A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
PROVA- PSI SAUDE I SEGUNDA DE MANHA

Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIAÇÃO – N1
	
	CURSO: PSICOLOGIA
	Data: 27/04/2020
	
	Disciplina: Psicologia Saúde I
	Período: 3
	Visto do Professor
	Código da Disciplina: 
	Turmas: PSI5137/ GO 3101
	Visto do Gestor Matricial
	Avaliação Formal (0-10 e peso 8): 
	2,0
	NOTA FINAL:
	
	Avaliação Processual (0-10 e peso2):
	2,0
	
	PROFESSORA: Andrea Silva Moraes
	ALUNO(A): Arianne Jonshon Costa Campo
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO
	1. A Nota Final desta avaliação será registrada na primeira página da prova, sem ela este documento perde o seu valor; 
2. Tempo de duração 2h e 50 minutos; 
3. Durante a realização da avaliação, o professor não poderá avaliar para o aluno se a sua resposta está certa ou errada, nem se está completa ou incompleta;
4. Questões sem desenvolvimento serão consideradas erradas. 
5. Esta prova é individual e sem consulta; 
6. A capacidade de interpretação das questões faz parte da avaliação;
ORIENTAÇÃO PARA APLICAÇÃO DA PROVA ONLINE
7. Prova pode ser respondida do documento baixado em WORD e adicionada no moodle.
8. O aluno que optar por responder a prova em folha separada, deverá informar no formato de cabeçalho N1, nome da disciplina, código da turma, data, matrícula, nome completo e o número de cada questão.
9. As respostas da prova deverão ser à caneta, caso o aluno opte por responder a prova em folha separada e digitalize-a (foto ou scanner) para o envio. A qualidade da digitalização da imagem deverá ter uma resolução que possibilite ao professor fazer a correção das questões, caso o professor não consiga corrigir a questão devido a qualidade da imagem, ela será considerada errada. 
10. Após a finalização da prova, ela deverá ser encaminhada utilizando o moodle. Caso o moodle ou a Internet apresente alguma instabilidade, a prova poderá ser encaminhada por e-mail no prazo máximo de 10 minutos após o horário de término. O assunto no e-mail deverá ser: N1 – NOME DA DISCIPLINA.
QUESTÃO 1 (valor: 1,0
): Leia a frase: A noção de igualdade só se completa se compartida à noção de equidade. Não basta um padrão universal se este não comportar o direito à diferença. Não se trata mais de um padrão homogêneo, mas de um padrão equânime.
O Sistema Único de Saúde foi construído sob diretrizes e princípios. Identifique a diretriz citada acima e dê exemplo na prática assistencial.
	RESPOSTA
	 Equidade o sus deve disponibilizar recursos e serviços com justiça, de acordo com as necessidades de cada um, canalizando maior atenção aos que mais necessitam. Por exemplo é entre regiões como a nordeste a expectativa de vida, bem como a taxa de mortalidade infantil, são piores do que em regiões mais ricas do país, como a sul e a sudeste
QUESTÃO 2 (valor: 1,0
): O processo saúde-doença é considerado como resultante de fatores, biopsiquicosociais e essa concepção permeia todas as políticas públicas para a saúde instituídas após a Constituição brasileira de 1988, que define a saúde como resultante de inúmeros fatores, pois reafirma que é um direito de todos os cidadãos e um dever do Estado. 
Considerando explique o funcionamento de processo saúde
- doenças e como os fatores biopsiquicosociais podem influenciar no mesmo. 
	RESPOSTA
	Modelo biopsicossocial a medicina psicossomática saúde comportamental medicina visa estudar a causa ou progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos ,fatores psicológicos, estado de humor , de personalidade de comportamento fatores socias ,culturais familiares socioeconômicas, médicos. 
Evidencia constitui-se em um indicativo de que os determinados da saúde estão localizados fora do sistema assistência a saúde a doença não pode ser compreendida apenas meio das medições fisiopatológicas 
QUESTÃO 3 (valor
