Buscar

Ad1%20de%20História%20na%20ed%202

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD 
Avaliação à Distância 1 (AD1) – 2020.1 
 
Disciplina: História na Educação 2 – HIST2 Coordenadora(o): Helena Araújo 
Aluno(a): 
Matrícula: Polo: 
 
Caros alunos e alunas! Esperamos que a disciplina História na Educação 2 traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês. Por outro lado, é bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós! 
 
Helena Araújo – coordenadora de História na Educação 2 
1ª Questão: Faça uma carta para um amigo. Identifique e explique a esse amigo pelo menos três heranças culturais greco-romanas. Escolha uma dessas heranças e dê um exemplo bem atual da mesma em nossas vidas. Dê uma forma de carta ao seu trabalho e escreva de 10 a 15 linhas. (4,0 p.) 
Caro amigo Benjamim Smith 
Venho por meio desta carta, lhe contar as heranças culturais gregas, que os gregos deixaram para todos nós. Dentre as diversas contribuições, cito a Filosofia, a influência grega foi igualmente determinante, na medida em que os filósofos pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles, entre muitos outros, contribuíram para a construção da Filosofia, bem como para a definição do pensamento ocidental. 
Além desta há mais uma herança no campo esportivo os Jogos Olímpicos, recuperados em 1896 por Pierre de Coubertain (1863-1937) e que ainda hoje se assumem como um exemplo dos valores desportivos, contribuindo para a tentativa de estabelecer a paz e a harmonia entre as nações.
E finalmente uma das mais importantes contribuições ao meu ver, a Democracia que constituiu um dos exemplos mais presentes que reflete a herança grega na contemporaneidade. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade. 
 Encerro esta carta , agradecida por compartilhar este conhecimento , espero ter ajudado .
 
 Atenciosamente sua amiga Sarah 
Paraíba do Sul, 28 de fevereiro de 2020. 
 
 
2ª Questão: Apresente um plano de atividade demonstrando uma aula que você possa desenvolver com seus alunos, do 1º segmento do Ensino Fundamental, valorizando o legado cultural dos indígenas em nossas vidas atualmente, fale de como os indígenas viviam quando Cabral chegou ao Brasil, depois aborde a vida dos indígenas brasileiros hoje em dia. Identifique pelo menos duas características sobre as sociedades indígenas do passado e das sociedades indígenas de hoje em dia. Esclareça o ano escolar a ser trabalhado, os conceitos a serem ensinados, o tempo (duração) da aula e a metodologia a ser utilizada. (6,0 p.) 
Plano de Aula
· Série: 5º ano
· Duração: Aproximadamente 1 semana de aula, cada aula com 2h e 50 minutos.
· Tema: Heranças culturais indígenas 
· Objetivo: Apresentar as heranças culturais indígenas e identifica-las nos dias atuais.
· Conteúdo: Os Indígenas no Brasil. 
· Metodologia: Primeiramente faríamos uma roda de conversa com a seguinte questão: O que sabemos sobre os Indígenas? 
Após o dialogo , aplicaria o um breve filme chamado: Os Indígenas - Raízes do Brasil disponível no link (https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s) que fala sobre, A presença dos indígenas no território brasileiro e sua cultura e costumes desde antigamente e a sua influencia nos dias atuais e sua participação na sociedade , como individuo em busca de seus direitos em defesa da sua autonomia. Em seguida dividiria a turma em grupos para explicação das atividades.
· Recursos: Data show, Cartolina, Papelão, Enfeites , Revista, Figuras , fantasias. Cenário. 
· Atividades:
1) Registrar no caderno a parte mais interessante do filme. 
2) Dividir a turma em 2 grupos para apresentarem o contexto indígena em duas etapas: A primeira etapa será a confecção de um ‘’mini Museu indígena’’ , repleto de todos aprendizados que vimos no filme como artesanatos , pinturas e costumes e tribos , tec. Essa etapa será responsável pelo primeiro grupo que irá confeccionar todos os utensílios do museu sob auxilio do professor. 
Já a segunda etapa será uma encenação teatral com uma narrativa chamada ‘’ O que herdamos de nossas raízes indígenas?’’ , sobre todas as heranças culturais indígenas, que herdamos nos dias atuais. Cada participante do segundo grupo deve apresentar uma herança cultural, como danças, culinária, lendas e etc. Incluindo a confecção do cenário.
 
3) Após a realização da elaboração dessas atividades, convidar outros colegas de outras turmas para a visita ao museu e para assistir apresentação teatral. 
4)Confeccionar um mural com a produção dos registros da experiencia com a produção do trabalho e expor na sala de aula. 
Fonte: 
https://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/herancas-culturais-indigenas.html
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/indios-brasil.htm

Outros materiais