Buscar

apostila automaquiagem

Prévia do material em texto

Curso de
Automaquiagem
Por: Eduardo Duarte
Sumário
HISTORIA DA MAQUIAGEM
O QUE É AUTOMAQUIAGEM
PASSO A PASSO DOS PRODUTOS
PINCÉIS ESSENCIAIS 
Preparação da pele 
Passo a passo maquiagem dia 
Passo a passo maquiagem noite 
De maquilando a pele
 Guia de aplicação 
Historia da maquiagem
A maquiagem, assim como os cosméticos, é muito antiga !
Três mil anos antes de Jesus Cristo, os egípcios já conheciam a maquiagem: batom, maquiagem branqueadora e de luminosidade, maquiagem para reforçar os olhos e sobrancelhas (a base de chumbo, malaquita, antimônio, Kohl), blush para corar as bochechas (a partir de produtos vegetais, como pétalas de rosa ou de papoulas; animais, como larva de cochonilha; ou mineral, como argilas, óxido de cobre ou ferro ocre), pós que eram misturados com óleos ou pomadas. Outros pigmentos também eram utilizados para a maquiagem: o azul do óxido de cobre, o amarelo do auripigmento, o preto do carbono, o verde da malaquita e mais numerosas nuances obtidas dos óxidos de cobre ou ferro.
 
No Egito se pintavam os olhos em sinal de respeito ao deus Rá (deus do sol). Os Farós também eram grande adeptos da maquiagem, pois pintavam seus olhos a fim de que as pessoas evitassem olhar diretamente para eles. Em virtude disso, a maquiagem nessa época exercia um símbolo político.
O Kama Sutra, escrito no século I e IV, define o padrão de beleza da mulher ideal que seria de pele bem clara, fina e macia. A lendária Cleópatra exemplificou bem esse ideal de beleza no Egito. Usava pó de khol para pintar os olhos, banhava-se em leite e usava argila em seu rosto para manter o viço da pele. Foi lá, no Egito, que se classificou o padrão de beleza: mulher de pele clara e homem de pele escura.
.Decada de 20
O visual das estrelas do cinema mudo. A sociedade dos anos 20 frequentava os cinemas que exibiam
filmes produzidos em Hollywood e astros como Rodolfo Valentino, Gloria Swanson e Mary Pickford eram imitados em trejeitos e maquiagem. Cabelos ondulados e presos num coque displicente, olhos supermarcados em marrom escuro e preto e lábios também escuros, em tons de vinho, às vezes
quase preto: este é o estilo inconfundível da década de 1920. Sobrancelhas pinçadas e redesenhadas
em arco fino, os olhos caídos pelo efeito da maquiagem e a boca exageradamente desenhada em
coração.
No começo dos anos 20, as cores predominantes no pó que as mulheres usavam, puxavam para um
creme ou marfim. Mas, por volta de 1923 o pó com a cor da pele natural - talvez uma nuance mais
clara - era a sensação. Para o blush, as cores rosa e framboesa, e por volta de 1925 os tons de
laranja também se tornaram populares.
Decade 30
Essa década sofreu uma grande crise econômica devido a Grande Depressão que ocorreu em 1929 com a queda da bolsa de Nova York.
Como resultado da emancipação gradual das mulheres, que começou em 1920, elas tornaram-se mais conscientes da sua independência de ação e mais ousadas ​​na forma de expressar sua feminilidade, saindo de cena por completo a garota Flapper do final da década de 10 e metade da década de 20 e entrando em cena a mulher mais madura.
Cores como verde, azul e lilás eram moda em Paris e a idéia de usar maquiagem para combinar com a roupa (e não com a cor da pele), passou a ser disseminada. Graças a Coco Chanel, os fabricantes de maquiagem que no passado fizeram rios de dinheiro com pós clareadores, passaram a vender mais ainda com a moda dos pós bronzeadores. O look saudável “bronzeado” entrou na moda pela primeira vez.
