A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Prova

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O ser humano, desde os primórdios, estabeleceu relações sociais que foram fundamentais para a sobrevivência da espécie. Cada sociedade possui suas particularidades, mas existem elementos que são comuns a todas elas. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas:
I- A sociedade pode ser definida como um grupo social em que as pessoas possuem certas afinidades entre si.
II- A sociedade vem sendo construída no decorrer da história humana, pois não é uma organização acabada sem necessidade de aperfeiçoamento contínuo.
III- As regras devem ser fixas e imutáveis em uma sociedade, pois, do contrário, a unidade social não se sustenta. 
IV- A solidariedade é um elemento importante numa sociedade, pois ela mantém harmonia no convívio social com outras pessoas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	2.
	Por empatia pode-se compreender o estado de espírito a partir do qual uma pessoa se identifica com outra, procurando colocar-se em seu lugar, presumindo sentir aquilo que a outra está sentido. Sobre as características que contribuem para criar um ambiente propício ao contato pessoal e, portanto, à empatia, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ambientes tranquilos.
(    ) Simpatia.
(    ) Tristeza.
(    ) Gostar de ouvir.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	Consideramos o estudo das relações humanas como o exercício científico de entender o comportamento humano. A teoria das relações humanas nos informa que os seres humanos têm necessidades emocionais a serem supridas por suas relações com outros seres humanos. Podemos nos relacionar com os outros no trabalho, ou em espaços informais. Quanto às ideias centrais da teoria das relações humanas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos entender o ser humano através de modelos mecanicistas.
(    ) O ser humano é inteira e exclusivamente condicionado pela biologia. 
(    ) O ser humano apresenta as necessidades de segurança e de afeto.
(    ) Precisamos de aprovação em nossas relações e ter prestígio com essas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	Pelo fato de ninguém ser igual a ninguém, as relações humanas são bastante complexas, envolvendo sentimentos, emoções e ações diversas. Nesse sentido, para que haja relações humanas saudáveis, seguras e duradouras, é importante que o ser humano esteja atento à maneira como se comporta em relação ao outro. Assinale a alternativa CORRETA que consiste num dos princípios fundamentais das relações humanas:
	 a)
	Com maior facilidade para lidar com o outro, encontram-se os intolerantes e com dificuldades nas relações impessoais.
	 b)
	Empatia não é uma aptidão necessária para a compreensão do outro, principalmente quanto ao que ele está sentindo ou pensando.
	 c)
	Compreender o outro com os princípios e os valores dele e nunca tentar compreendê-lo com os nossos valores é primordial para a harmonia no grupo.
	 d)
	Posturas intransigentes e ações egoístas são importantes para a boa convivência no grupo ao qual se pertence.
	5.
	As imensas transformações que se deram na sociabilidade e na socialização contemporaneamente impactaram fortemente o processo de construção do identidade, tanto social, quanto individual, dos atores sociais na atualidade. A partir das novas tecnologias de informação as relações sociais deslocam-se do espaço de interação local e imediata para se reestruturarem em extensões indefinidas do ponto de vista espaço-temporal. Essa nova maneira de se organizar o espaço social, gerou certas consequências nas maneiras pelas quais o indivíduo se percebe no mundo. Sobre essas maneiras, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Potencialização da capacidade reflexiva.
	 b)
	Aumento na articulação das informações.
	 c)
	Isolamento e distanciamento do indivíduo.
	 d)
	Capacidade de ler criticamente a vida social.
	6.
	O termo sociedade é entendido como um sistema de símbolos, valores e normas. Também é comumente utilizado para referir-se ao coletivo de cidadãos de um país. Nas sociedades, todos os indivíduos possuem papéis e posições sociais bem definidas, especialmente nas sociedades ocidentais. Com base nesses pressupostos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Classe social.
II- Papel social.
(    ) Refere-se a um tipo de estratificação social que tem por base critérios estritamente econômicos.
(    ) São características distintas das diferentes interações sociais dos indivíduos, seja na casa, na rua ou no trabalho.
(    ) É o conjunto de normas, direitos e deveres que tornam o comportamento dos indivíduos socialmente aceitos.
(    ) São caraterísticas que determinam hierarquias, posições sociais e de poder entre os grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - II.
	 b)
	I - II - II - I.
	 c)
	II - I - I - I.
	 d)
	I - II - II - II.
	7.
	O ser humano possui tipos que os diferencia dos demais. Esses tipos são maneiras encontradas para classificarmos os seres humanos, no sentido de agrupá-los, no intuito de compreendermos determinados comportamentos. Sobre as principais tipificações do ser humano, quando dizemos que um homem é humilde e justo, estamos nos referindo ao:
	 a)
	Aspecto espiritual.
	 b)
	Aspecto físico.
	 c)
	Aspecto filosófico.
	 d)
	Aspecto ético-moral.
	8.
	O ser humano é parte de uma sociedade que ocupa um lugar no tempo e no espaço. Para compreendermos o homem, precisamos considerar a sociedade em que ele vive, dentro de um espaço geográfico, ou seja, a territorialidade. Sobre a territorialidade e a espacialidade do homem na sociedade, analise as sentenças a seguir:
I- Cada ciência estuda e compreende a territorialidade de maneira diferente, como, por exemplo, na Economia, o território é percebido como uma das bases da produção.
II- Somente a Geografia possui uma visão clara sobre a territorialidade e espacialidade das sociedades, pois este é o seu principal objeto de estudo. 
III- A territorialidade não constitui um problema para a Sociologia, pois esta se preocupa apenas em estudar as relações humanas, e estas nada têm a ver com o espaço geográfico que o homem ocupa.
IV- O território tem a ver com a identidade do indivíduo, pois é no território que o homem trabalha, vive, se relaciona, é onde ocorrem as relações de troca e a vida acontece. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	O ser humano é tipificado de diversas maneiras: quanto ao aspecto físico, ético-moral e filosófico. Em se tratando do aspecto filosófico, cada pensador, ao longo da história, compreendeu o homem à sua maneira. Partindo deste pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- Marx desenvolveu a teoria do homem econômico.
II- Gadamer considera o homem em seu aspecto instintivo.
III- Para Heidegger, o homem é existente.
IV- O homem falível é uma concepção de Ricoeur. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	O ser humano é, por natureza, um ser que estabelece relações com o outro e com o meio em que vive, no sentido de criar condições cada vez mais propícias para sua sobrevivência. Para falar de ser humano, necessitamos obrigatoriamente falar e entender da sociedade, pois este é um ser social. Dessa forma, referente à sociedade, classifique