecimento dos riscos / avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores / implantação das medidas de controle e avaliação da sua eficácia.
6. Está habilitado para elaborar o PPRA qualquer profissional vinculado ao Serviços Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, em especial o Engenheiro de Segurança e o Médico do Trabalho.
7. É obrigação do empregador apresentar o PPRA a cada funcionário, com foco no risco que o mesmo está submetido, quando da realização de seu trabalho.
Escolha uma:
a. V, F, F, V, V, F, V.
b. F, V, F, F, V, V, V.
c. V, F, F, V, V, F, F.
d. V, F, V, V, F, V, V.
e. F, V, V, F, F, F, V 
O PPRA não possui prazo de validade, o mesmo deve ser refeito e atualizado sempre que houver alteração no processo de trabalho estabelecido quando da sua elaboração inicial, mas deverá ser feito um relatório anual, indicando, dentre outros, o que foi efetivado, e qual o planejamento para o próximo ano, como a apresentação de um novo cronograma. A CIPA, quando existente, atua como um auxiliar na elaboração e implantação do PPRA, não cabendo a mesma definir a forma de registro, manutenção e divulgação dos dados, mesmo que nada impeça de que estas atribuições, principalmente as duas últimas sejam repassadas pelo PPRA a equipe da CIPA. O PPRA deverá incluir, além das etapas contidas no item (e) o estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle e o monitoramento a exposição aos riscos. E finalmente a NR09 permite que qualquer pessoa elabore um PPRA, desde que o documento elaborado seja aceito pelo empregador.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Para a elaboração do PPRA, considerando sua premissa como programa, deve-se levar em conta que riscos ambientais?
Escolha uma:
a. Para a elaboração do PPRA, deve-se levar somente em conta os riscos estabelecidos na Norma Regulamentadora nº09, isto é: Físico, Químico e biológico.
b. Para a elaboração do PPRA, deve-se levar em conta os riscos físicos e químicos, uma vez que os riscos biológicos são de avaliação qualitativa.
c. Para a elaboração do PPRA, deve-se levar em conta todo e qualquer risco de característica ambiental, isto é: os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos, independentemente de o mesmo estar citado na NR09. 
Independentemente o que preconiza a NR09, que limita a elaboração do PPRA nos riscos físicos, químicos e biológicos, a premissa do PPRA é antecipar e reconhecer quaisquer riscos a que estejam submetidos os trabalhadores em determinado ambiente de trabalho, assim deve se incluir os riscos ergonômicos e os mecânicos, para a premissa do PPRA esteja atendida. A elaboração de um PPRA somente com os riscos físicos, químicos ou biológicos, está de acordo com a NR09, mas está em desacordo com o que se propõem como programa. Para a elaboração do PPRA poderá o profissional que estiver elaborando utilizar de qualquer parâmetro para estabelecer a sua ação, desde que seja igual ou mais restritivo que a previsto na NR15.
d. Para a elaboração do PPRA, deve-se considerar a avaliação dos riscos identificados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
e. Para a elaboração do PPRA, e para caracterizar o risco físico deve considerar os limites estabelecidos tão somente na Norma Regulamentadora nº15.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
No PPRA recomenda-se a utilização da “MATRIZ DE DECISÃO” para a priorizar as intervenções e estabelecer o cronograma de ações. Tendo isso em mente, identifique os prazos médios verdadeiros (V) e os falsos (F) para o grau de risco identificado.
1. Desprezível à até 01 ano para a correção ou eliminação do risco.
2. Tolerável à até 06 meses para a correção ou eliminação do risco.
3. Moderado à no máximo 06 meses para a correção ou eliminação do risco.
4. Substancial à no máximo 02 meses para a correção ou eliminação do risco.
5. Intolerável à no máximo 01 mês para a correção ou eliminação do risco.
6. Risco grave e iminente à interdição.
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V, V. 
b. V, F, F, F, V, V.
c. F, F, F, V, V, V.
d. V, V, V, V, V, V.
e. F, F, V, V, F, V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
1.Quais empresas são obrigadas a elaborar e a implantar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA?
Escolha uma:
a. Todas as empresas e instituições que tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.
b. Todas as empresas e instituições que possuam em seus quadros funcionários contratados pelo Decreto Lei nº 5.452 de 1º de maio de 1943. 
A Norma Regulamentadora nº 09 estabelece que qualquer empresa ou instituição que contrate trabalhadores (funcionários) pelo Decreto Lei nº5.452 de 1º de maio de 1943, independentemente do número de trabalhadores, são obrigados a elaborar e a implantar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Não há exceção para quaisquer tipos de empresas privadas ou públicas ou instituições, se houver contratação de trabalhador pela CLT, deverá o empregador providenciar o PPRA. Vários entes federados (União, Estados e Municípios) tem tornado obrigatório por meio de legislação especifica a obrigatoriedade de elaboração do PPRA.
c. Todas as empresas e instituições que possuam em seus quadros funcionários contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, com exceção das instituições filantrópicas.
d. As empresas ou instituições que tenham mais de 20 (vinte) funcionários registrados.
