Formação Integral em Saúde
1 pág.

Formação Integral em Saúde


DisciplinaFormação Integral em Saúde444 materiais952 seguidores
Pré-visualização1 página
ATIVIDADE DISCURSIVA
O Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva de mudar a lógica da assistência curativa para o modelo de atenção integral, vem ao longo dos anos investido na Atenção Primária em Saúde, tendo a Saúde da Família como estratégia para reorganizar a Atenção Básica. Os sistemas de saúde no mundo são diversos, alguns têm preconizado a Atenção Primária em Saúde, porém cada país tem modelo próprio. 
Discuta as atribuições da Estratégia de Saúde da Família e como é o processo de trabalho. Pensando nos sistemas Comparados em Saúde, como é o sistema de saúde no Brasil e cite quais os países que apresentam modelo de Atenção Primária em Saúde semelhantes ao brasileiro.
O objetivo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é atender o indivíduo e a família de forma integral e contínua, tanto em unidades de saúde quanto em visitas domiciliares, desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. O processo de trabalho é caracterizado pelo trabalho interdisciplinar e em equipe. Vale ressaltar, que o trabalho em equipe na ESF é importante pelo aspecto de integralidade nos cuidados de saúde, sendo a integralidade um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS).O sistema de Saúde no Brasil é dividido em saúde pública e saúde suplementar. A saúde pública está estruturada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), já a saúde suplementar é a saúde privada, composta pelos serviços financiados, pelos planos e pelos seguros de saúde. Os países que tem o modelo de atenção primária semelhante ao Brasil são: Austrália, Reino Unido, Canadá, França e Suécia .