Buscar

Lista de exercício 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA 3 DE EXERCÍCIO
1. O que é bioeletrogenese?
é o estudo da formação dos potenciais de membrana em organismos vivos. Potencial de membrana é a diferença de cargas entre a face intracelular e a face extracelular da membrana. É medido em milésimos de volts (mV) e é uma forma de gerar, processar e conduzir informação no organismo.
2. Explique como acontece a Bomba de Na+_ K+.
Ela coordena a entrada e saída de sódio, esse processo ocorre por difusão, sendo assim a bomba de sódio e potássio, nivela a polinização da membrana. Ter concentração de potássio dentro da célula é importante por que serve para respiração quanto para sintetização de proteínas. Senão houvesse a bomba de sódio e potássio a célula estouraria, pois entraria mais agua dentro, e ela romperia. Assim sendo, a célula precisa manter as diferenças de concentração entre os dois íons. O funcionamento da bomba de sódio e potássio é possível devido duas condições básicas, primeiro a presença de proteínas transmembranas ao longo de toda a membrana plasmática. Essas proteínas contêm sítios específicos para ligação dos íons Na+ e K+; segundo, o gasto de ATP, já que a célula precisa manter a diferença de concentração entre os íons. Por isso, a bomba de sódio e potássio é um tipo de Transporte Ativo. As proteínas transmembranas expulsam o Na+ que entra na célula e buscam o K+ que sai da célula.
3. Cite 5 organelas citoplasmáticas.
Ribossomos e centríolos, Retículo endoplasmático liso e rugoso, Complexo golgiense, Lisossomo e mitocôndria, Cloroplasto, Célula vegetal.
4. Cite os fatores que afetam a velocidade da difusão.
Os fatores que afetam a velocidade das reações são: superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
5. Qual a relação do transporte ativo primário com o transporte ativo secundário?
O transporte ativo pode ser especificado em primário quando a proteína de deslocamento aplica energia iniciada de uma reação química exotérmica, e secundária quando o deslocamento independe é unicamente do ATP e está junto à diferença de concentração de íons determinada pelo transporte ativo primário.
6. O que é o potencial de ação dos nervos?
é uma variante rápida na polaridade da tensão elétrica, de negativa para positiva e de volta para negativa. E que se propagam por toda a membrana fibrosa.
7. Explique os três estágios de potencial de ação dos nervos.
A membrana celular do neurônio contém milhares de pequenas moléculas conhecidas como canais. Estes canais permitem a passagem de íons de sódio ou potássio. Geralmente os canais no neurônio são fechados. Neste estado a carga do interior da membrana celular é mais negativa do que a carga que se encontra no exterior, se furássemos dentro da membrana com microeletrodos conectados a um voltímetro, a leitura seria registrada em cerca de 70 milivolts negativos, o que significa que o interior do neurônio está menos 70 milivolts em relação ao exterior do neurônio. A membrana celular de um neurônio é polarizada por causa dessa diferença elétrica através da membrana. Um impulso nervoso começa quando a pressão ou outros sensores entram e desequilibram a membrana plasmática do neurônio, a tal ponto que o potencial de diferença atinja uma tensão limite de cerca de 55 milivolts negativos. Isso faz com que centenas de canais de sódio nessa região da membrana se abram rapidamente, permitindo a entrada de sódios com carga positiva para dentro da membrana da célula. O interior da membrana ficará temporariamente mais positivo em relação ao exterior, fazendo com que a tensão suba (risco subindo). Isto é chamado de despolarização. A membrana ficará está polarizada porque a carga líquida dentro do axônio mudou de negativo para positivo. Com o impulso, passa a começar a abrir canais de potássio carregado positivamente, permitindo o fluxo de íons potássio, o que faz com que o interior do axônio retorne às suas cargas negativas. Posteriormente a voltagem irá cair, e a membrana ficará repolarizada, pois tem agora em seu interior, cargas negativas, e no exterior, cargas positivas.. Este processo de despolarização e repolarização da membrana do neurônio é chamado de potencial de ação. Potencial de ação é apenas um outro nome utilizado para um impulso nervoso. Depois de um impulso nervoso alguns canais de potássio permanecem abertos um pouco mais do que o necessário para trazer a membrana de volta ao potencial de repouso. Isso resulta em um fenômeno chamado "pós-potencial hiperpolarizante" no qual o potencial da membrana fica brevemente abaixo do potencial de ação. Neste estágio o neurônio é incapaz de conduzir um impulso nervoso e entra no período refratário. o período refratário é muito curto onde a bomba de sódio e potássio continuam a retornar íons de sódio para fora e os íons de potássio para o dentro do axônio, retornando assim o neurônio ao potencial de repouso.
8. O que é co-transporte e contratransporte?
Contra-transporte: ocorre quando a proteína transporta 2 tipos de substratos em direções opostas. 
Co-transporte: ocorre quando a Proteína transporta 2 ou + substratos na mesma direção.
9. Desenvolva e responda corretamente 5 questões

Outros materiais