A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
140 pág.
Teorias da Comunicação

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material Teorias da Comunicação - página 1
Pre-visualização do material Teorias da Comunicação - página 2
Pre-visualização do material Teorias da Comunicação - página 3

Teorias da Comunicação

e mensagem¿ (BARTHES, Roland. Sistema da Moda, pg. 41, 2009).  
O teórico e jornalista Nilson Lage, por sua vez, ao discorrer sobre a linguagem jornalística, explica que a Língua nacional abriga pelo menos dois registros de linguagem: o formal e o coloquial. Segundo ele, o registro formal é uma imposição de ordem política e que o manejo correto dessa linguagem serve como índice de ascensão social. Já o registro coloquial é espontâneo e permite maior expressividade. A partir daí, pode-se afirmar que a linguagem jornalística:  
I) Procura conciliar palavras, expressões e regras possíveis tanto no registro coloquial como no registro formal, levando-se em conta a linha editorial dos veículos de comunicação com objetivo de atingir a maior quantidade possível de pessoas;  
PORQUE  
ll) Uma das funções sociais do jornalismo é determinar escolhas de natureza ideológica e mercadológica tanto para reforçar o senso comum como para impedir que os falares regionais dificultem a aceitação de publicações que circulam em âmbito nacional. 
	
	
	
	A asserção I é falsa e a II é verdadeira. 
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa para a I.  
	
	
	A asserção I é verdadeira e a II é falsa. 
	
	
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa para a I. 
	
Explicação:
Neste item, o aluno deverá ser capaz de avaliar quais os critérios que tornam uma linguagem elemento jornalístico. Dentre as características está o uso correto do idioma, o que elimina a possibilidade de registros coloquiais voltados para linhas editoriais específicas. Isto torna o item I falso, eliminando as opções A, B e C. O item II também é falso uma vez que não é objetivo do jornalismo eliminar os falares regionais, ou os sotaques, em plano mais específico. Assim, só resta como opção válida o item E. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
	
	
	A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.
	
	
	Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.
	
	
	A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
	
	
	a linguagem não verbal é composta por signos sonoros ou visuais, como gestos, expressões faciais, olhar, placas, imagens, entre outros.
 
	
Explicação:
A linguagem verbal utiliza a palavra, seja escrita ou falada, enquanto a não verbal se vale de imagens, gestos, expressões faciais, entre outros, não utilizando a lingaugem falada ou escrita. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O conceito de comunicação pode ser investigado a partir de diferentes relações que acontecem na sociedade ¿ comunicação interpessoal, comunicação institucional e comunicação de massa. Assinale a alternativa em que há características da comunicação institucional.
	
	
	
	Duas pessoas conversam descontraidamente no ponto de ônibus.
	
	
	Notícia sobre reforma no ensino médio, exibida em diferentes jornais e revistas do país.
	
	
	Divulgação, no mural da faculdade, sobre uma exposição de fotografias que acontecerá na Semana da Comunicação.
	
	
	Um e-mail para saber notícias de um parente que viajou para outra cidade.
	
	
	Comercial de um novo achocolatado exibido na TV.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		2017. Prefeitura de Cerro Largo (RS).
São três as concepções de linguagem: a) linguagem como expressão do pensamento; b) linguagem como instrumento de comunicação; e c) linguagem como processo de interação". A respeito das concepções de linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Todas as alterativas estão erradas. 
	
	
	todas as alternativas estão corretas 
	
	
	Na concepção de linguagem como instrumento de comunicação, a língua é vista como uma instituição individual, monológica, utilizada apenas para a exteriorização do pensamento, traduzido por meio das palavras. Considera-se a língua a partir dos pressupostos da lógica, que guiavam os preceitos das primeiras gramáticas gregas na antiguidade.
	
	
	Na linguagem como processo de interação considera a língua como forma de interação do indivíduo falante com contexto comunicativo em que está inserido. Dessa forma, nessa concepção, considera a produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma das situações de comunicação e em um contexto sócio histórico e ideológico. Assim, temos uma concepção de linguagem que enfatiza a importância da interação para a significação do mundo, pois a linguagem é social, histórica e coletiva, o indivíduo significa o mundo a partir da relação com o outro, da interação entre os falantes.
	
	
	Na concepção de linguagem como expressão do pensamento, a língua é vista fora de seu contexto de utilização, fundamentando-se nos pressupostos do estruturalismo. Nesta concepção, a língua é um sistema de códigos que deve ser aprendido por seus falantes para que possam se comunicar, ou seja, o aprendizado é necessário para que a mensagem seja transmitida de um emissor a um receptor.
	
Explicação:
Comunicação é sempre interação e os resultados não são previsíveis, dependendo da decodificação empreendida. As variáveis presentes na interação, como contexto histórico, social e econômico dos falantes, bem como seu gênero,etnia, etc, podem influenciar o processo comunicativo. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre as linguagens verbal e não verbal, estão corretas, exceto:
	
	
	
	linguagem verbal e não verbal são importantes, e o sucesso na comunicação depende delas, ou seja, quando um interlocutor recebe e compreende uma mensagem adequadamente.
	
	
	o ser humano, ao se expressar face a face, costuma recorrer aos dois tipos de comunicação, simultaneamente.
 
	
	
	a linguagem verbal, por dispor de elementos linguísticos concretos, pode ser considerada superior à linguagem não verbal
	
	
	a linguagem não verbal é composta por signos sonoros ou visuais, como placas, imagens, vídeos etc.
	
	
	a linguagem verbal diz respeito aos signos que são formados por palavras. Eles podem ser sinais visuais e sonoros
	
Explicação:
As duas formas de linguagem são importantes, tanto verbal quanto não verbal. Geralmente, as duas se complementam. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A palavra mídia designa:
	
	
	
	a fotografia preto-e-branco de nuanças suavizadas.
	
	
	o publicitário que cria mensagens comerciais
	
	
	o mesmo que plano americano ou meio-plano.
	
	
	o conjunto dos meios de comunicação de massa.
	
	
	a tiragem média de um veículo impresso.
	
Explicação:
A mídia de massa envolve rádio, revistas, televisão e jornais impressos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual das alternativas abaixo explica o contexto no qual a palavra comunicação surgiu?
	
	
	
	A invenção da prensa, de Gutemberg, no século XIV, é o fato histórico no qual o termo comunicação foi cunhado, para se referir à capacidade de comunicação inaugurada com essa nova tecnologia.
	
	
	Na Modernidade, a partir do fim de século XVIII, pois com as Revoluções Francesas e Industrial começa a surgir a ideia de indivíduo, em contraposição ao regime monárquico, o que permite a livre comunicação.  
	
	
	A palavra comunicação surge em meados do século XX, em um contexto de produção industrial e já com os meios de comunicação de massa. 
	
	
	Na Idade Média, com os monges que criam a palavra para se referirem à nova prática de jantarem juntos, rompendo o isolamento.
	
	
	Desde que o mundo é mundo, já que o homem sempre se comunicou consigo mesmo e com os demais, ou seja, a palavra é tão antiga quanto a própria capacidade do homem de se expressar.
	
Explicação:
O termo foi criado na Idade Média, para designar o ato de compartilhar a refeição, algo que não existia