Buscar

Atividade Formativa II Unifacvest Pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE FORMATIVA II
ORIENTAÇÃO: Desenvolver um texto dissertativo com até 20 linhas sobre “Quais são os desafios para inclusão no âmbito escolar? Como o docente pode auxiliar neste processo?”
NOME DO ALUNO: Tatiana Naldi Alencar Farias
REDAÇÃO:
Todo aluno tem direito à educação e a diferentes formas de aprender, cabe à escola e ao professor se adequar às necessidades deste aluno e garantir que ele possa estar integrado à escola e à aprendizagem.
Existem muitos desafios na educação inclusiva, além de aprender a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino, é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações.
Uma rede de apoio é fundamental para o melhor desenvolvimento dos alunos inclusos, sala de recursos multifuncionais, intérpretes de libras, professores de braille, saúde e família podem e devem auxiliar o trabalho do professor, e ajudá-lo a alcançar o objetivo principal, que é o desenvolvimento do aluno incluso. 
O projeto pedagógico da escola deve direcionar as ações do professor, que deve assumir o compromisso com a diversidade e com a equalização de oportunidades, privilegiando a colaboração e a cooperação.
O papel do educador é intervir nas atividades que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, ajudando o estudante a se sentir capaz de realizá-las. É com essa dinâmica que o professor pode selecionar procedimentos de ensino e de apoio para a melhor aprendizagem de todos.

Outros materiais