Buscar

PROVA 1 ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas. 
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	A Antropologia é uma disciplina recente, surgida no século XIX, em paralelo com o surgimento das Ciências Sociais. Sobre o seu objeto de interesse da Antropologia, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel da Antropologia hoje:
	
	a) A Antropologia se interessa apenas pelas formas intelectuais e filosóficas de pensamento humano, principalmente, dos povos antigos.
	
	b) Para a Antropologia, é importante apenas o papel da família no desenvolvimento da cultura de uma sociedade.
	
	c) A Antropologia tem como papel contribuir na construção de um mundo melhor, sendo uma disciplina eminentemente política
	
	d) A Antropologia estuda ou analisa diversas formas de culturas e suas relações com o viver em sociedade.
	 
	 
	3.
	Leia o trecho a seguir:
"(...) a etnografia é um trabalho sistemático, onde ir ao campo com frequência e travar conhecimento com o espaço e com os que ali habitam requer também uma sistematicidade e persistência". Com relação ao texto citado, repare que a palavra SISTEMÁTICO se repete, indicando uma característica importante do trabalho de campo. Sobre essa palavra para a Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(  f  ) Diz respeito à característica da etnografia como um recurso para entender os sistemas culturais.
(  f ) Diz respeito à observação participante, quando o antropólogo examina com atenção as características estudadas.
(  v  ) Diz respeito a algo que possui um método e determinada organização e regularidades necessárias ao trabalho. 
(  f  ) Diz respeito à necessidade de entender a cultura como permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASSAL, Milena. Brincando de sair pra rua! Entre arreganhos, implicâncias e cuidados no "pátio" do quilombo, na "piscina" do laguinho. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PUC RS, 2014, p.31.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	4.
	Segundo Charles Darwin (1982), autor da obra "A Origem das Espécies", a evolução é um processo gradativo e irreversível, sendo que esta seleção é feita naturalmente. Sobre essa evolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) A evolução das espécies é um processo contínuo que exclui o ser humano.
(    ) O ser humano é uma espécie em constante evolução, pois sempre retrocede culturalmente.
(    ) Darwin, em sua obra, dá a entender que as coisas são explicadas em sua totalidade, através da tecnocientificidade, resultando na evolução do conhecimento humano.
(    ) O ser humano é passível de acúmulo de conhecimento, e este só é possível através do conhecimento moral do grupo no qual o indivíduo está inserido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DARWIN, Charles. A origem das espécies. São Paulo: Melhoramentos, 1982.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	5.
	A disciplina de Antropologia é bastante ampla, pois referência vários conceitos intrínsecos ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo na sociedade. O referencial teórico auxilia na assimilação e reconhecimento dos conceitos, para embasamento teórico-metodológico utilizado durante a intervenção profissional. A partir desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Indivíduo.
II- Sociedade.
III- Cultura.
(    ) Esse conceito reconhece a importância da investigação no desenvolvimento de novos conhecimentos sobre a conjuntura social e a diversidade de manifestações vivenciadas pelas pessoas.
(    ) Este conceito busca considerar o conjunto de indivíduos, analisando e compreendendo a conjuntura social como resultado de uma ação coletiva.
(  I  ) Este conceito considera o sujeito como a centralidade de todas as ações desenvolvidas, pois é a partir de suas escolhas que favorece o meio no qual está inserido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III.
	
	b) II - I - III.
	
	c) I - III - II.
	
	d) III - II - I.
	 
	 
	6.
	A Antropologia, por ser uma ciência ampla, necessita se subdividir para atender a todas as suas especificidades, que podem ser caracterizadas como antropologia cultural e antropologia social. Sobre a antropologia cultural e social, analise as sentenças a seguir:
I- A antropologia cultural busca entender os hábitos e os costumes das sociedades primitivas.
II- A antropologia cultural busca perceber a cultura popular momentânea desenvolvida no âmbito familiar. 
III- A antropologia social busca entender a cultura popular instantânea, desenvolvida na sociedade contemporânea. 
IV- A antropologia social busca perceber o comportamento das sociedades complexas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	A primeira definição de cultura na Antropologia foi definida por Edward Taylor em 1871. Com este conceito, Tylor defendeu a possibilidade de se estudar sistematicamente as sociedades a partir da cultura. Com relação ao conceito de cultura em Tylor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) Para Tylor, a cultura deve ser entendida como representações materiais, como instrumentos de trabalho, panelas, louças, roupas e outros utensílios.
(  f  ) Para Tylor, as principais características da cultura são o relativismo cultural, o etnocentrismo, as relações políticas e econômicas.
(  v  ) Para Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
(  v  ) Para Tylor, a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	8.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	
	a) Etnocentrismo.
	
	b) Relativismo cultural.
	
	c) Cultura.
	
	d) Antropologia.
	 
	 
	9.
	Alfred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico" discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Sua contribuição é fundamental, ao apontar as especificidades do ser humano com relação ao mundo animal. Com base nas ideias de Kroeber sobre cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ele desenvolveu a ideia do particularismo histórico, em que cada cultura segue os seuspróprios caminhos, sendo a evolução multilinear.
(    ) A cultura é um processo de acumulação genética, resultante da experiência histórica das gerações anteriores. 
(    ) A cultura determina o comportamento, sendo que o ser humano age de acordo com esses padrões, mas somos afetados pela biologia.
(    ) A cultura é o resultado de evoluções biológicas, determinando o comportamento humano conforme os padrões genéticos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	10.
	"O que sempre vemos e encontramos pode ser familiar, mas não é necessariamente conhecido, e o que não vemos e encontramos pode ser exótico, mas, até certo ponto, conhecido. No entanto, estamos sempre pressupondo familiaridades e exotismo como fontes de conhecimento ou desconhecimento, respectivamente". O texto citado apresenta uma síntese de um dilema ético existente no interior da Antropologia. Trata-se da relação entre o mundo do pesquisador e do seu encontro com o universo dos grupos ou sociedades investigadas. Sobre esta relação, analise as afirmativas a seguir:
I- Esta relação envolve diretamente uma relação de alteridade, de abertura para as diferenças elementares, as complexas encontradas no campo, num exercício com implicações éticas e políticas.
II- No mundo de hoje, o exótico é algo que se torna próximo devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação, do cinema, da música e de outras formas de arte e cultura. 
III- Envolve relações de estranhamento e distanciamento construídas em torno da cultura do pesquisador e do pesquisado, desconstruindo e reconstruindo a própria maneira de fazer antropologia.
IV- O familiar tem de ser levado em consideração, de maneira mais influente, uma vez que ele contribui para classificar e hierarquizar o exótico. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VELHO, G. Observando o familiar. In: VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 2. ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas

Outros materiais