Buscar

Exercicio RTF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crioterapia: massagem com gelo Histórico: Um corredor novato de 27 anos procurou seu fisioterapeuta reclamando de dor lateral no joelho, que piorava quando ele começava a correr. Esse paciente relatou ter aumentado rapidamente seu ritmo de treinamento para preparar-se para uma maratona e admitiu que seus tênis estavam bastante gastos. 
Ele localizou a dor bem próximo à linha articular lateral e uma crepitação branda era palpável durante os movimentos de flexão e extensão. Os testes de Ober e de Noble foram positivos. 
Impressão: Tendinite aguda da banda iliotibial (BIT). Plano de tratamento: Um copo de gelo foi utilizado para aplicar massagem no aspecto lateral do joelho até que o paciente sentisse dormência. A duração do tratamento foi de aproximadamente 8 minutos. Imediatamente após a massagem com gelo, o paciente foi instruído a executar os exercícios de alongamento da BIT. 
Ele foi aconselhado a comprar novos tênis com o controle de movimento apropriado, reduzir seu treinamento para o nível mínimo (dia sim dia não), continuar com a massagem de gelo e fazer alongamento por no mínimo 3 vezes por dia. 
Resposta: O paciente experimentou alívio imediato de seus sintomas a curto prazo. Ele comprou o tênis novos e reduziu sua milhagem e frequência de treinamento para dia sim dia não. Nas duas semanas de acompanhamento, o paciente não apresentava sintomas e foi liberado para gradualmente a aumentar seu regime de treinamento. O profissional de reabilitação emprega modalidades terapêuticas para criar um ambiente favorável a cicatrização do tecido enquanto minimiza os sintomas associados ao trauma ou a condição do paciente. 
Questões de discussão:
 - Que tecidos foram lesionados ou afetados? 
Os tecidos fibrosos, cartilaginosos e até ligamentos podem ter sido afetados. 
 - Que sintomas estavam presentes?
Dor lateral no joelho, bem próximo à linha articular lateral e uma crepitação branda era palpável durante os movimentos de flexão e extensão. 
 - Que fase da série contínua da lesão-cicatrização o paciente apresentou para tratamento? 
Fase Inflamatória. 
- Quais são os efeitos biofísicos dessa modalidade terapêutica (diretos, indiretos, profundidade e afinidade do tecido)? 
O frio age como agente analgésico, diminuindo a velocidade de condução nervosa, além de reduzir edema e a hiperemia pela ação vasoconstritora, e nas articulações inibi a atividade da colagenase; já no tecido muscular, diminui o espasmo, por reduzir a velocidade de disparo das fibras do fuso muscular. Entre os efeitos fisiológicos locais da crioterapia estão a vasoconstrição com consequente diminuição da circulação local, redução da taxa de metabolismo celular devido à necessidade reduzida de oxigênio, redução da produção de resíduos celulares, diminuição da inflamação, da dor e do espasmo muscular. 
 - Quais são as indicações e as contraindicações dessa modalidade terapêutica? 
As indicações para o uso da crioterapia incluem inflamação aguda, dor aguda ou crônica, edema e dor pós-cirúrgica, em conjunto com a cinesioterapia, queimaduras de primeiro grau, pequenas e superficiais, espasticidade, espasmo muscular agudo ou crônico, nevralgias e restauração da amplitude de movimento.
As contra indicações gerais são insuficiência circulatória, alergia ao frio, pele anestesiada, diabetes avançada, ferimentos abertos e fenômeno de Raynaud (sensibilidade aumentada ao frio).
- Quais são os parâmetros de aplicação, dosagem, duração, frequência da modalidade terapêutica nesse estudo de caso? 
Bolsas ou compressas de gelo: São recipientes de borracha, plástico ou mesmo uma toalha, preenchidos com gelo em cubo, triturado, raspado ou partido. Para evitar o contato direto das bolsas sobre a pele, esta deve ser protegida com uma toalha seca, e em geral essa terapia dura de 5 a 15 minutos ou até 40 minutos nos casos de espasticidade.
Bolsas comerciais ou compressas de gel frio: Consistem em recipientes de vinil cheios de uma substância gelatinosa, que contêm água, anticongelante, para que não endureçam e permaneçam flexíveis e gelatina ou papel picado para fornecer consistência à compressa. A duração do tratamento é de 10 a 15 minutos.
