Buscar

Medições e Ciclo de Vida do Produto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rafael Herdt (418542)
	
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637268) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17348542
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A informação é uma ferramenta muito importante nos dias atuais, pela qual são apresentados dados, ações, estatísticas, volumes, sazonalidade etc., ou seja, um histórico do que ocorreu no passado. Dessa forma, é possível prever o futuro através delas. Para que a produção seja feita aproximadamente de acordo com os ciclos produtivos, que depende muito da sazonalidade, e são necessárias algumas medições. Apresente os três tipos de medições para analisar as possibilidades de produção.
	Resposta Esperada:
- Medição por meio da produção: a empresa tem como medição a quantidade de produtos produzidos em um único dia de um único produto. Essa medição altera-se de acordo com o mix de produtos que a empresa comercializa, caso for dois ou três outros tipos, a medição da capacidade produtiva se altera de acordo com o produto fabricado. Nesse caso as medidas devem ser em toneladas/mês, litros/mês, Megawatts/hora, número/mês etc.
- Medição por meio dos insumos: nessa situação, as organizações de serviços, possuem uma grande dificuldade para medir a capacidade produtiva por meio da produção, pois medir isoladamente os produtos é inviável. O modelo mais adequado é uma medição que não esteja ligado ao tempo, como exemplo: número de assentos/voo, número de quartos, número de leitos, número de vagas etc. 
- Medição por indicadores: nesse modelo, é importante lembrar que cada empresa possui uma metodologia, dessa forma cada caso é um caso de acordo com as necessidades específicas mais adequada. Nessa questão, a empresa projeta um valor ou quantidade que uma determinada máquina fabrica, descontando, os tempos necessário, como de manutenção, programação, troca de ferramental, paradas dos operador etc.
	2.
	O ciclo de vida do produto possui uma história que começa desde o lançamento até o seu declínio - salvo alguns objetos raros que perduram para sempre no mercado, a exemplo do martelo e outros utensílios. A máquina fotográfica analógica é um exemplo clássico de vida e morte desse ciclo. Durante muito tempo o usuário precisou comprar um rolo de filme para fotografar. Limitado pela quantidade de cliques, o filme acabava e era encaminhado para o processo de revelação das fotografias. Logo, vieram as câmeras digitais e esses produtos ficaram obsoletos. Fato semelhante aconteceu com a vitrola e o disco de vinil, que foram substituídos pelos aparelhos de CDs, que em seguida foram trocados por entradas USB e músicas em formato mp3. Disserte sobre as fases do ciclo de vida de um produto.
FONTE: http://www.artsoftsistemas.com.br/blog/entenda-o-que-e-o-ciclo-de-vida-do-produto/. Acesso em: 16 jun. 2018.
	Resposta Esperada:
- Introdução: por considerar que seja um produto novo, existe muita necessidade de ajustes quanto à operação na linha de montagem, de acordo com o que mercado demanda, muitas vezes é necessário mudar toda a estrutura para responder ao cliente.
- Crescimento: a partir dessa fase, a concorrência começa ser maior, sendo determinada através dos níveis de padronização do produto. É nesse momento que a organização deverá buscar na sua capacidade produtiva atender toda a demanda e, principalmente, ofuscar os concorrentes para não abrir brechas. Nessa fase do ciclo de vida do produto, a empresa já possui uma grande preocupação com seus concorrentes. 
- Maturidade: é o momento em que o produto e a produção estão estabilizados, ou seja, não possui mais abertura de crescimento pela falta de demanda, nesse caso, alguns concorrentes já deixaram o mercado, mas apresentaram novos produtos que ganham destaques. No entanto, ainda é possível manter o produto, por meio da diminuição dos custos, melhorar e aumentar a confiança do mercado, e assim manter um consumidor leal.
- Declínio: é quando ocorre a diminuição das vendas de um determinado produto, e é nessa fase que inicia o momento para que o produto seja descontinuo e projetar novos produtos para suprir as necessidades e desejos do mercado. É nessa fase que se busca a maximização na redução dos custos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais