Buscar

Acreditação Laboratorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acreditação Laboratorial 
A acreditação é uma ferramenta para gerar confiança na atuação de organizações. É o reconhecimento formal por um órgão de acreditação, de que um laboratório/empresa atende aos requisitos definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.
A acreditação de laboratórios de análises clínicas é concedida com base nos requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR NM ISO 15189, sendo aplicável a laboratórios onde se realizam exames de materiais biológicos, microbiológicos, imunológicos, químicos, imunohematológicos, hematológicos, biofísicos, citológicos, patológicos ou de outros materiais provenientes do corpo humano.
É um processo voluntário em que uma instituição, governamental ou não, avalia um laboratório através de uma auditoria e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados.
Alguns dos requisitos são: atendimento à legislação vigente, atendimento ao cliente, realização de exames, validade dos reagentes e produtos utilizados, calibração de aparelhos, rastreabilidade do processo, capacitação da equipe e outros.
Atualmente, a acreditação no Brasil não é obrigatória. O laboratório pode escolher o órgão acreditador, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores. Estes incentivam a equipe do laboratório, a alta direção e gerência a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua.
Portanto, uma das formas de avaliar a qualidade do serviço prestado consiste na acreditação laboratorial. Pois esta é uma forma de assegurar à população que determinado laboratório fornece, de fato, resultados fidedignos.
Para que sejam propiciados os resultados corretos, todos os métodos e as técnicas envolvidos no exame devem ser capazes de garantir qualidade. Dessa forma, faz-se necessário o envolvimento de toda a equipe do laboratório na busca pela qualificação dos serviços.
Vale ressaltar que, para um laboratório funcionar, ele não necessariamente precisará ter a acreditação laboratorial. Todavia, aqueles que não a utilizam estão mais vulneráveis a cometer erros e a fornecer resultados infiéis.
Em conclusão, a acreditação é um diferencial para o laboratório, pois reafirma seu compromisso com o serviço que é prestado. Além disso, ela incentiva o laboratório a buscar constantemente um melhor desempenho em suas atividades.
A importância da acreditação laboratorial para o consumidor:
A acreditação laboratorial oferece benefícios para o laboratório, para o médico e, principalmente, para o consumidor. Um laboratório que tem acreditação está um passo à frente daqueles que não a adquiriram, pois garante maior precisão no resultado e maior segurança no diagnóstico por parte do médico.
Os consumidores que optam por um laboratório certificado têm a garantia de que o seu exame está sendo feito de acordo com rígidos critérios para que os resultados sejam os mais precisos possíveis. Isso faz toda a diferença, uma vez que cerca de 70% das decisões médicas são tomadas com base nos resultados dos exames clínicos.
Sabe-se também, nesse caso, que não são apenas os exames que sofrem influência, mas toda a administração e o atendimento ao cliente. Por isso, quem procura por um serviço de ótima qualidade, com um atendimento exemplar, tem que optar por um lugar que apresente acreditação laboratorial.
Por fim, como já dito, os exames laboratoriais auxiliam em mais da metade das decisões médicas. Caso sejam imprecisos e incorretos, a consequência direta é o erro do médico e o maior prejudicado por isso é o paciente.
Acreditação ou certificação? Entenda a diferença!
A nomenclatura adotada para expressar a qualidade dos serviços de laboratórios ainda gera dúvidas para muitos. É preciso alertar que existe diferença entre a acreditação e a certificação.
A certificação consiste em um método no qual uma instituição terceira é responsável por avaliar se um produto ou serviço prestado está de acordo com determinados requisitos. Entretanto, tais requisitos são genéricos, podendo ser aplicados em diversos segmentos.
Outro ponto da certificação é a sua finalidade burocrática. Ou seja, ela é encarada como um documento exigido, o qual não vai incentivar melhores desempenhos do laboratório, sendo voltada apenas para fins jurídicos.
Por outro lado, a acreditação tem exigências específicas para laboratórios, pois conta com profissionais especialistas na área avaliada e com normas de cunho técnico.
O objetivo da acreditação vai muito além da fiscalização, ele inclui a busca por desenvolvimento contínuo do laboratório. Além disso, propõe auxiliar não apenas no âmbito científico, mas também na gestão dos estabelecimentos.

Continue navegando