Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Educação Ambiental

Conjunto de questões sobre educação ambiental: princípios ecológicos (Capra, citado por Gadotti), sustentabilidade e o tripé da sustentabilidade, além da integração da educação ambiental na escola; apresenta itens de associação e questões de múltipla escolha.

User badge image
Luana Jochen

em

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Segundo Capra (apud GADOTTI, 2000), existem oito princípios ecológicos, sendo eles: interdependência, sustentabilidade, ciclos ecológicos, fluxo de energia, associação, flexibilidade, diversidade e coevolução. Para o autor, esses princípios são fundamentais para que um professor consiga se integrar nas atividades ambientais que acontecem na comunidade.
Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sustentabilidade. II- Fluxo de energia. III- Flexibilidade. IV- Diversidade. ( ) Este princípio deixa claro ao professor que nem tudo pode ser controlado ou previsto, por isso é necessário entender e aceitar as adversidades. ( ) Este princípio reconhece que existem diferentes maneiras de aprender, ser criativo e buscar diferentes estratégias para enfrentar e resolver os problemas que conferem a estabilidade. ( ) Este princípio é usado para conceituar ações e atividades humanas que tendem a suprir as necessidades contemporâneas dos seres humanos, sem prejudicar o futuro das próximas gerações. ( ) A energia é unidirecional e em transformação responsável pela produção de alimentos nos ciclos biogeoquímicos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) III - I - II - IV.
b) I - II - III - IV.
c) II - IV - III - I.
d) III - IV - I - II.

Cada vez mais as empresas, os consumidores e a sociedade tornam-se conscientes da necessidade de um desenvolvimento sustentável sem esgotar os recursos naturais. Por isso, o tripé da sustentabilidade envolve os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Dentro desta temática, e sobre a importância de relacionar os três aspectos (responsabilidade social, responsabilidade ambiental e responsabilidade econômica) durante a realização das atividades ambientais, analise as sentenças a seguir:
I- O tripé da sustentabilidade tem por finalidade categorizar os aspectos fundamentais voltados às ações de apreciar e respeitar a natureza, os recursos utilizados e a problemática ambiental no setor econômico e social. II- Os três aspectos são fundamentais para que o governo possa fazer a sua parte, pois a população não precisa cuidar do meio ambiente, já que se trata de um meio econômico de reverter a situação. III- O tripe da Sustentabilidade nos mostra que os efeitos das transformações se inter-relacionam e não podem ser isolados. IV- Relacionar os três aspectos são fundamentais, pois a sociedade e a economia estão inseridas no meio ambiente, ou seja, dependemos da extração dos recursos naturais para a subsistência, como, por exemplo, água, energia, alimentos. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II, IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III, IV estão corretas.

A importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se às escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão.
Como deve ser introduzida a educação ambiental nas escolas?
a) Como uma disciplina complementar ao ensino de Ciências e Biologia, ministrada exclusivamente pelos professores da área.
b) Como um conteúdo internalizado unicamente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia.
c) Como uma área transversal à escola, tendo contribuições múltiplas das ciências naturais e exatas, Literatura, Artes, Sociologia e Filosofia, integrada numa rede de relações e compartilhamento dos saberes.
d) Como uma área transversal à escola, mas de responsabilidade exclusiva dos professores das áreas afins à Ecologia (Biologia e Geografia).

Como ponto de partida para o educador se integrar nas comunidades de aprendizagem é preciso conhecer os princípios ecológicos e a sua definição, destacados por Capra (apud GADOTTI, 2000).
Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Interdependência. II- Ciclos ecológicos. III- Associação. IV- Coevolução. (    ) Em cooperação a evolução ocorre concomitantemente entre os parceiros. (    ) São circuitos de regeneração, autorreguláveis nas relações de trocas. (    ) Seres vivos participam, cooperam e se ajudam mutuamente para contrapor aos competidores.   (    ) Os ecossistemas são interligados em uma teia de relações que se autossustentam. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - III - II - IV.
b) IV - II - III - I.
c) IV - II - I - III.
d) II - I - IV - III.

