AD2 - Turismo e Sociedade - 2020 1º LAILA MOREIRA DE MORAES
3 pág.

AD2 - Turismo e Sociedade - 2020 1º LAILA MOREIRA DE MORAES


DisciplinaAd 2 Turismo e Sociedade34 materiais125 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA \u2013 AD2
Período - 2020/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macêdo e Celina Angélica Lisboa Valente Carlos
Aluno (a): LAILA MOREIRA DE MORAES Matrícula:20115100049
Tendo como referência as aulas 12, 14 e 15, responda as seguintes questões.
Questão 01 (valor: 5,0 pontos):
O surgimento dos estudos sociológicos do lazer resultou da importância que a questão do \u201ctempo livre\u201d adquiriu na relação entre o indivíduo e o trabalho. Discorra sobre as principais definições do lazer e o entendimento deste fenômeno nos dias atuais. Mínimo de. Mínimo de 15 linhas.
R: a) A contribuição das lutas trabalhistas para a regulamentação do \u201ctempo livre\u201d.
O surgimento o movimento organizados de luta contra a exploração e o direito por melhores condições de trabalho e vida que levou os trabalhadores a reagirem das mais diferentes formas, e uma sequencia histórica de três movimentos específica:
o movimento ludista (1811-1812) reclamação contra as máquinas após a Revolução Industrial, uma forma radical e protesto, que chamaram muita atenção pelos seus atos;
o movimento cartista (1837-1848) organização pela associação dos trabalhadores que exige melhore condições de trabalho, se destacou por sua organização e sua forma de atuação, chegando, chegando a conquistar diversos direitos político para os trabalhadores;
o movimento sindicalista é o movimento social de associação de trabalhadores assalariado, que lutavam por uma doutrina política. O movimento sindical se realiza até os dias de hoje.
Com tudo isso em 1831 uma série de leis foi estabelecida na Inglaterra para diminuir o numero de horas do trabalho infantil, das mulheres e dos homens. Já na França, foi lançada uma lei que fixava os oito anos de idade com mínima para o trabalho, mas não existia uma lei que limitasse a duração do trabalho por dia.
Os países europeus foram construindo uns sistemas de lei que visavam a petição do trabalhador que sofreram mudanças de processos na história, o tempo livre foi uma conquista de um longo processo de luta entre patrões e empregados. Essas lutas são fruto dos movimentos sociais do século XIX na Europa, do qual maior destaque é o movimento sindicalista. Por meio das lutas os trabalhadores alcançaram uma serie de direitos entre eles está aproveitar o tempo livre, possibilidade que esta relacionada ao lazer e ao turismo.
b) As limitações das principais definições do lazer para o entendimento deste fenômeno nos dias atuais.
Desde a Antiga Grécia o lazer era praticado pelos gregos destinado ao desenvolvimento do corpo do espírito mis conhecido como scholé um tempo social voltado para o lazer e a educação. Já na Idade Média o tempo livre era visto como algo
que corrompia o homem, pois uma mente vazia poderia ser uma \u201coficina do diabo\u201d, com a Revolução industrial o conceito de trabalho e tempo livre que está associado ao lazer, mudou der repente com a redução da jornada de trabalho e a introdução das férias remuneradas esse tempo tornou-e maior, possibilitando um descanso, assim como, à busca agradável.
Joffre Dumazedier sociólogo francês, através de sua pesquisa define quatro existências de lazer, a primeira é visualizada como um estilo de comportamento podendo ser encontrada em qualquer atividade seja profissional, cultural, social, entre outras; a segunda definição do lazer é visto como o posto ao trabalho, isto é, são complementares um existe devido à existência do outro; a terceira, o lazer pode ser incorporado nas atividades sociopolíticas e espirituais, porém não pode ser encontrado nas obrigações domésticas e familiares a quarta e ultima definição, o lazer possui um tempo disponível, a fim de realizar atividade de acordo com a evolução da economia e da sociedade.
Podemos conceituar ou definir lazer a partir do momento em que estamos liberados do trabalho e que gastamos esse tempo sem nenhuma outra obrigação social. Dada a natureza do lazer e do turismo, pois ambos supõem tempo livre e conteúdo que envolve prazer, enriquecimento cultural e emocional, pode-se dizer que o lazer engloba um tipo de lazer que é o lazer turístico.
  
