Buscar

atividade 1 medicina legal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha: Filme A Condenação.
O filme é baseado na história real de Betty Anne, sobre sua luta e perseverança em provar a inocência de seu irmão Kenny Waters, que foi condenado à prisão perpétua por homicídio qualificado em 1983(EUA). 
Após seu irmão passar pelo tribunal do júri e ocorrer a condenação, Betty Anne recorre de todas as formas perante um tribunal e seu sistemas cheio de falhas, porém não obtém sucesso em seus recursos, mediante isso ela decide voltar a estudar desde o ginásio(ensino básico) até conseguir entrar na faculdade e assim cursar direito.
A trama mostra sua dedicação e crença sobre a inocência do irmão, no qual vira uma obsessão travando assim uma guerra com a família, no qual ao longo dos anos ela não consegue conciliar seus estudos trabalho como garçonete e sacrifica seu casamento e filhos pela determinada busca em provar a inocência de Kenny.
No decorrer da vida acadêmica se depara sobre vários obstáculos, por fim consegue atingir seu objetivo em se graduar e passar no exame da Ordem dos Advogados, sua primeira ação como advogada é a busca frenética das provas, porém o caso havia sido arquivado por já ter sido julgado. 
Sendo assim não teria grandes chances de encontrar, mas sua determinação e ajuda de uma amiga no qual acompanhou sua luta, e também compartilhou a vida acadêmica a levaram a conseguir as provas que poderiam ter sido por pouco descartadas.
Essas provas eram de suma importância, talvez a única chance de provar o erro da decisão do tribunal, então Betty com a ajuda de sua amiga e auxiliada por um outro Advogado (advogava causas em que poderia ser comprovado a inocência mediante DNA), pede vistas e análise do DNA do sangue no qual no tribunal ,foi apenas constatado o grupo sanguíneo como prova do crime.
Após ser feito o exame de DNA, Betty acredita que seu irmão seria inocentado porém mesmo o resultado apresentando negativo a representante antiga do caso não assume o erro da condenação, alegando ainda que Kenny mesmo não sendo o executor principal do crime as provas possuíam mérito para incriminá-lo como cúmplice.
Após essa negação, ela recorre em buscar a verdade sobre as testemunhas, pois acredita que foram aliciadas pela polícia, e então consegue assinar em cartório a confissão sobre o falso testemunho.
Betty Anne, leva seu irmão para um novo julgamento e suas comprovações provam a inocência, então o tribunal o absolve das acusações e é indenizado pelo erro do Estado.
As investigações criminais deste caso mostram o quão ainda eram equivocadas as análises de provas, a criminalística forense errou de forma danosa sobre detalhes importantíssimos do caso. 
Houve erros de ordem ; absurdas em relação à forma de instigar a testemunha a relatar mentiras quebrando o princípio importante do direito sobre presunção da inocência o qual levou o júri declarar a culpa de Kenny Waters. Após esse caso é obrigatório a comprovação do DNA e não apenas o tipo sanguíneo, pois o DNA confere estabilidade e convalidação científica não somente a presunção de culpa sobre uma prova.

Outros materiais