e. As empresas públicas e privadas, exceto as instituições filantrópicas, que tenham trabalhadores – independente se estão sob regime da CLT ou se são estatutários.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quando a Caldeira a Vapor estiver instalada em ambiente confinado, a "Casa das Caldeiras":
I. Deve ter seu material de construção resistente ao fogo.
II. Deve dispor de ventilação permanente, com entradas de ar que não possam ser bloqueadas.
III. Deve dispor de sensores para a detecção de vazamento de gás, para o caso de uso de combustível gasoso.
Estão corretas as alternativas:
Escolha uma:
a. Somente I
b. I, II e III 
c. Somente III
d. II e III
e. I e II
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Cabe ao Profissional Habilitado (PH) a responsabilidade apenas dasmanutenções e inspeções da Caldeira.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP), ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA), é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa. São classificados em classes de acordo com o tipo de fluido e o potencial de risco.
Em relação aos vasos de pressão, faça as associações corretas entre as classes, o tipo de fluido e o potencial de risco:
	Água ou outros fluidos não enquadrados em outras classes.
	Resposta 1 
	Hidrogênio
	Resposta 2 
	Vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido. 
	Resposta 3 
	Fluidos combustíveis com temperatura inferior a 200ºC. 
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O fato de um trabalhador operar uma Caldeira de categoria “I” ou “II” sem treinamento de segurança na operação de unidades de processos constitui um risco grave e iminente.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a opção correta sobre as recomendações em relação à instalação de caldeiras:
Escolha uma:
a. Deve estar afastada de, no mínimo, 3,0 m (três metros) de outras instalações do estabelecimento e do limite com as vias públicas.
b. Dispor de pelo menos 2 (duas) saídas amplas, permanentemente desobstruídas, sinalizadas e dispostas em direções distintas.
c. Ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação atendendo às normas ambientais vigentes.
d. Dispor de iluminação conforme normas oficiais vigentes e ter sistema de iluminação de emergência caso opere à noite.
e. Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para o cálculo da PMTA é considerado apenas as dimensões e geometria de cada parte específica da caldeira, ou seja, o diâmetro e a espessura das suas partes.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um trabalhador de empreiteira que operava o elevador da obra se aposentou. O dono da empreiteira resolveu contratar um novo operador que na carteira de trabalho consta que realizava esta função há três anos e com experiência de dez anos na função. O mesmo poderia começar imediatamente a trabalhar na função. Você sendo o responsável pela segurança no ambiente de trabalho, estaria agindo corretamente ao concordar com o inicio imediato ao trabalho para este operador.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 0,83 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na construção civil podemos observar o uso da soldagem para unir peças metálicas. As soldas por arco elétrico desprendem partículas de fumos metálicos. Em relação aos tipos de fumo, faça as associações corretas quanto ao risco de exposição por cada tipo de fumo metálico:
	Febre dos Fumos Metálicos
	Resposta 1 
	Fluorose Ocupacional
	Resposta 2 
	Câncer
	Resposta 3 
	Alergia
	Resposta 4 
	Anosmia
	Resposta 5 
	Manganismo
	Resposta 6 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 5.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Processos de soldagem apresentam risco apenas devido as radiações não ionizantes e temperatura. Não existe possibilidade de pegar câncer ao se fazer uma solda, a radiação não ionizante não é a mesma que é produzida em aparelhos de raio X.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A melhor proteção para o trabalhador que está em um andaime é utilizar cinto pára-quedista com um talabarte e trava tipo overlock, pois evita a queda do trabalhador.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto aos andaimes motorizados, não é necessário:
Escolha uma:
a. Que os cabos de alimentação tenham dupla isolação.
b. Que tenham fim de curso superior e batente.
c. Que os plugs/tomadas sejam blindados.
d. Que sejam dotados de aterramento.
e. Que sejam dotados de dispositivos que impeçam sua movimentação, quando o ângulo for inferior a 15º. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere uma empresa fabricante de andaimes, eu possui no seu quadro de funcionários um profissional legalmente Habilitado. A mesma fica isenta da obrigação de inscrição no CREA, pois o profissional supracitado apresenta habilitação para dimensionamento do andaime e pode tirar ART para o andaime fabricado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a NR-18, é correto afirmar:
I. O modo adequado de transporte de materiais para os pavimentos é através de calhas fechadas.
II. É proibido o uso de escada de mão com montante duplo.
III. As lâmpadas de iluminação da carpintaria devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas.
IV. O perímetro da construção deve ser fechado com tela metálica a partir da plataforma secundária de proteção.
 
