Buscar

PRIMEIROS SOCORROS DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Programas para Grupos Especiais/Primeiros Socorros 
	Avaliação Final (Discursiva) 
Parte superior do formulário
	1.
	A insuficiência respiratória (IR) é uma das emergências que requer maior atenção devido à sua gravidade. Ela refere-se à dificuldade no transporte e captação do oxigênio ou na eliminação do gás carbônico devido à falta de capacidade do sistema respiratório em preservar as trocas gasosas em níveis aceitáveis. A insuficiência respiratória pode ser aguda ou crônica. A IR pode ser causada por doenças relacionadas ao sistema respiratório ou não, e as enfermidades mais comuns são doença pulmonar obstrutiva crônica, a asma, a insuficiência cardíaca, a pneumonia, a dispneia de origem psicogênica (causada por estresse e choque emocional) e o uso de sedativos em altas doses. Disserte sobre os fatores ou os motivos indiretos que contribuem para a manifestação da insuficiência respiratória.
	 Resposta Esperada: Obstrução da via aérea: obstrução por corpo estranho, bron-coaspiração, asma, bronquiolite, bronquite crônica, enfisema, bronquiectasia, fibrose cística; Dificuldade respiratória: apneia do sono, obesidade, intoxicação por substân-cias tóxicas ou medicamentos; Debilidade da musculatura respiratória/acessória: lesão da medula espinhal, miastenia, distrofia muscular, poliomielite, esclerose late-ral amiotrófica, síndrome de Guillain-Barré; Alteração do tecido pulmonar: reação a fármacos, tumores, queimaduras, radiação, fibrose pulmonar, doença pulmonar de origem ocupacional; Alteração da caixa torácica: ferida aberta no tórax (trauma penetrante).
	2.
	Um indivíduo chega numa academia relatando que deseja praticar atividades físicas. Na anamnese apresenta-se como saudável, relatando que não tem dores, nega a existência de doenças crônicas, nega qualquer tipo de cirurgia e comenta que dorme e alimenta-se bem. No exame físico feito pelo educador físico, verifica-se que apresenta excesso de peso, abdome globoso e flácido; circunferência abdominal de  140 cm; índice de massa corporal com valor de 32; batimentos cardíacos em 130 batimentos por minuto, e limitação da amplitude de movimento de extensão de quadril. Sobre o exposto, disserte sobre as orientações básicas que o educador físico deve passar a este indivíduo, antes de iniciar o treinamento na academia.
	Resposta Esperada:
O professor de educação física deve fazer uma avaliação minuciosa, encaminhar este indivíduo para que traga um atestado médico para realização de atividade física, devido seu quadro de obesidade e excesso de gordura abdominal. Deve orientar sobre a importância de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, baixos níveis de estresse, controle do peso e a redução do sedentarismo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando