A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Respostas ProvaSUB recrutamento e seleção

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
Borges e Yamamoto (2004) expõem que a aplicação de políticas poupadoras de mão de obra não decorre só da adoção de novas tecnologias, mas dos modos de gestão, que supõem mais participação, permitem pela descentralização administrativa, eliminar níveis hierárquicos intermediários na estrutura da organização, com isso extinguindo postos de trabalho.
 
BORGES, Lívia O.; YAMAMOTO, Oswaldo, H. O mundo do trabalho. In: Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
 
Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O emprego tradicional tende a diminuir drasticamente. O empregado com carteira assinada passa a ser terceirizado.
Porque:
II. Diante dos novos desafios do ambiente externo, pessoas talentosas serão cada vez mais comuns.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, porque não apresenta a relação adequada. Pois a proposição I é verdadeira porque o emprego tradicional tende a diminuir drasticamente. O empregado com carteira assinada passa a ser terceirizado. Enquanto a proposição II é falsa, pois diante dos novos desafios do ambiente externo, pessoas talentosas serão cada vez mais raras.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Faissal (2009, p. 121) declara que: “As dinâmicas de grupo, como os testes [psicológicos], fornecem muitas informações sobre o candidato. Estas informações possibilitam levantar hipóteses sobre a compatibilidade do perfil do candidato e o perfil da função para a qual está concorrendo.”
 
FAISSAL, Reinaldo; et al. Atração e seleção de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 121.
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
I. ( ) Um número muito baixo de candidatos em uma dinâmica costuma empobrecer a interação.
II.  ( )  O número máximo de pessoas para participar de uma dinâmica, com qualidade, é 12.
III. ( ) Um observador dá conta de observar 12 pessoas na realização de uma dinâmica.
IV. ( ) É interessante que um dos observadores dos comportamentos dos candidatos seja da chefia imediata.  
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois (1) um número muito baixo de candidatos em uma dinâmica é ruim pois costuma empobrecer a interação. (2) O número máximo de pessoas para participar de uma dinâmica, e manter a qualidade,  é 12. (3) É pouco provável que um observador de conta de observar 12 pessoas na realização de uma dinâmica. (4) É interessante que um dos observadores dos comportamentos dos candidatos seja da chefia imediata ao cargo a ser ocupado. 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Dependendo do processo de seleção e da quantidade de candidatos, são aplicados testes on-line, através do site da empresa vendedora de carros. Entrevistas e dinâmicas em grupo são realizados presencialmente na empresa com os candidatos previamente selecionados, o futuro superior e o profissional de seleção atuam em conjunto nessa fase.
 
Conforme este exemplo de processo seletivo e sobre as dinâmicas, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As dinâmicas em grupo dão informações sobre os candidatos que complementam as entrevistas e inventários de interesses.
	Resposta Correta:
	 
As dinâmicas em grupo dão informações sobre os candidatos que complementam as entrevistas e inventários de interesses.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as dinâmicas são usadas como fonte de coleta de dados complementares a entrevistas e testes que avaliam interesses. Também é sabido que as dinâmicas são usadas com bastante frequência nas seleções. Repetir dinâmicas diante de objetivos diferentes seria um erro, pois repetir dinâmicas pela mera preferência do aplicador pode desconsiderar particularidades do cargo que não serão contempladas. As particularidades de cada público devem ser levadas em consideração na hora de escolher uma dinâmica, porque uma adaptação pode não suprir problemas da escolha errada. A entrevista e a dinâmica de grupos têm propósitos diferentes, uma não substitui a outra. 
 
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Um estudo descobriu que as pessoas que responderam a anúncios em culturas de grande distância de poder [muita hierarquia] consideravam a reputação da organização um fator mais importante na escolha do emprego do que as de menor distância de poder [menos hierarquia]”.
 
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 552.
 
Considerando o texto, avalie e aponte a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Qualquer literatura pode ser bem aplicada no recrutamento e na seleção, devido a maior homogeneização dessas práticas.
	Resposta Correta:
	 
Valores culturais influenciam a resposta a determinados anúncios a vagas de emprego.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A segunda alternativa é incorreta, porque, para efetuar o recrutamento e a seleção, é imprescindível entender a cultura do país. O salário não é um atrativo universal. O salário, por si só, pode não atrair candidatos adequados para o recrutamento. Há muita variabilidade no recrutamento e na seleção. Mesmo com a globalização e a movimentação internacional de funcionários, ainda há variabilidade nas culturas, sendo algumas práticas de recrutamento e seleção mais aceitas em alguns países e menos em outros. Por último, é necessário destacar que cada país gera uma literatura científica sobre recrutamento e seleção em que especifica suas melhores práticas, não havendo literatura aceita universalmente.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	No passado, a gestão de pessoas fornecia um único caminho a seus funcionários: dedicar-se unicamente à empresa e alcançar promoções a cargos de chefia. O planejamento de pessoal, hoje, pode utilizar o estabelecimento nas organizações de trajetórias duplas de carreiras, as carreiras em Y.  O planejamento também envolve conciliar profissionais de carreiras sem fronteiras. 
 
A respeito das carreiras sem fronteiras/proteana, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As organizações podem obter talentos se souberem lidar com as carreiras sem limites.
	Resposta Correta:
	 
As organizações podem obter talentos se souberem lidar com as carreiras sem limites.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A primeira afirmação está incorreta, porque a carreira proteana é compatível com as exigências das grandes organizações. A segunda afirmação está correta, pois é importante estar atento à carreira do tipo sem limites para manter os talentos na organização. A terceira afirmação está incorreta, pois muitos profissionais se frustram com a necessidade constante de usar sempre os mesmos conhecimentos e habilidades, isso os faz mudar para a carreira proteana. A quarta afirmação está incorreta, porque é, em geral, as organizações de baixa hierarquia e pouca burocracia que são fontes de profissionais que se reinventam. A quinta afirmação está incorreta, pois bons profissionais que vendem seu serviço de qualidade são desejados pelas organizações. Bons profissionais que vendem suas habilidades a diferentes empregadores podem ser talentos nos quais a empresa deve investir, para retê-los, como ao propor novos desafios em diferentes áreas.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“As atuais tendências econômicas e sociais propiciam o surgimento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.