Buscar

Administração da Produção

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção 
	
	
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	Com a Revolução Industrial, as empresas começaram a fabricar mais produtos e, conforme a oferta e a procura aumentavam, diminuíam-se os preços. Uma grande revolução na produção melhorou todo o processo de fabricação, diminuindo o tempo para que o produto estivesse completo. Henry Ford, em 1910, foi o precursor no método de produzir automóveis. Sobre o método de inovação proposto por Henry Ford, analise as sentenças a seguir:
I- Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com alto nível de padronização e grande ganho de escalas.
II- Inovou ao criar uma linha de montagem em massa, com uma grande variedade de veículos com cores e modelos diferentes.
III- Implantou o sistema Just-in-Time.
IV- Ganhou o título de pai da administração ao revolucionar o processo têxtil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	2.
	O mercado de cosméticos e produtos para higiene pessoal vem crescendo nos últimos anos. Observando a evolução dos principais concorrentes que atuam com sistema de vendas domiciliar, a diretoria da empresa (marca D) pretende estudar mudanças para esse tipo de venda. A boa aceitação dos produtos A e B - concorrentes diretos e que se presume dirigidos ao mesmo público da marca D - vendidos por esse sistema, pode significar que há mercado também para os produtos da marca D. A empresa não está atualizada com os dados sobre o perfil do consumidor e nem certa da aceitação do seu produto por esse tipo de venda. Para a análise desses fatores, a fim de verificar a viabilidade da mudança do sistema de vendas e o canal de distribuição da empresa, sente-se a necessidade de realizar a pesquisa de marketing. Ao analisarmos o exemplo da empresa, observamos que, a partir da redação das hipóteses que envolvem o problema de pesquisa, já delimitamos os principais tópicos que devem ser objeto de estudo, como a análise da concorrência, o perfil do consumidor, os motivos de compra e a aceitação do produto por esse sistema de vendas, que na próxima etapa da pesquisa serão denominados objetivos da pesquisa.
? Identificar empresas concorrentes que atuam no segmento de venda domiciliar.
? Identificar principais produtos vendidos e seus respectivos preços.
? Identificar a política de remuneração e prêmios para revendedoras vigentes no mercado.
? Identificar o perfil do consumidor dos produtos da marca D, assim como dos principais concorrentes.
? Verificar os motivos de compra, aspectos positivos e negativos desse tipo de venda percebidos pelo consumidor.
? Verificar a aceitação dos produtos da marca D por intermédio desse tipo de venda.
Com base no resultado da realização desta pesquisa, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Perspectiva top-down.
(    ) Perspectiva do mercado.
(    ) Recursos da operação.
(    ) Perspectiva bottom-up.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.leticiacapelao.com/Webquest_Pesquisa_Mercado/defobjetivos.htm>. Acesso em: 26 out. 2015.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	A engenharia possui um papel importante dentro da organização, e os produtos transformados precisam de um projeto específico para serem produzidos e, portanto, engenharia e área fabril devem trabalhar juntas para que o processo produtivo esteja adequado com as ferramentas corretas e pessoal treinado. Sobre o papel da engenharia e suas responsabilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Projeto detalhado do produto.
(    ) Resolver problemas.
(    ) Interagir com os fornecedores.
(    ) Construir protótipos em escalas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	Na reportagem "Como enfrentar as tempestades", a revista Exame, de 1º de maio de 1991, perguntou ao consultor Peter Drucker se as Estratégias devem ser traçadas baseadas em fatores internos ou externos. Drucker assim respondeu:
"Ambos, assim como é preciso ter duas mãos. Comecemos sempre pelos fatores externos, que dirão o que realmente precisa ser feito. Se você começar internamente, acaba iniciando com o que gostaria de fazer, em vez do que precisaria ser feito. Quando você entender exatamente as demandas e oportunidades, o mercado, a demografia, o desenvolvimento social e assim por diante, então pergunte-se: 'Qual a nossa força, qual a nossa real competência e onde e como elas preenchem necessidades, demandas e oportunidades?' " 
Diante dos fatos, com a obrigação das empresas referente à competitividade, é necessária uma estratégia, mas, para que isso ocorra, é necessário a organização ter "sensemaking" que está estreitamente relacionado às estratégias da empresa. Sobre a relação do "sensemaking" com a estratégia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fato de a estratégia ser interpretada da mesma forma em todos os escalões da organização.
