Buscar

Atividade I Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU TERESINA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BACHARELADO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA Psicologia: Processos, Aprendizagem e Inteligência
	
Atividade I
	ALUNO
	Luciana Souza Damasceno Matrícula: 19375193 3º Noite 
	DISCIPLINA
	 PSICOLOGIA: Processos, Aprendizagem e Inteligência
	PROFESSOR
	 Danubya Oliveira Pires Aragão
	TURMA
	Manhã/Noite
1. Escolher um filme ou um livro e relacionar o filme aos Processos Psicológicos Básicos estudados na nossa disciplina. Relacionando a cena do filme com a teoria estudada. Tenha como base o trabalho do filme “ A identidade Borne”
Processos Psicológicos Básicos:
O filme “Divertida Mente”
O filme Divertida Mente relata a história de uma menina (Riley) que se mudou de Cidade e consequentemente de escola, onde as emoções na mente passa em desiquilíbrio. Na mente dela relata 5 tipos de emoções: Tristeza, Alegria, Medo, Raiva e Nojinho. Enfatizo as emoções da alegria e tristeza assim como também são mais evidenciadas no filme, onde a Alegria está sempre empolgada, e alegre o tempo todo e se preocupada pra que Riley não fique triste em nenhum momento. 
A Alegria anda a maioria do tempo com a tristeza no filme e fica incomodada com a melancolia e pensamentos negativos da tristeza. A ilustração totalmente criativa brinca o tempo todo com um esquema de cores para as diferentes emoções, e com o grande e complexo funcionamento do cérebro, funcionando como um grande arquivo durante todos os dias da vida da personagem desde o dia do seu nascimento.
O sistema límbico recebe maior destaque na trama, sendo o responsável pelas emoções e pelo comportamento social, assim como por ser responsável pelo armazenamento das memórias por auxiliar no desenvolvimento Cognitivo e pela inteligência emocional. E o pensamento é uma atividade consciente que faz uma soma que liga vários processos básicos como por exemplo; as memórias quando o Trem passa pela memória de longo prazo em uma das cenas do filme e também as nossas Sensações, Percepções do dia. Então o pensamento seria elaborar essas informações e refletir, pensar e criar novas ideias.
E interessante a relação estabelecida na animação entre as “Memórias Base” e as “Formação da Personalidade” ( ou ilha de personalidade presentes no filme como o que basicamente fazem Riley ela mesma). Entende-se pelo filme, que represar para o indivíduo, pelo fato de que as emoções são complementares entre si e essenciais para a estruturação da consciência e da personalidade; evitar uma emoção resulta num processo de estagnação momentânea, que culmina em sintomas de colapso, como ocorreu no momento em que a “Alegria” e a “Tristeza” foram parar no arquivo de memórias, durante uma tentativa de afastar a “Tristeza” das demais funções, a ausência dessas emoções provocaram um efeito em cascata onde a personagem perdeu ilhas importantes da formação de sua personalidade um conflito que poderia não ter sido solucionado a tempo caso a fuga tivesse se concretizado.
A relação entre as emoções e a memória está voltada para a situação vivenciada e o comportamento emitido, onde a Alegria descobre que faz bem para a Riley acessar uma memória que concomitantemente irá ficar triste, mas que vai ajudá-la á sentir saudade de momentos passados com sua família e se conciliar com o presente, dando a devida importância e sentido para a vida dela. As emoções tem um papel importante no desenvolvimento humano ao longo da vida, pois elas formam a sua personalidade, onde algumas emoções são benéficas em certas situações e outras emoções podem acabar a prejudicando.
A apatia de Riley durante o “apagão” do sistema límbico, mostra como é importante manter as emoções em estado de equilíbrio. E a reestruturação após a conversa e o desabafo com os pais, exemplifica a evolução obtida depois de uma crise, como aconteceu com a personagem, que perdeu as ilhas da personalidade de criança, mas obteve ilhas novas e maiores após sua experiências e seu amadurecimento. O filme mostra de forma sucinta, porém dinâmica e clara os interminável ciclos e processos pelos quais o homem passa durante toda sua formação vital, mas que em geral não toma consciência.
Em conclusão, não existe emoção melhor do que o outro, todos se complementam de alguma forma, sendo que a Tristeza é necessária, o Medo e o Nojo servem para sobrevivência em alguns casos, já a Raiva quer impedir injustiças feitas. Nem sempre a Alegria é boa o tempo todo e algumas memórias não são esquecidas e tudo isso forma a personalidade de uma pessoa.

Outros materiais