Quando se insere um tema transversal no currículo, é importante ressaltar que existem disciplinas que têm mais afinidades e relações entre si e com os temas. Um dos temas que Dalmora (2011), autora do caderno de Educação Ambiental, sugere é ?Expansão e progressão dos desmatamentos? (Matemática, Física e Artes). De acordo com os conteúdos que podem ser discutidos neste determinado tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Extensão territorial afetada pelos desmatamentos.
( ) Abundância e frequência populacional.
( ) Sucessão, efeito estufa e ciclos biogeoquímicos.
( ) Instrumentos e sons da natureza através da música.
a) V - F - V - V.
b) F - F - V - V.
c) F - V - F - F.
d) V - V - F - V.

Uma forma de trabalhar as questões ambientais é discutir e refletir com os estudantes as situações que acontecem no cotidiano. A Educação Ambiental precisa ser trabalhada de forma transversal voltada aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes de cuidado e valor com o meio ambiente. Ela precisa estar inserida nos diferentes níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os estudantes.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A escola necessita promover momentos de interação, como oficinas pedagógicas, teatros, visitas técnicas e projetos sociais e ambientais para motivar o cuidado com o meio ambiente.
b) Conseguir promover o fortalecimento da cidadania, responsabilidade social e ambiental e a solidariedade não são princípios ambientais.
c) Os professores de diferentes áreas dos saberes não necessitam realizar atividades ambientais, pois a educação ambiental cabe ser trabalhada pelo professor de Biologia, Pedagogia ou Geografia.
d) A escola tem como responsabilidade transmitir informações e não cabe a ela discutir e refletir as questões sociais e ambientais. Essa situação cabe ao setor público.

A educação ambiental participativa requer o fortalecimento dos laços entre cidadania e direito, pois o direito, como resultado das lutas sociais, sintetiza conquistas e embates. Alguns pressupostos devem ser levados em conta na aplicação deste enfoque, dentre eles:
a) A interdependência entre os recursos não implica que a intervenção ambiental afete os demais recursos.
b) Não existe o compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
c) O compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
d) Os recursos naturais não têm sua qualidade resguardada, se for garantido o processo dinâmico de renovação.

Na maioria das vezes, pensamos na Educação Ambiental como disciplina que precisa estar inserida nos conteúdos escolares. Geralmente, entende-se como meio ambiente e cabe ao professor de Ciências, Biologia ou Geografia discutir esses conceitos.
Em se tratando da ênfase da Educação Ambiental nas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
a) O professor de Biologia é o único profissional capaz de mediar o conteúdo da Educação Ambiental com os estudantes.
b) Discutir a Educação Ambiental não é responsabilidade da escola. Cabe ao setor público refletir e instituir palestras na comunidade com profissionais da área.
c) Para trabalhar o tema Educação Ambiental, é preciso criar uma disciplina sobre meio ambiente.
d) É necessário atribuir responsabilidade a cada uma das áreas dos saberes, conectando as questões ambientais com a realidade dos estudantes.

A Educação Ambiental (EA) explora diversos conceitos, conteúdos, projetos e ações que buscam estar inseridos em três esferas: a social, a ambiental e a econômica. Sobre a que ou a quem ela deve ser oferecida, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As pessoas que têm interesse na área, por meio de cursos de extensão, oficinas e mini cursos baseados em conceitos que são fundamentais para desenvolver projetos ambientais.
II- No sistema regular de ensino público, a quem se garante o acesso gratuito a cursos especializados.
III- Aos acadêmicos que estão cursando o nível superior, pois somente eles serão capazes de desenvolver ações ambientais.
IV- Em todos os níveis de ensino público ou privado, a fim de estabelecer parcerias e relações com a problemática ambiental.
V - Para toda as pessoas que desejam aprimorar conhecimento buscando capacitação teórica e colocar em prática o que aprenderam.
A As sentenças I, IV e V estão corretas.
B As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II e V estão corretas.

