Buscar

Atividade Adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O que é liderança?
RESPOSTA: liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera os resultados almejados pela empresa.
2. O que é um líder?
RESPOSTA: O líder é a pessoa que tem a habilidade de motivar e de influenciar os liderados, agindo de forma ética e positiva, de modo que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização sempre explorando de cada membro da equipe os seus pontos fortes.
3. A liderança pode ser aprendida?
RESPOSTA: algumas pessoas nascem com características de personalidade que facilitam o exercício da liderança. E sim, esta habilidade pode ser aprendida, em menor ou maior grau, por quase todo mundo se nos guiarmos pela motivação certa. Para isso, precisamos recebermos a formação necessária, vivenciarmos experiências enriquecedoras e contar com um bom mentor enquanto aprendemos a trabalhar direito.
4. Você se considera um líder? Por que?
RESPOSTA: Sim. Gosto de trabalhar em equipe e de lidar com pessoas. Me torno um exemplo para as pessoas do time da organização em que trabalho. 
5. Quais os tipos de liderança? Explique cada um deles
RESPOSTA: 
- Liderança autocrática: A liderança autocrática consiste em uma figura de comando autoritário, que costuma centralizar as tarefas e tomada de decisão sem envolver a equipe. 
É um líder que impõe regras e ordens, sem exercitar o diálogo.
- Liderança democrática: O estilo democrático, como o nome sugere, compreende as ideias e as decisões da equipe. Nesse caso, o líder exerce papel de orientador e facilitador, enquanto a equipe é estimulada a assumir mais responsabilidades.
- Liderança liberal: Na liderança liberal, o líder participa pouco e concede muita autonomia para os liderados. Os subordinados, então, nem podem ser assim chamados, já que assumem um papel de protagonismo, com grandes responsabilidades.
- Leader coach: O líder aplica as técnicas e ferramentas de Coaching para proporcionar o desenvolvimento da sua equipe, tendo sempre no autoconhecimento o ponto de partida.
- Liderança situacional: Os líderes que adotam esse estilo estão mais presentes em organizações que se transformam o tempo todo. Isso porque são profissionais que têm habilidade em lidar com situações diversas, propondo ações e estratégias de acordo com os acontecimentos
- Liderança servidora: A liderança servidora, por sua vez, conta com um profissional que atua para atender aos objetivos e às expectativas da equipe. Dessa forma, o líder servidor deve ter a capacidade de se colocar no lugar do liderado para compreender verdadeiramente as necessidades e desejos dele.
6. Exemplifique os tipos de liderança autocrática, democrática ,liberal e líder coach.
RESPOSTA: 
- Liderança autocrática: Seu cargo vira um instrumento de coerção dos liderados, que trabalham apenas por medo de uma punição ou de uma demissão. Em uma autocracia, as pessoas não possuem importância, apenas a execução de tarefas e a busca de resultados. 
- Liderança democrática: O líder democrático interage igualmente com a sua equipe, promove a capacitação e facilita o trabalho dos liderados. Sua posição é de aconselhar cada membro quando necessário, reconhecendo os méritos e criando um espaço aberto para debate.
- Liderança liberal: dá aos seus colaboradores toda a liberdade para tomar decisões importantes e a sua participação no curso dos acontecimentos é quase nula, o que impede a equipe de seguir os exemplos de um líder liberal.
- Leader coach: estimula o desenvolvimento de novas habilidades e aprimorar aos poucos as capacidades e competências identificadas de cada um, como comunicação, foco, liderança, para potencializar seus resultados.
7. Explique e coloque exemplo ( 1 de cada) das lideranças situacional e servidora.
RESPOSTA: 
- Liderança situacional: consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados, de acordo com o contexto vivido.
- Liderança servidora: é uma mistura equilibrada entre líder e servo. Um líder servidor valoriza ideias, contribuições e regularmente busca opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito. Outra característica do líder servidor é a preocupação em replicar novos líderes, ensinando outras pessoas a liderar e oferecendo oportunidades para o crescimento. O líder de sucesso com perfil servidor se importa em ajudar os outros, seja em questões relacionadas à vida ou do trabalho. O profissional com essa característica é encorajador e possui um grande poder de persuasão na sua comunicação. Além disso, pensa constantemente nas futuras gerações, no próximo líder e nas próximas oportunidades, fazendo escolhas para beneficiar o futuro.
8. O que são processos motivacionais?
RESPOSTA: O processo motivacional diz respeito a um estímulo que desperta as necessidades do ser humano. A expressão “processos motivacionais”, nos remete a ideia de que motivação não é um produto acabado, mas sim um processo que se configura a cada momento, no fluxo permanente da vida, segundo Vergara, 2013. Tem caráter de continuidade, que sempre teremos algo a nossa frente que estará nos motivando de alguma forma.
9. O que é motivação?
RESPOSTA: motivação é intrínseca, é um impulso que vem de dentro, isto é, que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa, é uma força que direciona a pessoa para alguma coisa, ou seja, um objetivo.
10. O que é motivação direta?
RESPOSTA: é aquela que nos impulsiona diretamente ao objeto que satisfaz uma necessidade nossa. Por exemplo: você admira e se identifica com uma cultura estrangeira e investe todos seus esforços no aprendizado da respectiva língua.
11. O que é motivação indireta?
RESPOSTA: é aquela que nos impulsiona em direção a um objetivo intermediário, por exemplo, aprender inglês, que, por sua vez, possibilitará a satisfação de uma necessidade maior
12.Por que algumas pessoas se sentem altamente motivadas para determinadas tarefas que a outras é totalmente desinteressante, ilógica, maluca, muito certinha, sem parâmetros... Por quê? 13.Explique a teoria de Maslow.
RESPOSTA: Porque as pessoas tem valores diferentes, necessidades diferentes, interesses diferentes, organização familiar diferente, background cultural diferente, formação profissional diferente, uma história de vida única que condiciona suas motivações. Segundo Maslow, a teoria mais conhecida sobre motivação é a teoria das necessidades, (teoria da hierarquia das necessidades), existindo uma hierarquia de cinco necessidades em cada ser humano.
Necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as Necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização. As fisiológicas são: fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidade. As de segurança incluem segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.. As sociais incluem: afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo. As de estima são fatores internos da estima, como, respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção. E auto- realização, que é a intenção de tornarem-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser, inclui crescimento e autodesenvolvimento ao alcance do próprio potencial.

Outros materiais