Buscar

GLOSSÁRIO DE TERMOS - Direito Cambiário

Prévia do material em texto

GLOSSÁRIO DE TERMOS – TÍTULOS DE CRÉDITO (DIREITO CAMBIÁRIO)
	Lei Uniforme de Genebra ou Convenção Uniforme de Genebra
	Lei Uniforme de Genebra (Cambial); Lei Cambial Uniforme; Lei Uniforme da Letra de Câmbio. É promulgada, no Brasil, pelo Dec. n. 57.663/1966. Regulamenta e uniformiza a legislação pertinente à Letra de Câmbio e Notas Promissórias. Tem aplicação prioritária em relação ao Código Civil em matéria cambial (arts. 887 a 903).
	Letra de Câmbio
	É uma ordem de pagamento, não vinculada, não causal (livre), nominativa à ordem, com vencimento à vista, a um certo termo da vista, em certa data; a certo termo da data. 
	Ordem de pagamento
	Títulos em que figuram três situações jurídicas: Sacador; Sacado; Tomador ou beneficiário
	Sacador
	É aquele que realiza o saque, emitindo o título, isto é, colocando-o em circulação. É o devedor principal da cambial.
	Sacado
	É aquele indicado pelo sacador para realizar o pagamento do título. Não é o devedor, mas apenas o pagador.
	Tomador ou beneficiário
	É aquele indicado pelo sacador para receber a quantia indicada na ordem de pagamento. É o primeiro credor da cambial.
	Títulos vinculados ou não vinculados
	Títulos vinculados seguem um modelo pré-estabelecido normativamente, como o cheque e a duplicata. Os não-vinculados, são emitidos com forma livre, desde que o emitente observe os requisitos legais para tanto (elementos do título)
	Títulos em branco
	São títulos emitidos sem um ou alguns de seus elementos essenciais. O adimplemento (pagamento) do título só é exigível se o título estiver completo. O preenchimento posterior do título pode ser feito, desde que de boa-fé, até o momento da cobrança. 
	Títulos Causais ou não causais
	Títulos causais são os que depende de uma causa, isto é, um negócio jurídico basilar que justifique a sua emissão. Por exemplo, a duplicata mercantil só pode ser emitida em razão da celebração de um contrato de compra e venda mercantil. Sua emissão sem lastro configura crime (sem causa/duplicata fria ou simulada). Títulos não causais, ao contrário, são emitidos livremente.
	Títulos nominativos
	No momento da emissão (Saque), devem, obrigatoriamente, indicar o beneficiário (titular).
	Títulos ao portador
	Não contém a indicação nominal do credor. Um título nominativo pode se tornar ao portador pela realização de um endosso em branco.
	Títulos Não nominativos
	No momento da emissão (Saque), não precisam indicar o beneficiário (titular).
	Títulos à ordem
	Contém a cláusula à ordem.
	Cláusula à ordem
	Inerente às ordens de pagamento e nelas é considerada implícita. Indica que o pagamento será realizado pela pessoa indicada pelo emitente ou endossante. 
	Títulos não à ordem 
	Contém a cláusula não à ordem.
	Cláusula não á ordem
	Impede que o título seja endossado, isto é, transferido mediante endosso.
	Endosso
	Ato de natureza cambiária com a finalidade de transferir o título. Quem realiza o endosso é o endossante; quem recebe o título é o endossatário. O endosso é realizado mediante a aposição da assinatura na parte de trás do título (verso), indicando o endossatário (endosso em preto) ou sem essa indicação (endosso em branco).
	Aval
	Ato de natureza cambiária que garante o título. Assemelha-se à fiança, mas esta possui natureza pessoal (contratual). O avalista torna-se codevedor, de forma equivalente e autônoma ao avalizado.

Continue navegando