prova avaliação I AVA Disciplina processo conhecimento penal
5 pág.

prova avaliação I AVA Disciplina processo conhecimento penal


Disciplina#processopenal #4período6 materiais20 seguidores
Pré-visualização2 páginas
cadêmico:
	Maurecir dos Santos (1637686)
	
	Disciplina:
	Processo do Conhecimento Penal (16790)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513337) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19118843
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro do processo penal, todos os atores processuais devem ser tratados da mesma maneira, sendo-lhes proporcionadas as mesmas oportunidades de provas e de argumentações perante juízo, produzindo o que a doutrina chama de paridade de armas entre as partes. Assim sendo, dentro dos princípios no processo penal encontram-se regras dos atos processuais previstas no Código de Processo Penal, assinalando que os processos julgados podem ter suas decisões revistas pelos órgãos superiores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o princípio da autenticidade formal produzida por meio das provas apuradas aos fatos inseridos do processo penal:
	 a)
	Princípio da intranscendência.
	 b)
	Igualdade processual.
	 c)
	Verdade real.
	 d)
	Sistema inquisitivo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	As regras de orientação aplicadas pelos princípios gerais do direito servem como alicerce condutor da sociedade e devem ser desempenhadas por todos, mencionadas pela Constituição do Brasil de 1988 e utilizadas nas fundamentações de decisões judiciais como forma de interpretação do direito. Conforme os princípios gerais do direito, a qual poder pertence um dos princípios aplicáveis ao campo do processo penal no momento de aplicação da lei?
	 a)
	Poder civil.
	 b)
	Poder Judiciário.
	 c)
	Poder Legislativo.
	 d)
	Poder Executivo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	O indiciamento é o juízo de valor da autoridade policial sobre determinada infração penal atribuindo-a ao investigado que, a partir desse momento, passa a figurar a condição de "indiciado". Em uma definição mais técnica, indiciar é atribuir a autoria (ou participação) de uma infração penal a uma pessoa. É apontar uma pessoa como provável autora ou partícipe de um delito. O indiciamento só pode ocorrer a partir do momento em que são reunidos elementos suficientes que apontem para a autoria da infração penal. Sobre o indiciamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Menores de dezoito anos não poderão ser indiciados.
(    ) O indiciamento feito pela autoridade policial é dividida em duas partes: interrogar o suspeito e investigar a vida pregressa para arrolamento judicial.
(    ) Os membros do Ministério Público e da Magistratura, em caso de suspeito, também serão indiciados.
(    ) O artigo 15 aponta que a maioridade é alcançada aos 21 anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://silvimar.jusbrasil.com.br/artigos/546029083/indiciamento-o-que-e-e-quais-as-suas-principais-consequencias. Acesso em: 23 ago. 2019.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O inquérito policial é um procedimento administrativo realizado pela polícia judiciária para servir de sustentação à denúncia ou à queixa, conferindo justa causa à ação penal, tendo como finalidade formar a convicção do órgão acusatório (Ministério Público, na ação penal pública, ou do ofendido, através de seu advogado, na ação penal privada) e colher provas urgentes e perecíveis. Seu arquivamento pode ocorrer com fundamentos nas provas. Com base no arquivamento do inquérito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jus.com.br/artigos/52440/a-decisao-que-determina-o-arquivamento-do-inquerito-policial-contem-a-qualidade-de-produzir-os-efeitos-da-coisa-julgada-material. Acesso em: 23 ago. 2019.
	 a)
	Somente o juiz tem a autonomia para deferir o arquivamento do inquérito.
	 b)
	O Ministério Público não interfere no arquivamento de inquéritos, mesmo havendo indícios de autoria.
	 c)
	Todo arquivamento de inquérito efetuado pelo juiz deverá ter amparo pelo Ministério Público.
	 d)
	Em casos de arquivamento do inquérito determinado pelo Ministério Público, sendo ele o titular da ação penal, o juiz, ao seu conhecimento, poderá entender que não é caso de arquivamento.
	5.
	O início de um processo com o oferecimento da denúncia nas ações públicas se configura como componente inicial do procedimento criminal. A ação penal poderá ser de iniciativa pública ou privada, sendo que a privada é iniciada com a formalização da queixa concedida pelo ofendido e, desta forma, a queixa crime corresponde à denúncia. A ação penal privada dá o direito de punir e a titularidade pertence ao Estado na função jurisdicional em fato verídico. Sobre essa pretensão punitiva, analise as opções a seguir:
I- Jus puniendi.
II- Ne bis in idem.
III- Sub Judice.
IV- Persecutio criminis.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	Somente a opção III está correta.
	6.
	O início de um processo com o oferecimento da denúncia nas ações públicas se configura como componente inicial do procedimento criminal. A ação penal no direito brasileiro podem ser subdividida em: pública incondicionada, pública condicionada e pública subsidiária da pública, promovida pelo Ministério Público. Sobre o que determina o artigo 46 do CPP com relação à titularidade da ação penal pública incondicionada e o prazo para a propositura da ação oferecido da denúncia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado da data de 15 dias em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial e, estando o réu preso, será de 5 dias o prazo para oferecimento da denúncia.
(    ) Estando o réu preso, o prazo de denúncia do qual dispõe o Código de Processo Penal será de 7 dias. Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado de 16 dias a partir da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial.
(    ) Se o réu estiver solto ou afiançado é contado da data de 5 dias em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial e, estando o réu preso, será de 10 dias o prazo para oferecimento da denúncia.
(    ) Estando o réu preso, o prazo de denúncia do qual dispõe o Código de Processo Penal será de 15 dias. Se o réu estiver solto ou afiançado, é contado de 5 dias a partir da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10675721/artigo-46-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941. Acesso em: 17 out. 2019.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	As regras de orientação aplicadas pelos princípios gerais do direito, servindo como alicerce condutor da sociedade, devem ser desempenhadas por todos e utilizadas nas fundamentações de decisões judiciais como forma de interpretação do direito. Sobre o poder que atua no momento da confecção das leis no campo processual penal, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Poder Legislativo.
(    ) Poder Judiciário.
(    ) Poder Executivo.
(    ) Poder Civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	AA ação penal é o instrumento processual utilizado para responsabilização criminal, ou seja, é a maneira pela qual se realiza a acusação, a imputação de um acontecimento descrito na lei como delituoso. Assim, a ação penal constitui-se em direito publicamente reconhecido àqueles legitimados pela processualística penal para provocar o Estado a cumprir o dever legal de julgar. Diante do essencial dever exercido pelo Estado perante a segurança pública, este tem o dever e a obrigação de amparo pelo cidadão juntamente ao poder de atribuir contra ele. Sobre a área direito