A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM - SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA

Pré-visualização | Página 1 de 4

Sistema de integração LavouraPecuária-Floresta (iLPF) - Atividade de aprendizagem
MÓDULO I
1. Os Sistemas iLPF podem trazer benefícios de ordem econômica, ambiental e social. Imagine que você decidiu implantar esse sistema em sua propriedade, onde irá consorciar eucalipto e sorgo nos dois primeiros anos e eucalipto e braquiária do terceiro ano até o décimo segundo ano, quando cortará o eucalipto para comercializar com serrarias da região. Com essa estratégia, você irá obter os seguintes benefícios:
a) redução do custo de renovação de pastagens; redução dos riscos de mercado; aumento da erosão e perdas de nutrientes do solo; redução no valor da remuneração pela qualificação do trabalhador.b) redução do custo de renovação de pastagens; diversificação das atividades na propriedade; controle de erosão; armazenamento de água no solo; redução na sazonalidade de uso da mão de obra na propriedade.c) diversificação das atividades na propriedade; otimização de equipamentos e mão de obra na propriedade; aumento dos riscos climáticos; geração de empregos.d) otimização no uso de máquinas na propriedade; aumento dos riscos climáticos e de mercado; controle de erosão; maior taxa de infiltração de água no solo; redução na sazonalidade de uso da mão de obra na propriedade.
Exatamente! Parabéns, resposta correta!
A resposta correta é a alternativa “B”.
Veja uma breve explicação.
Nos sistemas iLPF, há a redução do custo de renovação de pastagem pela diluição desses custos com as outras culturas; a diversificação de atividades oferece segurança na comercialização e maior aproveitamento da mão de obra da propriedade; e há o controle de erosão pelo equilíbrio do sistema, que também propicia armazenamento de água no solo.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• Os sistemas iLPF proporcionam redução da erosão e perdas de nutrientes do solo por meio da diversificação de espécies. Por necessitar de profissionais mais qualificados, os sistemas iLPF apresentam maior valor da remuneração pela qualificação do trabalhador. Por isso, a alternativa “A” está incorreta.
• Os sistemas iLPF reduzem os riscos climáticos por meio da diversificação de atividades na propriedade. Por isso, a alternativa “C” está incorreta.
• Os sistemas iLPF reduzem os riscos climáticos e de mercado por meio da diversificação de atividades na propriedade. Por isso, a alternativa “D” está incorreta.
2. Paulo é um pecuarista que deseja recuperar uma área de pastagem degradada em sua propriedade, implantando um sistema iLPF. A escolha pelo sistema integrado de produção foi feita com o objetivo de reduzir os custos de implantação da pastagem, além de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo. A escolha do sistema iLPF a ser implantado na propriedade ocorre em etapas. Qual alternativa a seguir apresenta uma justificativa coerente que Paulo pode utilizar para convencer sobre a importância daquela etapa?
a) O diagnóstico da propriedade tem o objetivo de selecionar quais espécies serão utilizadas no sistema iLPF.b) A escolha do sistema iLPF a ser adotado é uma decisão do técnico contratado pelo empreendedor rural. É importante que esse técnico tenha experiência e, no caso do Paulo, o sistema indicado teria maior proporção de árvores.c) O estudo de mercado objetiva avaliar as vantagens competitivas e comparativas para a implantação do sistema iLPF, considerando diversos fatores, como a organização das cadeias produtivas para os produtos a serem produzidos.d) Após o planejamento de produção, é realizado o diagnóstico da propriedade, com o objetivo de levantar informações e as escolhas feitas pelo produtor.
Exatamente! Parabéns, resposta correta!
A alternativa correta é a “C”.
Veja uma breve explicação.
O estudo de mercado tem como objetivo avaliar se a organização das cadeias produtivas a serem implantadas no sistema iLPF possuem vantagens competitivas no mercado da região da propriedade, entre outros fatores.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• O diagnóstico da propriedade tem como objetivo mapear o acesso e as condições gerais da propriedade, as atividades desenvolvidas e a infraestrutura disponível, bem como identificar o local onde se pretende implantar o sistema iLPF, considerando-se condições do relevo, conservação do solo e da água, fertilidade do solo e atendimento de exigências legais, como Áreas de Proteção Permanente e Reserva Legal. Por isso, a alternativa “A” está incorreta.
• A escolha do sistema iLPF a ser adotado é uma decisão do empreendedor rural e deverá ser tomada com base na orientação de técnicos experientes, considerando a análise de todos os fatores apresentados previamente à elaboração do projeto. No caso do Paulo, o sistema indicado teria maior proporção de pastagem, pois sua atividade principal é a pecuária. Por isso, a alternativa “B” está incorreta.
• O planejamento de produção é realizado após o diagnóstico da propriedade e se baseia nas informações levantadas nesse diagnóstico e nas escolhas feitas pelo produtor. Por isso, a alternativa “D” está incorreta.
3. Joaquim é um produtor rural, há 30 anos na atividade de pecuária de leite, resistente a inovações. Depois de muita insistência do neto, resolveu recuperar uma pequena pastagem em área montanhosa em sua propriedade, utilizando o sistema iLPF. Entretanto, Joaquim disse que não irá incorporar o calcário ao solo. Ele decidiu plantar em nível e construir terraços e barraginhas na área. O neto do Joaquim, imaginando que o avô poderia cometer algum engano, convenceu-o a contratar um técnico capacitado para auxiliá-lo, pois é uma prática que o Joaquim nunca havia trabalhado dentro da propriedade antes.
Joaquim contratou você. Qual diagnóstico você faria das opções que ele tem à disposição?
a) Joaquim está correto em relação à necessidade de incorporar o calcário e está equivocado em plantar em nível e construir terraços e barraginhas.b) Joaquim é um produtor muito experiente e está correto em relação à necessidade de incorporar o calcário e também está correto em plantar em nível e construir terraços e barraginhas.c) Joaquim está equivocado em relação à necessidade de incorporar o calcário e está correto em plantar em nível e construir terraços e barraginhas.d) Joaquim é um produtor resistente a inovações e está equivocado em relação à necessidade de incorporar o calcário e também se equivocou ao decidir plantar em nível e gastar recursos para construir terraços e barraginhas.
Exatamente! Parabéns, resposta correta!
A resposta correta é a alternativa “C”.
Veja uma breve explicação.
Joaquim está equivocado em relação à necessidade de incorporar o calcário. É necessário incorporar o calcário para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento e a produção das culturas. Joaquim está correto em plantar em nível e construir terraços e barraginhas na área, pois é uma área montanhosa. Isso irá auxiliar na conservação de solo e água na área.
Acompanhe a explicação para as demais alternativas:
• Joaquim está equivocado em relação à necessidade de incorporar o calcário. É necessário incorporar o calcário para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento e a produção das culturas. Joaquim está correto em plantar em nível e construir terraços e barraginhas na área, pois é uma área montanhosa. Isso irá auxiliar na conservação de solo e água na área. Por isso, a alternativa “A” está incorreta.
• Joaquim está equivocado em relação à necessidade de incorporar o calcário. É necessário incorporar o calcário para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento. Por isso, a alternativa “B” está incorreta.
• Joaquim está correto em plantar em nível e construir terraços e barraginhas na área, pois é uma área montanhosa, e isso irá auxiliar na conservação de solo e água na área. Por isso, a alternativa “D” está incorreta.
MÓDULO II
1. Existem várias possibilidades de implantação do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) por meio do plantio das culturas de grãos em consórcio com forrageiras. Paulo deseja recuperar uma