A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol temas contemporâneos da diversidade de genero a faixa geracional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“No entanto, é indispensável que nos demos conta de que as preocupações e a vigilância em relação à sexualidade não se restringem às alunas, nem mesmo apenas aos alunos, mas a todas as pessoas (inclusive aos adultos) que convivem na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, em relação à construção de identidades de gênero e identidades sexuais, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil sugere um discurso naturalizante e universal em torno da sexualidade.
II. (  ) A sexualidade tem sido compreendida pela família e instituições sociais de tal forma que levou a um menor controle e vigilância desse tema em âmbito escolar.
III.(  ) A sexualidade, embora tenha como suporte um corpo biológico, deve ser vista como uma construção social.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F
	
	B
	V – V – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – V – V
Questão 2/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho a seguir:
“Percebe-se que não só a sociedade, mas os membros da escola, ainda não estão preparados para aceitarem essas demandas. O exemplo são os movimentos de luta pelos direitos das minorias. Os valores que as crianças e adolescentes têm são reprodução do que a sociedade e os pais passam para eles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/anaisbarbacena/article/download/810/517>. Acesso em: 29 mar. 2017.
A partir do trecho acima e da leitura do texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, assinale a alternativa apresenta perspectiva da Unicef para tratar a violência escolar.
	
	A
	O fortalecimento da segurança pública e inovação didático-pedagógica.
	
	B
	Salários mais dignos para os docentes e a maior produção de literatura.
	
	C
	A garantia de direitos e da qualidade da educação.
	
	D
	O retorno da disciplina Educação Moral e Cívica para o currículo do ensino fundamental.
	
	E
	A extinção do princípio da meritocracia das práticas educativas.
Questão 3/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o extrato de texto a seguir:
“O passo seguinte foi cada turma realizar práticas que caracterizassem envolvimento e novas atitudes em relação à preservação do patrimônio escolar, tais como mutirão de limpeza; coleta de lixo no pátio e nas proximidades da escola; estímulo às lideranças estudantis (líderes de turmas e Grêmio Estudantil) para seu engajamento no trabalho edificante; alunos realizando pequenos reparos no que foi depredado do patrimônio; apoio dos pais em todas as ações de conscientização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/vol1n1-2011/1-4%20-%20Valorizacao%20do%20patrimonio%20publico%20e%20escolar.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, é possível afirmar que a valorização do patrimônio escolar pode ocorrer quando:  
	
	A
	ocorre uma mudança de gestão no ambiente escolar, realizada por meio da intervenção do 
Estado na indicação de um gestor (diretor) mais rígido.
	
	B
	ocorre uma imposição de regras disciplinares e castigos mais severos aos infratores.
	
	C
	ocorre a administração do ambiente escolar por uma empresa terceirizada, ou seja, quando 
ocorre a privatização da gestão escolar.
	
	D
	ocorre a implantação de um módulo policial próximo à escola e/ou com a presença contínua de
 policiais específicos para o atendimento escolar.
	
	E
	ocorre uma mudança física do ambiente escolar, realizada por intermédio do envolvimento e 
participação direta dos alunos e da comunidade.
Questão 4/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o parágrafo a seguir:
“A violência na escola ocorre desde intimidações físicas e verbais à degradação do espaço físico ou depredação. Louças e janelas quebradas, banheiros com encanamento entupido, furto de torneiras e lâmpadas, atos de vandalismo (pichações de paredes, muros, carteiras quebradas dentre outros), são alguns exemplos de violência cometida contra o patrimônio escolar, pelos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017. 
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação, sobre as relações sociais na escola, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas transgressões consideradas graves que ocorrem no ambiente escolar.
	
	A
	As risadas em sala de aula e os comentários irônicos.
	
	B
	O uso ininterrupto do celular em sala de aula e outros objetos eletrônicos.
	
	C
	A cópia de trabalhos dos colegas e/ou avaliações individuais.
	
	D
	As ofensas entre alunos e familiares.
	
	E
	As pichações e o vandalismo.
Questão 5/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o texto a seguir:
“Não é possível fixar um momento — seja esse o nascimento, a adolescência, ou a maturidade — que possa ser tomado como aquele em que a identidade sexual e/ou a identidade de gênero seja "assentada" ou estabelecida. As identidades estão sempre se constituindo, elas são instáveis e, portanto, passíveis de transformação.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017.
A partir do comentário acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil sobre a construção de identidades de gênero e identidades sexuais, analise as afirmativas a seguir.
I.  A identidade de gênero liga-se à identificação histórica e social dos sujeitos.
II. As identidades sexuais são fixas e se instalam de forma automática nos indivíduos.
III.A identidade sexual está relacionada diretamente à maneira como os indivíduos experienciam seus desejos corporais.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa II é correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	C
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Questão 6/10 - Temas Contemporâneos: da Diversidade de Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho que se segue:
“O espetáculo se baseia na história de um mestre capoeirista do início do século XX para recriar o clima e a cultura dos rituais afro-brasileiros. Manoel Henrique Pereira, nascido em 1885 e conhecido como o capoeirista Besouro Mangangá, ou simplesmente Cordão-de-Ouro, é citado no livro Mar Morto, de Jorge Amado. O interesse pela personagem faz o compositor e letrista Paulo César Pinheiro empreender uma pesquisa que leva ao texto teatral e à composição de dez músicas para o espetáculo, cada uma delas homenageando um toque de berimbau da capoeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento456716/besouro-cordao-de-ouro>. Acesso em: 06 abr. 2017.
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, as artes têm reconhecido a centralidade das tensas relações étnico-raciais que acompanham a nossa formação social e cultural. Sobre a