Estão corretas as alternativas:
Escolha uma:
a. Somente IV
b. I e IV
c. Somente I
d. I, II e III
e. Somente III 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento, excetuando-se dessa obrigação as máquinas manuais, as máquinas autopropelidas e aquelas nas quais o dispositivo de parada de emergência não possibilita a redução do risco.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as normas técnicas brasileiras, que indicam as principais aplicações para as cores vermelha, amarela e verde, considere:
 
I. Tanto o vermelho como o amarelo podem ser utilizados para indicar situações e locais de perigo, desde que ambas as cores sejam utilizadas juntas, em faixas sobrepostas, com ou sem o uso da cor laranja. 
 
II. O vermelho deve ser empregado para distinguir equipamentos de combate a incêndio, as válvulas e registros desses equipamentos, hidrantes com ou sem suas respectivas caixas e identificar os quadros elétricos de controle de bombas de incêndio.
 
III. A cor verde é a indicada para sinalizar segurança, delimitando áreas como localização de caixas de equipamentos de primeiros socorros, macas, chuveiros de emergência e lava-olhos. (
 
IV. Nos equipamentos de soldagem oxiacetilênica, a mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha e a de oxigênio de cor verde. 
Estão corretas as alternativas:
Escolha uma:
a. I, II e III
b. I, III e IV
c. III e IV 
d. Somente I
e. Somente IV
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Bombas são utilizadas quando existe necessidade de transporte de fluidos. Para este tipo de equipamento podem ocorrer os riscos: físico, químico, de acidente e ergonômico.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O forno industrial é basicamente um trocador de calor que usa os gases quentes da combustão para elevar a temperatura de um fluido circulando através de uma serpentina. Uma simples queda de energia não traz implicações para o forno, pois como o princípio dos mesmos é baseado na queima ele estaria naturalmente protegido.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcarquestão
Texto da questão
Prensas são máquinas utilizadas na conformação e no corte de materiais diversos, onde o movimento do martelo (punção) é proveniente de um sistema hidráulico/pneumático (cilindro hidráulico/pneumático) ou de um sistema mecânico em que o movimento rotativo é transformado em linear através de uma cadeia cinemática (motor elétrico, volante, engrenagens, eixos, bielas, guias, correias).
Associe o tipo de prensa a pelo menos um tipo de sistema de segurança determinado na NR-12:
 
