A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol 01

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sistemas Embarcados
Conforme visto na aula 1, há disponível no mercado uma infinidade de modelos de microcontroladores de vários fabricantes para atender aplicações nos mais variados segmentos.
Em relação aos microntroladores de 8 e 16 bits é correto afirmar:
	
	A
	O programa para este grupo de microcontroladores só pode ser desenvolvido na linguagem 
assembly.
	
	B
	Este grupo de microcontroladores possui uma limitação de memória que normalmente está 
na faixa de Kbytes.
	
	C
	Este grupo de microcontroladores é utilizado em aplicações onde se necessita grande interação 
com o usuário.
	
	D
	O firmware pode ser gravado em uma memória RAM.
	
	E
	O firmware pode ser alterado com facilidade por qualquer usuário.
Esse grupo trabalha basicamente com arquiteturas de 8 e 16 bits, é utilizado principalmente em aplicações que necessitem de pouca interação com usuários e, quando necessário, utiliza interfaces como LED´s, displays e teclados. A comunicação é feita normalmente com outros dispositivos utilizando as interfaces paralela e serial, e, em alguns modelos, pode realizar comunicação via USB. 
Devido à pequena quantidade de memória, o código ou programa deve ser muito bem pensando e projetado a fim de otimizar tanto o espaço em memória quanto a execução do código. 
O programa desenvolvido para esses controladores é chamado de firmware, ou seja, um conjunto de regras que rege o funcionamento de todo o sistema (Oliveira, 2010). O firmware pode ser escrito tanto em linguagem de baixo nível, como o assembly, como também pode ser desenvolvido em linguagem de alto nível como a linguagem C. 
O firmware tem como característica a sua gravação diretamente em memória, e, no caso dos controladores mais simples, especificamente na memória ROM, que não é volátil. Esses códigos dificilmente são alterados, e quando necessário, as alterações precisam ser realizadas por técnicos ou engenheiros especializados no equipamento. 
Devido ao fato de esses microcontroladores serem utilizados em aplicações que apresentem menos periféricos, e também por possuírem uma quantidade limitada de memória, normalmente os sistemas operacionais ou RTOS não são utilizados para as aplicações com esses controladores.
Questão 2/10 - Sistemas Embarcados
Um sistema operacional multitarefa possui a capacidade de executar vários programas ao mesmo tempo. Na verdade, as execuções não são realizadas ao mesmo tempo, pois o processador executa uma tarefa por vez. É o escalonamento de processos que nos dá a sensação de que as tarefas são executadas simultaneamente.
Conforme visto na aula 2, o algoritmo de escalonamento que executa as tarefas conforme elas forem chegando na fila de execução é chamado de:
	
	A
	Execução por prioridade (Priority).
	
	B
	Shortest job first ou Menor tarefa primeiro.
	
	C
	First-In-First-Out (FIFO), ou seja, o primeiro que chega é o primeiro que sai.
	
	D
	Round Robin.
	
	E
	Earliest deadline first ou Menor deadline primeiro.
FIFO – Primeiro que entra, primeiro que sai (First-In-First-Out) 
Este agendamento executa as tarefas conforme forem entrando na fila de execução. Também é chamado de multitarefa colaborativa, pois o processo é executado até o seu término para que só então a próxima tarefa possa ser iniciada.
Questão 3/10 - Sistemas Embarcados
Em sistemas multitarefas, algumas tarefas podem trabalham juntas a fim de resolver um determinado problema, e para isso precisam se comunicar para sincronizar as informações.
Em relação aos mecanismos utilizados para sincronizar tarefas, sobre a exclusão mútua é correto afirmar:
I)   MUTEX é uma abreviação utilizada para o mecanismo de exclusão mútua (V)
II)  A exclusão mútua é uma das formas mais simples de sincronização de tarefas (V)
III) A exclusão mútua garante acesso exclusivo às variáveis ou hardware que estão sendo compartilhados por uma tarefa. (V)
IV) O MUTEX utiliza uma variável de controle que pode conter até 4 bits para representar os estados necessários. (F)
	
	A
	Somente I está correto.
	
	B
	Somente II está correto.
	
	C
	Somente III está correto.
	