(    ) Ser um dos passos da definição dos objetivos estratégicos.
(    ) Ter a mesma origem: os interesses dos acionistas.
(    ) Mostrar que os níveis organizacionais superiores pensam diferente com estratégias diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: EXAME. Disponível em: <http://www.strategia.com.br/estrategia/estrategia_corpo_capitulos_estrategia.htm>. Acesso em: 20 out. 2015.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Um estudo realizado informa que nove entre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. Em grande parte das empresas descobriu-se que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, 63% das 479 empresas entrevistadas acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custo do que em escritórios com endereço fixo. O trabalho flexível virou regra vigente no mercado do empregado ao empregador, das famílias desses funcionários até a sua comunidade, e até mesmo para o meio ambiente, todos se beneficiam com essa tendência. Metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais saudável entre vida particular e trabalho, o que as deixam mais satisfeitas e motivadas. Um quinto das empresas com condições flexíveis de trabalho acredita ainda que a política adotada pela organização colabora para ter acesso a um grupo mais abrangente de talentos, resultando em um maior número de contratações em locais remotos. Diante dessa pesquisa, sobre os aspectos referentes ao trabalho flexível, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Flexibilidade de habilidade, de tempo e de localização são os aspectos significativos do trabalho flexível.
(    ) Flexibilidade de fluxo e de processo são os aspectos significativos do trabalho flexível.
(    ) Flexibilidade de volume e de variedade são os aspectos significativos do trabalho flexível.
(    ) Flexibilidade às demandas do mercado são os aspectos significativos do trabalho flexível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.ideiasustentavel.com.br/2011/03/trabalho-flexivel/>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	A expressão "trade-off" refere-se a designar situações de escolha entre opções conflitantes. Assim, quando um governo, uma empresa ou uma dona de casa se depara com um cenário em que precisa decidir por uma das opções apresentadas abrindo mão das demais, eles estãodiante de um trade-off. Um dos trade-offs mais citados é o caso da Curva de Phillips, que implica a decisão do governo por maiores taxas de inflação ou maiores taxas de desemprego. Em miúdos, no curto prazo, a escolha do governo por uma taxa de desemprego menor implicaria uma taxa de inflação maior. Ampliando o conceito de trade-off para a vida cotidiana das pessoas, é possível afirmar que a vida é uma sequência de trade-offs. Todos os dias, as pessoas encontram situações em que são obrigadas a realizar escolhas entre opções conflitantes. Escolher entre trabalho ou lazer, morar na praia ou no sertão, consumir ou poupar, eis alguns exemplos cotidianos de trade-off. Nos casos em que o trade-off deseja aumentar o desempenho de um dos critérios escolhidos, poderá afetar outro. As empresas, para desenvolver esses critérios, estão divididas em grupos. Sobre esses grupos, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualificadores, ganhadores de pedidos e indiferentes.
(    ) Qualificadores, ganhadores de pedidos e confiabilidade.
(    ) Ganhadores de pedidos, indiferentes e confiabilidade.
