A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:592239) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19884767
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Representação Descritiva - Catalogação está embasada em fundamentos teóricos e técnicos que delimitam as suas regras e diretrizes e para tal, implicam alguns produtos. Os códigos e os catálogos são considerados produtos da catalogação. Referente aos códigos, à catalogação e aos catálogos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A catalogação é uma prática na área da biblioteconomia que implica no registro e descrição dos itens que compõem um código de catalogação.
(    ) O catálogo é elaborado mediante as práticas de catalogação, e esta, por sua vez, implica no registro e descrição dos itens informacionais que compõe um catálogo.
(    ) A catalogação é o ato de elaborar catálogos, por meio dos registros elaborados com a utilização de códigos específicos.
(    ) O catálogo não existe sem a catalogação e a catalogação não faz sentido sem um catálogo como produto final.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Os catálogos podem ser considerados, mesmo que não com as mesmas especificidades e complexidades inerentes às técnicas, regras e contextos da sociedade atual, os primeiros instrumentos para a organização e consequente recuperação da informação em uma biblioteca. Sobre os catálogos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os catálogos, mesmo na sua versão mais simplificada, como as listas e inventários produzidos na Idade Média, sempre respeitaram regras específicas de catalogação para serem elaborados.
	 b)
	Os catálogos não costumam ser considerados o principal instrumento de recuperação da informação nas bibliotecas, mas, dentre várias outras possibilidades, auxiliam o usuário a localizar os livros nas estantes.
	 c)
	Com o advento da tecnologia, os catálogos são constituídos, essencialmente, em formato digital, e, por este motivo, desempenham funções bastante distintas de quando eram impressos.
	 d)
	São direcionados ao usuário e permitem a disseminação do conteúdo físico e temático do acervo pertencente da biblioteca.
	3.
	Lydia de Queiroz Sambaquy e Maria Luiza Monteiro da Cunha protagonizaram ações importantes para o desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação, em especial, para o contexto brasileiro. Ao considerar as contribuições das referidas personalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lydia de Queiroz Sambaquy.
II- Maria Luiza Monteiro da Cunha.
(    ) Especializada na área de catalogação, ministrou a disciplina "Catalogação" durante 30 anos. 
(    ) Suas ações eram direcionadas para a organização de sistemas de bibliotecas, dos catálogos coletivos e a criação de bibliotecas públicas.
(    ) Uma das mais importantes instituições de coleta, tratamento e disseminação de informação técnico-científica que já existiram no Brasil foi gerenciada por ela.
(    ) Contribuiu de maneira expressiva na elaboração da publicação "Nomes brasileiros e portugueses: problemas e soluções" que foi aceita pela comissão da Conferência de Paris, e denominada por esta como "Documento número 13".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	I - II - I - II.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	II - I - I - II.
	4.
	A considerar as evoluções tecnológicas e sociais inerentes ao fluxo de produção, armazenamento, organização, disponibilização e recuperação da informação, regras e normas técnicas direcionadas para a gestão cada vez mais qualificada da informação são elaboradas e constantemente atualizadas por profissionais e estudiosos da área da biblioteconomia. Com relação aos códigos para a Representação Descritiva - Catalogação da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	São instrumentos utilizados para auxiliar o bibliotecário no processo de tratamento técnico da informação.
	 b)
	As regras e normativas para as escolhas dos pontos de acesso também estão presentes nos códigos de catalogação.
	 c)
	A catalogação representativa e de qualidade oportuniza uma sustentabilidade para que os catálogos se tornem de fácil acesso aos bibliotecários, não necessariamente, auxilia numa relação mais efetiva entre os recursos e os usuários da informação.
	 d)
	Os códigos de catalogação dizem respeito ao conjunto de regras ou símbolos desenvolvidos para padronizar a descrição bibliográfica.
	5.
	Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) têm propiciado uma mudança no paradigma da descrição bibliográfica por oportunizar uma redefinição do próprio conceito de Representação Descritiva - Catalogação, bem como redefinir o foco da gestão da informação, em especial no que confere o atendimento às necessidades dos diferentes tipos de usuários. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A catalogação passou a ser entendida como o registro dos elementos "organizativos", inclusive os dados gerados pelos processos e procedimentos inerentes à classificação e à indexação da informação.
(    ) O FRBR é considerado um modelo conceitual de descrição bibliográfica.
(    ) O FRBR diz respeito a um código ou instrumento de catalogação.
(    ) Com a utilização de um modelo bastante conhecido no contexto da tecnologia da informação, o modelo entidade-relacionamento, os FRBRs pretendem estabelecer as delimitações entre o conteúdo e o suporte e propiciar uma maior quantidade de opções ao usuário dos catálogos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	Além da utilização de códigos que auxiliam na catalogação padronizada e qualificada das informações, ao bibliotecário cabe a responsabilidade de oferecer ao usuário um catálogo adequado e que represente com fidedignidade as obras do acervo, oportunizando também, a abrangência de escolhas. Referente aos aspectos relevantes para garantir a qualidade no formato dos catálogos, conforme indicado por Mey (1995), associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Flexibilidade.
II- Facilidade.
III- Portabilidade.
IV- Compacidade.
(    ) Ocupar pouco espaço.
(    ) Interação com interfaces convidativas e/ou apresentar uma sinalização adequada para manuseio.
(    ) É possível a inserção de um novo item, ou exclusão de representações que não são mais adequadas.
(    ) Consultas em locais externos a bibliotecas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à catalogação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1995.
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	I - II - IV - III.
	 d)
	IV - II - I - III.
	7.
	Dentre os diversificados estudos e ações de diferentes instituições e personalidades em várias partes do mundo, Jewett, Cutter e Panizzi protagonizaram importantes movimentos e transformações que, até os dias atuais, influenciam nas formas de se pensar e fazer a Representação Descritiva - Catalogação. Ao considerar as contribuições Representação Descritiva - Catalogação, de Jewett, Cutter e Panizzi, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Charles Coffin Jewett.
II- Charles Ammi Cutter.
III- Antonio Genesio Maria Panizzi.
(    ) Seu código foi idealizado para operar como um catálogo coletivo. 
(    ) Suas regras foram elaboradas considerando o papel e a importância social dos cabeçalhos, ou seja, reconhece-se que os termos e definição de um assunto dependem de um processo que envolve os indivíduos, a sociedade e as instituições organizadas.
(    ) Acreditava que um catálogo alfabético manuscrito, não impresso, seria mais prático e fácil de ser atualizado.
(    ) As regras de como

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.