: 1,5): A partir da década de 1970, em oposição ao complexo médico-industrial, surgiu o chamado Movimento pela Reforma Sanitária (MRS) ou simplesmente Movimento Sanitário, que inclui a participação de vários movimentos que, autonomamente, iniciavam uma contraposição à política hegemônica. O MRS foi um movimento social iniciado na periferia com a presença de autores sociais e políticos. Descreve uma justificativa sobre o cunho social e histórico da MRS.
	RESPOSTA
	Em termos globais, a década de 1970 registra uma relativa decadência do ciclo de prosperidade econômica e social que se iniciou no pós-guerra. 
Tal ciclo repercutiu na expansão do chamado estado de bem-estar social, que instituiu padrões de solidariedade . A MRS foi criada, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional.
QUESTÃO 4 (valor: 1
,5): A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais. Quais foram esses temas e qual a importância dos mesmos para história da saúde no Brasil?
	RESPOSTA
	A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘o financiamento setorial’. Mesmo em 2019, prestes à realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que faz um resgate à Reforma Sanitária Brasileira, é possível encontrar semelhanças na luta constante em defesa do SUS
. O relatório final da 8ª Conferência apontou a importante conclusão de que as mudanças necessárias para a melhoria do sistema de saúde brasileiro não seriam alcançadas apenas com uma reforma administrativa e financeira. Era preciso que se ampliasse o conceito de saúde e se fizesse uma revisão da legislação.
QUESTÃO 5 (valor:1
,5): No serviço de saúde os pacientes são atendidos conforme sua demanda de seus quadros clínicos, e os profissionais envolvidos trabalham utilizando as informações colhidas por todos eles durante a consulta. Discutem os casos atendidos, e tomam decisões em modo consensual. A hierarquia na equipe é reduzida e predomina o modelo biopsicossocial. Faça uma reflexão sobre o modelo biopsicossocial em relação ao modelo biomédico no século XXI. 
	RESPOSTA
	Proposto um modelo alternativo, designado biopsicossocial o qual visa ultrapassar o reducionismo daquele ao defender-se que a saúde e a doença não podem ser restritas aos fatores biológicos ou orgânicos, como postula biomedicina, pois as dimensões psicológica e social da pessoa são igualmente relevante, visa estudar causa ou progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos, fatores psicológicos. Modelo biomédico conceito mecanicista baseado no cartesianismo ,podem ser muitos tipos desde modelos animais de doenças humanas ate animais sistema de modelagem para estudar qualquer aspecto da biologia ou doença humana. 
QUESTÃO 6 (Valor: 2
,0): Antes da criação do SUS, o Ministério da Saúde atuava na área de assistência à saúde por meio de alguns poucos hospitais especializados em ações coletivas e de pontuais na assistência básica. Nesse período, a assistência à saúde mantinha uma vinculação muito próxima com determinadas atividades e o caráter contributivo do sistema existente gerava uma divisão da população brasileira em dois grandes grupos (além da pequena parcela da população que podia pagar os serviços de saúde por sua própria conta). Considerando as informações descreve como era a assistência à saúde não publica no período que antecede o SUS.
	RESPOSTA
	Em 1964 houve um golpe. Os militares foram usados pelas classes dominantes brasileiras para interromper o debate que se espalhava em toda a sociedade pelas reformas de base – reforma agrária, reforma tributária, reforma urbana mas também reforma sanitária. Foram 21 anos de ditadura. E, sob a ditadura, o país viu acirrarem seus contrastes e desigualdades. Mas durante algum tempo, os problemas sociais não ficaram tão evidentes para uma parte da sociedade. As coisas começaram a mudar nos anos 1970, que marcam o ápice e o fim do chamado ‘milagre econômico’. Isso porque, a partir de 1968, o PIB deu um salto – chegando a um crescimento de 14% em 1973. “Havia uma oferta expressiva de dinheiro lá fora, e o Brasil pegou muitos empréstimos.  Previdência tinha os PAMs. Eram