Buscar

ESTUDO DIRIGIDO:Intestino grosso/ Diarreia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO:Intestino grosso/ Diarreia
· Descrever as características dos movimentos do intestino
· Conhecer o reflexo da defecação
· Entender a grande capacidade absortiva de água do intestino grosso
· Reconhecer a importância do equilíbrio hídrico para o organismo 
· Citar as principais causas de diarreia
Situação problema: João, 17 anos, mora em Niterói. Hoje estava muito feliz, pois iria acampar pela primeira vez, nestas férias, em uma praia de Vila Velha, Espirito Santo. Pegou o ônibus na Rodoviária as 17:00hs acompanhado de dois amigos. No meio do Caminho fez duas paradas, uma delas para almoçar e outra rápida para um pequeno lanche. A chegada em Vila Velha, na casa de um amigo, ocorreu sem nenhum transtorno, porém algumas horas depois de chegar começou a passar mal e no outro dia teve que ser acompanhado pelos pais de seu colega até a emergência de um hospital. Ao atendimento médico queixou-se de diarréia, descrita por ele como"evacuação de água".Ele nãonotounenhuma dorabdominalou sangueem suas fezes, e estava ligeiramente desidratado. João foi diagnosticado comumaforma infecciosade diarreia, provavelmente devido ao Vibrio cholerae, que mais tarde pesquisando na internet descobriu ser comum em viajantes. Foi medicado, reidratado e liberado. Depois de alguns dias estava pronto para se divertir novamente.
· Para entender a situação acima primeiro estude e responda as seguintes questões:
Questão 1:Porque pessoas como João com diarreia pode apresentar hipocalemia (baixa de potássio)? Neste paciente a administração oral de uma solução salina contendo NaCl e Glicose é mais efetiva em prevenir a desidratação do que a administração de uma solução contendo somente NaCl. Explique esta afirmativa. 
Pacientes com diarreia, assim como João podem apresentar hipocalemia com situações que diminuam a ingestão, aumentem a translocação de potássio para o intracelular ou aumentem as perdas de potássio na urina, trato gastrointestinal ou suor, ambos levam a uma redução do potássio sérico, resultando em hipocalcemia. Normalmente, os níveis de potássio ficam baixos, porque ocorre uma perda excessiva pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Seria mais efetiva a solução NaCl e glicose pois quando um paciente apresenta diarreia significa uma grande perda de água do corpo, causando tamanha desidratação. O segredo da eficácia da solução é que sua composição simula o líquido que temos dentro do organismo. Esse líquido é composto de água, mais sódio e glicose, elementos presentes, respectivamente, no sal e no açúcar. Assim, a solução equilibra o meio interno simulando o que acontece dentro do corpo. A glicose é uma fonte energética que auxilia a absorção do sal, cuja composição atrai as moléculas de água, fazendo com que ela se mantenha dentro dos vasos. Sal e açúcar são, portanto, como portas de entrada da água nas células do organismo. “Sem a mistura, a ingestão da água pura não hidrata, pois, o corpo não consegue reter o líquido”.
Questão 2:O caso de João ilustra uma causa comum de diarreia chamada de diarreia dos viajantes. Que outras causas poderiam levar a um quadro de diarreia?
A diarreia crônica ou constante pode ter as seguintes causas:
Infecções: Algumas infecções de bactérias e parasitas que causam diarreia não desaparecem rapidamente sem tratamento. Além disso, após uma infecção as pessoas podem ter problemas para digerir alimentos. Problemas de digestão de carboidratos ou proteínas podem prolongar a diarreia.
Problemas do aparelho digestivo: Problemas do trato digestivo que podem causar diarreia crônica incluem doença celíaca, Doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa e outros distúrbios gastrointestinais.
Alergias e intolerâncias alimentares: Alergias a alimentos como leite de vaca, soja, grãos de cereais, ovos e frutos do mar podem causar diarreia crônica. A intolerância à lactose é uma condição comum que pode causar o problema após comer alimentos ou beber líquidos que contenham leite ou produtos lácteos.
Cirurgia abdominal: Você pode desenvolver diarreia crônica após a cirurgia abdominal. Entre as cirurgias que podem causar diarreia temos as cirurgias vesícula biliar, intestino grosso, fígado, pâncreas, intestino delgado, baço e estômago.
Uso prolongado de medicamentos: Alguns medicamentos como metformina, olmesartana, digoxina, tiroxina, colchicina, orlistate, antidepressivos, inibidores de bomba de prótons, anti-inflamatórios, antibióticos e quimioterápicos, entre outros, podem causar diarreia.
BIBLIOGRAFIA
1. GUYTON, AC. Tratado de Fisiologia Médica. 11ªed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2006.
2. COSTANZO, L. S. Fisiologia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

Outros materiais