A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
QUESTIONÁRIO Sociologia e Cultura UNAR

Pré-visualização | Página 1 de 2

Sociologia e Cultura,
A cultura é a capacidade de o ser humano produzir coletivamente regras, sentidos e significados orientadores do comportamento nas diferentes sociedades. Sem ela, o homem ainda se encontraria em seu estado primitivo, tendo que reinventar a roda e o fogo por não conseguir transferir esse conhecimento para as futuras gerações.
Assinale a alternativa que represente o fator que determina uma cultura – superestrutura, segundo Marx:
b. A cultura é determinada pela infraestrutura social e econômica de uma sociedade.
A linguagem é um sistema de signos que tem como objetivo expressar ideias e sentimentos, e o signo uma coisa que está no lugar de outra sob algum aspecto. A flexibilidade é uma característica típica da linguagem, e a partir dela, o homem pode usar a mesma palavra para se expressar de forma diferente, tudo isso depende do conhecimento dos indivíduos dos jogos de linguagem existente na comunidade. Esses são compostos de ícone, índice e símbolos.
Assinale a alternativa que define os símbolos:
c. A relação arbitrária entre imagem e objeto, constitui o símbolo. 
,
O linguista Roman Jakobson propôs uma abordagem das funções comunicativas da língua verbal bastante ampla que também pode ser usada para as demais linguagens. Assim, distingue seis fatores fundamentais na comunicação verbal que dão origem a seis funções linguísticas diferentes.
Assinale a alternativa que represente a função expressiva da linguagem:
Escolha uma:
a. A função expressiva é aquela que visa à mensagem em si, colocando em evidência a sua própria forma.
b. A função expressiva está centrada no emissor e sua atitude afetiva sobre o assunto do qual está tratando.
Além da imaginação, outra peça fundamental para o desenvolvimento do senso estético, é o sentimento. Só através dele, o homem entra em acordo com a natureza, tirando dela, todo o referencial de beleza e harmonia. Quando o homem desperta o sentimento e sensibilidade, não é simplesmente em relação a uma obra, mas sim em relação ao um todo, ao mundo que se descortina em toda a sua profundidade.
Assinale a alternativa que indique a relação entre sentimento e conhecimento:
Escolha uma:
a. O sentimento é conhecimento porque esclarece o que motiva a emoção e porque é irrefletido e supõe para a empatia.
As artes nem sempre tiveram a mesma função, com o decorrer do tempo, essas funções foram sofrendo alterações e ganhando outros significados. Dependendo o período histórico que aquela arte vive, ela ganha uma função de representação da natureza, em outra época, a mesma arte pode ter uma função de comunicação. O trabalho do filósofo é identificar as funções dessas artes para que não ocorra um erro de interpretação das artes.
Assinale a alternativa que corresponda à função da arte utilitária:
c. A arte utilitária é aquela que serve ou é útil para alguma coisa, ela é o meio para atingir algo objetivo específico. 
O Renascimento foi um movimento muito importante para a retomada do pensamento filosófico e crítico no ocidente. Depois de um longo período da Idade Média, onde o pensamento humanístico da antiguidade foi esquecido para dar lugar ao um pensamento teocêntrico, a arte e a estética foram usadas como instrumentos pedagógicos para o ensino da doutrina cristã. Com o retorno dos ideais da antiguidade, essa noção utilizada pela era medieval foi recusada pelos modernos, que configura uma nova ideia de beleza.
Assinale a alternativa que defini um dos seis princípios propostos pelos modernos para uma nova estética:
a. A estética proposta pelos renascentistas busca a compreensão do mundo através da intuição natural do homem. 
Os Filósofos Galileu, Giordano Bruno e Leonardo da Vinci, contribuíram para concepção do universo moderno, a visão mecânica que substituiria a visão antiga do cosmo hierarquizado, trouxe novas bases para o desenvolvimento do pensamento ocidental. A matemática passou a ser a ferramenta principal para a compreensão desse novo cosmo, tornando também a principal ferramenta de compreensão estética do mundo e das pessoas.
Assinale a alternativa que represente a contribuição da matemática para as obras de arte:
a. A matemática trouxe a lógica e a simetria para as obras artísticas, elevando a perfeição do homem e da natureza. 
A retomada da mimese no século XVIII foi de grande importância para o desenvolvimento estético e artístico da modernidade. Filósofos como Diderot e Rousseau, viram na arte como imitação, a ferramenta necessária para o homem desenvolver sua moralidade e sensibilidade. O enciclopedista Diderot, analisou criteriosamente as contribuições da mimese e sua oposição com o conhecimento científico.
Assinale a alternativa que apresente a oposição entre os conhecimentos científicos e os artísticos:
.
c. O conhecimento científico ensina verdade de modo geral, e na Arte, há predominância tanto do individual como do sensível. 
A crítica realizada por Platão a arte, tem como finalidade, desviar o cidadão grego dos caminhos errôneos que a arte o conduz. Isso se fundamenta na concepção de alma tripartida elaborada pelo filósofo, segundo ele, todas as pessoas possuem a alma dividida em três partes, a superior que é a razão, o plano intermediário que habita a alma corajosa e por último, a alma inferior onde reside o desejo. A arte atua nessa última parte, por isso ela é perigosa para o sujeito, pois lida com o desejo e ele é difícil de ser controlado. Todavia, Freud no século XX, propõe uma solução diferente da visão repressora de Platão.
 