Ser bela não era mais obra do destino e toda mulher tinha agora um completo arsenal de apetrechos (até cílios postiços). Visitas ao cabeleireiro também se tornaram obrigação.
As musas (copiadíssimas em toda parte) eram as estrelas de cinema: todas queriam ser Greta Garbo e Marlene Dietrich.
Década de 40
Com a Segunda Guerra Mundial, as fábricas de cosméticos dão uma estacionada, pois toda a energia
se concentrava para produção de armas. A fabricação dos produtos voltou a ser como antes: caseira.
A maquiagem tornou-se menos carregada e mais natural, com ares de saúde. Para obter uma
aparência natural rosada, os blushes mais populares eram os vermelhos com tons rosados e rosas
brilhantes com tons fúcsia. Para o olho, era usado o marrom com rímel preto e um delineador leve.
As sombras variaram principalmente nos tons de cinzas e marrons.
As sobrancelhas foram mantidas bastante naturais, mas foram feitas em arcos limpos, bem definidos
e acentuadas pelo uso de um lápis castanho escuro. Para os lábios, todos os tons de vermelho,
incluindo claros, vermelhos brilhantes, vermelhos cereja, vermelho rosado, e os vermelhos
alaranjados eram populares. Os lábios deveriam parecer maiores (mais carnudos) e macios. Para este
efeito, o lábio superior era um pouco exagerado.
Estilo pin up.
Decada de 50
Depois do conservadorismo dos anos 40, os anos 50 vieram cheios de Glamour e de alegria. Em termos de maquiagem, novas tendências, novos produtos e novas técnicas foram impulsionados pelo advento do filmes a cores.
Os homens que tinham ido para a Guerra já tinham voltado e a economia do pós-Guerra florescia. A industria dos cosméticos conseguiu por-se a par da procura e a feminilidade era incentivada em tudo: desde a moda, publicidade, cinema… Assim, não é de estranhar que voltasse a maquiagem mais carregada e a evidenciação dos traços mais femininos.
Uma das grandes novidades em termos de maquiagem foi uma nova espécie de base. Era a “Pan Cake”, uma base em creme, muito espessa, que vinha num compacto como os que vemos hoje em dia para o pó.
O rouge continuava a ser muito usado e era imperativo que condissesse com o batom. O batom vermelho matte (e era muito importante que fosse matte) era super popular e havia muitas mulheres que não se atreviam a sair de casa sem ele, certificando-se de que a aplicação era impecável. Porém, outras cores de batom como todo os tons possíveis de rosa, coral e bege começavam a surgir em força. O eyeliner era usado agora a todas as horas, com uma forma alongada para dar aos olhos uma expressão sexy.
O eyeliner era usado agora a todas as horas, com uma forma alongada para dar aos olhos uma expressão sexy.
Década de 60
Com olhos ultra maquiados, transparecendo uma ousadia inocente. Na mesma época surgiram as minissaias e as mulheres começaram a deixar de lado o clássico e então "ultrapassado" visual fatal.
A feminilidade transitava entre o comportado e o irreverente. As cores eram fortes, puras, verdadeiras:
rosa-choque, dourado, verde, violeta,prata e laranja. Os anos 60 marcam o início da cultura pop americana.
Na década de 1960, a maquiagem era um show à parte e dava destaque à produção. Os olhos eram o ponto central do rosto, com maquiagens dramáticas, delineados estilo gatinho, cílios superalongados, sombras escuras e côncavo marcado. A utilização de cílios postiços também se tornou muito popular, valendo ousar com diferentes cores e tamanhos.
Décadas de 70
Foi caracterizada pela liberdade de expressão, pele bronzeada e lábios brilhantes fizeram dos anos 70, uma década de beleza explosiva. A moda foi ditada com delineadores, cílios postiços e com sombras de várias cores.