Há maneiras divertidas de ensinar e de aprender, uma dessas ferramentas é a música. As diferentes letras e melodias estimulam o estudante a ir além do conteúdo de sala de aula, fazendo-o criar e imaginar novas situações. Essa é uma proposta interessante para refletir as questões ambientais.
Referente à proposta música em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio da música é possível despertar a curiosidade, a imaginação e a integração do ser e a oralidade.
II- Algumas letras de músicas fazem os estudantes refletirem sobre a realidade, proporcionando a criticidade de suas escolhas.
III- Cantar e interpretar músicas na sala de aula estimula a bagunça e pouca aprendizagem.
IV- O canto, a interpretação, a criatividade, os aplausos fazem com que a sala de aula se torne um espaço prazeroso, onde os estudantes são estimulados à leitura e à interpretação.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo Capra (apud GADOTTI, 2000), existem oito princípios ecológicos, sendo eles: interdependência, sustentabilidade, ciclos ecológicos, fluxo de energia, associação, flexibilidade, diversidade e coevolução. Para o autor, esses princípios são fundamentais para que um professor consiga se integrar nas atividades ambientais que acontecem na comunidade.
Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Sustentabilidade. II- Fluxo de energia. III- Flexibilidade. IV- Diversidade. ( ) Este princípio deixa claro ao professor que nem tudo pode ser controlado ou previsto, por isso é necessário entender e aceitar as adversidades. ( ) Este princípio reconhece que existem diferentes maneiras de aprender, ser criativo e buscar diferentes estratégias para enfrentar e resolver os problemas que conferem a estabilidade. ( ) Este princípio é usado para conceituar ações e atividades humanas que tendem a suprir as necessidades contemporâneas dos seres humanos, sem prejudicar o futuro das próximas gerações. ( ) A energia é unidirecional e em transformação responsável pela produção de alimentos nos ciclos biogeoquímicos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) III - I - II - IV.
b) I - II - III - IV.
c) II - IV - III - I.
d) III - IV - I - II.

Cada vez mais as empresas, os consumidores e a sociedade tornam-se conscientes da necessidade de um desenvolvimento sustentável sem esgotar os recursos naturais. Por isso, o tripé da sustentabilidade envolve os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Dentro desta temática, e sobre a importância de relacionar os três aspectos (responsabilidade social, responsabilidade ambiental e responsabilidade econômica) durante a realização das atividades ambientais, analise as sentenças a seguir:
I- O tripé da sustentabilidade tem por finalidade categorizar os aspectos fundamentais voltados às ações de apreciar e respeitar a natureza, os recursos utilizados e a problemática ambiental no setor econômico e social. II- Os três aspectos são fundamentais para que o governo possa fazer a sua parte, pois a população não precisa cuidar do meio ambiente, já que se trata de um meio econômico de reverter a situação. III- O tripe da Sustentabilidade nos mostra que os efeitos das transformações se inter-relacionam e não podem ser isolados. IV- Relacionar os três aspectos são fundamentais, pois a sociedade e a economia estão inseridas no meio ambiente, ou seja, dependemos da extração dos recursos naturais para a subsistência, como, por exemplo, água, energia, alimentos. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II, IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III, IV estão corretas.

A importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se às escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão.
Como deve ser introduzida a educação ambiental nas escolas?
a) Como uma disciplina complementar ao ensino de Ciências e Biologia, ministrada exclusivamente pelos professores da área.
b) Como um conteúdo internalizado unicamente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia.
c) Como uma área transversal à escola, tendo contribuições múltiplas das ciências naturais e exatas, Literatura, Artes, Sociologia e Filosofia, integrada numa rede de relações e compartilhamento dos saberes.
d) Como uma área transversal à escola, mas de responsabilidade exclusiva dos professores das áreas afins à Ecologia (Biologia e Geografia).

Como ponto de partida para o educador se integrar nas comunidades de aprendizagem é preciso conhecer os princípios ecológicos e a sua definição, destacados por Capra (apud GADOTTI, 2000).
Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Interdependência. II- Ciclos ecológicos. III- Associação. IV- Coevolução. (    ) Em cooperação a evolução ocorre concomitantemente entre os parceiros. (    ) São circuitos de regeneração, autorreguláveis nas relações de trocas. (    ) Seres vivos participam, cooperam e se ajudam mutuamente para contrapor aos competidores.   (    ) Os ecossistemas são interligados em uma teia de relações que se autossustentam. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - III - II - IV.
b) IV - II - III - I.
c) IV - II - I - III.
d) II - I - IV - III.

Quando se insere um tema transversal no currículo, é importante ressaltar que existem disciplinas que têm mais afinidades e relações entre si e com os temas. Um dos temas que Dalmora (2011), autora do caderno de Educação Ambiental, sugere é ?Expansão e progressão dos desmatamentos? (Matemática, Física e Artes). De acordo com os conteúdos que podem ser discutidos neste determinado tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Extensão territorial afetada pelos desmatamentos.
( ) Abundância e frequência populacional.
( ) Sucessão, efeito estufa e ciclos biogeoquímicos.
( ) Instrumentos e sons da natureza através da música.
a) V - F - V - V.
b) F - F - V - V.
c) F - V - F - F.
d) V - V - F - V.