Assinale a alternativa que represente a solução proposta por Freud:
c. A proposta de Freud é realizar uma sublimação dos desejos habitados nas partes baixas do indivíduo para a expressão da subjetividade. 
Ao analisar o século XIX, Marx mesmo antes do surgimento da cultura de massa, já previa o relacionamento da cultura com outros elementos que compõe a modernidade. A cultura moderna é resultado de instâncias socioculturais (superestruturas) agem sobre a organização econômica (infraestruturas) que as criaram. Essa organização implica três características fundamentais: a expansividade, a autodestruição criadora e a dessacralização do mundo.
Assinale a alternativa que corresponde à autodestruição criadora:
b. O eterno destruir o velho para emergir o novo caracteriza a autodestruição criadora, fazendo dos indivíduos eternos consumidores. 
O conceito “cultura” e a tentativa de sua análise em parâmetros científicos, ganhou uma nova visão de estudo no século XIX, principalmente com as investigações sociológicas.. Por muito tempo a cultura só era analisada pela antropologia, porém houve uma divisão de estudos e a antropologia dedicou grande parte do seu esforço à análise das sociedades não ocidentais. A preocupação dos antropólogos era descrever, classificar e comparar as sociedades “exóticas”, “selvagens” e “primitivas”. A sociologia passou então a analisar as sociedades desenvolvidas e urbanas, levando em consideração os aspectos econômicos e políticos de uma sociedade.
Assinale a alternativa que represente a crítica dos sociólogos da cultura aos meios de comunicação do século XX:
a. Os meios de comunicação foram usados no século XX como mecanismos ideológicos e de controle social nas propagandas nazifascistas. 
A aproximação das artes com a política foi um dos principais meios de controle social utilizados no século XX, onde ganhou o nome de cultura de massa. O aspecto negativo desta cultura é visto no momento em que as massas adquirem um comportamento coletivizado e “irracional” a partir dos conceitos de “sugestão” e “contágio”. É nítido que o controle das camadas proletarizadas da população, por meio de mecanismos de manipulação e controle. O pensador Noam Chomsky nomeou algumas técnicas utilizadas para o controle das massas.
Assinale a alternativa que corresponde a “estratégia do deferido” eleito por Chomsky:
b. A estratégia do deferido é fazer a população acreditar em decisões dolorosas e necessárias, onde privilegiará uma parcela específica da sociedade. 
A teoria crítica foi elaborada para combater e

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.