Buscar

Avaliação Discursiva Final - Comércio Exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Hoje, há um grande número de empresas capacitadas para exportar. No entanto, muitas deixam de exportar, pois seus administradores acreditam que o mercado internacional seja inseguro, por desconhecerem as modalidades de pagamentos internacionais e seus riscos. Para que uma operação de compra e venda internacional seja realizada com sucesso, é imprescindível que tanto o exportador quanto o importador tenham conhecimento de todos os seus direitos e obrigações com relação aos aspectos que envolvem o negócio. Este conhecimento sobre as modalidades de pagamento é importante para qualquer profissional da área de comércio exterior, pois se forem malconduzidas ou inadequadas, podem redundar em prejuízo para ambas as partes. Com relação às modalidades de pagamento, disserte sobre a carta de crédito.
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/modalidades-de-pagamento-internacional/26387/>. Acesso em: 23 jun. 2017.
	Resposta Esperada:
Com relação às modalidades de pagamento internacionais, a carta de crédito é uma das mais seguras desde que todas as cláusulas nela contidas sejam cumpridas, representando menor risco para o exportador e o importador, mas as despesas bancárias são as mais elevadas de todas as modalidades. Como a carta de crédito estabelece uma série de cláusulas sobre a negociação que devem ser cumpridas pelas partes, o exportador só receberá se forem cumpridas as condições negociadas, por isso é considerada uma ordem de pagamento condicionada.
A carta de crédito é emitida por um banco (emitente) solicitado pelo cliente que é o tomador do crédito. Após a concretização e os cumprimentos das cláusulas, o banco se compromete a efetuar o pagamento ao beneficiário desde que sejam apresentados todos os documentos necessários e cumpridos todos os termos e condições estabelecidas. Caso haja alguma discrepância ou sofrer alguma alteração com relação a alguma cláusula, as partes podem fazer uma emenda, que somente terá validade se for aceita por todas as partes envolvidas: banco emissor, banco confirmador, tomador de crédito e beneficiário.
	2.
	Os organismos internacionais, voltados para o comércio entre os países, fazem parte da estrutura das Nações Unidas. Desde outubro de 1945, a organização busca atingir seus objetivos de manter a paz e a segurança internacionais, garantir a justiça e o respeito aos direitos humanos, promover o progresso social e elevar o nível de vida dentro de um amplo conceito de liberdade. Todos esses temas estão intimamente ligados à questão do comércio, que participa como instrumento essencial para a concretização dos objetivos supracitados. Para que os países possam atuar no cenário global, diversos são os organismos internacionais que auxiliam, controlam e normatizam a comercialização entre países. Disserte sobre os organismos internacionais voltados ao comércio internacional.
FONTE: Disponível em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page3,8105,8108,21,0,1,1.bb>. Acesso em: 30 mar. 2017.
	Resposta Esperada:
Os órgãos internacionais adotam normas e concretizam ações que devem ser respeitadas com o objetivo de regular as operações do comércio internacional. Buscam solucionar conflitos entre países, traçam estratégias, fiscalizam, entre outros. As constituições destes órgãos são de ordem jurídica e permanente. Para o comércio internacional, temos alguns órgãos de extrema importância, que surgiram após a Segunda Guerra Mundial para evitar impasses e conflitos entre os países.
O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio - GAT - perdurou por décadas com uma série de acordos comerciais internacionais, convertendo-se, mais tarde, em Organização Mundial do Comércio - OMC -, que regulamenta as operações internacionais e determina que o comércio deverá acontecer de forma livre, sem desvios e práticas desleais. A Câmara do Comércio Internacional - CCI - regula e normatiza as questões financeiras e operacionais do comércio, estabelecendo direitos e responsabilidades entre as partes. O objetivo do banco internacional, o BIRD, foi criado para financiar a reconstrução dos países que sofreram algum tipo de catástrofe. Atualmente, sua função é promover o desenvolvimento econômico e social. Já o Fundo Monetário Internacional - FMI - tem o objetivo de manter a estabilidade financeira e monetária do mundo.

Continue navegando