	D
	I, II e III estão corretos.
	
	E
	Somente II e III estão corretos.
Questão 4/10 - Sistemas Embarcados
Um sistema operacional multitarefa possui a capacidade de executar vários programas ao mesmo tempo. Na verdade, as execuções não são realizadas ao mesmo tempo, pois o processador executa uma tarefa por vez. É o escalonamento de processos que nos dá a sensação de que as tarefas são executadas simultaneamente.
Conforme visto na aula 2, o algoritmo de escalonamento em que cada tarefa executa seu código por um período de tempo pré-determinado e ao término deste tempo o sistema operacional retira o processo da CPU e libera a execução da próxima tarefa da fila é chamado de:
	
	A
	First-In-First-Out (FIFO), ou seja, o primeiro que chega é o primeiro que sai.
	
	B
	Shortest job first ou Menor tarefa primeiro.
	
	C
	Round Robin.
	
	D
	Execução por prioridade (Priority).
	
	E
	Earliest deadline first ou Menor deadline primeiro.
Round Robin 
Neste modelo de agendamento, cada tarefa executa seu código por um período de tempo pré-determinado, chamado de quantum. Ao término deste tempo, o sistema operacional retira o processo atual da CPU e libera a execução da próxima tarefa da fila. O quantum definido é o mesmo para todas as tarefas.
Questão 5/10 - Sistemas Embarcados
Um sistema operacional é um software que tem como função o gerenciamento de tarefas, memórias e todos os recursos de hardware de uma máquina.
Conforme visto na aula 2, sobre um sistema preemptivo é correto afirmar:
	
	A
	Para as tarefas de maior prioridade o tempo de execução é determinístico.
	
	B
	O sistema preemptivo executa um processo até o fim sem serer interrompido.
	
	C
	Um sistema preemptivo não permite o gerenciamento de interrupções.
	
	D
	Os sistemas preemptivos não são determinísticos.
	
	E
	Um sistema preemptivo não pode ser utilizado em aplicações críticas de sistemas embarcados.
Em sistemas operacionais, a preemptividade é a interrupção temporária de uma tarefa para realizar outra atividade, com posterior retorno à tarefa paralisada no ponto em que foi interrompida para finalizar sua execução. 
Em um núcleo preemptivo, o tempo de resposta do sistema para determinado evento de maior prioridade é mais importante, portanto, o sistema paralisa um processo em favor de outro, isto é, sempre que um processo de maior prioridade está apto para ser executado, a CPU é cedida para este processo. 
Para as tarefas de maior prioridade, o tempo de execução é determinístico, pois sua execução é minimizada, visto que deve ser feita no menor tempo possível. Esta é uma importante característica para os sistemas operacionais de tempo real, que necessitam gerenciar as interrupções de entrada e saída da aplicação.
Questão 6/10 - Sistemas Embarcados
Conforme visto na aula 1, as memórias são periféricos fundamentais em qualquer sistema microprocessado, pois sem elas é impossível armazenar os códigos de programas para inicializar um sistema, executar os softwares e armazenar os dados coletados e gerados.
Em relação às memórias RAM é correto afirmar que:
I)   A memória do tipo SRAM é mais rápida que a memória do tipo DRAM. (V)
II)  A memória RAM não perde seus dados quando a energia elétrica é cortada. (F)
III) A memória do tipo SRAM ocupa mais espaço e possui um custo maior que a memória do tipo DRAM. (V)
	
	A
	I e II estão corretas.
	
	B
	I, II e III estão corretas.
	
	C
	I e III estão corretas.
	
	D
	II e III estão corretas.
	
	E
	I, II e III estão erradas.
As memórias RAM são do tipo volátil, ou seja, perdem seus dados se a energia elétrica for interrompida. Elas podem ser do tipo DRAM (RAM dinâmica) ou SRAM (RAM estática), sendo que a última ocupa mais espaço físico e é mais cara, porém mais rápida. Elas são usadas para memória de dados, que consistem nas informações geradas e manipuladas durante o processo de funcionamento do sistema.
Questão 7/10 - Sistemas Embarcados
Conforme visto na aula 1, há uma grande variedade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.