Buscar

av2 visagismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV2 Visagismo – Estácio de Sá 2020
Gabriela Poletto 
Leia com atenção as perguntas abaixo e responda com suas próprias palavras, baseadas no estudo do conteúdo do semestre sobre visagismo e suas ferramentas: 
Questão 1: Ferramentas do visagismo Segundo Philip Hallawell, o visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual, utilizando recursos estéticos e respeitando a personalidade e o temperamento de cada pessoa. Quais são recursos que podem ser usados como ferramentas no visagismo e como devem ser aplicados em uma consultoria pessoal? 
Na consultoria pessoal podem ser utilizadas diversas técnicas do visagismo, como a análise do formato de rosto e do corpo, análise do tom de pele e cabelo, análise de temperamento e arquétipos. A partir dessas análises e o objetivo do cliente, esses recursos servirão de guia para a nova imagem que se deseja montar para aquela pessoa em específico. Após essas análises, o profissional irá utilizar de recursos como a maquiagem, o corte e cor de cabelo, diferentes modelagens e cores para as roupas, novos estilos para cada ocasião que o cliente irá vivenciar etc. A consultoria pode ser muito completa, e influencia diretamente na imagem que o “cliente” terá de si mesmo, por isso deve ser feita com muita responsabilidade, para que seja uma forma de autoconhecimento. A consultoria de imagem é uma construção que deve ser feita em conjunto com o cliente e o profissional, e jamais pode vir a se tornar algo imposto. 
Questão 2: Análise do formato do rosto. No visagismo, o formato do rosto de uma pessoa faz parte da primeira análise feita para identificar características de personalidade e temperamento. Escolha um formato de rosto e aponte suas características estruturais e de personalidade, baseadas nos estudos feitos em sala de aula. 
O rosto com formato quadrado possui a mesma medida de largura e altura, as linhas do queixo e do cabelo formam um quadrado e a mandíbula fica abaixo da linha da boca. O rosto quadrado expressa força, poder, segurança e intelectualidade. Está normalmente associado ao temperamento colérico pois tem as características de força, poder, autoridade, confiança e ambição. 
Questão 3: Beleza O conceito de beleza é uma construção social, que está contextualizado no tempo e ligado a vários fatores culturais. Qual o papel do visagismo na construção da beleza? 
O papel do visagismo na construção da beleza, levando em consideração que é uma construção social ligada a fatores culturais, deve ser de fugir dos padrões estéticos e se propor a valorizar as qualidades individuais de cada um. O papel do visagista é trazer o conceito de proporção para cada trabalho a fim de construir novos conceitos do que é belo, é fazer com que o cliente se sinta em harmonia com sua imagem pessoal sem que haja comparação com o padrão estético vigente. 
Questão 4: Arquétipos O que são arquétipos? Quais os principais arquétipos analisados por Carl Jung que podem influenciar na personalidade? 
Os arquétipos são representações de um conceito que já está formado em nossa mente. Alguns símbolos são interpretados da mesma forma por diferentes culturas que não tiveram relação entre si. Existem dois tipos de arquétipos, os que se encontram gravados no inconsciente coletivo, que despertam as mesmas sensações para todos. Assim como há os arquétipos pessoais, que estão gravados no inconsciente de cada um. Os principais arquétipos definidos por Carl Jung que pode influenciar na personalidade das pessoas são: velho sábio, a grande mãe, a persona, a sombra, anima e animus, self. 
Questão 5 - Durante o semestre, preparamos um dossiê usando as ferramentas do visagismo para apontar nossas características físicas e da nossa personalidade. 
Complete as informações abaixo com o dados do seu dossiê pessoal: 
- Formato de rosto: oval ou hexagonal 
- Arquétipo (s): self
- Temperamento: sanguíneo/melancólico 
- Temperatura da pele: quente
- Estação do ano (colorimetria da temperatura da sua pele): 
primavera ou inverno 
- Formato do corpo: Ampulheta ou pera