Buscar

Agenda 09 - Administração da Produção e Operações - Parte I (Revisada)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Agenda 09 – Administração da Produção e Operações – Parte I
Compare as diferentes perspectivas dos teóricos da administração clássica – Ford, Taylor e Fayol –, no que se refere aos sistemas de produção. Você pode também pesquisar a respeito desses pensadores em outros sites, livros ou revistas
Respostas
Ford, aplicou os princípios de Taylor e popularizou o que se conhece hoje como produção em massa. Intensificação, Economicidade e Produtividade são os princípios do sistema de produção de Ford. Nesse sistema vários operários, com ajuda de máquinas, especializados em diversas funções específicas e repetitivas, trabalham de maneira sequencial, um depois do outro. No final da linha de produção tem-se um produto pronto.
Taylor, introduziu no sistema de produção a Especificação de tarefas e alocação de profissionais de acordo com as habilidades de cada um; a Padronização das ferramentas e processos de trabalho; o Estudo de tempos e movimentos; o Estabelecimento da supervisão; e, o Sistemas de incentivos por remuneração. O objetivo de Taylor e da sua administração científica foi acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo e com qualidade. Ela se caracteriza pela ênfase nas tarefas e objetiva o aumento da eficiência em nível operacional.
Fayol, propõe 14 princípios da Administração: Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação do interesse particular ao interesse geral; Remuneração do pessoal; Centralização; Hierarquia; Ordem; Equidade; Estabilidade do pessoal; Iniciativa; e, União do pessoal.

Outros materiais