Buscar

Arte Psicodélica e o Movimento Hippie

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicodelismo 
A arte psicodélica surgiu nos anos de 1960, com influencia do Art Nouveau com suas formas curvilíneas e a paleta de cores inspirada no movimento Pop art. 
A proposta surgiu de um movimento hippie chamado Flower Power, um símbolo da não violência, tal qual era marcada por uma cultura militante da época, e um protesto contra as praticas durante a Guerra do Vietnã. Além disso, todo o movimento representou uma desconstrução do funcionalismo, ao explorar e dar valor a cultura Kitsch, as diversas formas de artesanato, aos produtos comuns e baratos, ao “faça você mesmo”.
 A arte psicodélica no design gráfico foi fortemente marcada por seu antifuncionalismo, suas visões antigeométricas, antirracionais, formas lúdicas e ao acaso. Os cartazes psicodélicos eram denominados dessa forma por representarem o imaginário e a irracionalidade, muito ligado às drogas alucinógenas utilizadas na época. 
No Brasil, o psicodelismo teve uma influência musical, o que ficou restrito a grupos mais radicais, ao público mais integrado ao movimento hippie, houveram poucas gravações. Em São Paulo foi onde ocorreram as primeiras manifestações psicodélicas, por grupos como The Beatniks, Os Baobás e The Galaxies. 
A psicodelia brasileira, no design gráfico, pode ser encontrada nas capas dos discos de vinil das bandas psicodélicas da época.

Outros materiais