Buscar

A1 - Estrutura e Função Humana Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade 1, estudamos os princípios de construção e funcionamento do corpo humano. Esses temas são fundamentais para a prática profissional, já que os profissionais de saúde utilizam uma linguagem científica com termos próprios para descrever as estruturas anatômicas e suas funções. Conhecer esses termos permite que a comunicação seja mais eficaz e precisa.
Analise o trecho abaixo e proponha uma redação utilizando a terminologia anatômica apropriada para os termos em destaque.
DICAS DE MASSAGEM PARA RELAXAR
Vamos, agora, abordar algumas dicas práticas para que você faça a massagem relaxante.
1. Deite a pessoa com a barriga para baixo.
2. Coloque uma quantidade igual a de uma colher de chá com óleo vegetal ou creme neutro em suas mãos e espalhe nas costas e no peito da pessoa. (Jamais jogue o óleo ou creme diretamente nas costas ou no peito da pessoa).
3. Com a palma das mãos abertas, realize deslizamentos nos 2 lados das costas ao mesmo tempo na região da cintura até o pescoço. Repita o procedimento por 3x. (Jamais aplique pressão em cima da espinha).
4. Com os dedões, faça movimentos circulares ao redor da espinha, na região do pescoço, em direção à cintura, 3x.
5. Realize a percussão por toda as costas da pessoa. (A mão fica igual a de um movimento de caratê e você “bate” com as costas da mão em toda as costas da pessoa).
6. Repita o procedimento de amassamento por todo o braço da pessoa. Comece pela mão, passe para o braço, cotovelo e continue no braço até chegar ao ombro.
Na perna, faça o mesmo procedimento. Comece amassando o dedão do pé, passe para a sola do pé, depois para a perna, joelho e continue na perna até chegar às nádegas.
ROTEIRO DE MASSAGEM RELAXANTE
1 - Existem duas posições em que a pessoa fica para receber a massagem, são elas decúbito dorsal e decúbito ventral.
2 - Ela deve ser iniciada então com a pessoa em decúbito ventral, e com uma pequena quantidade de creme neutro ou óleo vegetal, inicia-se pela dorsal e pelo tórax da pessoa (o óleo deve ser sempre esfregado nas mãos da massagista primeiro, antes de ir para a dorsal e para o tórax da pessoa).
3 - A manobra de deslizamento deve ser feita logo depois do primeiro contato da massagista com a cliente, e com as palmas das mãos abertas, deslizando sobre os dois lados da dorsal e indo da cintura até o pescoço. Mas jamais fazer pressão em cima da coluna vertebral. Este procedimento deve ser repetido por 3x.
4 - Devem ser utilizados os polegares em movimentos circulares ao redor da coluna cervical, na região do pescoço, em direção á cintura, 3x.
5 – Nesta parte a mão fica igual a de um movimento de karatê, para bater com o dorso da mão em toda dorsal da pessoa.
6 – O procedimento de amassamento deve ser repetido por todo o membro superior da pessoa, começando pela mão, passando pelo antebraço, cotovelo, braço até chegar ao ombro.
7 – No membro inferior é feito o mesmo procedimento, começando com o amassamento no hálux, passando para a planta do pé, depois perna, joelho, coxa, até chegar nos glúteos.

Outros materiais