Buscar

Diversidade de Criptógamos 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diversidade de Criptógamos (BID26)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637731) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18737447
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Dois mineradores conversam durante seu turno de trabalho a respeito do carvão que extraem e da sua importância econômica para a sociedade. Eles afirmam que, diferentemente do carvão utilizado para fazer churrasco, o carvão que eles estão extraindo não é um derivado vegetal, já que é extraído do fundo de uma mina e não é produzido com a queima de madeira em uma carvoaria. Você concorda com o posicionamento dos mineradores? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
O acadêmico deve responder que não concorda, pois o carvão da mina também se formou a partir das plantas. Os grandes depósitos de carvão surgiram a partir de grandes e antigas florestas de Pteridófitas que se acumularam e, depois de milhares de anos, deram origem ao carvão utilizado como fonte de combustível pelas indústrias.
	2.
	No dia 13 de maio de 2007, comemorou-se o tricentenário do nascimento de Lineu, o "pai da taxonomia moderna". Um dos motivos principais para que Lineu ainda seja considerado um grande herói da humanidade é o potencial prático de suas descobertas, com o uso do sistema de nomenclatura binomial, adotado e utilizado com facilidade em todo o mundo. Este médico sueco descreveu cerca de 7700 espécies vegetais, e para cada uma delas, utilizou uma combinação de dois nomes para distingui-las: o gênero e o epíteto específico. Considerando as regras de nomenclatura que regem a escrita dos nomes científicos, corrija as informações que estiverem erradas e escreva corretamente o nome da espécie e sua autoria em cada um dos seguintes itens:
a) A espécie de microalga staurastrum Pantanale K.R.S. Santos, Malone, Sant'Anna & C.E.M. Bicudo foi descrita em 2013 e, até o momento, é considerada endêmica do Pantanal Brasileiro.
b) O Pinheiro do Paraná foi descrito pela primeira vez por Bertol como Columbea angustifolia em 1819, e Kuntze em 1898 passou esta espécie para o gênero Araucaria. 
c) Suponha que seu apelido seja equivalente ao nome popular de uma planta, seu nome e sobrenome correspondam ao nome científico, e seu pai e mãe são os autores do seu nome. Por exemplo: Ano de nascimento - 1987. Apelidos - pedrinho, silvinho. Nome: Pedro Silva. Nome dos pais: Cicrano Silva e Cricrana Detal. Neste exemplo, como seria escrito o nome científico e os autores de acordo com as regras de nomenclatura?
	Resposta Esperada:
a) "Staurastrum pantanale" K.R.S. Santos, Malone, Sant'Anna & C.E.M. Bicudo 2013.
b) "Araucaria angustifolia" (Bertol.) Kuntze 1898.
c) "Pedro silva" Silva & Detal 1987.
Parte inferior do formulário

Continue navegando