A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O uso do Desenho Universal para Aprendizagem oferece múltiplas opções ao professor para que diversifique os instrumentos metodológicos utilizados nas ações pedagógicas. Essa diversificação tem como norte uma nova perspectiva educacional. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Construção de fluências com níveis graduais de suporte para prática e desempenho.
(    ) Evitar criar expectativas e crenças que otimizem a motivação dos estudantes.
(    ) Variar demandas e recursos para otimizar o desafio.
(    ) Facilitar o gerenciamento de informações e recursos.
Assinale a alterativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	O Desenho Universal para a Aprendizagem promove mudanças nos processos de ensino aprendizagem. Essas mudanças devem estar vinculadas ao currículo vigente, respeitando objetivos, metodologias, conteúdos, assuntos e avaliações que estejam previstas na legislação em vigor. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O Desenho Universal para Aprendizagem contribui para a elaboração de diferentes currículos nos sistemas de ensino. Cada currículo poderá prever as habilidades e dificuldades que são características de cada grupo social. 
PORQUE
II- A possibilidade de personalizar os métodos e avaliações, através do currículo, não podem segregar estudante do restante grupo. As alterações devem ter como foco o aproveitamento das habilidades de cada estudante para a realização de determinada atividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	Marinho-Araújo e Rabelo (2015, p. 444) afirmam que "avaliar é um processo que envolve concepções, crenças, valores, princípios, teorias, conceitos, metas, desejos, trajetórias; quando tal processo tem como foco a educação torna-se potencialmente mais complexo, gerando intrincados desafios à sua verificação e registro". O Desenho Universal para Aprendizagem pode acarretar alterações nos modos de avaliar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Desenho Universal para Aprendizagem fornece ferramentas necessárias para alinhar a avaliação com as metas, materiais e métodos instrucionais de cada estudante.
(    ) As avaliações com o uso de Tecnologia Assistiva geralmente são realizadas com o uso de softwares desenvolvidos para cada tipo de público. 
(    ) A avaliação contínua permite aos professores garantir que as objetivos, metodologia e o instrumento de avaliação favoreçam o processo de aprendizagem dos estudantes.
(    ) O Desenho Universal para Aprendizagem fornece critérios para avaliações que são aplicadas em diferentes sistemas de ensino, como: ENEM, ENADE, Prova Brasil, Provinha Brasil. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARINHO-ARAUJO, Claisy; RABELO, Mauro Luiz. Avaliação educacional: a abordagem por competências. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: http://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/109612/9208. Acesso em: 19 fev. 2019.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	"Na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Brasil, 2007), principal documento de referência nos direitos humanos das pessoas com deficiência no Brasil e nos demais países ligados à ONU, fica expresso de forma clara o compromisso assumido pelo governo brasileiro na promoção dos direitos humanos para a parcela da população com deficiência, sendo a acessibilidade condição indispensável e de destaque em qualquer medida que vise os direitos humanos, sobretudo quando se refere à população em questão. Justifica-se a busca pelos direitos humanos de um grupo especificamente em decorrência da vulnerabilidade e exclusão histórica a que foram submetidas as pessoas com deficiência. Contudo, os direitos humanos são direitos de todos, bem como a acessibilidade também deve alcançar a todos, com este intuito a acessibilidade evolui para a perspectiva de tornar espaços e produtos acessíveis a todos, ou seja, o desenho universal". Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As adaptações feitas a partir do Desenho Universal devem ser realizadas que um objeto se torne mais acessível para diferentes públicos. Essas adaptações permitem que um maior número de indivíduos possa se beneficiar adequadamente deste instrumental.
PORQUE
II- As adaptar não consistem em meras alterações de determinados aspectos de um objeto, essas adaptações precisam garantir a qualidade e eficiência do material e sua utilização por pessoas com diferentes habilidades e/ou deficiências.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MELO OLIVEIRA, Cassandra; NUERNBERG, Adriano Henrique; SANCINETO DA SILVA NUNES, Carlos Henrique. Desenho universal e avaliação psicológica na perspectiva dos direitos humanos. Avaliação Psicológica, v. 12, n. 3, 2013. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/3350/335030096017/>. Acesso em: 12 fev. 2019.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) prevê em seu artigo 24 que a avaliação do processo de ensino aprendizagem deve ser "contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais".  Com o Desenho Universal para Aprendizagem a avaliação possui uma perspectiva diferente da tradicional. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Avaliação na perspectiva tradicional.
II- Avaliação na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem.
(    ) Elaboração de meios alternativos para elaboração/entrega de uma proposta pedagógica.
(    ) Monitorar a cooperação em grupos de trabalho e papéis dos estudantes.
(    ) Teste final com questões elaboradas pela editora do livro didático e encontrado no Guia do professor.
(    ) Fornecer instruções e feedback para os estudantes durante todo processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - II.
	 b)
	I - II - II - I.
	 c)
	II - II - II - I.
	 d)
	I - I - II - II.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	6.
	Melo (2014, p. 24) afirma que "a Tecnologia Assistiva é importante aliada do Desenho Universal para efetivar a plena participação de pessoas com deficiência em todas as esferas da vida em sociedade. Daí decorre a necessidade de serem definidos normas e padrões para que usuários de recursos de TA também possam acessar sistemas computacionais de uso comum". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso do Desenho Universal em sites se restringe aos softwares utilizados na elaboração das abas e telas do buscador.
(    ) Um site com Desenho Universal pode permitir que os usuários alterem o tamanho e