Buscar

Sistema Respiratório, Cardiovascular, Digestório e Endócrino

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina:
		
	
	Oxigênio e absorve dióxido de carbono.
	
	Dióxido de carbono e absorve oxigênio e nitrogênio.
	 
	Dióxido de carbono e absorve apenas oxigênio.
	
	Monóxido de carbono e absorve hidrogênio.
	
	Monóxido de carbono e absorve oxigênio.
	Respondido em 13/06/2020 13:29:47
	
Compare com a sua resposta: O batimento cardíaco ocorre com a formação e propagação de potenciais de ação de forma sequencial ao longo das estruturas anatômicas cardíacas. O batimento cardíaco tem início no nodo sinoatrial (SA) com a geração espontânea de um potencial de ação, esse potencial de ação se propaga para o miocárdio atrial direito e através do feixe Bachmann para o miocárdio atrial esquerdo. Do miocárdio atrial converge para o nodo atrioventricular (AV), conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos. Após isto o potencial elétrico atinge o feixe de His e o os ramos dos feixes esquerdo e direito que são constituídos por células de Purkinje . Esse sistema His-Purkinje distribui de maneira rápida e uniforme a ativação elétrica para o miocárdio ventricular. Em um batimento normal, ambos os átrios contraem-se quase simultaneamente. Em seguida, há uma breve pausa (causada pela condução lenta do potencial de ação através do nodo AV). Então os dois ventrículos contraem-se quase simultaneamente. E por fim, o coração relaxa e novamente se enche de sangue.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Qual dos seguintes eventos está associado à primeira bulha cardíaca?
		
	
	Início da diástole.
	
	Período de enchimento rápido dos ventrículos durante a diástole.
	
	Abertura das valvas A-V.
	 
	Fechamento das valvas A-V.
	
	Fechamento da valva aórtica.
	Respondido em 13/06/2020 13:30:42
	
Compare com a sua resposta: Glândula suprarrenal
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O corpo humano necessita de nutrientes para sobreviver. Nesse contexto, podemos afirmar que ao ingerirmos um alimento, os nutrientes serão absorvidos principalmente no(a):
		
	
	Boca
	
	Esofago
	
	Faringe
	 
	Intestino delgado
	
	Intestino grosso
	Respondido em 13/06/2020 13:32:00
	
Compare com a sua resposta: O mecanismo endócrino é promovido através da secreção da secretina, um hormônio secretado pela mucosa do duodeno estimulado pela presença de ácido no duodeno. A secretina estimula o pâncreas a secretar água e bicarbonato para neutralizar a acidez do quimo ácido.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Marque a opção com as afirmações CORRETAS. O pulmão é extremante complacente, ou seja, tem uma grande capacidade de fazer expansão e retração. No entanto, sabe-se que ele tem uma grande TENDÊNCIA de fazer retração pulmonar. Esse fato se deve:
		
	
	Pela fraqueza do músculo diafragma e pela ausência de surfactante.
	
	Pelo aumento da tensão superficial e pouca elasticidade pulmonar.
	 
	Pelo aumento da tensão superficial e grande elasticidade pulmonar.
	
	Pela diminuição da tensão superficial e pouca elasticidade pulmonar.
	
	Por falta de exercício físico e pelo tabagismo.
	Respondido em 13/06/2020 13:33:12
	
Compare com a sua resposta: Exemplos: -Gastrina (secretada no estômago): estimula a secreção gástrica, crescimento da mucosa gástrica e esvaziamento estomacal. -Colecistocinina ou CCK (secretada no duodeno e jejuno): contrai fortemente a vesícula biliar provocando a secreção da bile para o duodeno e inibe moderadamente a contração do estômago (tempo adequado para a digestão das gorduras na porção superior do trato gastrointestinal). -Peptídeo inibidor gástrico (secretado no delgado): provoca uma pequena diminuição da atividade motora gástrica, o que retarda o esvaziamento de conteúdo do estômago para o duodeno. -Secretina (secretada no duodeno): além de promover a secreção alcalina pancreática (suco pancreático), tem um pequeno efeito inibitório na motilidade do trato gastrointestinal. -Motilina (secretada no duodeno e jejuno): secretada em jejum, tem a função de aumentar a motilidade.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um pesquisador, após extrair em laboratório as quatro glândulas paratireÓides de ratos albinos, observou que esses animais passaram a sofrer alteração no metabolismo de qual substância química?
		
	 
	cálcio
	
	iodo
	
	ácidos graxos
	
	glicose
	
	sódio
	Respondido em 13/06/2020 13:34:24
	
Compare com a sua resposta: Principal diferença dos nervos simpáticos e parassimpáticos é a secreção hormonal Simpático ¿ noradrenalina (adrenérgicos) Parassimpático ¿ acetilcolina (colinérgicos) Todos os neurônios pré-ganglionares são colinérgicos tanto no SNAS quanto no SNAP Neurônios Pós-ganglionares Parassimpático ¿ colinérgicos Simpático ¿ maioria são adrenérgicos, com exceção das fibras que vão para as glândulas sudoríparas, músculos piloeretores e alguns vasos sanguíneos

Continue navegando