Uma forma de trabalhar as questões ambientais é discutir e refletir com os estudantes as situações que acontecem no cotidiano. A Educação Ambiental precisa ser trabalhada de forma transversal voltada aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes de cuidado e valor com o meio ambiente. Ela precisa estar inserida nos diferentes níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os estudantes.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A escola necessita promover momentos de interação, como oficinas pedagógicas, teatros, visitas técnicas e projetos sociais e ambientais para motivar o cuidado com o meio ambiente.
b) Conseguir promover o fortalecimento da cidadania, responsabilidade social e ambiental e a solidariedade não são princípios ambientais.
c) Os professores de diferentes áreas dos saberes não necessitam realizar atividades ambientais, pois a educação ambiental cabe ser trabalhada pelo professor de Biologia, Pedagogia ou Geografia.
d) A escola tem como responsabilidade transmitir informações e não cabe a ela discutir e refletir as questões sociais e ambientais. Essa situação cabe ao setor público.

A educação ambiental participativa requer o fortalecimento dos laços entre cidadania e direito, pois o direito, como resultado das lutas sociais, sintetiza conquistas e embates. Alguns pressupostos devem ser levados em conta na aplicação deste enfoque, dentre eles:
a) A interdependência entre os recursos não implica que a intervenção ambiental afete os demais recursos.
b) Não existe o compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
c) O compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
d) Os recursos naturais não têm sua qualidade resguardada, se for garantido o processo dinâmico de renovação.

Na maioria das vezes, pensamos na Educação Ambiental como disciplina que precisa estar inserida nos conteúdos escolares. Geralmente, entende-se como meio ambiente e cabe ao professor de Ciências, Biologia ou Geografia discutir esses conceitos.
Em se tratando da ênfase da Educação Ambiental nas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
a) O professor de Biologia é o único profissional capaz de mediar o conteúdo da Educação Ambiental com os estudantes.
b) Discutir a Educação Ambiental não é responsabilidade da escola. Cabe ao setor público refletir e instituir palestras na comunidade com profissionais da área.
c) Para trabalhar o tema Educação Ambiental, é preciso criar uma disciplina sobre meio ambiente.
d) É necessário atribuir responsabilidade a cada uma das áreas dos saberes, conectando as questões ambientais com a realidade dos estudantes.

A Educação Ambiental (EA) explora diversos conceitos, conteúdos, projetos e ações que buscam estar inseridos em três esferas: a social, a ambiental e a econômica. Sobre a que ou a quem ela deve ser oferecida, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As pessoas que têm interesse na área, por meio de cursos de extensão, oficinas e mini cursos baseados em conceitos que são fundamentais para desenvolver projetos ambientais.
II- No sistema regular de ensino público, a quem se garante o acesso gratuito a cursos especializados.
III- Aos acadêmicos que estão cursando o nível superior, pois somente eles serão capazes de desenvolver ações ambientais.
IV- Em todos os níveis de ensino público ou privado, a fim de estabelecer parcerias e relações com a problemática ambiental.
V - Para toda as pessoas que desejam aprimorar conhecimento buscando capacitação teórica e colocar em prática o que aprenderam.
A As sentenças I, IV e V estão corretas.
B As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II e V estão corretas.

Há maneiras divertidas de ensinar e de aprender, uma dessas ferramentas é a música. As diferentes letras e melodias estimulam o estudante a ir além do conteúdo de sala de aula, fazendo-o criar e imaginar novas situações. Essa é uma proposta interessante para refletir as questões ambientais.
Referente à proposta música em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio da música é possível despertar a curiosidade, a imaginação e a integração do ser e a oralidade.
II- Algumas letras de músicas fazem os estudantes refletirem sobre a realidade, proporcionando a criticidade de suas escolhas.
III- Cantar e interpretar músicas na sala de aula estimula a bagunça e pouca aprendizagem.
IV- O canto, a interpretação, a criatividade, os aplausos fazem com que a sala de aula se torne um espaço prazeroso, onde os estudantes são estimulados à leitura e à interpretação.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