Nesse estudo de caso, foi utilizado um copo de gelo para aplicar massagem no aspecto lateral do joelho até que o paciente sentisse dormência. A duração do tratamento foi de aproximadamente 8 minutos.
- A escolha de massagem com gelo foi favorável para essa suspeita de lesão do paciente? 
Sim, foi favorável, pois o paciente experimentou alívio imediato de seus sintomas à curto prazo. E nas duas semanas de acompanhamento, o paciente não apresentava mais tais sintomas e foi liberado para gradualmente a aumentar seu regime de treinamento. 
- Que outros conselhos você daria para este paciente enquanto ele é submetido ao tratamento? 
Além de reduzir seu treinamento para o nível mínimo, continuar com a massagem de gelo, fazer alongamento por no mínimo 3 vezes por dia, evitar ao máximo carregar pesos que ultrapassem sua capacidade no momento, evitar movimentos e “manobras” que sobrecarreguem o local afetado. E se possível, utilizar uma palmilha adequada. 
- Que outras modalidades terapêuticas podem ser utilizadas para tratar essa lesão ou condição? Por quê? Como?
Algumas técnicas fisioterapêuticas contam com: a aplicação de laser para diminuir a dor; gelo para reduzir o inchaço; mobilização da patela para aumentar a flexão do joelho; mobilização articular para aumentar a lubrificação da articulação e também o uso da técnica de eletroterapia corrente russa que melhora o tônus muscular.
E também, como por exemplo os alongamentos:
Alongamento trato iliotibial; alongamento de quadríceps; alongamento do tensor da fáscia lata; alongamento de isquiotibiais. 
Pois tais musculaturas são capazes de manter o bom alinhamento e estabilizar o joelho no plano frontal, funcionando de forma sinérgica na extensão e flexão do joelho, assim contribuindo para os movimentos de rotação da articulação do joelho devido a suas fixações e capacidades proprioceptivas.
 - Quem outras técnicas poderiam ter sido empregadas para fornecer o tratamento da dor para esse paciente? 
Como por exemplo, o uso da eletroanalgesia, que consiste no uso da eletroterapia com objetivos analgésicos. É um recurso útil no tratamento de dor. Os tipos de correntes mais utilizados para esta finalidade terapêutica são a eletroestimulação transcutânea (TENS) e a corrente interferencial. 
- Quais são os mecanismos fisiológicos para o alívio da dor? 
As fibras nervosas contam com os canais de sódio sensíveis à voltagem (Nav) para fazer a despolarização do neurónio com vista a iniciar a transmissão do impulso nervoso. Segue-se a transmissão na qual o impulso elétrico gerado percorre vias do sistema nervoso, até chegar ao córtex cerebral.
As fibras nervosas localizadas na pele (ou noutro tecido) transmitem a informação do sinal doloroso, através do primeiro neurónio passando à medula espinhal na sua maioria (70%) via gânglio da raiz posterior (ou gânglio trigeminal na face), onde fazem sinapse com o neurónio de segunda ordem na ponta posterior. 
Cerca de 30% das fibras C fazem as suas sinapses passando pela raiz anterior. Desta forma as fibras nervosas de localizações próximas vão convergir na medula espinhal, agrupando-se nos diferentes níveis raquidianos traduzindo-se cutaneamente por dermatomas. 
Qualquer que seja o estímulo, externo (ex. pele) ou interno (ex. víscera), a dor vai ser sentida numa região cutânea. É este o princípio para a origem da dor referida, no qual a dor de uma víscera é descrita pelo doente como uma dor difusa e de localização vaga, com tradução num território cutâneo correspondendo a um dermátomo.
- Que efeito a massagem com gelo poderia ter nas propriedades dos tecidos alongados?
A massagem com gelo é uma forma de crioterapia, um tratamento muito eficaz para problemas e danos musculares. A massagem com o uso de cubos de gelo ajuda a reduzir a dor, inflamações e na cicatrização dos tecidos danificados.
A crioterapia é uma das terapias mais comuns,utilizada pelos fisioterapeutas hoje, especialmente para tratar lesões ocasionadas por esportes.
Durante massagem com gelo, é normal sentir certo desconforto como frio intenso, ardor, dor, e analgesia. As fases da queimadura e dor passam rapidamente dentro de 1 a 2 min.

Continue navegando