Buscar

Petição 01 Leonardo-Relação de Consumo 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL ___ DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG. 
LEONARDO ARAÚJO, brasileiro, casado, servidor público, portador da carteira de identidade MG..................... SSP/MG, inscrito no CPF sob o nº.................., residente e domiciliado na Rua ........, nº: ........., Bairro ............., Santa Luzia/MG CEP .............., endereço eletrônico ........@...., respeitosamente a presença de Vossa Excelência por sua procuradora que ao final assina, ajuizar Ação de Obrigação de Fazer, CDC, art. 84, C/C Tutela de Urgência Antecipada, art. 300,CPC, em face da OFICINA MODELO, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº .. ... ... .... .., com sede na Rua ...., nº ...., Bairro ...., Belo Horizonte/MG, CEP ........, endereço eletrônico, pelos fatos e requisitos a seguir:
1. DOS FATOS
O autor na data x de Novembro de 2019 contratou os serviços da parte requerida, no intuito de efetuar a recuperação mecânica e lanternagem em pintura no veiculo de sua propriedade x, desde que deixou seu veículo no estabelecimento do requerido, o requerente foi entregando quantias pelos serviços, por peças e demais materiais utilizados para fazer os serviços, totalizando até o presente momento a quantia de R$ 3.000,00, (Três Mil Reais).
Inicial o prazo estipulado pela Oficina para a realização do serviço foi no máximo de 30 dias.
Ocorre que até o presente momento, após mais de 03 meses, o requerido ainda não entregou o veículo a Leonardo, alegando não ter concluído os serviços devido a atraso no fornecimento de peças por parte da fabricante, o que, entretanto não enviou nenhuma notificação, sem, contudo, jamais disponibilizou previsão de entrega. Ressalta-se que, no mês de Janeiro de 2020, Leonardo fez uma notificação extrajudicial ao proprietário da oficina para que concluísse os serviços contratados no prazo máximo de 15 dias, o que também não foi observado, estando o veículo até a presente data no mesmo estabelecimento.
A conduta negligente do requerido tem ocasionado diversos transtornos a Leonardo, que necessita da entrega do seu veículo em perfeito funcionamento, para a realização de suas atividades diárias, especialmente para a locomoção ao seu trabalho que fica distante da sua residência.
Desta forma, não restou outra alternativa ao autor a não ser ajuizar a presente ação.
2. DO DIREITO
Da Tutela de Urgência Antecipada
São requisitos para a concessão da tutela antecipada o fundamento da demanda e o justificado receio de ineficácia do provimento final, em síntese o “fumus boni iuris” e o “periculum in mora”. Assim dispõe a Lei nº 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor, art. 84, §3º, art. 6º, VIII.
Destaco ainda o Novo Código de Processo Civil art.300.
O autor sofre impactos econômicos negativos, pois o veículo é de uso para o trabalho.
Temos que a tutela se faz estritamente necessária para que o réu cumpra o que havia sido pactuado.
A- Da Existência da Relação de Consumo:
 É indiscutível a caracterização da relação de consumo entre as partes, apresentando- se a empresa ré como prestadora de serviços e, portanto, fornecedora nos termos o art.84, §3º do CDC da Lei 8.078/90. 
B- Da Inversão do Ônus da Prova:
No contexto da presente demanda, há possibilidades claras da inversão do ônus da prova ante das alegações, conforme disposto no art.6º, VIII, do CDC.
Requer o autor a produção de todas as provas em direito admitidas, especialmente provas documental, testemunhal, e depoimento pessoal da parte contrária (a ré por meio do seu representante legal). 
C- Da Obrigação de Fazer:
Apesar de o autor ter requerido por inúmeras vezes que se realizasse o que havia sido pactuado, o mesmo não o fez. Desta forma se faz imperioso a tutela do Estado para que obrigue a parte ré a realizar o contratado já que, passados 03 meses não cumpriu o que foi prometido.
3- DOS PEDIDOS E REQUERIMETOS
Diante o exposto, requer o autor:
a- A concessão da tutela de urgência antecipada, para compelir a ré a executar imediatamente os serviços contratados sob pena de multa diária a ser fixada por Vossa Excelência.
b- . A procedência da ação para condenar a ré a cumprir de forma definitiva a obrigação de fazer.
c- A condenação da ré ao pagamento das custas e honorários de sucumbência.
d- A designação da audiência de conciliação/mediação nos termos do art. 319, VIII, CPC, e julgamento, avertendo-o de que, não havendo conciliação/mediação, deverá oferecer defesa na própria audiência e, caso não compareça reputar-se-ão verdadeiros os fatos pelo autor alegados.
4- DO VALOR DA CAUSA 
Dá-se a causa o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).
Nestes termos, pede o deferimento.
Local, data, assinatura e OAB do advogado.
.

Outros materiais