.
	Segundo Capra (apud GADOTTI, 2000), existem oito princípios ecológicos, sendo eles: interdependência, sustentabilidade, ciclos ecológicos, fluxo de energia, associação, flexibilidade, diversidade e coevolução. Para o autor, esses princípios são fundamentais para que um professor consiga se integrar nas atividades ambientais que acontecem na comunidade. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sustentabilidade.
II- Fluxo de energia.
III- Flexibilidade.
IV- Diversidade.
(    ) Este princípio deixa claro ao professor que nem tudo pode ser controlado ou previsto, por isso é necessário entender e aceitar as adversidades.
(    ) Este princípio reconhece que existem diferentes maneiras de aprender, ser criativo e buscar diferentes estratégias para enfrentar e resolver os problemas que conferem a estabilidade.
(    ) Este princípio é usado para conceituar ações e atividades humanas que tendem a suprir as necessidades contemporâneas dos seres humanos, sem prejudicar o futuro das próximas gerações. 
(    ) A energia é unidirecional e em transformação responsável pela produção de alimentos nos ciclos biogeoquímicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Cortez, 2000.
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	I - II - III - IV.
	2.
	Cada vez mais as empresas, os consumidores e a sociedade tornam-se conscientes da necessidade de um desenvolvimento sustentável sem esgotar os recursos naturais. Por isso, o tripé da sustentabilidade envolve os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Dentro desta temática, e sobre a importância de relacionar os três aspectos (responsabilidade social, responsabilidade ambiental e responsabilidade econômica) durante a realização das atividades ambientais, analise as sentenças a seguir:
I- O tripé da sustentabilidade tem por finalidade categorizar os aspectos fundamentais voltados às ações de apreciar e respeitar a natureza, os recursos utilizados e a problemática ambiental no setor econômico e social. 
II- Os três aspectos são fundamentais para que o governo possa fazer a sua parte, pois a população não precisa cuidar do meio ambiente, já que se trata de um meio econômico de reverter a situação.  
III- O tripe da Sustentabilidade nos mostra que os efeitos das transformações se inter-relacionam e não podem ser isolados.
IV- Relacionar os três aspectos são fundamentais, pois a sociedade e a economia estão inseridas no meio ambiente, ou seja, dependemos da extração dos recursos naturais para a subsistência, como, por exemplo, água, energia, alimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III, IV estão corretas.
	3.
	A importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se às escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão. Como deve ser introduzida a educação ambiental nas escolas?
	 a)
	Como uma disciplina complementar ao ensino de Ciências e Biologia, ministrada exclusivamente pelos professores da área.
	 b)
	Como uma área transversal à escola, mas de responsabilidade exclusiva dos professores das áreas afins à Ecologia (Biologia e Geografia).
	 c)
	Como um conteúdo internalizado unicamente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia.
	 d)
	Como uma área transversal à escola, tendo contribuições múltiplas das ciências naturais e exatas, Literatura, Artes, Sociologia e Filosofia, integrada numa rede de relações e compartilhamento dos saberes.
	4.
	Como ponto de partida para o educador se integrar nas comunidades de aprendizagem é preciso conhecer os princípios ecológicos e a sua definição, destacados por Capra (apud GADOTTI, 2000). Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Interdependência.
II- Ciclos ecológicos. 
III- Associação. 
IV- Coevolução.
(    ) Em cooperação a evolução ocorre concomitantemente entre os parceiros.
(    ) São circuitos de regeneração, autorreguláveis nas relações de trocas.
(    ) Seres vivos participam, cooperam e se ajudam mutuamente para contrapor aos competidores.  
(    ) Os ecossistemas são interligados em uma teia de relações que se autossustentam.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Cortez, 2000.
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	IV - II - I - III.
	5.
	Quando se insere um tema transversal no currículo, é importante ressaltar que existem disciplinas que têm mais afinidades e relações entre si e com os temas. Um dos temas que Dalmora (2011), autora do caderno de Educação Ambiental, sugere é ?Expansão e progressão dos desmatamentos? (Matemática, Física e Artes). De acordo com os conteúdos que podem ser discutidos neste determinado tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Extensão territorial afetada pelos desmatamentos.
(    ) Abundância e frequência populacional.
(    ) Sucessão, efeito estufa e ciclos biogeoquímicos.
