Buscar

Sinais e Sintomas da Angina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANGINA
 
Sinais e sintomas observáveis no ambiente pré-hospitalar:
Dor torácica retroesternal ou precordial (às vezes, desconforto), desencadeada por esforço físico, estresse, refeição volumosa ou exposição a temperaturas muito frias. 
 A dor pode irradiar-se para membros superiores, ombros, mandíbula e porção superior do abdome. Raramente ultrapassa dois a cinco minutos, desaparecendo com repouso e uso de vasodilatador sublingual.
 O indivíduo sente dor, súbita, intensa e aguda, no meio do peito. Pode irradiar-se para toda a metade esquerda da tórax, para o pescoço, ombros e braços do mesmo lado. 
Às vezes, o doente menciona a dor na metade direita do tórax, ou mesmo em estruturas mais distantes, sem perceber a relação com a opressão no peito. Outras vezes, se refere a uma sensação de choque nos dedos, ou fraqueza nos braços.
Praticamente, pode-se dizer que cada paciente recebe, entende e interpreta a dor de uma forma particular. ”Opressão”, ”queimação”, ”sensação de choque”, ”uma corda que aperta o peito”, um ”peso torácico”, são algumas das formas de descrevê-la. A angústia e a sensação de morte iminente são reações psicológicas típicas. A duração da dor é muito variável, mas para o paciente os poucos minutos ”duram uma eternidade”.
Com freqüência, aparecem outros sinais, associados à dor: falta de ar, tontura, mal-estar geral, fraqueza. Em geral, o doente aprende o que desencadeia os sintomas. Para alguns, é sempre uma refeição exagerada que precede a dor; para outros, a corrida ou uma emoção violenta. Quando o doente sabe até onde seu organismo resiste sem provocar a dor, consegue muitas vezes evitá-la. Mas, à medida que o quadro piora e se complica, a dor manifesta-se cada vez com maior intensidade, após esforços gradualmente menores, e prolonga-se mais.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/angina-do-peito
http://www.defesacivil.pr.gov.br/arquivos/File/primeiros_socorros_2/cap_25_emerg_clinicas.pdf

Outros materiais