1-  Prensa Mecânica Excêntrica com freio e embreagem.
2-  Prensa Hidráulica.
3-  Prensa Mecânica Excêntrica de engate por chaveta.
4-  Prensa Servoacionada.
5-  Prensa Mecânica de Fricção com acionamento por fuso.
	Prensa Mecânica Excêntrica de engate por chaveta.
	Resposta 1 
	Prensa Hidráulica.
	Resposta 2 
	Prensa Mecânica de Fricção com acionamento por fuso.
	Resposta 3 
	Prensa Mecânica Excêntrica com freio e embreagem.
	Resposta 4 
	Prensa Servoacionada.
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a opção incorreta em relação à utilização de cores na sinalização:
Escolha uma:
a. Vermelha - Não deve ser usada para assinalar perigo
b. Amarelo - paredes de fundo de corredores sem saída
c. Púrpura - localização de coletores de resíduos 
d. Verde - localização de macas
e. Alaranjada- partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os dispositivos de intertravamento com bloqueio associados às proteções móveis das máquinas e equipamentos devem permitir a operação somente enquanto a proteção estiver fechada e bloqueada.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
I - Considerando o assunto estudado na unidade I e II do caderno de estudos, assinale F ( Falso) ou V (verdadeiro) para as proposições a seguir:
1- ( V )	 Para que exista fogo, são necessários quatro elementos fundamentais: o combustível, o comburente, o agente ígneo, e a reação química em cadeia.
2- ( F )	 Os combustíveis, um dos elementos essenciais à combustão, podem se apresentar somente no estado sólido e líquido. 
3- ( F )	 Dentro do contexto estudado quanto a segurança contra incêndio e pânico, podemos afirmar que a cultura do Brasil é prevencionista. 
4- ( F )	 Utilizando a água como agente extintor, o efeito de abafamento é obtido em decorrência da água, quando transformada de líquido para vapor, ter o seu volume, aumentado cerca de 1700 vezes. Este grande volume de vapor, desloca, ao se formar, igual volume de ar que envolve o fogo em suas proximidades, portanto reduz o volume de comburente (oxigênio) necessário à manutenção da combustão.
5- ( V )	 As causas de incêndios podem ser naturais e artificiais, sendo os artificiais subdividida em acidentais ou propositais.
6- ( V )	 Considerando as formas de extinção de incêndios, a retirada do comburente ou abafamento consiste, geralmente, na redução da concentração de oxigênio no local (como na extinção utilizando gás carbônico) ou na interposição de uma barreira que impeça o contato entre o combustível e o comburente. 
7- ( V )	 O Comburente é o elemento que reage com o combustível, participando da reação química da combustão, possibilitando assim vida às chamas e intensidade a combustão.
8- ( V )	 A maioria dos combustíveis não queimam no estado sólido, sendo necessário transformar-se em vapores, por meio da pirólise, para então reagir com o comburente, ou ainda transformar-se em líquido para posteriormente em gases, para então queimar.
9- ( V )	A espuma, utilizada na extinção de incêndios, é uma solução aquosa de baixa densidade e de forma contínua, constituída por um aglomerado de bolhas de ar ou de um gás inerte.
10- ( V )	Os agentes extintores devem ser utilizados de forma criteriosa, observando a sua correta utilização e o tipo de classe de incêndio, tentando sempre que possível minimizar os efeitos danosos do próprio agente extintor sobre materiais e equipamentos não atingidos pelo incêndio. 
11- ( V )	Considerando as formas de extinção de incêndios, a retirada do combustível é também conhecida como isolamento e geralmente é feita pela remoção dos materiais combustíveis dos ambientes adjacentes ao ambiente incendiado, para onde o incêndio terá uma tendência de se propagar.
12- ( V ) Em um incêndio a propagação do calor em virtude da transmissão do calor que ele libera para outra parte do combustível ainda não incendiado, ou até mesmo para outro corpo combustível distante, também não incendiado. Este processo pode ocorrer sob três formas: condução, convecção e irradiação. 
13- ( F )	Fogo em materiais combustíveis sólidos comuns, geralmente de natureza orgânica (como madeira, papel, tecidos e similares), de fácil combustão que queimam em superfície e profundidade e deixam resíduos fibrosos (cinzas), onde a extinção é feita principalmente por resfriamento é classificado como incêndio classe B.
14- ( V )	Fogo que ocorre em equipamentos energizados é classificado como incêndio classe C. Entretanto de desconectados da rede elétrica, podem se tornar classe A ou B. Sua extinção deve ser realizada por substâncias que não conduzam eletricidade.