Missão 02 (valor: 5.0 pontos): \u201cA política pública de lazer, como qualquer outro setor, deve ter uma postura crítica e articular-se, compartilhando objetivos e recursos, além de adotar como critérios fundamentais o incentivo à sociabilidade espontânea e o desenvolvimento da sensibilidade e do autoconhecimento dos participantes\u201d (GUTIERREZ, 2001, p. 90). Considerando esta afirmação reflita sobre em que medida as práticas de lazer e usos dos espaços de lazer serão impactados pela pandemia do Covid-19. Em sua resposta destaque as possíveis mudanças na forma pela qual os indivíduos se apropriam do seu tempo livre e o utilizam para o lazer. 
O lazer tem alcançando espaço e valorização social com melhoria da qualidade de vida, porque a sociedade vem abrindo os olhos para os problemas das comunidades periféricas, principalmente a desigualdade social, que vem tentando de inúmeras formas tratarem esses problemas. Tendo em vista que as comunidades são socialmente vulneráveis a essa situação de surgimento de diversos projetos. Embora o conceito de política pública permita considerar o estudo do espaço social ante da implementação de programas e projeto que atenda a população, voltadas para garantia dos diretos sociais, recursos públicos, e as políticas públicas visando uma solução a liberdade e igualdade, ao direito de satisfação como emprego, educação, saúde, meio ambiente, transporte, lazer, etc.
Atualmente, as políticas públicas de lazer no Brasil estão passando por um processo de autocrítica e tem buscado o apoio não só no esporte, mas também em outras formas de manifestação de conteúdo, como aquisição de conhecimento e o turismo.
As políticas públicas de lazer desde que bem planejadas e bem monitoradas, cumprirão o seu papel de beneficiar e melhoria de qualidade de vida e valores a inclusão social. Com o turismo pode também contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão social porque agrega um conjunto de dimensões favoráveis à solidariedade à integração social.
b) as ações vinculadas ao \u2018Turismo Social\u2019 que buscam a inclusão de segmentos sociais menos favorecidos no universo do lazer turístico, assinalando em que medida essas iniciativas abrem possibilidades para a valorização social e política do lazer.
Em primeiro lugar, pela sua própria natureza, o turismo opera pela ruptura do isolamento, provocando o contato entre diferentes culturas e ocasionando interações de múltiplos e variados. Com isso, propicia o conhecimento e a valorização de determinados ambientes e comunidades, estimulando o respeito e o interesse pela sua preservação.
O lazer é parte da vida moderna e cada vez mais as pessoas estão consumindo distintas formas de lazer. Uma seria de fatores após a Segunda Guerra Mundial foi transformada, como o crescimento econômico dos países capitalistas, a modernização e o acesso aos meios de transporte.
Turismo social e uma possibilidade de lazer turístico para aqueles que não conseguiram usufruir o beneficio das experiências turísticas se não fossem apoiado por entidades de classe, do Estado ou mesmo empresas privadas. O Turismo Social é fruto da proposta de valorização da política do lazer, que surgiu como forma de corrigir e amenizar a dificuldades de aceso a prática turística, elemento que favorece a inclusão de pessoas aos benefícios do lazer turístico. Que tem por finalidade promover um turismo responsável a todo, no exercício do direito que qualquer pessoa tem de utilizar o seu tempo livre em lazer ou viagens.
As praticas de lazer e espaços de lazer serão afetados após Covid 19, as pessoas não serão mais as mesmas, possivelmente muitas relações de trabalho irão mudar, até as legislações poderão sofrer adequações e a tecnologia passe a ser uma aliada nas relações