A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Atividade 2 sociolinguistica

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	As pesquisas sobre o preconceito linguístico nos levam a detectar que um dos grandes responsáveis por sua formação é a maneira que alguns professores fazem as correções das produções de seus estudantes. Pensando nos estudos da Sociolinguística, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Essa ciência deverá ter como base as concepções sociais de erro da língua em detrimento de aspectos gramaticais.
	Resposta Correta:
	 
Essa ciência não trabalha com o erro exclusivamente sob o aspecto gramatical, mas principalmente sob o prisma social.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, porque a sociolinguística necessita da contextualização da mensagem para analisar qualquer mensagem. Assim, não somente por questões gramaticais há a verificação de prestígio da língua, mas também existe um contexto social para tal determinação.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A partir do surgimento da Sociolinguística, podemos verificar que novas formas de se compreender a língua foram surgindo e que a questão das variedades foram começando a ser reconhecidas. Com base nisso, leia a seguinte frase e responda à questão.
 
“A questão não é de erro, mas de adequação às circunstâncias de uso, de utilização adequada da linguagem” (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1998, p. 31).
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental . Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 31.
Assim, selecione a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O importante é saber ajustar “os recursos expressivos, a variedade de língua e o estilo às diferentes situações comunicativas”.
	Resposta Correta:
	 
O importante é saber ajustar “os recursos expressivos, a variedade de língua e o estilo às diferentes situações comunicativas”.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, porque, ao produzir qualquer mensagem, devemos selecionar os recursos adequados para a situação em que ela será transmitida. Cada tipo de texto possui características individuais que os insere dentro de um gênero e os difere dos demais. Nem sempre a norma culta ou as regras gramaticais corretamente inseridas no texto garantem uma comunicação adequada. O texto literário, por exemplo, devido à liberdade poética, pode romper as regras gramaticais por uma opção de estilo ou representação de uma determinada região.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir retirado de uma história em quadrinhos.
 
Xis veiz treis é iguar a nove! Qual é o valor di xis?
Ei, Chico! Vamo pesca?
Hum ... Só se ocê dissé quar que é o valor di xis!
Valor di xis? Ta bão! Perái!
[...]
Oi, seu Joaquim! Tem xis?
Oia Zé! Eu num tenho dessas coisas aqui na venda. Pri que ocê num vai numa biblioteca?? Eles lá é qui intende di letra!
[...]
 
FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto . Petrópolis: Vozes, 1996. p. 13-14.
 
A partir da interpretação do texto, selecione a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os “erros” aqui expostos são responsáveis pelo humor do texto, assim, não podemos considerar errado.
	Resposta Correta:
	 
Os “erros” aqui expostos são responsáveis pelo humor do texto, assim, não podemos considerar errado.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta, pois é uma história em quadrinhos que se utiliza dos “erros” para causar humor, não podendo ser considerada como erro. Na maioria das vezes, os textos humorísticos se baseiam em uma característica forte de uma pessoa específica ou de um grupo de pessoas para, com base no exagero de suas diferenças, causar em seu receptor a graça, o humor. Essa é uma ferramenta presente no texto humorístico e, como tal, não deve ser compreendida como incorreta.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sabemos que a Sociolinguística é uma ciência que estuda a relação entre a língua e a sociedade e que há vários níveis de fala. Tendo esse conceito como ponto de referência, podemos nos basear na citação a seguir para refletir sobre o erro.
 
“Visto que existem vários níveis de fala, o conceito do que é certo ou errado em língua deve ser considerado sob esse prisma. Na verdade, devemos falar em linguagem adequada” (TERRA, 2001). [1]  
 
TERRA, E. Não devemos pensar na língua como algo que se polariza entre o “certo” e o “errado”. Páginas Abertas , ano 27, v. 11, 2001.
 
Com relação às implicações da afirmação anterior, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Temos que pensar o uso da língua sob o prisma da adequação à situação comunicativa.
	Resposta Correta:
	 
Temos que pensar o uso da língua sob o prisma da adequação à situação comunicativa.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta, pois, ao produzir qualquer mensagem, precisamos entender a situação em que a comunicação acontecerá. Não adianta, por exemplo, utilizarmos uma língua muito trabalhada para nos comunicar com pessoas que podem não nos compreender, pois nessa situação a comunicação terá um ruído que impedirá que ela ocorra de modo eficaz. Temos que identificar nosso público para podermos produzir uma mensagem que os atinja de modo produtivo.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Todos nós temos que repensar a língua portuguesa levando em consideração algumas características que são inerentes a ela. Para produzir qualquer tipo de texto, seja falado ou escrito, é preciso ter em mente alguns fatores importantes, que interferem diretamente na relação entre o emissor e o receptor.
 
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O desenvolvimento da nossa competência comunicativa enquanto falante, ouvinte, leitor, escritor, leva-nos a empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação.
II. Há distinção entre a norma coloquial e a norma padrão e o domínio da língua padrão e da variedade escrita da língua.
III. Há o entendimento de que a língua é uma instituição como outras instituições sociais e o reconhecimento da necessidade de se conhecer sua forma e seu funcionamento, com foco na norma culta.
IV. A norma culta determina o certo e o errado na língua portuguesa.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta, pois não é possível afirmar que a norma culta é a correta, independentemente da situação em que a mensagem será transmitida, já que sabemos que o contexto interfere nessa análise. Podemos encontrar ao nosso redor pessoas que não tiveram acesso à educação formal, portanto, sem domínio da norma culta e que conseguem se comunicar de uma maneira muito mais eficiente do que um estudioso da língua, que não percebe a necessidade de selecionar bem o vocabulário para conversar com alguém com menos estudos.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Sabemos que toda língua sofre mudanças no decorrer do tempo, o que podemos notar claramente na língua portuguesa. Sobre essa variação, há muitos fatores que influenciam, além de podermos notar que até mesmo sua origem é por vezes questionada.
Sobre a formação da língua portuguesa, encontramos como uma das possibilidades de origem a hipótese da crioulização, que pode ser definida como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a teoria que entende que a língua portuguesa é reflexo da influência da língua dos índios sobre a língua portuguesa.
	Resposta Correta:
	 
a teoria que entende que o português nasceu da fusão do português brasileiro com o português europeu, principalmente da influência das línguas africanas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, porque a crioulização entende que os escravos africanos tiveram influência direta na origem do português brasileiro. Mesmo sendo os índios os nativos da terra, e os portugueses, os colonizadores do nosso país, essa teoria entende que os

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.