A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
atividade 2 metodologia cientifica

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Para o levantamento da bibliografia, foram selecionados artigos publicados em periódicos nacionais, a partir de 1990. A busca pelos textos foi realizada de forma predominantemente manual e na base de dados Scielo, a partir das seguintes palavras-chave: mulher, câncer de mama, sentimentos, mastectomia, cuidado. Foi feita uma leitura exploratória, verificando se existiam ou não informações a respeito do tema proposto e de acordo com os objetivos do estudo. Nessa leitura, foram selecionados 23 artigos. Logo após, foi realizada uma leitura seletiva, a partir da qual foi determinado o material que seria utilizado na pesquisa. Nessa fase, foram selecionados 17 dos 23 artigos que abordavam o tema da pesquisa. Dos artigos selecionados, foi realizada uma leitura crítica, com a necessária imparcialidade e objetividade, buscando respostas aos objetivos da pesquisa e, em seguida, uma leitura interpretativa, na qual foram relacionadas as informações e ideias dos autores com os problemas para os quais se buscavam soluções. Após a realização das leituras, foi elaborado um texto de análise dos dados.”
Modificado a partir de: PEREIRA, S. G. Vivências de cuidados da mulher mastectomizada. Rev Bras Enferm, v. 59, n. 6, p. 791-5, 2006.
Com relação aos diferentes tipos de leituras comumente utilizados em pesquisas bibliográficas, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O momento da leitura interpretativa é o mais complexo, pois, o pesquisador deve relacionar as ideias expressas no material selecionado com o problema para o qual se busca resposta.
	Resposta Correta:
	 
O momento da leitura interpretativa é o mais complexo, pois, o pesquisador deve relacionar as ideias expressas no material selecionado com o problema para o qual se busca resposta.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. De fato, a leitura interpretativa é a mais complexa, por exigir do pesquisador a interpretação do material selecionado e sua articulação com os propósitos de sua pesquisa.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O texto seguinte mostra as dificuldades de estudantes de graduação quanto à elaboração de trabalhos acadêmicos:
“As exigências na Educação Superior remetem às bases do conhecimento como saber ler, interpretar e escrever. Tais competências quando exercidas com propriedade, ressaltam o diferencial e qualidade na produção intelectual e acadêmica dos discentes.
Os trabalhos acadêmicos geram angústia nos alunos e muitas vezes são vistos como obstáculos para a obtenção de uma nota satisfatória na disciplina que possui tal requisito.
Diante dessa constatação, pode-se considerar que os alunos necessitam exercitar a habilidade da autoria frente às reflexões e criticidade do que é produzido.
A preocupação demasiada com as normas não deve ser o fator principal na elaboração do trabalho acadêmico, assim o primor do conteúdo e sua originalidade seria a primeira intenção do artífice escritor.
O recurso do plágio consolida a fragilidade da preparação dos discentes frente à autoria e toda a sua trajetória escolar.”
FREITAS, T. C.S. A percepção dos discentes sobre as dificuldades na produção do trabalho acadêmico. In: IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED SUL. Anais... Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2002.
De acordo com o texto, é correto afirmar que, para ter êxito nos trabalhos acadêmicos, é necessário que o aluno desenvolva:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Competências de leitura, interpretação e escrita, bem como habilidades de autoria.
	Resposta Correta:
	 
Competências de leitura, interpretação e escrita, bem como habilidades de autoria.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. De acordo com o texto, competências como saber ler, interpretar e escrever, quando exercidas com propriedade, ressaltam a qualidade na produção intelectual e acadêmica dos discentes. Além disso, os alunos necessitam exercitar a habilidade da autoria frente às reflexões e criticidade do que é produzido.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O levantamento da produção científica sobre o tema humanização na atenção primária à saúde foi realizado nos periódicos nacionais através de uma pesquisa na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizou-se, para a busca, as seguintes palavras-chave: humanização, atenção primária, saúde coletiva, acolhimento, saúde pública. Obteve-se um total de 31 artigos sendo que, destes, apenas 16 foram analisados, por satisfazerem o critério de inclusão, ou seja, abordar a temática humanização no contexto da atenção primária à saúde. Procedeu-se, então, à análise do material, seguindo-se as etapas: leitura exploratória, a fim de conhecer todo o material; leitura seletiva, através da qual foram selecionados os artigos pertinentes aos propósitos da pesquisa; leitura analítica dos textos, momento de apreciação e julgamento das informações. Finalmente, leitura interpretativa que, apoiada na experiência profissional dos pesquisadores, conferiu significado mais amplo aos resultados obtidos”.
Modificado a partir de: SIMÕES, A. L. A. et. al. Humanização na saúde: enfoque na atenção primária. Texto Contexto Enferm, v. 16, n. 3, 2007.
O trecho apresentado acima, refere-se:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a uma pesquisa bibliográfica, pois, o material encontrado, após busca rigorosa e sistemática, foi submetido à análise, produzindo resultados.
	Resposta Correta:
	 
a uma pesquisa bibliográfica, pois, o material encontrado, após busca rigorosa e sistemática, foi submetido à análise, produzindo resultados.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. No trecho apresentado, é possível notar, claramente, tratar-se de uma pesquisa bibliográfica, em virtude da sistematização e do rigor da coleta de dados e pelo fato do material encontrado ter sido submetido à análise e produzido resultados.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	As metodologias quantitativas são utilizadas quando se pretende mensurar um fenômeno, utilizando-se dados numéricos, que podem ser correlacionados, geralmente, por meio de procedimentos estatísticos. As metodologias qualitativas são utilizadas quando há aspectos subjetivos a serem considerados na compreensão do fenômeno, os dados são de natureza narrativa e correspondem a um nível de realidade que não pode ser quantificado.
Considere as seguintes afirmações a respeito das metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa:
 
I – as metodologias qualitativas são mais complexas que as quantitativas.
II – as metodologias quantitativas são mais rigorosas que as qualitativas.
III – ambas podem ser utilizadas nas ciências sociais, apresentando vantagens e limitações.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Tanto as metodologias qualitativas quanto as quantitativas oferecem contribuições às ciências sociais, apresentando vantagens e desvantagens. Sua escolha depende dos propósitos da investigação.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere as seguintes afirmações:
1 - Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses.
2 – Tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis.
3 - Tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
As afirmações acima referem-se, respectivamente, à pesquisas do tipo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
exploratória, descritiva e explicativa
	Resposta Correta:
	 
exploratória, descritiva e explicativa
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Segundo seus objetivos,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.