Buscar

ATV_3_EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Effectuation é um processo desenvolvido pela professora Saras Sarasvathy, da Universidade da Virgínia (EUA), que serve para orientar nas etapas de geração de ideias de negócios, implementação e crescimento inicial. Esse modelo é baseado numa lógica de controle, sendo mais eficiente num ambiente de incerteza abundante, quando o futuro é imprevisível, com objetivos que não são claros e o ambiente muda de acordo com a ação humana. De acordo com a lógica Effectuation, o empreendedor tem papel central no processo de criação das empresas e é parte de um ambiente dinâmico, envolvendo múltiplas decisões, que são interdependentes e simultâneas. Afinal, é a partir da ação do empreendedor que as aspirações genéricas começam a se cristalizar em novos negócios.
Baseando-se nas ideias do texto e nos conteúdos apreendidos na Capítulo 3 da disciplina, elabore um processo Effectuation para o seguinte empreendimento: um Restaurante especializado em comida típica Nordestina. Você deverá registrar o processo do seu empreendimento em, no máximo, 01 (uma) página.
No capítulo 3 da unidade, a utilização do conceito Effectuation se baseia em utilizar os recursos de maneira criativa para lidar com as surpresas e dificuldades da implementação de uma ideia. 
Para um restaurante especializado em comida típica nordestina, o desafio do empreendedor é de solucionar um problema ou revolucionar um mercado com suas ideias. O pensamento é, portanto, parte fundamental do processo. 
Depois, é hora de conhecer os processos, isto é:
- Como é o funcionamento de um restaurante? 
- Quantas e quais receitas típicas nordestinas poderá preparar? 
- Qual o público-alvo quero alcançar? 
- Conheço alguém que pode ajudar?
A partir dessas respostas, é possível entender melhor quais são as possibilidades de empreender no momento. Do que você precisa para entregar um produto ou serviço, quais os recursos disponíveis?
O conceito Effectuation, portanto, direciona o foco do empreendedor para a situação atual, para o trabalho que ele sabe fazer no momento. Simplesmente utilizando o que está disponível para ser aplicado em sua rotina de trabalho.
Por fim, o empreendedor precisa aprender a improvisar quando for necessário.

Outros materiais