(    ) Instrumentos e sons da natureza através da música.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DALMORA, Eliane. Educação Ambiental. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	Uma forma de trabalhar as questões ambientais é discutir e refletir com os estudantes as situações que acontecem no cotidiano. A Educação Ambiental precisa ser trabalhada de forma transversal voltada aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes de cuidado e valor com o meio ambiente. Ela precisa estar inserida nos diferentes níveis educacionais, com o objetivo de atingir todos os estudantes. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A escola necessita promover momentos de interação, como oficinas pedagógicas, teatros, visitas técnicas e projetos sociais e ambientais para motivar o cuidado com o meio ambiente.
	 b)
	Os professores de diferentes áreas dos saberes não necessitam realizar atividades ambientais, pois a educação ambiental cabe ser trabalhada pelo professor de Biologia, Pedagogia ou Geografia.
	 c)
	A escola tem como responsabilidade transmitir informações e não cabe a ela discutir e refletir as questões sociais e ambientais. Essa situação cabe ao setor público.
	 d)
	Conseguir promover o fortalecimento da cidadania, responsabilidade social e ambiental e a solidariedade não são princípios ambientais.
	7.
	A educação ambiental participativa requer o fortalecimento dos laços entre cidadania e direito, pois o direito, como resultado das lutas sociais, sintetiza conquistas e embates. Alguns pressupostos devem ser levados em conta na aplicação deste enfoque, dentre eles:
	 a)
	Os recursos naturais não têm sua qualidade resguardada, se for garantido o processo dinâmico de renovação.
	 b)
	O compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
	 c)
	A interdependência entre os recursos não implica que a intervenção ambiental afete os demais recursos.
	 d)
	Não existe o compromisso de legar às gerações futuras um patrimônio natural com qualidade.
	8.
	Na maioria das vezes, pensamos na Educação Ambiental como disciplina que precisa estar inserida nos conteúdos escolares. Geralmente, entende-se como meio ambiente e cabe ao professor de Ciências, Biologia ou Geografia discutir esses conceitos. Em se tratando da ênfase da Educação Ambiental nas escolas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É necessário atribuir responsabilidade a cada uma das áreas dos saberes, conectando as questões ambientais com a realidade dos estudantes.
	 b)
	Discutir a Educação Ambiental não é responsabilidade da escola. Cabe ao setor públicorefletir e instituir palestras na comunidade com profissionais da área.
	 c)
	Para trabalhar o tema Educação Ambiental, é preciso criar uma disciplina sobre meio ambiente.
	 d)
	O professor de Biologia é o único profissional capaz de mediar o conteúdo da Educação Ambiental com os estudantes.
	9.
	A Educação Ambiental (EA) explora diversos conceitos, conteúdos, projetos e ações que buscam estar inseridos em três esferas: a social, a ambiental e a econômica. Sobre a que ou a quem ela deve ser oferecida, analise as sentenças a seguir:
I- As pessoas que têm interesse na área, por meio de cursos de extensão, oficinas e mini cursos baseados em conceitos que são fundamentais para desenvolver projetos ambientais.
II- No sistema regular de ensino público, a quem se garante o acesso gratuito a cursos especializados.
III- Aos acadêmicos que estão cursando o nível superior, pois somente eles serão capazes de desenvolver ações ambientais.
IV- Em todos os níveis de ensino público ou privado, a fim de estabelecer parcerias e relações com a problemática ambiental. 
V -  Para toda as pessoas que desejam aprimorar conhecimento buscando capacitação teórica e colocar em prática o que aprenderam.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Há maneiras divertidas de ensinar e de aprender, uma dessas ferramentas é a música. As diferentes letras e melodias estimulam o estudante a ir além do conteúdo de sala de aula, fazendo-o criar e imaginar novas situações. Essa é uma proposta interessante para refletir as questões ambientais. O professor não precisa saber tocar um instrumento, às vezes um estudante já o faz. Caso isso não ocorra, com o auxílio das tecnologias é possível desenvolver essa arte. Referente à proposta música em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio da música é possível despertar a curiosidade, a imaginação e a integração do ser e a oralidade.
II- Algumas letras de músicas fazem os estudantes refletirem sobre a realidade, proporcionando a criticidade de suas escolhas.
III- Cantar e interpretar músicas na sala de aula estimula a bagunça e pouca aprendizagem. 
IV- O canto, a interpretação, a criatividade, os aplausos fazem com que a sala de aula se torne um espaço prazeroso, onde os estudantes são estimulados à leitura e à interpretação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina