Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA III DE PRÁTICA DE ENSINO_ Planejamento, implementação e avaliação de processos de ensino e de aprendizagem

Prévia do material em texto

Pratica de Ensino de Matemática nos anos Finais do ensino Fundamental
Atividade Reflexiva III - Planejamento, implementação e avaliação de processos de ensino e de aprendizagem.
Nome: Silvana Cristina Torres de Siqueira 
RGM: 22483691 
O Projeto Político Pedagógico é um documento orientador organizado a partir da efetiva participação das pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Nele estão representadas as vozes dos professores, funcionários, alunos, pais, direção, coordenação e comunidade. As contribuições de todos se juntam aos anseios, reflexões e necessidades para gerir, orientar, conduzir, moderar e mobilizar todos os envolvidos com o intuito de entrelaçar os caminhos de cada um e de todos. 
A organização do Projeto Político Pedagógico é realizada com a comunidade escolar já que se entende que é de fundamental importância pensar coletivamente para agir coletivamente.
Na Escola ZORAIDE PROENÇA KAYSEL, há um Projeto Político Pedagógico e todos são engajados no aperfeiçoamento deste Projeto.
O Projeto da escola é publicado no site da diretoria de ensino do estado de São Paulo, um veículo oficial.
Percebe-se que desde a elaboração do Projeto há um compromisso dos colaboradores, pais, alunos e a comunidade na qual a escola esta inserida.
O currículo traça diretrizes que asseguram a interação entre os processos de conhecimento, definindo as competências, habilidades e conteúdos, articulando as ações do PPP com os projetos da Secretaria Estadual da Educação.
O currículo é constituído de uma base nacional comum complementada por uma parte diversificada abrangendo obrigatoriamente o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, atendendo ao princípio de garantia padrão de qualidade (Inciso 9 do Artigo 3º da LDB – Lei nº 9394/96).
A educação, em todos os tempos, e principalmente nos dias de hoje, necessita de maior aprofundamento e clareza sobre o verdadeiro sentido da vida e da aprendizagem e sobre os objetivos a serem alcançados. Não se trata somente de aprender mais algumas matérias, mas, antes, preparar-se para o pleno exercício de sua cidadania. 
O desafio da escola atual é sair da postura reprodutiva, oferecendo condições que facilitem o aprender e o saber pensar. Seguindo essa linha de pensamento, na caminhada em busca da construção do saber, o mundo sente a necessidade de incluir o pensar próprio desde os anos iniciais da vida escolar do educando.
Referencias:
Disponível em :
https://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/ Acesso Jun/2020
Disponível em :
http://www.se.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/07/pppplanaltinaECEst%C3%A2ncia.pdf-Acesso Jun/2020
TINTI, D. Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual, 2019.

Outros materiais