Buscar

Agenda 06 - Escrituração Contábil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agenda 06 – Escrituração Contábil I
Faça um levantamento dos procedimentos que as empresas precisam seguir para estarem em dia com a Receita Federal Baseado no programa de TV desta aula, sistematize as principais irregularidades cometidas pelas empresas, como evitá-las e quais são as punições correspondentes em cada caso.
Agenda 06 – Respostas
O que é preciso para sua empresa estar em dia com a Receita Federal?
Em primeiro lugar a empresa deverá ter em sua posse os documentos importantes para seu funcionamento que são o alvará, o CNPJ, inscrição estadual e municipal, relação anual de informações sociais, cadastro geral de empregados e desempregados, livros diário, razão, entradas e saídas e a Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP).
Principais Irregularidades:
1º Mantenha todas as suas informações centralizadas – Você pode manter todas as suas informações em único lugar. Basta você contratar um sistema de gestão para sua empresa. Isto garantirá que você terá, por exemplo, fácil acesso às notas fiscais que você emite (suas vendas) e o das notas fiscais que você recebe de seus fornecedores (suas compras). Não precisa ser nenhum sistema caro ou difícil de se utilizar, basta um sistema que centralize suas informações e que te ajude a ter um controle financeiro de forma prática e eficiente para que você tenha total visão sobre suas contas a pagar e a receber. Este tipo de sistema permite a integração com os sistemas contábeis utilizados pela sua contabilidade, o que garante a veracidade na apuração e geração de seus impostos e a segurança de que as informações enviadas ao FISCO não estão divergentes.
2º Esteja atento ao envio das informações de seus empregados – O eSocial é um sistema que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Com estas informações, o FISCO consegue controlar os empregados ativos de uma empresa, além de saber quem foi admitido e demitido no período em questão. Entregar este documento dentro do prazo é muito importante, para que o empresário não sofra com as sanções impostas pela lei, onerando assim o seu fluxo de caixa.
3º Escrituração Contábil e Fiscal – Todas as operações fiscais e contábeis devem ser escrituradas e registradas em seus respectivos livros, e eles devem permanecer sob a guarda da própria empresa. Os livros em questão são: de entradas, de saídas, diário, controle de estoque e razão. São nesses livros que ficam registradas todas as operações, tais como:
compra e venda de mercadorias e insumos;
recebimentos e pagamentos de impostos;
transferências bancárias;
movimentações de mercadorias e baixas de estoque (por perdas ou perecimento de mercadorias) entre outros.
Estes livros devem conter uma coerência em suas informações, pois são interligados entre si. Por isso a importância de serem muito bem escriturados, pois, em uma eventual fiscalização, eles são recolhidos para análise dos órgãos competentes, e caso haja quaisquer tipos de divergências nas informações, a empresa pode ser autuada e multada.
4º Recolhimento dos impostos e armazenamento das informações – Todos os impostos tem sua guia própria e devem ser recolhidos rigorosamente em dia. Todas essas guias, sejam elas de recolhimento de impostos, taxas ou contribuições devem ser armazenadas pela empresa por um prazo que é determinado pelos próprios órgãos competentes, pois elas comprovam que a empresa está em dia com a Receita Federal no que se refere às suas obrigações tributárias. Neste caso é de vital importância que a empresa faça o uso da Tecnologia para este fim.
5º A emissão da Nota Fiscal é obrigatória – e deve ser um fator levado muito à sério por quem deseja estar em dia com a Receita Federal. Em caso de uma fiscalização, se a empresa não estiver de posse desses documentos, os transtornos podem ser um abalo muito perigoso para a sobrevivência do negócio. A Nota Fiscal deve ficar armazenada por 05 (cinco) anos, conforme exigência legal, e a responsabilidade deste armazenamento é da própria empresa. Isto quer dizer que, a não emissão deste documento em uma transação comercial ou a falta de armazenamento dos mesmos pode onerar o caixa de uma empresa consideravelmente, pois as multas por estas “faltas” consideradas graves pelo FISCO, são altíssimas, podendo até levar uma empresa à falência.

Continue navegando