No início da década de 70, houve um ressurgimento da segunda metade da década de 20 e alguns filmes como: The Boy Friend (1971) e The Great Gatsby (1974) trouxeram este período de volta e tiveram uma parcela de influência na maquiagem das mulheres, principalmente nas sobrancelhas que voltaram a ser mais definidas.
Olhos em busca de liberdade. A força da cor. A beleza toma um aspecto moral e psicológico. Não existem mulheres feias, há mulheres que ainda não se conhecem. Pela a primeira vez na evolução da beleza, homens e mulheres podiam escolher sua aparência seguindo seu estilo de vida pessoal, e não somente as exigências da moda.
A maquiagem e os cortes de cabelo se tornaram, mais que nunca, meios de expressão de escolhas. Cabelos livres, pele bronzeada e labos brilhantes fizeram dos anos 70, uma década de beleza explosiva.
Década de80
A década over.
Sob as luzes estroboscópicas, a juventude dourada e coberta de lantejoulas tinha os lábios muito vermelhos, os olhos pintados de azul-elétrico e as maças do rosto realçadas por blushes alaranjados.
Os códigos de beleza começavam a mudar de acordo com a estações do ano. A sombra passava do castanho ao violeta e era esfumaçada, em arco-íris. Os cílios eram alongados com as máscaras coloridas (verde relva e azul piscina) e a prova d'água. No topo dos anos 80, triunfava a Madonna, que foi um marco da década em que era proibido "fraquejar". A beleza virou competição e as mulheres passaram a cuidar do corpo. Os músculos demostravam que elas não seriam mais intimidadas.
Decada de 90
Depois de uma overdose de cor, as mulheres resolveram dar preferência a uma visual mais limpo e elegante. Outra grande razão para essa economia no uso das cores é que a beleza natural — aquela que vem de um corpo bonito e de uma pele bem cuidada — ganha cada vez mais adeptas. A idéia é usar a maquiagem apenas para realçar os pontos fortes.
As mulheres dos anos 90 apresentam uma beleza esquálida e perturbadora que representa uma sociedade em fase de mutação. Tatuagem e piercings fazem do corpo um campo de expressão da feminilidade “debochada”. Por mais que o mundo fashion diga que não, tons neutros sempre vão ser uma boa pedida.
De 2000 aos tempos atuais.
Olhos espirais levam ao túnel do tempo. A era da beleza.
Fragmentos de todas as décadas passadas se misturam e contam um pouco da história da beleza feminina através dos tempos. Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. A aparência, em manifestações diversas e imagens extremas, refletiram os processos de transformação.
Na maquiagem dos anos 2000 quanto mais perto da realidade melhor. A maquiagem continua evoluindo bastante em questão de qualidade e benefícios de cada produto que tem ganhado novas cores e texturas específicas para cada tipo de pele, antes produtos usados apenas para esconder imperfeições agora, graças a tecnologia além de desenvolver essa função também trata da pele.
O que vale na hora de compor os looks da época são: simplicidade e facilidade. “Quanto mais próximo da realidade, melhor. Menos é mais”.
 
 
Eduardo Duarte de Lima
 O QUE É AUTOMAQUIAGEM?
Como o próprio nome já diz, a automaquiagem nada mais é do que técnicas que nos ajudam a realçar pontos fortes e disfarçar imperfeições em nosso rosto. Um contorno aqui, o bom uso de lápis ali e um batom lindo lá, a mágica está feita.
A automaquiagem é uma aliada para as mulheres que não conseguem ou sentem dificuldades na hora de se produzir e a sua vantagem está aí, se você não quer gastar ou está sem tempo de ir ao salão, e quer aprender como se maquiar sozinha, fique tranquila que não é nenhum bicho de sete cabeças, é necessário apenas um tempinho e dedicação, pois é com a prática que você terá bons resultados.
