Buscar

avaliação 1 formação e desenvolvimento

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
		Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:572207) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O desenvolvimento de coleções pode ser entendido enquanto um conjunto de serviços de informação que requer um planejamento e o conhecimento da realidade onde a biblioteca está inserida, assim como seu ambiente interno e externo, sua missão, seus objetivos, seus usuários e suas funções. Sobre o diagnóstico da instituição, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Atenta-se que para gerir um acervo, a tarefa de executar está intrinsecamente relacionada às especificidades e aos objetivos.
	b)
	O diagnóstico inclui traçar metas que levem em consideração os objetivos da instituição.
	c)
	O diagnóstico da instituição coleta dados como: direção da unidade, política, legislação, mudanças sociais e demográficas, mercado e tecnologia.
	d)
	Apresenta o entendimento da finalidade da biblioteca e dos atores que com ela se relacionam.
	2.
	Compreende-se que as coleções podem estar relacionadas aos diferentes tipos de fontes de informação (primária, secundária e terciária) e/ou à finalidade do material (referência, didático, lazer, informativa e institucional). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito da coleção de didática:
	a)
	Consiste naquela coleção formada por fontes de informação secundárias, em que as obras dão suporte à pesquisa documental.
	b)
	Pode ser formada por obras literárias e recreativas, com a finalidade de proporcionar lazer à comunidade de usuários.
	c)
	Também chamada de Coleção Básica e/ou Corrente, as fontes de informação apoiam a pesquisa e o ensino.
	d)
	É caracterizada pela coleção que é formada por obras recomendadas pelos professores como literatura obrigatória para o aprendizado do conteúdo dos currículos dos cursos oferecidos pela instituição.
	3.
	O acervo bibliográfico corresponde ao montante total dos livros de uma biblioteca, podendo compreender diversas coleções diferentes. Esse acervo frequentemente é dividido em: coleção de referência, didática, informativa, de lazer e institucional (ROMANI; BORSZCZ, 2006). Sobre os tipos de coleções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Coleção de Referência.
II- Coleção Informativa.
III- Coleção Lazer.
IV- Coleção Institucional.
(    ) Formada pelo conjunto de materiais relacionados com a memória institucional, tais como documentos que envolvem a instituição.
(    ) Consiste na coleção formada por fontes de informação secundárias, em que as obras dão suporte à pesquisa documental.
(    ) Pode ser formada por obras literárias, recreativas, com a finalidade de proporcionar lazer à comunidade de usuários.
(    ) Também chamada de Coleção Básica e/ou Corrente, as fontes de informação apoiam a pesquisa e o ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Org.). Unidades de informação: conceitos e competências: UFSC, 2006.
	a)
	II - III - I - IV.
	b)
	IV - I - III - II.
	c)
	I - IV - II - III.
	d)
	IV - III - I - II.
	4.
	Os bibliotecários, no decorrer das suas atividades, utilizam os termos acervo e coleção, porém existem diferenças entre eles. Para formar uma coleção ou um acervo, os bibliotecários precisam ter uma compreensão dos objetivos e da missão da biblioteca, suas especificidades e seu públicos, para pensar sobre a composição de suas coleções. Sobre o termo coleção, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Uma coleção não é agrupada por tipo de publicações.
	b)
	Em uma biblioteca existe apenas um tipo de coleção.
	c)
	Uma coleção é o conjunto de acervo, que é composto por diversos tipos de coleções.
	d)
	Uma coleção reflete o cenário e os objetivos de determinados tipos de bibliotecas.
	5.
	As bibliotecas contam com diversos serviços, funções e públicos. Elas podem ser divididas em biblioteca nacional, biblioteca escolar e biblioteca universitária. Sobre os tipos de bibliotecas, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Biblioteca nacional.
II- Biblioteca escolar.
III- Biblioteca universitária.
(    ) Instituição considerada depósito legal, já que em todos os países é responsável pela execução de uma política governamental para a preservação e disseminação da produção intelectual e identidade cultural de um país.
(    ) Acompanham a dinâmica do seu macroambiente universitário e disponibilizam informações que possibilitem o desenvolvimento científico e tecnológico da comunidade acadêmica.
(    ) Oferece serviços de apoio à aprendizagem e livros da comunidade escolar e possibilita a formação e educação de cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - III - II.
	b)
	II - III - I.
	c)
	I - II - III.
	d)
	III - I - II.
	6.
	A política de desenvolvimento de coleções deve ser escrita de forma didática, para facilitar o seu entendimento e acordo. Nesse sentido, ela precisa abranger alguns elementos. Sobre os elementos da política de desenvolvimento de coleções, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Pré-textuais.
II- Textual. 
III- Pós-textual.
(    ) Informações da U.I. (identificação, missão e objetivos).
(    ) Folha de rosto.
(    ) Responsabilidade da seleção (atores, princípios, atribuições e competências).
(    ) Formulário de doação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - I - III - II.
	b)
	I - III - II - III.
	c)
	II - I - II - III.
	d)
	III - II - I - I.
	7.
	O profissional da informação responsável por gerir uma coleção deve possuir conhecimento da unidade de informação que atua, dos seus usuários, dos recursos financeiros e humanos, da missão, objetivos, valores, prioridades e o alinhamento com a organização mantenedora da biblioteca. Existem algumas responsabilidades inerentes ao profissional da informação. Sobre essas responsabilidades, analise as seguintes afirmativas:
I- Selecionar materiais em todos os formatos para aquisição e acesso.
II- Revisar e negociar contratos para adquirir ou acessar recursos eletrônicos.
III- Redigir e revisar políticas de informação.
IV- Gerenciar a coleta através do desbaste informado, cancelamento, armazenamento e preservação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	No processo de desenvolvimento de coleções, as coleções são formadas pela aquisição dos itens bibliográficos. Essa aquisição pode acontecer por meio de três itens. Quais são eles?
	a)
	Alienação, permuta e doação.
	b)
	Compra, imutabilidade e doação.
	c)
	Compra, permuta e doação.
	d)
	Compra, permuta e recebimento.
	9.
	Para o ato de governar, uma característica fundamental é a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas. A política é meramente o ato de buscar exercer o poder dentro de uma nação. Nesse sentido, sobre política, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O surgimento da política tem origem Grécia moderna, e um dos grandes articuladores políticos desse período foi Aristóteles, que falava que a política era um mecanismo que tinha como fim último a felicidade dos homens.
	b)
	Faz menção a tudo que está vinculado ao Estado, ao governo e à administração privada com o objetivo final de administrar o patrimônio.
	c)
	É o nome que se dá para a capacidade do ser humano de criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida.
	d)
	Na esfera governamental, o político deve conduzir sua gestão para não interferir nos conflitos existentes na sociedade, de forma a encontrar uma saída que seja boa para todos.
	10.
	Políticas públicas são as ações realizadas pelo governo. No contexto da formação e desenvolvimento de coleções, a política geralmente é refletida e materializada em um instrumento. Qual o nome desse instrumento?
	a)
	Política deformação e desenvolvimento de coleções.
	b)
	Diretrizes de formação e desenvolvimento de acervos.
	c)
	Norma de desenvolvimento e formação de acervos e coleções.
	d)
	Regulamento de formação de coleções.
Parte inferior do formulário

Outros materiais