15- ( V )	Considerando os combustíveis gasosos, para que haja a combustão, a mistura com o comburente deve ser uma mistura ideal, isto é, não pode conter combustível demasiado (mistura rica) e nem quantidade insuficiente do mesmo (mistura pobre). 
2- Responda o abaixo solicitado: 
A partir do material da Unidade I e II, análise o prédio onde você mora ou trabalha (escolha aquele que for mais conveniente) em relação à segurança contra incêndios. Em seguida, responda às seguintes questões:
1) Existem medidas de proteção passivas no seu prédio? Quais? Descreva-as sucintamente.
Resposta: O local onde trabalho possui: dimensionamento adequado de rotas de fuga, saídas de emergência e acesso para combate, sistema de detecção de incêndios através de detectores de fumaça e calor, alarmes de incêndio, sistema de sinalização e iluminação de emergências.
2) Existem medidas de proteção ativas no seu prédio? Quais? Descreva-as sucintamente.
Resposta: O local em que trabalho possui as seguintes medidas de proteção ativas: sistemas de extintores de incêndio, sistemas de hidrantes, sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers), sistemas especiais de extinção por meio de sistema fixo de CO2 e FM 200, 2 bombas de incêndios, bombas jockey.
I - Considerando o assunto estudado na unidade III do caderno de estudos, assinale F (Falso) ou V (verdadeiro) para as proposições a seguir:
1- ( V )	O tempo máximo para comutação (tempo em que o sistema de iluminação comece a funcionar) do sistema de iluminação por grupo motogerador é de 12 segundos.
2- ( F )	A água é um excelente agente extintor para ser utilizado em incêndios constituídos de metais pirofóricos ou ligas metálicas, pois possuem como característica a queima em altas temperaturas. 
3- ( F )	Os extintores devem ser dimensionados nas edificações considerando a possibilidade de serem utilizados em grandes incêndios. 
4- ( V )	A sinalização complementar deve ser utilizada para indicação de obstáculos, como pilares, arestas de paredes, proibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio, dentre outros.
5- ( V )	O hidrante de recalque tem o objetivo de permitir que a água do reservatório que abastece o sistema de hidrantes seja retirada para ser utilizada em outra edificação incendiada. 
6- ( F )	Considerando o dimensionamento de extintores em uma área de uma determinada edificação onde a classe do fogo é “A”, a distância máxima que um usuário deverá percorrer para alcançá-los deverá ser 15 metros.
7- ( V )	A tensão de alimentação do sistema de iluminação de emergência deve ser no máximo 30Vcc a fim de evitar choques ao combater o incêndio com água. No caso de luminárias locadas em áreas protegidas para escoamento, livres de materiais combustíveis,podem manter a alimentação em 110/220Vca.
8- ( V )	Os extintores quando dimensionados externamente à edificação deverão possuir proteção contra intempéries e danos físicos.
9- ( V )	O reservatório do sistema de proteção por hidrante deverá ser de preferência o reservatório superior da edificação, a fim de garantir que no caso da inoperância das bombas de pressurização a edificação terá pelo menos água por gravidade no sistema.
10- ( V )	Quando deparamos com um equipamento elétrico energizado incendiando, podemos classificar o incêndio como classe C, entretanto se ele estiver desconectado da rede elétrica que o alimenta, o fogo pode ser tratado como classe A e/ou B. 
11- ( V )	A altura máxima de instalação dos extintores portáteis deverá ser de 1,60m do piso acabado, medindo a partir da alça de manuseio. 
12- ( V )	No dimensionamento do sistema de hidrantes em edificações onde são utilizados os reservatórios elevados e bombas de pressurização é necessário realizar a derivação (by-pass) na rede hidráulica de incêndio de modo a garantir o funcionamento do sistema de hidrantes por gravidade.
13- ( V )	São algumas características das luminárias que compõem o sistema de iluminação de emergência: Resistir a uma temperatura de 70ºC por no mínimo 1h, ser construída de material que impeça a propagação de chama e que não produza gases tóxicos.
14- ( F )	O esguicho agulheta utilizado no sistema de hidrantes é extremamente eficaz, uma vez que proporciona desde o jato sólido (compacto) até o neblina em diferentes níveis. Estes modelos possuem uma manopla para fechamento e abertura rápida da passagem de água que proporciona uma aplicação mais eficiente e duradoura.