PASSO A PASSO DA AUTOMAQUIAGEM 
PELE
· Limpeza 
· Hidratação 
· Primer 
· Base
· Corretivo 
· Contorno (em creme) 
· Iluminação ( em creme ) 
 
FINALIZAÇÃO DA PELE
· Pó solto ou compacto 
· Contorno em pó 
· Iluminação em pó 
· Blush 
OLHOS: 
· Corretor de sobrancelha 
· Corretivo para pálpebra 
· Sombra inicial 
· Sombra intermediária 
· Sombra final 
· Delineador 
· Máscara de cílios 
· Cílios postiços 
BOCA 
· Iluminação 
· Contorno 
· Aplicação do batom
Limpeza da pele 
Lavar o rosto é fundamental para eliminar as impurezas e a oleosidade. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada. Utilize sabonetes específicos para seu tipo de pele. Cada pele pede cuidados específicos. Algumas marcas oferecem produtos “2 em 1”, que limpam e tonificam. Esses produtos facilitam a preparação da pele no dia a dia.
Hidratação da pele 
Escolha produtos sem óleo e que não causam obstrução dos poros. Caso use algum creme anti-idade ou para cuidados específicos do rosto, é preciso aplicá-los antes da maquiagem para não correr o risco de estragar o make.
Primer
 O primer é um produto utilizado como pré-maquiagem. Sua função é uniformizar a pele, diminuir a oleosidade, fechar os poros e fixar a maquiagem por mais tempo. Ele nem sempre é necessário, mas para algumas pessoas faz muita diferença. Ele preenche a superfície da pele, deixando-a lisinha para receber a base. É indicado principalmente para quem tem poros abertos, linhas de expressão ou marcas de acne.
Base facial
Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use um pincel kabuki e em seguida uma esponja umedecida em água ou bruma.
 
Corretivo
 O corretivo deve ser aplicado tanto para iluminar quanto corrigir. Para correção temos os coloridos onde cada cor ameniza um tipo de imperfeição. Para iluminar usa-se um corretivo 1 tom mais claro que a sua pele. Se tiver olheiras, manchas ou marcas de espinhas, aplique o corretivo.
Contorno e iluminação 
Tudo o que é CLARO vai aumentar, destacar e realçar.
Tudo o que é ESCURO vai diminuir, disfarçar e fazer sombra.
Para o tom claro, escolha 1 tom acima da sua pele
Para o tom escuro, escolha 2 tons abaixo da sua pele. Se escolher uma cor muito mais escura, vai ficar um pouquinho mais difícil para esfumar, correndo o risco de ficar com a pele manchada.
Onde aplicar
Aí está a grande questão: a técnica de Contorno e Iluminação não é uma receita de bolo.
O que dá certo no rosto da Kim Kardashian não vai dar certo para todo mundo.
Para saber onde você vai aplicar no seu rosto, você deve analisar o seu formato de rosto para ver onde quer destacar ou esconder.
https://www.google.com.br/amp/s/dicadaeve.wordpress.com/2015/09/02/porque-usar-contorno-facial/amp/
Pó compacto 
Pó facial: A função do pó facial é de uniformizar a pele e ajudar na fixação da maquiagem. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma "máscara". Prefira o pó solto, principalmente se a pele for oleosa.
Blush
Para dar aquele “ar de saudável”, aplique um pouquinho de blush para finalizar a pele.
Corretor de sobrancelha 
Para corrigir existem diversos produtos, porém eu indico 2. Corretores em pó (sombra) ou em gel. 
Ambos são de fácil aplicação e longa duração. 
Começar aplicando no final da sobrancelha e ir arrastando o produto para o início fazendo um degrade do final mais escuro e o início mais claro. 
Pincéis 
A maioria das mulheres, possui inúmeros kits de pincéis de maquiagem em casa e eu tenho certeza que grande parte de vocês não sabe quais são as funções específicas de cada um! Por isso, separei alguns modelos essenciais para que vocês aprendam de vez e comecem enfim a utilizá-los!
