Buscar

aps2 mico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Muitos fungos produzem antibióticos. Que função você acredita qu os antibióticos possam ter para os fungos que os produzem? 
R: Na forma de fornecimento de nutientes para os fungos, já que os antibióticos são fabricados no momento que occorre limitação de nutrientes. 
02) Explique a frase: “A simbiose mutualista mais prevalente e provavelmente, mais importante no reino vegetal é a micorriza.”
R: Sim, constituem uma relação biológica, favorecendo uma grande quantidade de espécie de fungos e vegetais, sendo as micorrizas fundamentais na ciclagem dos nutrientes e na manutenção da qualidade dos solos. 
 03) O que são líquens? Explique essa associação. 
R: São organismos formados pela associação interespecífica entre algas e fungos, sendo essa associação harmônica entre espécies diferentes. As algas produzem através da fotossíntese substâncias orgânicas que são usadas pelo fungo, enquanto o fungo dá às algas proteção e um ambiente adequado para seu desenvolvimento.
04) O que são fungos endofíticos? 
R: São micro-organismos que estão presentes no interior das plantas durante todo ou uma parte do seu ciclo de vida, vivendo sem causar prejuízos ou danos aparentes.
05) Diferencie endomicorrizas e ectomicorrizas 
R: Endomicorrizas: Fungos penetram nas células da raiz
 Ectomicorrizas: Fungos circundam as células da raiz, mas não penetram nelas.
06) Explique a classificação dos fungos oomicetos, mixomicetos e fungos verdadeiros. 
R: Oomicetos: Fungos com celulose, hifas não septadas e esporos móveis- REINO CHROMISTA
Mixomicetos (fungos viscosos): Fungos com celulose, pouco desenvolvidos e sem parede celular – REINO PROTOZOA.
Fundo verdadeiros: Bem desenvolvidos e muitos são macroscópicos- REINO FUNGI
07) Como os fungos podem ser utilizados para controle biológico de pragas? 
R: Os fungos classificados como agentes efetivos de controle biológico estão presentes em muitas culturas atacando preferencialmente pulgões, moscas brancas (homópteros), cigarrinhas, moscas em geral (dípteros), besouros, lagartas, tripes e ácaros pragas. As características principais de atuação dos fungos ao infectar a praga são induzir a redução da alimentação do hospedeiro, provocando uma lentidão nos movimentos, o corpo do inseto atacado incha e fica coberto pelo fungo.  
08) Os fungos são de suma importância tanto ecológica quanto econômica. Comente essa afirmação em termos gerais e com referências específicas a cada um dos grandes grupos de fungos, incluindo leveduras, os liquens e as micorrizas.
R: Os fungo são de importância ecológica por desempenharem o papel de decompositores junto as bactérias outa importância ecológica, mas em certa parte econômica são as associações dos fungos com plantas, algas e bactérias, são os casos das Bacteriorrizas, Micorrizas e Liquens, pois nestas associações de mutualismo assim como o nome sugere ocorre a troca mútua de nutrientes que se por algum meio for rompida acaba por ocasionar a morte dos dois indivíduos (fungo, e seu "associado"), tais associações são relevantes ao olhar econômico pois muitas plantas frutíferas necessitam destas associações. utilização dos fungos na alta gastronomia como os cogumelos comestíveis, ou mesmo com o levedo (fermento biológico), mas também de outras formas como a indústria farmacêutica, já que o primeiro antibiótico descoberto é proveniente de um fungo a famosa Penicilina.

Outros materiais