15- ( V )	O uso do sistema de proteção de extintores de sobre rodas é recomendado em edificações que produzem ou manipulem, armazenem e distribuem derivados de petróleo, podendo este sistema atender, nesta mesma edificação, locais situados em pavimentos diferentes.
II - Escolham a legislação contra incêndio de um Estado Brasileiro, podendo ser a de seu Estado, estude-a e discorra um texto sobre o dimensionamento do sistema de hidrantes.
DECRETO No 897, DE 21 DE SETEMBRO DE 1976
Segundo o Art. 13 do capítulo IV do decreto número 897, de 21 de Setembro de 1976, os agrupamentos de edificações residências unifamiliares e as vilas estarão sujeitos às exigências, como por exemplo, o número de lotes ou casas até 6 (seis), são isentos de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incêndio.
O Art. 20 do capítulo V, que trata da instalação de hidrantes urbanos, exige a instalação de hidrantes nos casos de loteamentos, agrupamentos de edificações residenciais unifamiliares com mais de 6 (seis) casas, vilas com mais de 6 (seis) casas ou lotes, agrupamentos residenciais multifamiliares e de grandes estabelecimentos. 
No Art. 21 do capítulo V, os hidrantes serão assinalados na planta de situação, exigindo-se um número que será determinado de acordo com a área a ser urbanizada ou com a extensão do estabelecimento, obedecendo-se ao critério de 1 (um) hidrante do tipo coluna, no máximo, para a distância útil de 90m (noventa metros) do eixo da fachada de cada edificação ou eixo da fachada de cada edificação ou de eixo de cada lote. 
Em complemento, o Art. 22 estabelece que está a critério do Corpo de Bombeiros que poderá ser exigido o hidrante nas áreas de grande estabelecimentos. 
Art. 23 - Nos logradouros públicos a instalação de hidrantes compete ao órgão que opera e mantém o sistema de abastecimento d’água da localidade. O Corpo de Bombeiros, através de suas Seção e Subseções de Hidrantes, fará, anualmente junto a cada órgão de que trata este artigo, a previsão de hidrantes a serem instalados no ano seguintes.
Segundo o Art. 25 do capítulo VI, o qual trata da canalização preventiva, são exigidos um reservatório d’água superior e outro subterrâneo ou baixo, ambos com capacidade determinada, de acordo com o Regulamento de Construções e Edificações de cada Município, acrescido, o primeiro, de uma reserva técnica para incêndio, assim calculada: 
I - Para edificações com até 4 (quatro) hidrantes: 6.000 l (seis mil litros); 
II - Para edificação com mais de 4 (quatro) hidrantes: 6.000 l (seis mil litros), acrescido de 500 l (quinhentos litros) por hidrante excedente a 4 (quatro);
III - Quando não houver caixa d’água superior em face de outro sistema de abastecimento aceito pelo Corpo de Bombeiros, o reservatório do sistema terá, no mínimo, a capacidade determinada pelo regulamento de Construções e Edificações do Município, acrescida da reserva técnica estabelecida nos incisos anteriores.
Art. 27 - A pressão d’agua exigida em qualquer dos hidrantes será, no mínimo, de 1kg/cm2 (um quilo por centímetro quadrado), e, no máximo, de 4kg/cm2 (quatro quilos por centímetro quadrado).
Art. 31 - O número de hidrantes será calculado de tal forma que a distância sem obstáculos, entre cada caixa e os respectivos pontos mais distantes a proteger seja de, no máximo, 30m (trinta metros).
I - Considerando o assunto estudado na unidade IV do caderno de estudos, assinale F (Falso) ou V (verdadeiro) para as proposições a seguir:
1- ( F ) Os detectores térmicos são instalados em ambientes onde a rapidez no aumento da temperatura indique inequivocamente um princípio de incêndio.
2- ( V ) O sistema de chuveiros automáticos é um sistema fixo que libera uma descarga automática de água sobre um foco de incêndio numa densidade adequada para controlá-lo ou extingui-lo em seu estado inicial.
3- ( V )	Os detectores de chama são instalados em ambientes onde a primeira conseqüência imediata de um princípio de incêndio seja a propagação de chama. Sua instalação deve ser executada de forma que seu campo de visão seja suficiente e não impedido por obstáculos para assegurar a detecção de foco de incêndio na área por ele protegida, por ex. líquidos inflamáveis, gases combustíveis, produtos petroquímicos, etc.
4- ( V )	São alguns exemplos para diminuir a resistência de terra a fim de permitir o escoamento seguro de uma corrente proveniente de um raio: hastes profundas, sal para aumentar a condutibilidade do solo e tratamento com betonita.
