A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Máximo Local vs. Global - Criação de Produtos

Pré-visualização|Página 1 de 1

HTML image 0

Máximo Local vs. Global


Toda startup deveria mirar em ter uma cultura data-driven, afinal é uma das principais formas de acabar com achismos e tomar decisões mais embasadas. O famoso “data beats opinion”. 


Porém, o grande perigo é que muitas vezes você entra em um ciclo de experimentos e otimizações contínuas que no começo traz muito resultado, mas depois começa a ter retornos insignificantes. Isso normalmente acontece quando vc está chegando no seu ponto máximo local de otimização. E quando falo local, é pq em 100% das vezes vc sempre vai ter uma oportunidade muito maior, mas que só vai ser descoberta se for abordada em uma perspectiva complamente diferente do que vc estava fazendo.


A única forma de perceber isso é dando um passo pra trás e analisar o todo com uma abordagem completamente diferente de como a solução estava sendo entregue. 


Toda empresa que cresce passa por esses momento diversas vezes. Na maioria delas é extremamente desconfortável pois é uma mudança de paradigma tão grande que não existe uma forma quantitativa de provar que aquele é o caminho certo. E por isso muitas vezes ninguém toma a decisão. Isso faz empresas ficarem ficar “flat”por anos, ou até quebrar em épocas difíceis como estamos vivendo agora.


E mais, as vezes testar também é tão complexo e caro que acaba sendo feito nas cegas, apenas tentando arranjar formas de minimizar o dano caso o caminho tiver sido errado. Essa é a realidade de uma startup que sempre tem recursos limitados e um ambiente incerto. Não é sempre que dá pra simplesmente testar e ter certeza do caminho.


As vezes dói descer a colina, mas é necessário para vc mudar o seu negócio/produto de patamar, ou até mesmo sobreviver.


Quem curtiu da um like/save/share! :)