A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
MECÂNICA DOS SOLOS E GEOTECNIA ATIVIDADE 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

Usuário
	
	Curso
	2020.1 MECÂNICA DOS SOLOS E GEOTECNIA [EADH100 - B2]
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	
	Enviado
	
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	5 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	258 horas, 2 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os processos adensamentos classificados como de imediato, primário e secundário variam em função da permeabilidade do solo que, por sua vez, apresenta um comportamento diferente em função da composição textural presente no solo. Quanto mais poroso o solo, menos denso ele é.
 
Nesse sentido, a respeito das características dos diferentes tipos de adensamentos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Secundário ocorre devido a gradual mudança de estruturas das partículas do solo.
	Resposta Correta:
	 
Imediato se dá devido à distorção ou deformação elástica sem alteração de teor de água, ocorrendo de forma rápida.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois o adensamento primário ocorre com a Redução do volume de vazios, devido à expulsão da água presente dos poros, de forma gradual, sendo significativo apenas em argilas e silte. Já o adensamento secundário  ocorre devido à gradual mudança de estruturas das partículas do solo de forma extremamente lenta. São mais significativos em solos orgânicos saturados e argilosos.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	A física do solo é o estudo das propriedades e dos processos físicos que ocorrem no solo, lidando com a dinâmica dos componentes físicos do solo e suas fases como sólidos, líquidos e gases. Ele se baseia nos princípios da física, da química física, da engenharia e da meteorologia.
 
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o índice que relaciona o volume de água e o volume de vazios de um solo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Umidade.
	Resposta Correta:
	 
Grau de Saturação.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a porosidade está relacionada com o volume de vazios presentes no solo, em função do índice de vazios; já a umidade está relacionada ao percentual de água existente no solo. Por fim, a permeabilidade se relaciona com a capacidade da água em percolar/infiltrar no solo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Aterros sanitários constituem uma estrutura cuidadosamente projetada, construída no interior ou sobre o solo, em que o lixo é isolado do ambiente circundante (água subterrânea, ar, chuva etc.). Devido aos impactos ambientais que podem decorrer da estrutura, o conhecimento sobre a área é primordial para evitar condições adversas na obra.
Considerando que tenha sido constatada a presença de uma camada de solo argiloso altamente compressível em um aterro, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a pré-compressão é uma solução que pode minimizar o recalque pós-construção.
 
 
	Resposta Correta:
	 
a pré-compressão é uma solução que pode minimizar o recalque pós-construção.
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a aplicação de uma pré-compressão irá possibilitar o aumento da tensão de pré-adensamento (energia). Por consequência, uma maior energia aplicada neste solo irá evitar ou ao menos reduzir o potencial de recalque futuro que este solo poderia sofrer.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Todo o material sofre uma certa quantidade de tensão quando um estresse é aplicado. Uma haste de aço, por exemplo, aumenta (estica) quando submetida a tensão de tração; assim como uma coluna de concreto diminui quando uma carga compressiva é aplicada.
 
Em relação à compreensão em solos, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A mudança de volume promovida pelo adensamento se dá no sentido horizontal somente.
II. O recalque total de uma camada adensável saturada será em função da variação do seu índice de vazios.
III. No estudo do recalque, pode-se aplicar uma relação proporcional direta entre o recalque e a camada adensável.
IV. Nos solos granulares, a água flui lentamente devido à baixa permeabilidade e o gradiente é dissipado também de modo lento.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a variação de volume por adensamento ocorre somente na direção vertical.  O recalque total primário está em função do índice de vazios e da espessura da camada do solo em recalque (H0). Na previsão de um recalque, aplica-se uma relação diretamente proporcional entre o recalque e a espessura da camada adensável. Nos solos granulares, a água flui rapidamente devido à alta permeabilidade, e o gradiente é dissipado também de modo rápido.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Diversos estudos e ensaios de campo podem ser conduzidos com o intuito de se determinar resistência, deformabilidade e permeabilidade dos solos, visando conhecer e esclarecer eventuais dúvidas a respeito da sua natureza e, assim, utilizá-lo da forma mais adequada. 
 
Dentre os ensaios de campo mais usuais, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ensaio juntamente com sua correta finalidade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ensaio de placa: utilizado para  caracterizar a deformabilidade e capacidade de carga do solo sob carregamento de fundações indiretas.
	Resposta Correta:
	 
Ensaio de palheta: utilizado para determinação da resistência ao cisalhamento, não drenada, de solos moles.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois os ensaios de permeabilidade permitem obter o coeficiente de permeabilidade do solo, podendo ser in situ ou em laboratório. Já o ensaio do infiltrômetro permite obter parâmetros relacionados a condutividade hidráulica do solo. Os ensaios de placa medem a capacidade e estabilidade dos solos no que diz respeito ao suporte de cargas de determinada fundação direta, enquanto que os ensaios SPT são responsáveis por obter o grau de compactação do solo.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O ensaio de compressão edométrica é um dos procedimentos mais antigos e mais famosos usados para a determinação dos parâmetros de compressibilidade do solo. Também chamado de ensaio de adensamento lateralmente confinado, mensura a resposta do solo a uma dada solicitação de deformações verticais.
 
A respeito dessa metodologia, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Consiste na compressão de uma amostra de solo, compactada ou indeformada, pela aplicação de valores crescentes de tensão vertical.
II. A pressão de pré-adensamento, o índice de compressão e o coeficiente de adensamento são parâmetros que podem ser obtidos através do ensaio edométrico.
III. Consiste de um ensaio simples e geralmente realizado em poucas horas.
IV. Faz-se possível obter parâmetros de condutividade hídrica.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois  o ensaio consiste na compressão de uma amostra de solo, compactada ou indeformada, pela aplicação de valores crescentes de tensão vertical, sob a condição de deformação radial nula;  a pressão de pré-adensamento, o índice de compressão e o coeficiente de adensamento são parâmetros que podem ser obtidos através do ensaio edométrico;  o ensaio aqui descrito geralmente é lento, podendo, em alguns, casos demandar semanas para ser concluído.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A deformação é uma característica de todos os materiais quando submetidos a forças externas (carregamentos). O que difere o solo dos outros materiais é que ele é um material natural, com uma estrutura interna que pode ser alterada pelo carregamento, com deslocamento e/ou ruptura de partículas.
 
Considerando que deformações dos solos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.