5- ( V )	As centrais de GLP devem sempre distar no mínimo a 1,5 das aberturas, como ralos, poços, canaletas e outras que estejam em nível inferior a central em razão o GLP ser mais pesado que o ar atmosférico e tende alojar-se em depressões, aumentando a chance de propiciar a mistura ideal para que ocorra a explosão.
6- ( F )	A detecção de um incêndio faz-se através dos fenômenos físicos primários e secundários de uma queima. Como exemplos de fenômenos físicos primários temos a presença de fumaça e de fuligem.
 (V) Os condutores de descidas não naturais de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas devem estar a uma distância mínima de 0.5m de quaisquer aberturas, tais como janelas, portas, etc.
7- ( F )	Na rede de distribuição de uma central de GLP esta localizado o regulador de 20 estágio, que é um dispositivo para aumentar a pressão do gás antes de entrar na rede secundária de 1.5 kg/cm2 para um valor abaixo de 3,0 kg/cm2.
8- ( F )	 O uso de rede de tubulação fixa, permanentemente seca, mantida sob pressão de ar comprimido ou nitrogênio, em cujos ramais são instalados os chuveiros automáticos denomina-se sistema de dilúvio. Este sistema é comumente utilizado em regiões onde a temperatura baixa propicia o congelamento da água dentro da tubulação.
9- ( V ) Considerando o ambiente em que esta localizada a central de alarme e detecção automática, este deve estar no máximo a 25 metros de uma área segura fora do prédio, que não pode ser inundada pela fumaça ou pelo calor do fogo.
10- ( F )	O acionador manual do sistema de alarme e detecção automática possui a finalidade do acionamento automático sem a intervenção humana, devendo ser instalado a uma altura entre 1,20m e 1,60m do piso acabado.
11- ( F )	Os dispositivos que permitem o dreno da água da tubulação do sistema de chuveiros automáticos são as válvulasde governo e alarme ou chave detectora de fluxo de água.(F) São distintos!
12- ( F )	As válvulas de governo e alarme de um sistema de chuveiros automáticos são instaladas na nas subidas ou descidas do sistema de distribuição.
13- ( V ) Ao dimensionar detectores térmicos em um ambiente, deve-se considerar as variações normais de temperatura do ambiente a fim de não provocar alarmes falsos, como exemplo, em cozinhas industriais.
14- ( F )	Considerando o sistema de chuveiro automáticos, pode-se afirmar que para ocupações de risco leve e ordinário, as distâncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais não devem exceder a 3,7 m.
15- ( V )	Considerando o sistema de chuveiros automáticos, pode-se afirmar que para que a atuação de um chuveiro não interfira na atuação de outro chuveiro adjacente, a distância mínima entre os chuveiros deve ser de 1,8 m.
16- ( F )	São componentes de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas: subsistema de captores, subsistema de descidas, subsistema de subidas e o subsistema de aterramento. 
17- ( F )	O subsistema de captação tem a finalidade de conduzir a corrente proveniente da descarga atmosférica ate ao solo (aterramento).
18- ( V ) 	As partes metálicas, tais como calhas, ornamentos, parapeitos, rufos, e outros, cuja seção não seja inferior àquela especificada para os captores, podem ser consideradas e usadas como captores naturais de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
19- ( V )	 Método Franklin ( ângulo de proteção ), Método Eletrogeométrico ( esfera rolante ou fictícia ), o Método Faraday ( condutores em malha ou gaiola ) são métodos de podem ser usados na captação de descarga atmosférica. 
Enclausuramento com proteção fixa.
Uso de dispositivos de segurança como scanner e cortina de luz.
Proteção móvel intertravada.
Válvula de segurança com monitoramento remoto.
Freio externo mecânico com acionamento pneumático ou hidráulico por meio de válvula de segurança.
VERDADEIRO
FALSO
(
 
 
 
)
 
 Médico, Enfermeiro
(
 
 
 
)
 
 Veterinário
(
 
 
 
)
 
 Limpeza urbana
(
 
 
 
)
 
 Construção civil
V
F
V
V
4º
2º
5º
1º
3º
III
I
ERRADO
CERTO
CERTO
II
Losango
Quadrado
Círculo
Seta grossa
Seta fina
Administração
Engenharia
Finanças
Supervisão
Gerência
CIPA
Corrosão
Reações alérgicas
Irritantes
Asfixiantes
Efeitos sobre o sistema reprodutivo
Asfixiantes
Agentes tóxicos sistêmicos
Câncer
Névoas
Gases e vapores
Fuligem 
–
 (Fly-ash)
Fumaças
Organismos vivos
Verificar
Verificar
Ego
Supergo
Id
Classe D
Classe A
Classe C
Classe B
Exposição ao cádmio
Exposição a fluoreto
Exposição ao cromo hexavalente
Exposição ao níquel
Exposição ao manganês

Mais conteúdos dessa disciplina