Pincéis necessários para fazer uma maquiagem completa:
DUO FIBER
Pincel composto por dois tipos de fibra, natural e sintética que doam acabamento natural e fácil aplicação. 
Pincel ideal para aplicar hidratantes e primer 
 Pincel kabuki topo reto 
 Pincel denso e preciso. Ele é composto por várias cerdas e o topo reto proporcionam acabamento perfeito a pele 
Pincel ideal para aplicar base 
Pincel grande e arredondado 
Este serve para a aplicação do pó em todo o rosto. É ideal para qualquer tipo de pós compactos e soltos. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó e dê leve batidinhas nas mãos ou no braço para tirar o excesso. Utilize em movimento de vai em vem.
Pincel ideal para aplicação de pó compacto ou solto.
Pincel chanfrado 
Pincel de topo em diagonal composto por cerdas densas e macias. 
Pincel ideal para aplicação de blush e contorno.
Leque 
Esse modelo possui vários tamanhos. Além de ser ótimo para tirar excesso de produtos e dar aquela limpada geral quando cai alguma partícula de make fora do lugar, é excelente para a aplicação de iluminador! Olha a dica de amiga: Se você umedecer o pincel no bruma (fixador) ou na água mesmo, o efeito do iluminador no rosto fica muito mais bonito e dura muito mais!
Ideal para retirar excessos e aplicar iluminador. 
Pincel de EsfumarUm dos pincéis que mais uso quando vou maquiar é esse. Não precisa ter vários na sua coleção não, mas indico pelo menos dois, um maior e outro menor. Com cerdas fofinhas e o formato oval, ele serve para depositar e esfumar a sombra nos olhos. A ideia é deixar o acabamento natural. Se você utilizar mais de uma cor de sombra, é ótimo para fazer a mesclagem dos tons. Pode ser utilizado em movimentos circulares e de vai e vem.
Pincel ideal para aplicação de sombra e para esfumar as mesmas.
Delineador 
Esse pincel tem a ponta superfina e as cerdas bem juntas. Perfeito para fazer um traço bem fino na linha dos cílios e criar efeito de delineador cremoso. Ótimo para quem faz o uso de delineadores em gel por exemplo.
Pincel ideal para fazer delineados e traços precisos.
Lábios 
Por último e não menos importante, toda garota que ama batons fortes precisa ter um desses! Como possui cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios. Dessa maneira, o risco de borrar aquele batom vermelho é bem menor! A dica é sempre desenhar o V no centro do lábio superior da boca e depois, ir desenhando o restante do contorno dos lábios até as extremidades.
Pincel indicado para aplicação de batom. 
PREPARAÇÃO DA PELE 
Na maquiagem, nada é tão importante quanto a preparação da pele. Se sua pele não estiver bem feita (e, preferencialmente, bem cuidada!), o restante da maquiagem parecerá mal feito. Assim, é importante conhecerem as práticas para uma pele bem produzida.
1. Primer: também chamado de pré-maquiagem, o primer tem como principal função uniformizar a pele e ajudar na fixação da maquiagem. Além dessas, os primers podem ser específicos para disfarce dos poros e linhas finas. Também podem apresentar coloração para resultados específicos, por exemplo, coloração verde para amenizar a vermelhidão da pele.
DICA: Aplique o primer com os dedos, iniciando na região de zona T e espalhando para as demais áreas do rosto. Espere cerca de um minuto para que o produto seque antes de seguir para o próximo passo.
2. Base: a escolha da base é um dos passos mais importantes na sua maquiagem. Estando o tom ou a fórmula errada, a base pode ser a vilã da maquiagem, até mesmo a mais básica. Assim, sempre teste a sua base na região do pescoço, ou na região de transição do rosto ao pescoço. Seu rosto é naturalmente de tom diferente do restante do seu corpo. isso se deve à constante exposição ao meio ambiente. Dessa forma, é mais fácil adequar o tom de seu rosto ao corpo do que o contrário. Uma vez encontrado o tom certo, você verá que a base deixa seu rosto em tom uniforme, como uma tela pronta para ser pintada.
A aplicação varia de acordo com sua preferência. Sempre indico o pincel língua de gato, em pinceladas curtas e constantes, para uma aplicação uniforme. Também é possível aplicar com uma esponja umedecida e até mesmo com os dedos. Se você sente-se bem aplicando com os dedos, lembre-se de lavar bem as mãos antes de aplicar.
sua base. Com relação a aplicação, os dedos resultam em uma aplicação mais leve, enquanto a esponja em uma aplicação mais marcante. O pincel está em um meio termo, o que faz dele, em minha opinião, ideal.
DICA: O segredo da base está em sua formulação. Caso sua pele seja mista a oleosa, o ideal é que sua base seja livre de óleo (oil-free). As bases mais indicadas são em mousse, em pó mineral ou líquida/cremosa que contenha elementos minerais. As bases de efeito opaco/matte são bases específicas para pele oleosa. Já se sua pele é de normal a seca, bases cremosas são as mais indicadas, principalmente com efeito luminoso. Porém, também pode-se usar as bases de efeito matte, apenas lembre-se de hidratar bem sua pele antes de iniciar a maquiagem.
3. Corretivo: corretivos são bases de mais cobertura, desenvolvidos para uso em pequenas regiões do rosto. Existem corretivos coloridos e de tons da pele. Seu uso depende da sua necessidade. Corretivos coloridos, devem ser aplicados antes da base e apenas no ponto que se quer amenizar. Seu uso se dá da seguinte forma:
Corretivo Verde:!indicado para!imperfeições avermelhadas.
· Corretivo Amarelo:!indicado para marcas ou olheiras arroxeadas.
· Corretivo Lilás:!indicado para imperfeições amarronzadas ou amarelo-alaranjadas.
· Corretivo Laranja ou Salmão:!indicado para!olheiras roxo-acinzentadas.
Caso seu uso não se aplique a você, pule para a aplicação após a base, usando apenas o corretivo do tom da sua pele ou no máximo um tom mais claro, para amenizar olheiras e pontos específicos, como espinhas. Assim como as bases, a formulação dos corretivos também são específicos para o tipo de pele. Assim, corretivos líquidos são indicados para peles mista a oleosas, enquanto corretivos cremosos e compactos são indicados para peles normais a secas.
DICA: Aplique o corretivo com os dedos anelares, dando batidinhas para que o produto adentre sua pele. Evite espalhar o produto, pois isso faz com que você o mova de onde já aplicou. Na cobertura das olheiras, aplique o corretivo na forma de um triângulo invertido para suavizar a transição de cor na região. Se seu corretivo tende a “craquelar”, hidrate abaixo dos olhos alguns minutos antes de aplicar o produto.
4. Pó facial: o pó facial é utilizado de duas maneiras - para adicionar cobertura (pó compacto com cor) ou para selar sua base e corretivo, matificando a pele (em geral, pó solto e translúcido). O pó deve ser usado com cautela, pois tende a evidenciar linhas de expressão. Assim, caso prefira aplicar pó diretamente na pele, sem base, opte pela aplicação do primer antes do pó.
DICA: Caso necessite de pó para adicionar cobertura, aplique com o aplicador que vem no próprio produto (esponja) de forma a depositar o produto. Caso seja pó translúcido, aplique pequena quantidade com foco nas regiões de maior necessidade, como a zona T e abaixo dos olhos. Se o uso do pó é apenas para tirar o brilho ao longo do dia, aplique em movimentos circulares por toda a pele.
Maquiagem “DIA” - básica
Itens indispensáveis para quem quer usar maquiagem diariamente, além dos itens de pele, são:
1. Sombra marrom: a sombra marrom é o grande coringa da maquiagem. Com ela é possível definir o olhar ao marcar o côncavo dos olhos, mas também fazer um look mais marcante ao aplicá-la também na pálpebra móvel. Para que sua sombra dure o dia todo, é importante aplicar primeiro o primer para olhos. Assim, não há riscos de sua sombra acumular nas dobras da pálpebra.
 DICA: Aplique o primer com os dedos na região da pálpebra móvel e côncavo. Com um pincel para sombras ou aplicador de esponja, aplique uma pequena quantidade no côncavo em movimentos de vai e vem. Caso seus olhos sejam profundos, aplique a sombra apenas no canto esterno dos olhos.
2. Lápis de olho: o lápis de olho ajuda a definir o olhar. Coloridos ou neutros, o lápis tem um melhor efeito quando esfumado, pois quebra a marcação precisa dos traços. Aplique o lápis rente os cílios superiores e esfume com pincel ou cotonete, passando o que sobrou no aplicador na pálpebra inferior, rente aos cílios. Se seus olhos já são evidenciados, aplique o lápis preto na linha d’água. Caso contrário, aplique um lápis bege.
3. Máscara de cílios: agente indispensável na vida da mulher moderna. O efeito desse simples produto em seu look é incrível. Os cílios marcados evidenciam o olhar, dando charme e feminilidade. Existem diferentes tipos de máscaras de cílios com diferentes funções e saber qual o tipo certo para você fará toda a diferença.
✓ Volume: aplicador “gordinho”, com muitas cerdas. É ideal para cílios longos e ralos.
✓Definição e alongamento: aplicador mais fino, com maior espaço entre as cerdas. Ideal para cílios curtos e
volumosos.
✓ Curvadora: aplicador em arco. Ideal para cílios retos e sem curvatura.
DICA: Aplique a máscara de cílios com um espelho abaixo do seu rosto. Assim, você evita acidentes como sujar a pálpebra e estragar a maquiagem já aplicada.
4. Blush: a aplicação da base uniformiza a tonalidade da pele, retirando a cor natural do rosto. O blush entra na maquiagem como agentede cor, devolvendo o tom saudável da pele. Assim, aplicamos o blush com pincel específico, aos poucos, adicionando cor ao visual.
✓ Se seu rosto tende a ser mais largo: aplique o blush em uma linha imaginária da ponta superior da orelha para o canto do lábio, iniciando mais próximo à orelha e trazendo o produto para o centro do rosto. A aplicação cessa, quando olhando reto para o espelho, você chega com o produto na altura da sua pupila, ou seja, cerca de dois dedos antes de chegar ao nariz.
✓Se seu rosto é mais fino: aplique o blush em uma linha que inicia na base lateral do nariz e se estende até o centro da orelha, iniciando a dois dedos de distância do nariz e trazendo até a orelha, rente a raiz do cabelo.
5. Batom: Juntamente com o blush, o batom devolve a cor ao rosto. Se seus lábios são ressecados, aplique um bálsamo para os lábios no início do processo da maquiagem para que eles estejam prontos para receber o batom. Batons “cor de boca” são ideias para o dia. Os de acabamento mais seco tendem a durar mais nos lábios.
DICA: Aplique o batom diretamente da bala e dê acabamento com batidinhas para assentar o produto. Caso queira um look mais natural, aplique com os dedos. Esfoliar os lábios e mantê-los hidratados ajuda na fixação do batom!
Maquiagem “NOITE” - elaborada
Com a pele feita, os itens indispensáveis para maquiagem noite são:
1. Sombra escura: a sombra escura é usada para marcar o olhar, dar profundidade e definir. A sombra escura pode variar de acordo com sua preferência: preto para as um look mais marcante, marrom ou chumbo para um look mais sóbrio. Independente da cor, o efeito será o mesmo. A aplicação é feita no canto externo do olho, de forma mais intensa, ocupando o terço externo do olho. Para que sua sombra dure a noite toda, é importante aplicar primeiro o primer para olhos. Assim, não há riscos de sua sombra acumular nas dobras da pálpebra.
2. Sombra intermediária: a sombra intermediária é o tom central da maquiagem. Pode ser neutra ou colorida, em geral com efeito brilhoso para evidenciar o olhar. Deve ser aplicada no centro da pálpebra móvel, ocupando o terço central do olho.
3. Sombra clara: a sombra clara pode ser neutra ou acompanhar o colorido da sombra intermediária. É aplicada no terço interno do olho, dando efeito de iluminação para o olhar. Também é aplicada rente a sobrancelha para delinear o arco (nesse caso, usar apenas sombras sem brilho!).
DICA: Aplique as sombras com pincel de sombras específico ou aplicador de esponja. Para o efeito esfumado, tenha um pincel específico para côncavo, ou use a ponta dos dedos para amenizar a transição de cores. Na pálpebra inferior, rente aos cílios, aplique a sombra escura, mas não traga até o canto interno, deixando um a pequena porção e pele sem definição. Neste ponto, aplique a sombra clara.
4. Delineador: para dar acabamento e definir ainda mais o olhar, delineie a pálpebra superior rente aos cílios. Caso opte por delineador líquido ou em gel, certifique-se de retirar o excesso de produto do aplicador antes de usá-lo.
5. Máscara de Cílios
6. Valorização do rosto: este é o método utilizado para amenizar regiões que lhe são desfavoráveis e evidenciar
regiões que lhe são favoráveis. É o chamado “iluminação e contorno” do rosto.
✓Contorno: com um pó alguns tons mais escuros que sua pele, trace uma linha rente ao meio da orelha em direção ao canto boca, cessando a dois dedos da boca. Também, trace uma linha no topo da testa, e uma linha de cada lado do nariz, deixando o topo limpo. Esfume cada linha com movimentos de vai e vem, de maneira a diminuir a intensidade sem espalhar o produto.
✓ Iluminação: No topo do nariz, trace uma linha com um pó iluminador ou iluminador líquido. Faça o mesmo na região abaixo dos olhos, apenas na porção mais externa, formando um “C” entre a pupila e a sobrancelha. também na região entre as sobrancelhas e no centro do queixo. Dessa maneira você estará chamando a atenção para os pontos altos do seu rosto, como se houvesse uma luz constante em você.
7. Blush: após a valorização, deve ser aplicado logo acima do contorno das maçãs do rosto de maneira a se mesclar com o contorno.
8. Definição das sobrancelhas: se suas sobrancelhas não são naturalmente marcantes, deve-se definí-las com um lápis específico ou sombra e pincel chanfrado. O ideal é iniciar do meio para a ponta externa, preenchendo o canto interno apenas com o que sobrou no pincel, pois nessa região tendemos a apresentar menos pelos do que no restante da sobrancelha. No entanto, se suas sobrancelhas são naturalmente densas, é possível apenas “domar” os pelos com um gel para sobrancelhas que pode também ser substituído por máscara de cílios incolor. Assim, seus pelos ficam “penteados” e no lugar certo o dia todo.
 Demaquilando a pele
Demaquilar o rosto ao final do dia é essencial para manter sua pele saudável. Para isso é necessário um demaquilante específico para a região dos olhos e um demaquilante para o rosto. Em geral, o sabonete líquido facial também é demaquilante. Assim, em um algodão, despeje um pouco de demaquilante, como o bifásico, e coloque sobre os olhos por cerca de 30 segundos. A partir de então, esfregue delicadamente para retirar a maquiagem sem irritar sua pele, pois a pele dos olhos é muito sensível.
Após, com o demaquilante para o rosto, aplique com algodão caso seja líquido, ou lave o rosto normalmente caso seja o sabonete. Lembre de limpar próximo a raiz do cabelo e abaixo do maxilar.
GUIA DE APLICAÇÃO 
2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes