Buscar

APS SISTEMA LOCOMOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Implantação
20182
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
APARELHO LOCOMOTOR – Estudo de Caso Clínico: ruptura de ligamento cruzado anterior
)
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM	COMPETÊNCIAS RELACIONADAS
	1. Utilizar o conhecimento obtido na disciplina para identificar lesões comuns dos membros
2. Analisar os elementos anatômicos envolvidos na lesão do joelho
3. Compreender os processos de regeneração dos
tecidos ósseo, cartilaginoso e muscular
	I e II I e II
I e II
 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS	
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) da disciplina. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes até o limite do prazo da N1, em conformidade com o calendário acadêmico.
As APS devem ser realizadas pelos estudantes no próprio ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) ou ter seu upload realizado lá, onde também serão corrigidas pelo docente, ficando registradas em sua integralidade.
ATIVIDADE 1: Analise o caso clínico e responda:	
Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um forte “estalo” e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem (figura 1), foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior.
1) Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?
RESPOSTA: O movimento é para cima, para trás,e lateralmente,impedindo a hiperextensão do joelho,os ligamentos são: ligamentos cruzado anterior e posterior,colateral,tibial e fibular,ligamento patelar,popliteo arqueado e obliquo,menisco femurais anterior e posterior e ligamento menisco tibiais anterior e posterior.
2) Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles. RESPOSTA: São os ossos: Fêmur,Fibula,Tibia e patela, entre o Fêmur e a Tìbia o movimento é de flexão,extensão,rotação interna e rotação externa,entre o Fêmur e a patela o movimento de deslizamento crànio-caudal e latero-lateral.
3) Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados
RESPOSTA: O ligamento quando se rompe totalmente não se regenera,o procedimento é cirúrgico.É recolhido um pedaço do tendão e implantado onde o ligamento foi rompido,então o tendão sofre uma mutação biológica e se torna parecido com o ligamento rompido.
4) De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo.RESPOSTA: Como Enfermeira podemos prestar assistência orientando repouso do local lesionado,fazer compressas frias, orientação a andar com auxilio de muletas ou cadeira de rodas,administração de medicação para dor conforme prescrição médica.
	
Figura 1. Imagem da rotura do LCA por ressonância magnética
Este grupo de atividades práticas supervisionadas totalizam 11h, que deverão ser desenvolvidas ao longo do semestre.
 (
AVALIAÇÃO (Válido somente para as IES que possuem APS como parte da média de N1, para as demais IES, desconsiderar esse item)
)
A avaliação das APS será baseada em um padrão de correção conhecido como rubrica, que confere
transparência às expectativas em relação à performance do estudante. São esses padrões que o professor utilizará ao corrigir sua APS (peso 1) que, é um dos instrumentos avaliativos que compõem a N1.
Obs.: Sugiro aos professores que o material seja postado na unidade web e as respostas sejam apresentadas no fórum e que os alunos discutam pelo menos a resposta de 2 colegas.

Outros materiais

Perguntas Recentes