Buscar

Clínica de Suínos - INTOXICAÇÃO POR SAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· INTOXICAÇÃO POR SAL
- Erro no manejo, levou à ingestão excessiva de sal. Suínos susceptíveis à falta de água, pois vivem presos e não param de comer, ingerindo mais sal. Chegam em um limiar em que as células nervosas não conseguem mais fazer anaerobiose (não jogam mais sal pra fora da célula, animal perde o controle de transmissão nervosa e começa a apresentar siais neurológicos)
 Fisiopatogenia: 
- Alta concentração de sal, célula nervosa não consegue jogar pra fora
- Quantidades excessivas de NaCl na alimentação (pode vir pedaços de sal não diluídos, soro de leite salgado), deficiência no fornecimento de água (animal comendo a ração, mas não tem água disponível, ou morre constipado, ou por intoxicação de sal – não tem acesso à chupeta, corte de água na propriedade, etc)
 Origem do problema: 
- Concentração extracelular muito alta de sódio (NaCl) – erros na mistura, soros de leite, etc. 
- Falta de água: problemas nos equipamentos (bebedouros inadequados, etc), potabilidade da água (suíno não bebe água suja)
- Adaptação dos animais
 Patogenia: inibição da glicose anaeróbica – falta de Energia para transporte ativo de Na fora do SNC. Tentativa de normalização gradiente osmótico circulação / SNC Edema cerebral (parecido com a doença do edema) – COMO DIFERENCIAR: HISTÓRICO E LESÕES PATOLÓGICAS. 
 SC: sede, constipação, convulsões, animais cambaleando/andam em círculos (outras doenças não têm esses sinais), depressão do SNC, cegueira, decúbito lateral – movimentos pedalares. 
 Lesões: não são muito patognomônicas – edema não tão pronunciado, mais localizado no encéfalo, inflamação da mucosa estomacal e intestina (SAL É IRRITANTE PARA AS MUCOSAS), meningoencefalite eosinofílica (SINAL CLÁSSICO) -patognomômico, migração de eosinófilos para a meninge inflamada, edema, necrose ou malácea do córtex cerebral
· Diagnóstico: informações, históricos, SC (o que usa pra alimentar? Alimentação? Usa soro de leite? Estão bebendo água? Têm fácil acesso? Foram trocados de lugar recentemente?). Histologia: meningoencefaliti eosinofílica. Diferencial: Aueszky (mas DA é mais na lactação), Doença do edema, Meningites bacterianas. 
Coleta material histopatologia
· Tratamento:tirar o sal e fornecer água – corrigir causas predisponentes.

Outros materiais