(    ) Indiferentes, confiabilidade e qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	A necessidade das organizações fazerem parte dos mercados globalizados, estarem constantemente na busca pelas melhores tecnologias mesmo inseridas em um ambiente de incertezas, tendem a desenvolver ferramentas que busquem alcançar os objetivos organizacionais. Os gestores devem adotar os princípios básicos para garantir a competitividade como: planejamento, execução, controle, organização, liderança e direção. Com a utilização desses princípios, a organização poderá obter sucesso. Uma organização alinhada aos seus princípios básicos toma a decisão de implantar o sistema trade-off, buscando uma melhor competitividade no mercado com relação aos seus concorrentes. Sobre os critérios do trade-off, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Quando o cliente não tem interesse de saber qual fornecedor está recebendo, o produto é considerado como indiferente e seu retorno é baixo, considerando o retorno da qualidade.
	 b)
	Quando um cliente tem a necessidade de saber qual o procedimento de um produto, principalmente os tangíveis são considerados qualificadores.
	 c)
	Quando oferecer aos seus clientes opções de pedidos ou fornecimento de um produto na forma de comodato e/ou ainda em consignação, faz com que esse cliente fique aliviado, pois caso não conseguir vender o produto poderá devolver e assim não arcar com despesas.
	 d)
	Ter procedimento de sustentabilidade como diferencial no mix de mercado na escolha da empresa, classificada como qualificadores.
	8.
	Em qualquer organização, existe a necessidade da busca constante de estratégias competitivas, mas que muitas vezes isso acontece apenas através de anos de estudos e experiências, ou seja, estar ajustando quando os processos não estão de acordo ou os custos estão elevados. Dessa forma, errar e acertar acontece com grande frequência. Mesmo efetuando planejamentos ou projetos, quando colocamos em prática muitas vezes não ocorre como era previsto. Assim, são realizados ajustes até que o problema esteja sanado e assim facilitar a vida do trabalhador ou de um produto que está sendo fabricado para o cliente final. Diante desse assunto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a estratégia da produção e das operações que advêm da experiência e do aprendizado operacional diário, conhecido também com mercado emergente:
	 a)
	Perspectiva de estratégia de baixo para cima (bottom-up).
	 b)
	Influência dos concorrentes.
	 c)
	Limitação pelos recursos operacionais.
	 d)
	Perspectiva de estratégia de cima para baixo (top-down).
	9.
	Para que uma empresa funcione de forma contínua e sem interrupções, é necessária a criação de departamentos e/ou setores para que possam auxiliar o gestor da área fabril da organização. Cada empresa possui suas particularidades, portanto, o modelo dependerá dos objetivos e a missão para a divisão das tarefas necessárias para que o processo seja contínuo, levando em consideração que uma área fabril não tem condições de efetuar compras, orçamentos, cobranças, entre outros, pois, seu objetivo é criar riquezas. Sobre as funções de apoio dos setores e/ou departamentos da organização, analise as sentenças a seguir:
I- Contábil-financeira, tem como objetivo dentro da organização a função de transmissão de informações, orçamentos, solicitação de pedidos e vendas, dando suporte financeiro.
II- Recursos humanos têm a função de realizar a contratação de fornecedores.
III- Engenharia e suporte técnico tem como função auxiliar no processo decisório dos procedimentos para contratar funcionários para a área fabril ou produção.
IV- O marketing tem como função satisfazer as demandas dos clientes e dos fornecedores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	As organizações estão procurando alternativas para a competitividade, mas, para isso, é necessário colocar em prática o planejamento da gestão. Por isso, é importante que sejam separadas por funções e a organização passa a ter um diferencial para a proposta que a empresa deseja alcançar. Uma empresa do ramo metalúrgico com um faturamento aproximadamente de 1 milhão de reais mensais deve promover a organização, separando por funções seus departamentos e setores para promover uma distribuição que possa ser considerada central e vital para a empresa. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na função de marketing também podemos incluir as vendas dos produtos que a empresa fabrica ou distribui, ela tem a responsabilidade de ligar seus produtos ao mercado.
(    ) A função do desenvolvimento do produto tem a responsabilidade de garantir qualidade e a necessidade de modificar para garantir o máximo de vendas desses produtos ou serviços.
(    ) A função da produção tem como finalidade a qualidade de entrega e a produção do produto solicitado pelo cliente.
(    ) A função de informação e tecnologia tem como finalidade a responsabilidade das informações, disponibilizando de forma rápida para toda estrutura da organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
Parte superior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes